ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11
ATIVIDADES: Professora:Glaúcia Disciplina: Projeto
de Vida Atividades
da semana dos dias:23/11 a 27/11 Entregar
até o dia:27/11 As atividades
devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos,ou digitadas,entregar:Via
WhatsApp,pelo Google classroom e pelo e-mail glauciavaleria48@gamil.com Para a entrega das atividades
atendes-se a colocar: Nome completo, série, escola e matéria. Onde será disponibilizada a
aula: Através do aplicativo CMSP,Blog da escola,Google classroom. Atendimento para dúvidas:
Segunda-Feira,Quarta-feira,Sexta-feira Horário: 7h às 20h Texto:
`` RETRATO FALADO ´´. Habilidades:
Assertividade e empatia. Objetivos:
Identificar os principais acontecimentos que marcaram a vida durante a
elaboração do Projeto de Vida como forma de significar a própria trajetória na
realização do sonho. Texto:
Situação de Aprendizagem 2- Os estudantes
estão percorrendo um relevante caminho de autoconhecimento na construção do seu
Projeto de Vida, como também consegue extrair, desse processo de
desenvolvimento pessoal, os principais acontecimentos que marcaram, até agora,
essa sua trajetória, como as suas principais descobertas e conquistas.
Espera-se que consigam falar sobre isso, ao mesmo tempo em que façam as devidas
interpretações contextualizadas com o seu Projeto de Vida. 1-Atividades:
Reflexão a)O
estudante fechem os olhos e pensem nos seus Projetos de Vida, o quanto eles os
consideram importantes, bem como, nos desafios que enfrentaram e nas conquistas
alcançadas até agora. b)Na
sequência, que pensem nos acontecimentos que marcaram a sua trajetória e, entre
eles, que escolham o mais importante para aquilo que são hoje. 2-Atividades:
Criar um Desenho do seu Projeto de Vida. a)
A proposta é que os estudantes possam
expressar esse acontecimento por meio de um desenho, que ficará como produto
representativo da sua história de vida. Contudo, a proposta é que o desenho
propõe uma versão semelhante a um retrato falado. O retrato falado é uma
técnica de desenho realizada por um artista forense. b)
Na elaboração do desenho, representá-la
em um desenho afirmando, com clareza e objetividade, suas ideias seus
sentimentos respeitando-se, assim, a sua vontade e bem-estar. Obs: os
estudantes podem utilizar colagem, representações gráficas e o que a criatividade
quiser,usar folha de sulfite,colocar data,nome,série,pode usar lápis de
cor;canetinhas e tira uma foto bem nítida enviar no meu whats 998851171. -O que
é Forense?Como agem?
Para
Saber MAIS Forense é um termo relativo aos tribunais ou ao Direito. Na maior
parte das vezes, o termo é de imediato relacionado ao desvendamento de crimes.
Contudo, existem outras explicações, como se verifica na expressão
"expediente forense", que designa o horário de funcionamento dos
tribunais. Ciência Forense é a aplicação de um conjunto de técnicas científicas
para responder a questões relacionadas ao Direito, podendo se aplicar a crimes
ou atos civis. O esclarecimento de crimes é a função de destaque da prática
forense. Através da análise dos vestígios deixados na cena do crime, os
peritos, especialistas nas mais diversas áreas, conseguem chegar a um
criminoso. Algumas das áreas científicas que estão relacionadas à Ciência
Forense são a Antropologia, Biologia, Computação, Matemática, Química, e várias
outras áreas ligadas à Medicina, como por exemplo, a Psicologia Forense.
Disponível em: Acesso em agosto de 2020. |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11
PREZADO ALUNO,
-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas: |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11
ATIVIDADES: Professora:Glaúcia Disciplina:PROJETO
DE VIDA Atividades
da semana dos dias: 09/11 A 13/11 Entregar
até o dia:16/11 As atividades devem ser feitas
no caderno e enviadas por fotos,ou digitadas,entregar:Via WhatsApp,pelo
Google classroom e pelo e-mail glauciavaleria48@gamil.com Para
a entrega das atividades atendes-se a colocar: Nome completo, série, escola e
matéria. Onde
será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP,Blog da escola,Google
classroom. Atendimento
para dúvidas: Segunda-Feira,Quarta-feira,Sexta-feira Horário:
7h às 20h Aula elaborada
CMSP-12/05/ Tema:
`` Identificando minhas competências ´´. Habilidades:
Organização pessoal;foco;responsabilidade. Objetivos: Rever semanalmente seus objetivos sempre
procurando se adequarão seu projeto de Vida.Definir com seriedade o objetivo
em estudar. Texto: Eu e meus propósitos. Esses dois conceitos são muito
utilizados no mercado de trabalho, seja em anúncios de vagas de emprego e
estágio, em entrevistas ou dentro de empresas. Usadas muitas vezes como
sinônimos, até mesmo por profissionais de RH, competência e habilidade não
têm o mesmo significado, embora as diferenças sejam sutis. Porém, compreender
as diferenças dos dois termos é fundamental para saber quem é o
profissional que a empresa está buscando quando anuncia uma vaga. As Competências são
um conjunto de habilidades e conhecimentos relacionados, que podem ser desenvolvidos
por meio de treinamentos ou experiências, e possibilitam a atuação efetiva em
um trabalho ou situação. Por outro lado, as Habilidades são
qualidades que o profissional tem para realizar alguma atividade. São aquelas
características que podem ajudar um profissional a desenvolver competências.
Ou seja, a competência pode ser aprendida, já a habilidade é inata.
-A
diferença entre habilidade e competência Ter habilidade para desempenhar
uma determinada função ou papel não significa, necessariamente,
que a pessoa é competente. Porém, para ser competente, é preciso ter
determinadas habilidades. Em alguns casos, o mais competente pode até ser o
menos habilidoso. Por exemplo, para cortar cabelo, a pessoa pode ter a habilidade de
manter a mão firme e fazer ótimos cortes. No entanto, a competência é
o que ela pode aprender no curso de cabeleireiro. Este texto acima tem como base na
aula do centro de mídia, pois precisamos em primeiro lugar entender a
respeito as nossas atitudes no decorrer da nossa vida. As competências
socioemocionais, farão parte do nosso desenvolvimento futuro., através de
pequenos objetivos que nos cercam, como entusiasmo, determinação,
organização, foco, persistência, responsabilidade, assertividade, empatia.
E o que mais eu tenho falado para vocês que é a lembram? O que adianta irmos a escola se
algumas destas competências não fazem parte do nosso dia-dia e também não faz
parte dos nossos objetivos, A compreensão do seu Projeto de
Vida só depende de você mesmo, logico quer nós professores e também com a
ajuda de sues pais e colegas ao tomarem uma decisão, mas o ponto de partida
tem que ser você a começar. -EXERCÍCIOS. 1 – Quais são seu ponto forte a sua
maior fragilidade? Justifique sua resposta dando exemplos. 2 – Elabore um plano de
desenvolvimento pessoal. 3 – Indique pelo menos uma ação que
deverá ser praticada para o desenvolvimento da competência escolhida. 4- O que é Entusiasmo? 5 - Defina Determinação? 6- Explique sobre Organização. 7- Defina o significado de Foco? 8- O que é Persistência? 9 - Defina sobre que você sabe
sobre Responsabilidade? 10- O que você sabe sobre
Assertividade? 11- Defina Empatia.
|
ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11
ATIVIDADES: Professora:Glaúcia Disciplina:
Projeto de Vida Atividades
da semana dos dias: 03/11 a 06/11 Entregar
até o dia: 09/11 As atividades devem ser feitas
no caderno e enviadas por fotos,ou digitadas,entregar:Via WhatsApp,pelo
Google classroom e pelo e-mail glauciavaleria48@gamil.com Para
a entrega das atividades atendes-se a colocar: Nome completo, série, escola e
matéria. Onde
será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP,Blog da escola,Google
classroom. Atendimento
para dúvidas: Segunda-Feira,Quarta-feira,Sexta-feira Horário:
7h às 20h Tema: `` Que eu
já sei e o que preciso saber mais ´´. -Habilidades:
Foco;Assertividade;Autoconfiança. -Objetivos:
Identificar seus pontos fortes e habilidades para desenvolve-lo. -Texto: O que é
Talento? Nas aulas anteriores nós falamos sobre suas
potencialidades, suas fragilidades, seu projeto de vida, suas motivações, de
você ser protagonista, ser autor da sua própria história, agir com autonomia
e sobre os desafios a serem alcançados. E continuando falando de suas habilidades... · O que é talento? É algo que nós desenvolvemos
através do nosso esforço, pesquisa, trabalho ou algo que já é nato, nasceu
conosco. É aquilo que nós conseguimos trabalhar com facilidade. Para ajudar você a definir mais
sobre talento, podemos pensar em três pontos: · Aptidão- Aquilo que você consegue fazer com facilidade. · Habilidade- O talento é uma dessas habilidades que você já tem
ou pode aprimorar. · Potencialidade- Saber o seu ponto forte através do seu
talento.
