quarta-feira, 25 de novembro de 2020

PROJETO DE VIDA

ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11

ATIVIDADES:

Professora:Glaúcia

Disciplina: Projeto de Vida

Atividades da semana dos dias:23/11 a 27/11

Entregar até o dia:27/11

As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos,ou digitadas,entregar:Via WhatsApp,pelo Google classroom e pelo e-mail glauciavaleria48@gamil.com

Para a entrega das atividades atendes-se a colocar: Nome completo, série, escola e matéria.

Onde será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP,Blog da escola,Google classroom.

Atendimento para dúvidas: Segunda-Feira,Quarta-feira,Sexta-feira

Horário: 7h às 20h

Texto: `` RETRATO FALADO ´´.

Habilidades: Assertividade e empatia.

Objetivos: Identificar os principais acontecimentos que marcaram a vida durante a elaboração do Projeto de Vida como forma de significar a própria trajetória na realização do sonho.

Texto: Situação de Aprendizagem 2-

Os estudantes estão percorrendo um relevante caminho de autoconhecimento na construção do seu Projeto de Vida, como também consegue extrair, desse processo de desenvolvimento pessoal, os principais acontecimentos que marcaram, até agora, essa sua trajetória, como as suas principais descobertas e conquistas. Espera-se que consigam falar sobre isso, ao mesmo tempo em que façam as devidas interpretações contextualizadas com o seu Projeto de Vida.

1-Atividades: Reflexão

a)O estudante fechem os olhos e pensem nos seus Projetos de Vida, o quanto eles os consideram importantes, bem como, nos desafios que enfrentaram e nas conquistas alcançadas até agora.

b)Na sequência, que pensem nos acontecimentos que marcaram a sua trajetória e, entre eles, que escolham o mais importante para aquilo que são hoje.

2-Atividades: Criar um Desenho do seu Projeto de Vida.

a)    A proposta é que os estudantes possam expressar esse acontecimento por meio de um desenho, que ficará como produto representativo da sua história de vida. Contudo, a proposta é que o desenho propõe uma versão semelhante a um retrato falado. O retrato falado é uma técnica de desenho realizada por um artista forense.

b)    Na elaboração do desenho, representá-la em um desenho afirmando, com clareza e objetividade, suas ideias seus sentimentos respeitando-se, assim, a sua vontade e bem-estar.

Obs: os estudantes podem utilizar colagem, representações gráficas e o que a criatividade quiser,usar folha de sulfite,colocar data,nome,série,pode usar lápis de cor;canetinhas e tira uma foto bem nítida enviar no meu whats 998851171.

-O que é Forense?Como agem?

Para Saber MAIS Forense é um termo relativo aos tribunais ou ao Direito. Na maior parte das vezes, o termo é de imediato relacionado ao desvendamento de crimes. Contudo, existem outras explicações, como se verifica na expressão "expediente forense", que designa o horário de funcionamento dos tribunais. Ciência Forense é a aplicação de um conjunto de técnicas científicas para responder a questões relacionadas ao Direito, podendo se aplicar a crimes ou atos civis. O esclarecimento de crimes é a função de destaque da prática forense. Através da análise dos vestígios deixados na cena do crime, os peritos, especialistas nas mais diversas áreas, conseguem chegar a um criminoso. Algumas das áreas científicas que estão relacionadas à Ciência Forense são a Antropologia, Biologia, Computação, Matemática, Química, e várias outras áreas ligadas à Medicina, como por exemplo, a Psicologia Forense. Disponível em: Acesso em agosto de 2020. 