-Atividades responda: 1- O que você aprende sem
precisar de muito esforço? 2- O que você tem paixão por
fazer e acredita que faz muito bem? 3- Há alguma coisa que outras
pessoas pedem para você ensinar a elas? 4- Há alguma coisa que você
sempre faz e que as pessoas costumam elogiar bastante? 5- Faça este teste vocacional
através deste link e me relate e disserte sobre as respostas que deram, mas
seja sincero ao respondê-las: https://educamais.com/teste-vocacional/ Depois reflita: Agora que você já identificou o seu
talento! É aquilo que você gosta de fazer e faz bem! Então vamos para a próxima
atividade: Ao longo da semana, interaja com
outras pessoas! Pode ser interação virtual com seus colegas de turma ou
familiar! Conte a essas pessoas qual é o seu talento e peça que elas digam
qual é o talento delas! Você pode fazer isso através de uma
entrevista, depois você vai me relatar com quem você fez essa interação e suas
devidas respostas. Em sua pesquisa você notará que as pessoas têm muitos
talentos! E que você ainda pode aprender muitas coisas interessantes!!!
-Perguntas a serem feitas, para a
pessoa que você escolher fazer a entrevista, pense em alguém da sua família
que te inspire. a)Qual são seus talentos? b)Como você conquistou estes talentos? c)Como foi o processo, o caminho, a
aprendizagem? d)O que faz você gostar destas
atividades? e)Esses talentos foram aprimorados com
o tempo? f)Se sim, o que você fez para
aprimorá-los?
Após reflexão e anotações. Feche os olhos e faça uma chuva de
ideais, pense em tudo aquilo que você gostaria de aprender ou saber mais... Anote as palavras que surgirem em
seu caderno. Com essas informações em mãos preencha a tabela a seguir:
Pense nesses talentos e de que
maneira estes poderão te ajudar em seus estudos, como pontos fortes. Como
também estes talentos podem auxiliar nesse tempo de isolamento social. Após a reflexão sobre os seus
talentos e é bem provável que tenha identificado não apenas coisas que sabe
fazer, mas também outras que gostaria de aprender melhor. Esta atividade convidou
você a estabelecer novas relações entre o que sabe e o que precisa aprender.
Afinal, como já falamos, Projeto de Vida tem tudo a ver com seguir sempre
aprendendo mais!
|
ATIVIDADES DA
SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10
ATIVIDADES: Professora:Glaúcia Disciplina:
Projeto de Vida Ano: 2 A 2B Atividades
da semana dos dias: 26/10 a30/10 Entregar
até o dia:03/11 As atividades devem ser feitas
no caderno e enviadas por fotos,ou digitadas,entregar:Via WhatsApp,pelo
Google classroom e pelo e-mail glauciavaleria48@gamil.com Para
a entrega das atividades atendes-se a colocar: Nome completo, série, escola e
matéria. Onde
será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP,Blog da escola,Google
classroom. Atendimento
para dúvidas: Segunda-Feira,Quarta-feira,Sexta-feira Horário:
7h às 20h -Aula elaborada CMSP do dia 01/07 -Tema: ``A Sua
Autoimagem ´´. .Habilidades:
criatividade,auto cuidados,autoestima,determinação .Objetivos:auxiliar
o aluno a construir a imagem do próprio corpo. Atividades 1 a) Você sabe o que é selfie? b) Você tem costume de se
autofotografar?Se sim,o faz com frequência? Observe o texto
dicas sobre uma profissional da área: Dica de
Autorretrato Entrevista com
Mayara,fotógrafa,onde trouxe algumas dicas de autorretrato para você. Ela reforçou a
importância do autorretrato,falando que fotografar é importante para você se
enxergar com outros olhos,tirar um tempo para se descobrir,reconhecer seus
pontos positivos e sua própria beleza.Não se prive de tentar é mais
importante ainda,não se compare! Cada pessoa tem
suas particularidades,seu melhor lado,seu estilo,suas histórias.Então é
importante você olhar dentro de você,se conhecer,conhecer seus gostos,pois
assim fica mais fácil.de você se gostar e se amar mais.O autorretrato é sim
uma ferramenta importante na ajuda da autoestima.E como fazer isso? Vamos as
dicas... Procure um lugar
bem iluminado- fotografia significa desenhos com a luz,então ela é essencial. Existem três
ângulos na fotografia: ângulo baixo,médio e alto.O ângulo baixo produzem mais
sombras na sua foto,o que não é errado,se você quer uma foto mais
dramática.No ângulo médio nos temos que tomar cuidado,por causa da distorção
da câmera,as vezes ela pode deixar seu nariz maior,já o ângulo alto é o mais
justo você fica com os olhar mais aberto e a iluminação fica mais uniforme.
Não existe uma regra,o ideal é você ir testando e descobrir qual você gosta
mais.Procure um fundo neutro,sem muitas informações,afinal de contas,o foco
da foto é você. Os melhores
horários para fotografar são de manhã e no final da tarde,assim a luz não
fica direto no seu rosto e nem as sombras muito marcadas,em dias nublados a
luz fica um pouco mais suave,então não tem muito horário.Para ir um pouco
mais que a selfie,use times da sua câmera,posicione seu celular e faça as
poses,assim vai aparecer que outra pessoa tirou as fotos para você.Caso você
não tenha um timer em seu celular,use a opção de gravar um vídeo,faça as
poses e depois é só tirar print da tela.Não deixe de tentar e ir se
descobrindo,afinal de contas,cada um é bonito da sua maneira!Nós só
precisamos ter a chance de descobrir isso! Atividades 2 Agora é sua vez
de fazer uma selfie? .Escolha um
ambiente da sua casa onde tenha boa luz para o preenchimento do cenário; .Escolha
acessórios que você gosta:bonés,óculos de sol,cachecol, brincos,colares entre
outros; .Você também
pode usar outros recursos para fazer a sua selfie:papel ,lápis de cor
revistas usadas,jornais etc. Improvise seja
criativo(a)! Atividade 3 .Você irá
analisar o seu rosto e o seu corpo no espelho.Observe a sua altura,a cor dos
seus olhos,o formato do seu nariz,a posição das sobrancelhas,a cor do cabelo
e outros; .Você deverá se
concentrar naquilo que mais gosta em você,ou seja,percebe e destacar os seus
pontos mais fortes; .Em seguida,numa
folha de papel.irá desenhar ou escrever aquilo que observou em você. |
ATIVIDADES DA
SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10
ATIVIDADES: Professora:Glaúcia Disciplina:
Projeto deVida Ano:2 A 2B Atividades
da semana dos dias: 19/10 a 23/10 Entregar
até o dia: 26/10 As atividades devem ser feitas
no caderno e enviadas por fotos,ou digitadas,entregar:Via WhatsApp,pelo
Google classroom e pelo e-mail glauciavaleria48@gamil.com Para
a entrega das atividades atendes-se a colocar: Nome completo, série, escola e
matéria. Onde
será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP,Blog da escola,Google
classroom. Atendimento
para dúvidas: Segunda-Feira,Quarta-feira,Sexta-feira Horário:
7h às 20h Caderno do
Aluno-Situação de Aprendizagem Aula elaborada
pelo CMSP do dia 14/10/ -Tema: ``DESAFIO
DOS SUPERPODERES ´´. Frase:
``Conhecer a si mesmo é o começo de toda sabedoria ´´. Aristóteles Atividades:
Responda as perguntas. 1-Se o
desenvolvimento de competências socioemocionais fosse um jogo,ele seria
formado por muitas jogadas.Quais? 2-Outras seriam
como uma jogada erradamente no tabuleiro ou mesmo um xeque-mate que o tira do
jogo.Como você se sente nesse tipo de situação? 3- Por que o
xadrez é uma metáfora da vida? 4- Releia as
ações do seu plano de desenvolvimento pessoal e escolha uma ação que você NÃO
conseguiu colocar em prática da forma desejada.Conte qual foi esta jogada com
a qual você não conseguiu obter êxito. 5-O que você fez
para superar essa situação? 6- Quais
estratégias podem ser aprimoradas para o ``jogo da vida ´´? 7-Você conseguiu
dividir o seu tempo de forma adequada para suas tarefas mais importantes? 8- Conseguiu
mudar algo na sua rotina para direcionar seu tempo para atividades mais
necessárias para sua vida escolar? 9-Pensou na
necessidade de mudar seu comportamento?O que isso vai mudar no seu futuro? 10-Você gosta de
jogar?Do que você mais gosta em um jogo?Por quê?
|
ATIVIDADES DA
SEMANA 13/10 ATÉ 16/10
ATIVIDADES: Professora:Glaúcia Disciplina: Eletiva Ano: 2 A 2B Atividades
da semana dos dias: 13/10 a 16/10 Entregar
até o dia 19/10 As atividades devem ser feitas
no caderno e enviadas por fotos,ou digitadas,entregar:Via WhatsApp,pelo
Google classroom e pelo e-mail glauciavaleria48@gamil.com Para
a entrega das atividades atendes-se a colocar: Nome completo, série, escola e
matéria. Onde
será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP,Blog da escola,Google
classroom. Atendimento
para dúvidas: Segunda-Feira,Quarta-feira,Sexta-feira Horário:
7h às 20h -Caderno do aluno-Situação de
Aprendizagem 5-pg.155,156,157- Tema:
MOSTRA ITINERANTE – PLANO DE AÇÃO. Habilidades:
Imaginação criativa, organização e assertividade. Objetivos:Apresentar
os passos dados para o alcance das metas e expectativas do Projeto de Vida. As
próximas atividades serão mão na massa – “Mostra Itinerante” de seus projetos
de vida em desenvolvimento.Baseado nas aulas Situação de Aprendizagem 1
“PROJETO DE VIDA E SEUS DEGRAUS:ONDE ESTOU?” e na Situação de aprendizagem 2
“NOSSAS ESCOLHAS ESTÃO NA BALANÇA”.Esta ação dará a oportunidade de você
compartilhar com todos como está o seu planejamento das tomadas de decisões
que já foram feitas ou que ainda estão em andamento. ATIVIDADE
1 – PREPARAÇÃO PARA A MOSTRA ITINERANTE PASSO
A PASSO: Passo
1. Revisite a última atividade da Situação de Aprendizagem 1, a tabela que
você preencheu – “Plano de Ação” – pois ela contém o planejamento organizado
das informações do seu Projeto de Vida, ou, pelo menos, uma visão mais ampla
dos avanços que vão direcionar a realização do seu sonho. Se ao realizar esta
atividade você considerar que precise fazer alguns ajustes, sinta-se à
vontade, para que no momento de sua apresentação na Mostra Itinerante você se
sinta seguro(a) e confortável. Passo
2. No seu Diário de Práticas e Vivências, retome as questões que você
respondeu na atividade “Por trás dos fatos”, e a planilha que preencheu na
atividade “Fazer escolhas e se preparar para o futuro”. Com todo esse
material reunido, você irá montar, em forma de cartaz ou banners, a sua
trajetória da escolha do seu Projeto de Vida. Não tem problema se o seu
projeto não estiver definido ou pronto. O importante é você ter em mente que
está no processo de seguir em frente com as suas escolhas a partir de um
plano de ação (que já realizou em exercícios anteriores), e mostrar toda
trajetória de como isso se deu. Realizando esta atividade, estudante, você
terá a oportunidade de inspirar outros jovens indecisos a dar seu ponta pé
inicial na escolha de seu projeto e obter um aconselhamento e/ou
direcionamento no processo no desenvolvimento do seu Projeto de Vida. ATIVIDADE
2 – AJUSTANDO OS DETALHES Passo
3. Prepare-se para dar asas a sua imaginação criativa! Busque criar uma
produção original, inovadora e que diga sobre você e seu Projeto de Vida, que
pode ser um cartaz ou outro formato.- Esteja preparado(a)! Antecipadamente,
treine a sua fala para explicar melhor tudo o que tem a dizer. As pessoas
estarão interessadas no seu trabalho;- Seja organizado no dia de sua
apresentação, seja focado na organização do seu cartaz:traga-o concluído com
antecedência e tenha em mãos os materiais necessários. Estudante,
o melhor dessa experiência é que ela lhe dará a oportunidade de se tornar
multiplicador(a)de um conhecimento o qual você adquiriu e batalhou muito para
alcançar. É só revisitar da Situação de Aprendizagem 3 – “Eu vou conseguir!
Eu vou conseguir!”, que tratou de alguns assuntos, entre eles,sobre o
otimismo, mostrando para você que “... não importa os desafios que precisará
enfrentar, vai dar tudo certo!...”. Bom
trabalho!
|
ATIVIDADES
DA SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10
ATIVIDADES: Professora:Glaúcia Disciplina:
Projeto de Vida Ano:2A
2B Atividades
da semana dos dias: 28/09 a 02/10 Entregar
até o dia 05/10 As atividades
devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos,ou digitadas,entregar:Via
WhatsApp,pelo Google classroom e pelo e-mail glauciavaleria48@gamil.com Para a entrega das atividades
atendes-se a colocar: Nome completo, série, escola e matéria. Onde será disponibilizada a
aula: Através do aplicativo CMSP,Blog da escola,Google classroom. Atendimento para dúvidas:
Segunda-Feira,Quarta-feira,Sexta-feira Horário: 7h às 20h Caderno
do Aluno-SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM -Pg.151,152,153,154 Tema:``
RAIO-X DE UMA JOGADA ´´. Habilidades:auto
confiança,persistência,determinação. Objetivo:
Sensibilizar o estudante sobre a importância de realizar paradas para
reflexão sobre como estão levando para prática as ações que propuseram a si
próprios no plano de desenvolvimento pessoal. Parabéns,
você já está no 3 bimestre! Várias missões foram cumpridas com sucesso;
outras foram mais difíceis, mas o desafio continua! Atividades:
1-Responder
as perguntas do Raio X. 2-Agora
responder: a)Como
foi esse exercício de escolher e analisar uma situação em que você não
alcançou o resultado que esperava? b)Você
está motivado(a) para pensar, em formas de como transformar essa bola fora em
gol, caso você tenha oportunidade de viver algo parecido novamente? c)
Use seu Diário de Práticas e Vivências ou caderno de classe para registrar
essas reflexões e as ideias que forem surgindo! 3-MISSÃO:
MINHAS COMPETÊNCIAS E MINHAS JOGADAS. Na
missão anterior, você compreendeu que até mesmo as jogadas que não deram
certo são importantes de serem analisadas. Nessa
missão, você irá: Refletir
sobre... E partir para ação... a)Quais
são suas condições atuais para seguir nesse jogo que não tem game over? b)Preenchendo
o Caderno de Respostas para identificar seu desenvolvimento atual nas duas
competências socioemocionais escolhidas pela turma com bastante atenção, além
das demais que você tem observado nos últimos meses. c)Quais
estratégias podem melhorar as suas jogadas? d)Atualizando
seu plano de desenvolvimento pessoal. e)Essa
ideia está próxima da sua realidade? f)Você
consegue se ver fazendo isso?
|
ATIVIDADES PARA A
SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09
ATIVIDADES:
Professora:Glaúcia
Disciplina:
Eletiva
Ano: 2 A 2 B
Atividades
da semana dos dias: 21/09 a 25/09
Entregar
até o dia 28/09
As atividades
devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos,ou digitadas,entregar:Via
WhatsApp,pelo Google classroom e pelo e-mail glauciavaleria48@gamil.com
Para a entrega das atividades
atendes-se a colocar: Nome completo, série, escola e matéria.
Onde será disponibilizada a
aula: Através do aplicativo CMSP,Blog da escola,Google classroom.
Atendimento para dúvidas:
Segunda-Feira,Quarta-feira,Sexta-feira
Horário: 7h às 20h
Tema:
`` Você Não está Sozinho ´´!
Habilidades:
empatia,socialização, gerenciar as próprias emoções.
Objetivos: reflexão,diálogo sobre conscientizar e prevenir o suicídio.