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11

PREZADO ALUNO, 

APLICAÇÃO  DA AVALIAÇÃO  PROCESSUAL,  TERÁ  INICIO , EM 13/11 ATÉ  23/11/2020,SERÁ  ON LINE.
INFORMAMOS DA OBRIGATORIEDADE DA REALIZAÇÃO  DA REFERIDA AVALIAÇÃO, PARA EFEITO DE  MÉDIA  FINAL DO ANO LETIVO DE 2020.
💢A AVALIAÇÃO  CONSTITUE DE 26 QUESTÕES  DE PORTUGUÊS  E 26 DE MATEMÁTICA 
💢SIGA  AS INSTRUÇÕES  PASSO A PASSO PARA ACESSAR A AVALIAÇÃO:
💢ENTRAR NA SED-SECRETARIA ESCOLAR DIGITAL 
https://sed.educacao.sp.gov.br/
PREENCHA OS DADOS DE LOGIN E SENHA 
LOGIN: (NÚMERO  RA)
SENHA: DATA DE NASCIMENTO ( Se não mudou)
NO MENU, SELECIONE AS  OPÇOES:
💢  PEDAGÓGICO 
💢PLATAFORMA  CAED
CLIQUE EM CADERNO 
DE ATIVIDADES  DE PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
CLIQUE EM INICIAR,LEIA COM ATENÇÃO AS QUESTÕES,  ESCOLHA A RESPOSTA CORRETA, CLIQUE EM PRÓXIMO 
CHEGANDO NA ÚLTIMA QUESTÃO,  CLIQUE EM FINALIZAR. APÓS FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR  A PROVA.
APÓS  O INÍCIO  DA AVALIAÇÃO   O ALUNO PODERÁ  FINALIZAR EM ATÉ  48 HORAS CORRIDAS.
O ALUNO QUE NÃO  DISPOR DE RECURSOS  TECNOLÓGICOS,  PODERÁ  FAZER  A AVALIAÇÃO  NA ESCOLA,  NO HORÁRIO  DAS 8:00 ÀS 20: 00 HORAS  , COM OS COORDENADORES BENILTON  OU EDUARDO  SEGUINDO O PROTOCOLO DE SEGURANÇA CONTRA O COVID 
FONE ESCOLA: 3425-3044
3425-2107

OU PODERÁ  REALIZAR A AVALIAÇÃO  PELO APLICATIVO  CAED:
ABRIR O PLAY STORE GOOGLE
PESQUISAR  APLICATIVO:
💢CADERNOS DE ATIVIDADES DE SÃO  PAULO( CAED-UFJF)
CLIQUE  EM ENTRAR
DIGITAR RA E SENHA
APARECERÁ  AS OPÇÕES  DE AVALIAÇÃO  PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
LEIA COM ATENÇÃO , MARCANDO  UMA RESPOSTA
O TEMPO SERÁ  DE 48 HORAS  , PARA RESPONDER ÀS  QUESTÕES,  APÓS  TER  INICIADO O TESTE.
FINALIZAR
APÓS  FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR A PROVA.
CASO VOCÊ  TENHA QUALQUER DÚVIDA,  PEÇA  AJUDA AO SEU PROFESSOR 

💢💢💢💢💢💢💢💢


ALUNOS: NÃO DEIXE PARA ÚLTIMA  HORA , REALIZE O QUANTO ANTES A AVALIAÇÃO   ...
FAÇA  COM ATENÇÃO,  BOA PROVA

💢💢💢💢💢💢💢💢







 

 

-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas:

https://www.youtube.com/watch?v=j389erhv-QY

https://www.youtube.com/watch?v=oB6uaAx4Tek

ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11

ATIVIDADES:

Professora:Glaúcia

Disciplina:PROJETO DE VIDA

Atividades da semana dos dias: 09/11 A 13/11

Entregar até o dia:16/11

As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos,ou digitadas,entregar:Via WhatsApp,pelo Google classroom e pelo e-mail glauciavaleria48@gamil.com

Para a entrega das atividades atendes-se a colocar: Nome completo, série, escola e matéria.

Onde será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP,Blog da escola,Google classroom.

Atendimento para dúvidas: Segunda-Feira,Quarta-feira,Sexta-feira

Horário: 7h às 20h

Aula elaborada CMSP-12/05/

Tema: `` Identificando minhas competências ´´.

Habilidades: Organização pessoal;foco;responsabilidade.

Objetivos:  Rever semanalmente seus objetivos sempre procurando se adequarão seu projeto de Vida.Definir com seriedade o objetivo em estudar.

Texto: Eu e meus propósitos.

Esses dois conceitos são muito utilizados no mercado de trabalho, seja em anúncios de vagas de emprego e estágio, em entrevistas ou dentro de empresas. Usadas muitas vezes como sinônimos, até mesmo por profissionais de RH, competência e habilidade não têm o mesmo significado, embora as diferenças sejam sutis. Porém, compreender as diferenças dos dois termos é fundamental para saber quem é o profissional que a empresa está buscando quando anuncia uma vaga. 

As Competências são um conjunto de habilidades e conhecimentos relacionados, que podem ser desenvolvidos por meio de treinamentos ou experiências, e possibilitam a atuação efetiva em um trabalho ou situação. Por outro lado, as Habilidades são qualidades que o profissional tem para realizar alguma atividade. São aquelas características que podem ajudar um profissional a desenvolver competências. Ou seja, a competência pode ser aprendida, já a habilidade é inata.