1-Texto:
Campanha Setembro Amarelo –Falar é a melhor solução.
Setembro
Amarelo é uma campanha do Centro de Valorização da Vida que busca trazer o
diálogo sobre o suicídio para a sociedade.Desde 2015 o mês busca a
conscientização e a prevenção do suicídio,chamado também de Setembro Amarelo.O
assunto que já foi um tabu muito maior,ainda enfrenta grandes dificuldades na
identificação de sinais,oferta e busca por ajuda,justamente pelos preconceitos
e falta de informação.O ano de 2017 foi um marco nacional nessa questão com a
ocorrência de alguns fatores que colaboraram a população como um a dar mais
atenção ao tema e procurar informações.Em 2018, o CVV(www.cvv.org.br), uma das
entidades mobilizadoras do Setembro Amarelo no Brasil,programou diversas atividades
em todas as cidades nas quais possui um de seus mais de 90 postos de
atendimento.Alguns exemplos são caminhadas,palestras,balões amarelos,pontos
turísticos e edifícios públicos iluminados,distribuição de folhetos e
atendimentos em locais públicos.O Centro de Valorização da Vida(CVV)é
reconhecido como utilidade Pública Federal desde a década de 70.É uma
organização sem fins lucrativos e filantrópica que busca dar apoio emocional e
prevenção do suicídio para quem precisa.Desde 2015,é possível entrar em contato
com eles através do telefone188.O atendimento é anônimo e realizado por
voluntários que guardam sigilo.Também é possível acessar o chat online,enviar
um e-mail ou ir a um dos postos de atendimento físico.O Setembro Amarelo foi
idealizado pelo CVV em 2015 e o mês escolhido é Setembro pois é o mesmo mês do
Dia Mundial para Prevenção do Suicídio,realizado no dia 10 de
Setembro.Fonte:HTTPS://minutosaudavel.com.br/setembro-amarelo/#alerta
2-Texto: Setembro amarelo:
Psicólogo chama atenção para rede de apoio.
Nunca se falou tanto
em saúde mental como em 2020. E num ano como este, percebe-se a importância que
o setembro amarelo tem. A campanha, que ocorre no Brasil desde 2015, trata da
valorização da vida, conscientização e prevenção ao suicídio.Segundo a
Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 1 milhão de pessoas cometem
suicídio por ano, no mundo. Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio é a
segunda causa de morte. No Brasil, a cada 45 minutos uma pessoa tira a própria
vida. Os números dos relatórios são alarmantes. A OMS também aponta, que nove
em cada dez destas mortes poderiam ter sido evitadas com prevenção e atenção
adequadas.Para entender e prevenir, é
importante conhecer as condições que podem levar ao ato. Além da depressão,
transtornos mentais como transtorno de ansiedade, de personalidade, de
esquizofrenia e transtorno afetivo bipolar, podem desencadear o suicídio.
Porém, existem pessoas que não têm transtornos psicológicos e cometem suicídio
por algum outro motivo específico, por impulso, em momentos de crise.
O Psicólogo do Hapvida, Fabrício
Vieira, explica que para o ser humano, falar sobre a morte incomoda, é algo que
naturalmente as pessoas tentam distanciar. Então é preciso ficar atento quando
essa ideia de morte se torna algo como “solução” para alguma angústia. “É
importante perceber como precisamos do outro, não só pelo momento em que o
mundo está passando, mas também pelas perdas que estão se somando. As pessoas
estão cada vez mais preocupadas, entristecidas e com medo, por isso é essencial
estar atento e perceber sinais, não somente em nós mesmos, mas no outro também.
É importante se aproximar, sinalizar e buscar ajuda, para si e para o outro.”A
saúde da mente é tão importante quanto a saúde do corpo. O autoconhecimento e o
autocuidado ajudam a lidar, de forma tranquila e equilibrada, com situações do
dia a dia.“O autoconhecimento é para entender como estamos lidando com nossos
sentimentos diante de situações estressantes do cotidiano. O autocuidado ajuda
a trabalhar todos estes aspectos. Momentos de lazer, relaxamento, atividades
físicas, momentos prazerosos com a família e amigos, tudo o que faz sentido na
nossa vida, nos dá suporte para uma saúde mental equilibrada”, destaca
Fabrício.
-Mas como ser consciente do outro?O
psicólogo pondera a complexidade e delicadeza do assunto e ressalta a
importância de uma rede de apoio: “seja rede de apoio dos seus familiares e
amigos, esteja atento, disposto a escutar e não julgar. É preciso acolher, ser
empático, dar suporte e orientar a buscar ajuda profissional, de um psicólogo
ou psiquiatra, mas de maneira sensível, acolhedora, empática e responsável.”
-Fique
atento aos sinais, verbais e comportamentais:
*Verbais:
quando a pessoa diz que não quer continuar, que está cansada; que gostaria de
sumir; que ninguém sentiria sua falta e que seria melhor pra todo mundo se ela
sumisse; que quer se matar, ou morrer;*Comportamentais; quando a pessoa se
isola, demonstra desinteresse repentino por atividades que antes gostava;
mudanças no sono,dorme demais ou tem insônia constante; na alimentação, passa a
comer mais ou menos que comia antes; agressividade, no caso de jovens, às vezes
a depressão se confunde com agressividade.
-O
que fazer se você identificar risco de suicídio em uma pessoa?
*Encontre
um momento apropriado e um lugar calmo para falar suicídio sobre. Deixe a
pessoa saber que você está lá para ouvir, ouça com a mente aberta e ofereça seu
apoio.*Incentive a pessoa a procurar ajuda de profissionais de serviços de
saúde, de saúde mental, de emergência ou apoio em algum serviço público. Se
ofereça para acompanhá-la a um atendimento.*Se você acha que essa pessoa está
em perigo imediato, não a deixe sozinha. Procure ajuda de profissionais de
serviços de saúde, de emergência e entre em contato com alguém de confiança,
indicado pela própria pessoa.*Se a pessoa com quem você está preocupado(a) vive
com você, assegure-se de que ele(a) não tenha acesso a meios para provocar a
própria morte (por exemplo, pesticidas, armas de fogo ou medicamentos) em casa.
-Fique
em contato para acompanhar como a pessoa está passando e o que está
fazendo.Fonte:Saúde Mental.
-O que leva a
comportamentos suicidas?
Detectar o potencial de comportamentos suicidas é muito importante para a prevenção. Eles são causados
por situações que as pessoas encaram como devastadoras. Por exemplo:
- depressão ou
transtorno bipolar;
- morte de uma pessoa querida;
- trauma emocional;
- desemprego ou problemas financeiros;
- algum membro da família que cometeu suicídio;
- histórico de negligência ou abuso na infância
- não aceitação do envelhecimento;
- término de relacionamentos;
- não aceitação da orientação sexual ou
identidade de gênero;
- dependência de drogas ou
álcool.
-Como ajudar?
Para ajudar uma pessoa com
comportamentos suicidas, algumas ações são fundamentais, como:
- ouvir, demonstrar empatia e
ficar calmo;
- ser afetuoso e dar o apoio necessário;
- levar a situação a sério e verificar o grau de
risco;
- perguntar sobre tentativas de suicídio ou
pensamentos anteriores;
- explorar outras saídas para além do suicídio,
identificando outras formas de apoio emocional;
- conversar com a família e amigos
imediatamente;
- remover os meios para o suicídio em casos de
grande risco;
- contar a outras pessoas, conseguir ajuda;
- permanecer ao lado da pessoa com o transtorno;
- procurar entender os sentimentos da pessoa sem
diminuir a importância deles;
- aceitar a queixa da pessoa e ter respeito por
seu sofrimento;
- demonstrar preocupação e cuidado constante.
-Recursos da
comunidade e fontes de apoio
Para pessoas com pensamentos suicidas,
os primeiras recursos ou fontes de apoio são:
- família;
- amigos e colegas;
- unidades de saúde: CAPS (Centro de Atenção
Psicossocial), Unidades de Saúde da Família, clínicas,
consultórios psicológicos, urgências psiquiátricas.
- profissionais de saúde: médicos, psicólogos,
enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem, agentes de
saúde.
- centros de apoio emocional: CVV
(Centro de Valorização da Vida), ligue para o 188.
- grupos de apoio.