 

-A diferença entre habilidade e competência

Ter habilidade para desempenhar uma determinada função ou papel não significa, necessariamente, que a pessoa é competente. Porém, para ser competente, é preciso ter determinadas habilidades. Em alguns casos, o mais competente pode até ser o menos habilidoso. Por exemplo, para cortar cabelo, a pessoa pode ter a habilidade de manter a mão firme e fazer ótimos cortes. No entanto, a competência é o que ela pode aprender no curso de cabeleireiro.

Este texto acima tem como base na aula do centro de mídia, pois precisamos em primeiro lugar entender a respeito as nossas atitudes no decorrer da nossa vida. As competências socioemocionais, farão parte do nosso desenvolvimento futuro., através de pequenos objetivos que nos cercam, como entusiasmo, determinação, organização, foco, persistência, responsabilidade, assertividade, empatia. E o que mais eu tenho falado para vocês que é a lembram?

O que adianta irmos a escola se algumas destas competências não fazem parte do nosso dia-dia e também não faz parte dos nossos objetivos,

A compreensão do seu Projeto de Vida só depende de você mesmo, logico quer nós professores e também com a ajuda de sues pais e colegas ao tomarem uma decisão, mas o ponto de partida tem que ser você a começar.

-EXERCÍCIOS.

1 – Quais são seu ponto forte a sua maior fragilidade? Justifique sua resposta dando exemplos.

2 – Elabore um plano de desenvolvimento pessoal.

3 – Indique pelo menos uma ação que deverá ser praticada  para o desenvolvimento da competência escolhida.

4- O que é Entusiasmo?

5 - Defina Determinação?

6- Explique sobre Organização.

7- Defina o significado de Foco?

8- O que é Persistência?

9 - Defina sobre que você sabe sobre Responsabilidade?

10- O que você sabe sobre Assertividade?

11- Defina Empatia.

 

 

 

 

 ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11

ATIVIDADES:

Professora:Glaúcia

Disciplina: Projeto de Vida

Atividades da semana dos dias: 03/11 a 06/11

Entregar até o dia: 09/11

As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos,ou digitadas,entregar:Via WhatsApp,pelo Google classroom e pelo e-mail glauciavaleria48@gamil.com

Para a entrega das atividades atendes-se a colocar: Nome completo, série, escola e matéria.

Onde será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP,Blog da escola,Google classroom.

Atendimento para dúvidas: Segunda-Feira,Quarta-feira,Sexta-feira

Horário: 7h às 20h

Tema: `` Que eu já sei e o que preciso saber mais ´´.

-Habilidades: Foco;Assertividade;Autoconfiança.

-Objetivos: Identificar seus pontos fortes e habilidades para desenvolve-lo.

-Texto: O que é Talento?

Nas aulas anteriores nós falamos sobre suas potencialidades, suas fragilidades, seu projeto de vida, suas motivações, de você ser protagonista, ser autor da sua própria história, agir com autonomia e sobre os desafios a serem alcançados. E continuando falando de suas habilidades...

·        O que é talento?

É algo que nós desenvolvemos através do nosso esforço, pesquisa, trabalho ou algo que já é nato, nasceu conosco. É aquilo que nós conseguimos trabalhar com facilidade.

Para ajudar você a definir mais sobre talento, podemos pensar em três pontos:

·        Aptidão- Aquilo que você consegue fazer com facilidade.

·        Habilidade- O talento é uma dessas habilidades que você já tem ou pode aprimorar.

·        Potencialidade- Saber o seu ponto forte através do seu talento.

 

      -Atividades responda:

       1- O que você aprende sem precisar de muito esforço?

       2- O que você tem paixão por fazer e acredita que faz muito bem?

       3- Há alguma coisa que outras pessoas pedem para você ensinar a elas?

       4- Há alguma coisa que você sempre faz e que as pessoas costumam elogiar bastante?

       5- Faça este teste vocacional através deste link e me relate e disserte sobre as respostas que deram, mas seja sincero ao respondê-las: https://educamais.com/teste-vocacional/

Depois reflita:

Agora que você já identificou o seu talento! É aquilo que você gosta de fazer e faz bem!

Então vamos para a próxima atividade:

Ao longo da semana, interaja com outras pessoas! Pode ser interação virtual com seus colegas de turma ou familiar! Conte a essas pessoas qual é o seu talento e peça que elas digam qual é o talento delas!