-O que não fazer
Jamais ignore a situação de uma pessoa
com comportamentos e pensamentos suicidas. Não entre em choque,não fique
envergonhado ou demonstre pânico. Não tente dizer que tudo vai ficar bem,
diminuindo a dor da pessoa, sem agir para que isso aconteça.A principal medida
é não fazer com que o problema pareça uma bobagem ou algo trivial. Não dê
falsas garantias nem jure segredo, procure ajuda imediatamente. Principalmente,
não deixe a pessoa sozinha em
momentos de crise nem a julgue por seus atos.A
grande maioria das mortes por suicídios podem ser evitadas e o diálogo sobre o
assunto é o melhor jeito de fazer isso. Se você ou alguém que você conhece
possui pensamentos suicidas, peça ajuda.
-Atividades:
1- De que se trata a Campanha
``Setembro Amarela ´´?
2- O que esse tema tem a ver com a
escola?
3- Que tipo de ação a escola podem
fazer para atuar no problema?
4- No que consistem as ações de
prevenção?
5- Como identificar alguém que
precisa de ajuda e corre risco de suicídio?
6- O que não fazer?
7- Produzir de um cartaz de
conscientização sobre o Suicídio ou se você preferir pode gravar um vídeo até
3mt,falando sobre o tema.
Elaborar um anúncio
criativo de divulgação a prevenção ao Suicídio.
Com: tema,imagens,frases,
poema,música,(DANDO VALOR A VIDA).
ATIVIDADES:
Professora:Glaúcia
Disciplina:
Projeto de Vida
Ano:
2A 2B
Atividades
da semana dos dias: 14/09 a 18/09
Entregar
até o dia 2109
As atividades
devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos,ou digitadas,entregar:Via
WhatsApp,pelo Google classroom e pelo e-mail glauciavaleria48@gamil.com
Para a entrega das atividades
atendes-se a colocar: Nome completo, série, escola e matéria.
Onde será disponibilizada a
aula: Através do aplicativo CMSP,Blog da escola,Google classroom.
Atendimento para dúvidas: Segunda-Feira,Quarta-feira,Sexta-feira
Horário: 7h às 20h.
Caderno
do aluno-SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM3-PG.149,150/
Tema:
EU VOU CONSEGUIR! EU VOU CONSEGUIR!
Habilidades:
Otimismo e determinação.
Objetivo:
Refletir a respeito da relação entre o otimismo,a ação e as conquistas do
Projeto de Vida.
Na
atividade anterior, você refletiu sobre as suas escolhas e decisões e como
elas até agora fizeram sentido para o seu Projeto de Vida. Pensar
sobre
isso exigiu de você relacionar tudo o que já lhe aconteceu à convicção de que
está no caminho certo e no controle do próprio destino!
Você
deve estar se perguntando: “Como assim? Controle do destino? Isso é
possível?”.
-Para
Refletir
Se a vida fosse um caminho
reto, sem surpresas e indecisões, não teria a menor graça!
Existem
muitos exemplos de pessoas pelo mundo cujo otimismo ajudou a enfrentar
verdadeiras tragédia. Isso foi possível porque o otimismo funciona como uma
dose de ânimo diária na vida de qualquer pessoa. Contudo, engana-se quem
pensa que para pensar positivo e ter otimismo não é preciso ter atitude. Ou
que ser otimista é viver no mundo do faz de conta.
Posso
dizer que já deu certo!
1.
Conforme o artigo “Os segredos
do pensamento positivo”, realize uma leitura e de o seu ponto de vista.
2.
Preencha:GRÁFICO GENEALÓGICO
Texto: Os segredos do pensamento positivo
Neurociência Suzana Herculano-Houzel
Visualizar-se bem, imaginar tudo
dando certo, atrair apenas coisas boas... A onda do pensamento positivo que
se propaga há algum tempo na literatura de auto-ajuda chegou recentemente a
um novo ápice: a proposta de que basta pensar no seu objetivo com muita
convicção e você andará sobre a água, enriquecerá rapidamente e até fará com
que um colar de diamantes se materialize em seu pescoço.
O sucesso do filme "Quem Somos Nós", que defende que a realidade física do mundo é criada pelo pensamento, abriu as portas -e a mente do público- para os escritores que faturam alto ensinando como alcançar tudo com o pensamento.
Ser otimista e pensar positivamente
em nossos objetivos são realmente estratégias altamente eficazes. O otimismo,
que é a interpretação favorável dos resultados da vida e de nossas
expectativas, é de fato um ótimo pontapé inicial para o bem-estar. O otimismo
nos leva à sensação antecipada de sucesso oferecida pelo sistema de
recompensa do cérebro ao se visualizar bem-sucedido, uma grande motivação
para agirmos. Por isso, o derrotismo não leva a nada: que motivação seu
cérebro pode encontrar para fazer o que ele espera que dê errado?
No entanto, por mais que se imagine
um colar de diamantes ao redor do pescoço, ele não aparecerá ali sozinho. O
cérebro constrói sua representação da realidade do corpo e dos objetos
externos a ele e trabalha com essas representações. Nesse sentido, a
realidade mental é de fato criada -mas de acordo com uma realidade física que
resiste impávida ante os nossos pensamentos. Por isso, os delírios e
alucinações são perigosos: como realidades criadas pelo cérebro sem nenhum
apoio no mundo real, levam o cérebro a agir de maneira desajustada,
incompatível com a realidade do mundo e das outras pessoas.
Portanto, por mais que se pense com
otimismo em ganhar dinheiro ou colares de diamantes, eles não chegarão
sozinhos pelo correio apenas pela força do seu pensamento. Não basta pensar:
é preciso agir sobre o mundo e usar o cérebro para mudar a realidade física
por meio de nossas ações.
Se o alerta sobre os limites do
pensamento positivo soa pessimista, pense de novo. Uma descoberta importante
da neurociência é que receber um prêmio ou dinheiro sem fazer força pode até
ser bom, mas não é nada que se compare ao prazer de conquistá-lo à força do
nosso próprio suor. O cérebro gosta de ter trabalho e de ser recompensado por
isso. Segredo mesmo é fazer para então merecer.
Suzana Herculano-Houzel, neurocientista,
é professora da UFRJ e autora dos livros "O Cérebro Nosso de Cada
Dia" e "Sexo, Drogas, Rock'n'Roll & Chocolate" (ed. Vieira
& Lent).
|
ATIVIDADES:
Professora:Glaúcia
Disciplina:
Projeto de Vida
Ano: 2A 2B
Atividades
da semana dos dias: 08/09 a 11/09
Entregar
até o dia 14/09
As atividades devem ser feitas
no caderno e enviadas por fotos,ou digitadas,entregar:Via WhatsApp,pelo
Google classroom e pelo e-mail glauciavaleria48@gamil.com
Para
a entrega das atividades atendes-se a colocar: Nome completo, série, escola e
matéria.
Onde
será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP,Blog da escola,Google
classroom.
Atendimento
para dúvidas: Segunda-Feira,Quarta-feira,Sexta-feira
Horário:
7h às 20h
-Tema:``
NOSSAS ESCOLHAS ESTÃO NA BALANÇA.´´
.Situação de Aprendizagem -Pag.146,147,148.
Caderno do Aluno.
-Habilidades:Organização,
respeito e determinação.
-Objetivo:
compreender as realizações futuras que dependem das decisões,e escolhas
feitas no presente.
-Dando
continuidade ao processo avaliativo dos seus passos na direção do seu
sonho,iniciado na atividade anterior, você irá refletir agora sobre os
desafios enfrentados nas escolhas e decisões que tomou para a efetivação do
seu Plano de Ação até hoje.
1-Siga
em frente!
.
Das escolhas e decisões do seu Projeto de Vida, é certo que você saiba o
quanto cada uma delas lhe custou. Assim como deve estar na memória aquelas em
que você foi mais bem sucedido(a) e vitorioso(a) ao que se propunha fazer. E,
acima de tudo, você deve ter aprendido o real significado sobre:
“As
escolhas e decisões regulam o seu caminhar para a realização do seu sonho!”.
Considerando
isso, diante das situações que você já vivenciou, responda no seu Diário de
Práticas e Vivências:
a-Ao
longo da sua trajetória, quais foram as escolhas e decisões que você julga
mais acertadas do seu Projeto de Vida?
b-
Após tudo o que você passou para implementar o Plano de Ação do seu Projeto de
Vida, houve algum momento em que você postergou, ou seja, demorou para
decidir(ou quase deixou para trás) uma decisão difícil, ou achou que deveria
ter decidido com mais agilidade? O que foi? Você sabe explicar as
consequências disso?
c-
Das decisões do seu Projeto de Vida, existe algo que prevaleceu em todas
elas? O que foi?
d-
Olhando para onde você se encontra no Plano de Ação do seu Projeto de Vida,
existe alguma habilidade ou conhecimento que você precisa adquirir para
seguir avançando em direção à realização do seu sonho? O quê?
e-
Que competências você vem desenvolvendo na escola e que acredita que
precisará praticar no longo caminho que irá percorrer para realizar seus
sonhos futuros?
f-
Você pode ter enfrentado um vendaval interno diante das escolhas que fez e
dos desafios da sua vida, mas é certo que você vem aprendendo como
superá-los, e isso é o mais importante neste momento!
2-Por
trás dos fatos:
Pense
em numa pessoa do seu convívio que você admira muito e que gostaria de
entrevistar para falar sobre as escolhas e decisões que ela já tomou na vida,
e quais foram os ensinamentos que ela conseguiu extrair. Para isso, antes,
elabore as questões dessa entrevista.Escreva cada um dos questionamentos no
seu Diário de Práticas e Vivências.
.A
pessoa que vou entrevistar é:
.Eu
escolhi esta pessoa porque:
Abaixo,
seguem algumas sugestões para você tomar como referência sobre as questões
que terá que elaborar:
a-Você
já teve que lidar com uma decisão difícil? Pode falar sobre isso e o quanto
acredita que essa decisão fez você buscar dentro de si o que realmente
queria?
b-
Houve alguma decisão na sua vida que o(a) fez se desfazer da estrutura que
era a sua base e segurança? O que aconteceu depois disso?
c-
O que você diria sobre a afirmação: “Todo mundo erra”?
d-
Das decisões que já tomou, tem alguma que você gostaria de ter uma segunda
oportunidade de decidir? Por quê?
e-
Você já decidiu algo por não saber dizer “não” a uma pessoa? Quais foram as
consequências disso para a sua vida?
f-
O que você poderia dizer sobre a importância de pensar no futuro e como fazer
escolhas acertadas na vida?
3-Fazer
escolhas e se preparar para o futuro
Na
hora de fazer escolhas e bater o martelo para uma decisão, é comum se deparar
com diferentes opções. Essa dificuldade em
eleger o caminho correto, aquele que parece mais proveitoso, ou ainda,
aquele que apresenta menos riscos, é algo que se enfrenta o tempo todo,pois
isso está presente no cotidiano da vida de qualquer pessoa. Por exemplo: quem
nunca se perguntou várias vezes sobre o que fazer para ganhar mais tempo
livre? Sobre qual é a melhor forma de abordar alguém para tratar de um
assunto delicado ou para pedir desculpas a alguém?Ou seja, o tempo todo
existem escolhas a fazer e o que muda é a complexidade delas, pois existem
umas que implicam mais decisões difíceis.Sobre isso, pense em alguma escolha
complexa que você já teve que fazer ao longo do seu Projeto de Vida e pontue,
no seu Diário de Práticas e Vivências, os principais dilemas que você
vivenciou diante da decisão que tomou, conforme o que se pede na planilha que
segue abaixo:
a-Qual
foi a escolha mais complexa que você já teve que fazer no seu Projeto de
Vida?
b-
Quais foram os dilemas que você vivenciou antes de tomar a sua decisão?
c-
Atualmente, como você se sente em relação à escolha e à
decisão
que tomou?
|
ATIVIDADES:
Professora:Glaúcia
Disciplina: Projeto de Vida
Ano: 9C 9D
Atividades da semana dos dias: 17/08 a 2108
Entregar até o dia 04/09
As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos,ou digitadas,entregar:Via WhatsApp,pelo Google classroom e pelo e-mail glauciavaleria48@gamil.com
Para a entrega das atividades atendes-se a colocar: Nome completo, série, escola e matéria.
Onde será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP,Blog da escola,Google classroom.
Atendimento para dúvidas: Segunda-Feira,Quarta-feira,Sexta-feira
Horário: 7h às 20h
-Tema: ``Projeto de Vida e seus Degraus:onde estou?´´
Situação de Aprendizagem 3º bimestre- caderno do aluno- pag.145,146
-Habilidades: organização,persistência e determinação.
-Objetivo: refletir acerca dos passos dados para o alcance das metas e expectativas do projeto de Vida.
-Atividade: De volta ao Plano!
Conforme você vem aprendendo nas aulas do Projeto de vida,a organização é imprescindível não apenas para que possa aprender algo novo,mas para movimentar o que é preciso par atingir os seus objetivos.Dessa forma,a organização das informações do seu projeto,por meio de um Plano de Ação,deve ter possibilitado grandes descobertas a respeito de si e avanço na direção da realização do seu sonho.
-Atividades responda.
1- Houve mudança importantes no foco de seu Projeto de Vida?Quais?Por exemplo:Você mudou o seu Sonho e/ou mudou a prioridade no alcance dos objetivos do seu Plano de Ação?
2- Descreva,também,quais foram os seus avanços no alcance das suas metas e o que é preciso agora para alcançar os objetivos que ainda faltam.
3- Quais metas foram mais fáceis de serem alcançadas no seu Plano de Ação?O que você acredita que possibilitou a sua realização?
4- Preencha a ficha:Quando refletimos sobre nossos Projetos de Vida,temos a oportunidade de compreender e desenvolver a competência socioemocionais:organização,persistência e determinação para alcançar as nossas próprias metas propostas.
Essas competências permitem que trabalhem de forma eficiente,buscando superar os obstáculos que surgem ao longo do caminho.
Preencha suas expectativas:
-Plano Estratégico-
.Valores:
.Premissas:
.Prioridades:
.Indicadores e metas:
-Missão-
.Objetivos
-Visão-
.Estratégica:
|
ATIVIDADES:
Professora:Glaúcia
Disciplina:
Projeto de Vida.
Ano:2A,2B E.M.
Atividades
da semana dos dias: 17/08 a 21/08
Entregar
até o dia 24/08
As atividades devem ser feitas
no caderno e enviadas por fotos,ou digitadas,entregar:Via WhatsApp,pelo
Google classroom e pelo e-mail glauciavaleria48@gamil.com
Para
a entrega das atividades atendes-se a colocar: Nome completo, série, escola e
matéria.
Onde
será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP,Blog da escola,Google
classroom.
Atendimento
para dúvidas: Segunda-Feira,Quarta-feira,Sexta-feira
Horário:
7h às 20h
-Aula
do CMSP do dia 12/08/
-Tema:
``Retomando algumas competências socioemocionais no
2º bimestre.´´
-Objetivo:
Refletimos e retomarmos algumas competências fundamentais abordadas no
decorrer do 2º bimestre e aprofundarmo-nos nelas.
-Habilidades:
novas experiências intelectuais,culturais e estéticas,à importância da
responsabilidade em todo trajeto da sua formação.
Atividades:
1-Reflexão
consulte sua memória:Lembrando das aulas que teve no decorrer do 2º
bimestre,cite aquela que você considera essencial para o seu desenvolvimento
pessoal.
2-Com
a pandemia,nossa maneira de estudar foi modificada,mas isso não significa que
você não deve manter uma rotina de ESTUDO.
a)
Quanto tempo você tem reservado no seu dia para estudar?
b)
Coloque no papel sua rotina de estudo semanal.
c)
Qual foi o último livro que você leu?
d)
O você está lendo atualmente?
e)
Coloca um trecho do livro que você está lendo.
|
ATIVIDADES:
Professora:Glaúcia
Disciplina: Projeto de Vida.
Ano:2A,2B E.M.
Atividades da
semana dos dias: 10/08 a 14/08
As atividades devem ser feitas no caderno e
enviadas por fotos,ou digitadas,entregar:Via WhatsApp,pelo Google classroom e
pelo e-mail glauciavaleria48@gamil.com
Para
a entrega das atividades atendes-se a colocar: Nome completo, série, escola e
matéria.
Onde
será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP,Blog da escola,Google
classroom.
Atendimento
para dúvidas: Segunda-Feira,Quarta-feira,Sexta-feira
Horário:
7h às 20h
-Caderno do aluno-
-Tema: `` NOSSO CARTÃO POSTAL.´´
-Objetivo: Refletir sobre a própria
relação que estabelece com o espaço em que vive como meio para uma nova leitura
de mundo e posicionamento diante da vida.