Você pode fazer isso através de uma entrevista, depois você vai me relatar com quem você fez essa interação e suas devidas respostas. Em sua pesquisa você notará que as pessoas têm muitos talentos! E que você ainda pode aprender muitas coisas interessantes!!!

 

-Perguntas a serem feitas, para a pessoa que você escolher fazer a entrevista, pense em alguém da sua família que te inspire.

      a)Qual são seus talentos?

      b)Como você conquistou estes talentos?

      c)Como foi o processo, o caminho, a aprendizagem?

      d)O que faz você gostar destas atividades?

      e)Esses talentos foram aprimorados com o tempo?

      f)Se sim, o que você fez para aprimorá-los?

 

Após reflexão e anotações.

Feche os olhos e faça uma chuva de ideais, pense em tudo aquilo que você gostaria de aprender ou saber mais...

Anote as palavras que surgirem em seu caderno. Com essas informações em mãos preencha a tabela a seguir:

 

O que quero aprender?

O que posso fazer para aprender?

Quando farei esta ação?

 

Pense nesses talentos e de que maneira estes poderão te ajudar em seus estudos, como pontos fortes. Como também estes talentos podem auxiliar nesse tempo de isolamento social.

Após a reflexão sobre os seus talentos e é bem provável que tenha identificado não apenas coisas que sabe fazer, mas também outras que gostaria de aprender melhor. Esta atividade convidou você a estabelecer novas relações entre o que sabe e o que precisa aprender. Afinal, como já falamos, Projeto de Vida tem tudo a ver com seguir sempre aprendendo mais!

 

 

 

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10

ATIVIDADES:

Professora:Glaúcia

Disciplina: Projeto de Vida

Ano: 2 A 2B

Atividades da semana dos dias: 26/10 a30/10

Entregar até o dia:03/11

As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos,ou digitadas,entregar:Via WhatsApp,pelo Google classroom e pelo e-mail glauciavaleria48@gamil.com

Para a entrega das atividades atendes-se a colocar: Nome completo, série, escola e matéria.

Onde será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP,Blog da escola,Google classroom.

Atendimento para dúvidas: Segunda-Feira,Quarta-feira,Sexta-feira

Horário: 7h às 20h

-Aula elaborada CMSP do dia 01/07

-Tema: ``A Sua Autoimagem ´´.

.Habilidades: criatividade,auto cuidados,autoestima,determinação

.Objetivos:auxiliar o aluno a construir a imagem do próprio corpo.

Atividades 1

a)    Você sabe o que é selfie?

b)    Você tem costume de se autofotografar?Se sim,o faz com frequência?

Observe o texto dicas sobre uma profissional da área:

Dica de Autorretrato

Entrevista com Mayara,fotógrafa,onde trouxe algumas dicas de autorretrato para você.

Ela reforçou a importância do autorretrato,falando que fotografar é importante para você se enxergar com outros olhos,tirar um tempo para se descobrir,reconhecer seus pontos positivos e sua própria beleza.Não se prive de tentar é mais importante ainda,não se compare!

Cada pessoa tem suas particularidades,seu melhor lado,seu estilo,suas histórias.Então é importante você olhar dentro de você,se conhecer,conhecer seus gostos,pois assim fica mais fácil.de você se gostar e se amar mais.O autorretrato é sim uma ferramenta importante na ajuda da autoestima.E como fazer isso? Vamos as dicas...

Procure um lugar bem iluminado- fotografia significa desenhos com a luz,então ela é essencial.

Existem três ângulos na fotografia: ângulo baixo,médio e alto.O ângulo baixo produzem mais sombras na sua foto,o que não é errado,se você quer uma foto mais dramática.No ângulo médio nos temos que tomar cuidado,por causa da distorção da câmera,as vezes ela pode deixar seu nariz maior,já o ângulo alto é o mais justo você fica com os olhar mais aberto e a iluminação fica mais uniforme. Não existe uma regra,o ideal é você ir testando e descobrir qual você gosta mais.Procure um fundo neutro,sem muitas informações,afinal de contas,o foco da foto é você.

Os melhores horários para fotografar são de manhã e no final da tarde,assim a luz não fica direto no seu rosto e nem as sombras muito marcadas,em dias nublados a luz fica um pouco mais suave,então não tem muito horário.Para ir um pouco mais que a selfie,use times da sua câmera,posicione seu celular e faça as poses,assim vai aparecer que outra pessoa tirou as fotos para você.Caso você não tenha um timer em seu celular,use a opção de gravar um vídeo,faça as poses e depois é só tirar print da tela.Não deixe de tentar e ir se descobrindo,afinal de contas,cada um é bonito da sua maneira!Nós só precisamos ter a chance de descobrir isso!