-Habilidades:Organização,Iniciativasocial,
Imaginação Criativa e Interesse Artístico.
-Atividade:
Imagem e Vida.
a)Pensem nas imagens que vem à cabeça
sobre o lugar onde vivem ou o lugar onde a escola está situada e o seu
bairro.
b)Estudantes pensem quais sensações o
lugar pensado desperta em você, gera pertencimento, reforça suas raízes, dá
segurança e o que significa fazerem parte dele. Assim, pensar sobre isso é dar sentido
próprio ao lugar em que vive, cheio de pessoas, pinturas, texturas, cheiros,
imagens e sons. É, conhecer a própria forma de ser e estar no espaço ou
melhor, em um lugar para “chamar de seu”.
c) Você vai tirar algumas fotos(até 4)
desses lugares,você pode estar na foto e explicar porque dessas fotos,lugar
onde vive e lugares onde está a escola,e o seu bairro.
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ 07/08
ATIVIDADES:
Professora:Glaúcia
Disciplina:
Projeto de Vida.
Ano:2A,2B E.M.
Atividades
da semana dos dias: 03/08 a 07/08
As atividades devem ser feitas
no caderno e enviadas por fotos,ou digitadas,entregar:Via WhatsApp,pelo
Google classroom e pelo e-mail glauciavaleria48@gamil.com
Para
a entrega das atividades atendes-se a colocar: Nome completo, série, escola e
matéria.
Onde
será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP,Blog da escola,Google
classroom.
Atendimento
para dúvidas: Segunda-Feira,Quarta-feira,Sexta-feira
Horário:
7h às 20h
Tema:`` Missão Extraordinária-Vamos Juntos.´´-
Aula do dia 29/07-CMSP
-Habilidades:
Tolerância à frustração;entusiasmo;foco;determinação;interesse
artístico;respeito.
-Objetivo: Amadurecer a reflexões baseadas
sobre a criatividade.
-Competências socioemocionais?
São as nossas capacidades individuais que se
manifestam por meio de nossos pensamentos, sentimentos, comportamentos,
atitudes e valore, para que possamos viver e conviver melhor.
-Atividade:Missão Extraordinária -Vamos
Juntos.
Frase:
``Meu quintal é maior que o mundo.´´Manoel de Barros
a)Faça uma frase da reflexão do poema de
Manoel de Barros,use sua imaginação criativa.
b)Quais dessas competências faz mais sentido
para você?
Tolerância a
frustação;Entusiasmo;Foco;Determinação;Interesse artítico;Respeito.
c)Diante dessa Pandemia que mudou a vida de
todo mundo,qual foi o maior desafio que você enfrentou nos últimos meses?
d)Pense e anote uma ou duas competências,que
ajudou você a superar esse grande desafio ou pelo menos a lidar melhor com
ele.
e)Registre no diário de prática ou no seu
caderno de classe como essa competência foi acionada na sua vida, dê exemplos
das ações em que você exercitou a competência como: um texto, desenho ou foto.
|
ATIVIDADES:
Professora:Glaúcia
Disciplina:
Projeto de Vida.
Ano:2A,2B E.M.
Atividades
da semana dos dias: 27/07/ a 31/07/
As atividades devem ser feitas
no caderno e enviadas por fotos,ou digitadas,entregar:Via WhatsApp,pelo
Google classroom e pelo e-mail glauciavaleria48@gamil.com
Para
a entrega das atividades atendes-se a colocar: Nome completo, série, escola e
matéria.
Onde
será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP,Blog da escola,Google
classroom.
Atendimento
para dúvidas: Segunda-Feira,Quarta-feira,Sexta-feira
Horário:
7h às 20h
-Retomando o conteúdo
do 2º Bimestre.
-Revisão
das atividades anteriores,tirar dúvidas e entrega dos conteúdos.
08/06
a 12/06 ``Sucesso.´´
15/06
a 19/06 `` Quais Competências podem te auxiliar no processo de
Aprendizagem?´´´
26/07
a 29/06 ``Um dia tudo ``Clica´´e faz sentido.´´
06/07
a 10/07 `` Tirando Projeto do Papel.´´
13/07
a 17/07 `` Nunca Desista dos seus Sonhos.´´
20/07
a 24/07 `` O que minha Comunidade pode fazer pela escola.´´Cartaz
-Com participação e
apresentações das produções dos estudantes nos grupos das turmas.
|
Disciplina:
Projeto de Vida.
Ano:2A,2B-E.M.
Atividades
da semana dos dias: 20/07/ a 24/07/
Podem
ser entregues até: 30/07
As atividades devem ser feitas
no caderno e enviadas por fotos,ou digitadas,entregar:Via WhatsApp,pelo
Google classroom e também pode me entregar pelo e-mail glauciavaleria48@gamil.com
Para
a entrega das atividades atendes-se a colocar: Nome completo, série, escola e
matéria.
Onde
será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP,Blog da escola,Google
classroom.
Atendimento
para dúvidas: Segunda-Feira,Quarta-feira,Sexta-feira
Horário:
7h às 20h.
Trabalho de Projeto de Vida.
Tema:``O que minha comunidade pode
fazer pela escola.´´
-Competências socioemocionais em foco:
Assertividade, Empatia,Imaginação criativa,desenvolvimento cognitivo e no
aprimoramento das habilidades intelectuais dos alunos.
-Objetivo: trabalhar na construção de
uma relação positiva com a comunidade do entorno é muito importante,para o
desenvolvimento da escola e dos próprios alunos e assim ampliar sua formação
e seu senso de comprometimento com a comunidade em que vive e com o mundo a
seu redor.
-Texto: `` Minha escola e a
Comunidade.´´
É um grupo de pessoas que reside em uma
área geográfica determinada e compartilham um modo de vida e uma cultura em
comum. Cada integrante faz parte de uma história compartilhada, com os mesmos
objetivos, com uma identidade. Comunidade não é somente as pessoas que a
compõem.
Em geral, uma comunidade já existia
antes do nascimento de qualquer residente atual e o normal é que continue
existindo. É algo que vai além de seus integrantes, de seus residentes.
Trata-se de um conjunto de interações, de práticas que têm um sentido e
atendem às expectativas de seus membros – não somente ações, mas esperanças,
valores, crenças e significados.
As comunidades nascem como espaços de
troca, com necessidades para a vida cotidiana. As feiras de hoje têm origem
nos antigos mercados de troca. Na comunidade, fixam-se pessoas e suas
residências, criam-se vias de transporte e locais onde se desenvolvem várias
atividades econômicas e administrativas, ao lado de atividades culturais e
sociais.
Obras e serviços se multiplicam para
dar conta de atender às demandas da população: trabalhadores, comerciantes,
novos proprietários, pessoas responsáveis pelos serviços públicos e privados,
organizações não governamentais (ONG). As comunidades possuem identidade e
apresentam alguns aspectos que as tornam singulares, pois sua história varia
de acordo com modos de vida e ocupação, além de características históricas,
sociais e culturais.
Em torno delas, há as comunidades maiores
ou menores, que se ajudam mutuamente em relação a educação, saúde,
transporte. Existem, assim, vários tipos de comunidade.As comunidades
transcendem a soma das vidas de seus membros. O crescimento delas traz novas
questões para seus habitantes, sendo necessária uma adaptação constante para
dar conta das demandas sociais e econômicas, bem como de seu ritmo de
expansão.
É importante conhecer a comunidade na
qual a escola está inserida. Para que os alunos desenvolvam seu Projeto de
Vida, têm de conhecer os lugares, as atividades, as possibilidades e os
limites de sua comunidade. Precisam pensar em como ela pode contribuir para
sua formação, em como a escola e a comunidade podem ampliar sua visão de
mundo e a de seus familiares, para que todos juntos favoreçam seu
desenvolvimento e se responsabilizem pela construção de seu Projeto de Vida;
ou seja, família, escola e comunidade trabalham juntas. Caderno do aluno
2014.
1-Pesquisa: EU GOSTARIA QUE MINHA
COMUNIDADE TIVESSE…
.Estudante, pense e reflita a respeito
da comunidade na qual a sua escola está?Inserida, bem como em tudo o que ela
oferece (comércios, serviços privados ou públicos, bancos, padarias, lojas,
shopping center, posto de saúde, posto policial, correios etc). Você pode
utilizar, caso seja possível, os recursos do Google Maps. De toda maneira, o
mapa cartográfico da região é um excelente recurso, localiza a cidade em que
vivem, seus contornos e suas fronteiras, além das configurações internas:
bairros, centros comerciais, vilas, campo.
2-Responda:
a) O que é definição de ``Comunidade.´´
b) O que é comum e o que é diferente
entre os diversos tipos de comunidades?
c)Planeje um roteiro de pesquisa sobre
a comunidade em que vivem: Quais são as perguntas importantes para conhecer
algumas informações essenciais sobre a comunidade?História, população,
características geográficas, tipo de clima, atividades econômicas e
comerciais, equipamentos de saúde, educação, cultura e esportes.
d) Elabore uma lista das coisas que
gostaria que sua comunidade tivesse ou uma lista de serviços que ajudariam no
dia a dia das pessoas.
e) O que sei sobre minha comunidade?
Faça um texto narrativo,de caráter mais subjetivo,de 20 linhas.
3- Confeccione um painel:
Tema: `` Minha comunidade.´´
. Colocar:Nome;Série;Data;Matéria;Escola.
-Modo de fazer e material necessário:
.Cartolina branca,com borda de 5
centímetros nas laterais;
.Faça um texto expositivo-descritivo,
que resultou da pesquisa realizada, no mínimo 20 linhas;digitar o texto;(fonte:Arial
Black);(letra 14);negrito;alinhar texto á esquerda.
.Desenhe: `` A comunidade dos meus
sonhos.´´
Obs: tirar foto e enviar: e-mail:
glaúciavaléria48@gamil.com
Guardar o painel em boas condições para
futura exposição na escola.
|
ATIVIDADES:
Professora:Glaúcia
Disciplina:
Projeto de Vida.
Ano:2A,2B-E.M.
Atividades
da semana dos dias: 13/07/ a 17/07/
Podem
ser entregues até: 19/07
As atividades devem ser feitas
no caderno e enviadas por fotos,ou digitadas,entregar:Via WhatsApp,pelo
Google classroom e também pode me entregar pelo e-mail glauciavaleria48@gamil.com
Para
a entrega das atividades atendes-se a colocar: Nome completo, série, escola e
matéria.
Onde
será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP,Blog da escola,Google
classroom.
Atendimento
para dúvidas: Segunda-Feira,Quarta-feira,Sexta-feira
Horário:
7h às 20h.
-Caderno do
aluno-pg.155,156
-Situação de
Aprendizagem 5:
``Nunca desista dos
seus sonhos.´´
.Objetivo: Promover o autoconhecimento
e o desenvolvimento socioemocional a partir da atividade gamificada de
avaliação formativa de competências socioemocionais.
.Competências socioemocionais em foco: respeito,empatia,assertividade.
ATIVIDADE: DESAFIO DOS SUPERPODERES!
MISSÃO: ESTAMOS ACIONANDO NOSSOS
“SUPERPODERES”?
HORA DE DAR ASAS À IMAGINAÇÃO!
Para registrar sua reflexão, faça um
desenho em seu Diário de Prática e Vivências ou no caderno de classe,que
simbolize a sua relação com as duas competências socioemocionais como desafio
de desenvolvimento para o ano.
ex:competências socioemocionais como o
respeito, a empatia e a assertividade,etc.
Pense em um ponto positivo e um ponto
que pode ser melhorado para que você desenvolva melhor essa competência.
O objetivo do desenho é possibilitar
aos estudantes que organizem seus pensamentos e experiências.
-Atividade: Elaborar um desenho com
duas competências socioemocionais escolhida por você.
|
ATIVIDADES:
Professora:Glaúcia
Disciplina:
Projeto de Vida.
Ano:2A,2B-E.M.
Atividades
da semana dos dias: 06/07/ a 10/07/
Podem
ser entregues até: 13/07
As atividades devem ser feitas
no caderno e enviadas por fotos,ou digitadas,entregar:Via WhatsApp,pelo
Google classroom e também pode me entregar pelo e-mail glauciavaleria48@gamil.com
Para
a entrega das atividades atendes-se a colocar: Nome completo, série, escola e
matéria.
Onde
será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP,Blog da escola,Google
classroom.
Atendimento
para dúvidas: Segunda-Feira,Quarta-feira,Sexta-feira
Horário:
7h às 20h
Caderno
do Aluno-pg.154,155
ATIVIDADE:``TIRANDO
PROJETOS DO PAPEL´´.
-Competências
socioemocionais em foco: Foco, Determinação, Persistência, Autoconfiança.
-Objetivos: Desenvolver habilidades
relacionada ao seu plano pessoal de projeto de vida,para o alcance do seu
sonho.Identificar valores presentes na história de vida familiar para
construção do seu Projeto de vida.
-(Nessa
atividade você vai precisar rever os registros feitos sobre o seu sonho e o
que você acreditava, ou ainda acredita, que seria necessário desenvolver para
a construção do seu Projeto de Vida. Em linhas gerais, você vai precisar
buscar o que você escreveu sobre os seus passos ou as ações para realizar o
seu sonho. Vale lembrar que você já esboçou, no primeiro bimestre, um plano
de “desenvolvimento pessoal” sobre isso.Pois bem, talvez você não tenha tanta
clareza, mas esse plano foi uma ótima forma de você começar a organizar a sua
vida. Assim, tome como referência essas informações que possui, pois elas
serão a base para que você, agora, busque modos criativos de realizar o que
você deseja).
Situação
de Aprendizagem 4:
Na ponta do lápis
1.
Escreva as suas ideias e ações que
deverão delinear um caminho para o alcance do que você deseja. Lembre-se que
o seu sonho é o mais importante,busque realizá-lo.
2.
Abaixo segue um roteiro que
facilitará nessa primeira escrita:
• Além do sonho que você tem, o que mais
você sabe sobre você?
•
Cite três objetivos que você considera os mais importantes de serem
alcançados para a realização do seu sonho.
•
Considerando os três objetivos mencionados por você anteriormente, quais as
ações você precisa definir para alcançá-los?
• Cite o nome de duas pessoas que podem lhe
auxiliar no alcance dos seus objetivos.
•
Cite três formas ou caminhos para você alcançar o que sonha.
|
Professora:Glaúcia
Disciplina:Projeto de Vida.
Ano:2ºA,2ºB Ensino Médio
Atividades da
semana dos dias:27/06 a 03/07
Podem ser
entregues até: 03/07
As atividades devem ser feitas no caderno do
aluno e se precisar no de classe enviadas por fotos,ou digitadas entregar :Via
WhatsApp,pelo Google classroom e também pode me entregar pelo e-mail glauciavaleria48@gamil.com
Lembrando:Para mim o meio mais
prático de verificar as atividades é pelo classroom,porém,ninguém será
prejudicado caso envie por outros meios.
Para a entrega das atividades
atendes-se a colocar: Nome completo, série, escola e matéria.
Onde será disponibilizada a
aula: Através do aplicativo CMSP,Blog da escola,Google classroom.
Atendimento para dúvidas:
Segunda-Feira,Quarta-feira,Sexta-feira
Horário: 7h às 20h
Habilidades: Os estudantes devem conseguir refletir sobre os seus
desejos e objetivos,aprendendo a se organizar,manter o foco,estabelecer metas
e definir estratégias.
Objetivo: Vivenciar momentos de estudo com os colegas de turma
para otimização da própria aprendizagem, superação dos desafios e aprender
junto.
-ATIVIDADE:
APRENDENDO E ESTUDANDO JUNTOS pgs.153,154
Situação de
aprendizagem 3: ``Junto é melhor!´´
1.
Escolha
um conteúdo de uma das disciplinas curriculares para estudar na qual você tem
mais dificuldade ex: matemática.
2.
Registre no seu Diário de Práticas e
Vivências ou no caderno de classe.
a) O que você conseguiu
aprender que tinha mais dificuldade?
b) Quais as dificuldades
enfrentadas na organização do estudo?
c) Quais as vantagens que
você identifica na forma de estudo utilizada nesta aula para melhoria nesta
aula?
d) O que você pensa sobre:
• Dar é melhor do que
receber.
• Dividir o que se sabe implica
em ter consideração com os demais e ampliar os horizontes sobre o mundo.
e) Você se considera uma
pessoa capaz de compartilhar aprendizado? Justifique a sua resposta
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 26/05 ATÉ 29/05
|