Atividades 2

Agora é sua vez de fazer uma selfie?

.Escolha um ambiente da sua casa onde tenha boa luz para o preenchimento do cenário;

.Escolha acessórios que você gosta:bonés,óculos de sol,cachecol, brincos,colares entre outros;

.Você também pode usar outros recursos para fazer a sua selfie:papel ,lápis de cor revistas usadas,jornais etc.

Improvise seja criativo(a)!

Atividade 3

.Você irá analisar o seu rosto e o seu corpo no espelho.Observe a sua altura,a cor dos seus olhos,o formato do seu nariz,a posição das sobrancelhas,a cor do cabelo e outros;

.Você deverá se concentrar naquilo que mais gosta em você,ou seja,percebe e destacar os seus pontos mais fortes;

.Em seguida,numa folha de papel.irá desenhar ou escrever aquilo que observou em você.

 


 ATIVIDADES DA SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10

ATIVIDADES:

Professora:Glaúcia

Disciplina: Projeto deVida

Ano:2 A 2B

Atividades da semana dos dias: 19/10 a 23/10

Entregar até o dia: 26/10

As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos,ou digitadas,entregar:Via WhatsApp,pelo Google classroom e pelo e-mail glauciavaleria48@gamil.com

Para a entrega das atividades atendes-se a colocar: Nome completo, série, escola e matéria.

Onde será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP,Blog da escola,Google classroom.

Atendimento para dúvidas: Segunda-Feira,Quarta-feira,Sexta-feira

Horário: 7h às 20h

Caderno do Aluno-Situação de Aprendizagem

Aula elaborada pelo CMSP do dia 14/10/

-Tema: ``DESAFIO DOS SUPERPODERES ´´.

Frase: ``Conhecer a si mesmo é o começo de toda sabedoria ´´. Aristóteles

Atividades: Responda as perguntas.

1-Se o desenvolvimento de competências socioemocionais fosse um jogo,ele seria formado por muitas jogadas.Quais?

2-Outras seriam como uma jogada erradamente no tabuleiro ou mesmo um xeque-mate que o tira do jogo.Como você se sente nesse tipo de situação?

3- Por que o xadrez é uma metáfora da vida?

4- Releia as ações do seu plano de desenvolvimento pessoal e escolha uma ação que você NÃO conseguiu colocar em prática da forma desejada.Conte qual foi esta jogada com a qual você não conseguiu obter êxito.

5-O que você fez para superar essa situação?

6- Quais estratégias podem ser aprimoradas para o ``jogo da vida ´´?

7-Você conseguiu dividir o seu tempo de forma adequada para suas tarefas mais importantes?

8- Conseguiu mudar algo na sua rotina para direcionar seu tempo para atividades mais necessárias para sua vida escolar?

9-Pensou na necessidade de mudar seu comportamento?O que isso vai mudar no seu futuro?

10-Você gosta de jogar?Do que você mais gosta em um jogo?Por quê?

 

 


 ATIVIDADES DA SEMANA 13/10 ATÉ 16/10

ATIVIDADES:

Professora:Glaúcia

Disciplina: Eletiva

Ano: 2 A 2B

Atividades da semana dos dias: 13/10 a 16/10

Entregar até o dia 19/10

As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos,ou digitadas,entregar:Via WhatsApp,pelo Google classroom e pelo e-mail glauciavaleria48@gamil.com

Para a entrega das atividades atendes-se a colocar: Nome completo, série, escola e matéria.

Onde será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP,Blog da escola,Google classroom.

Atendimento para dúvidas: Segunda-Feira,Quarta-feira,Sexta-feira

Horário: 7h às 20h

-Caderno do aluno-Situação de Aprendizagem 5-pg.155,156,157-

Tema: MOSTRA ITINERANTE – PLANO DE AÇÃO.

Habilidades: Imaginação criativa, organização e assertividade.

Objetivos:Apresentar os passos dados para o alcance das metas e expectativas do Projeto de Vida.

As próximas atividades serão mão na massa – “Mostra Itinerante” de seus projetos de vida em desenvolvimento.Baseado nas aulas Situação de Aprendizagem 1 “PROJETO DE VIDA E SEUS DEGRAUS:ONDE ESTOU?” e na Situação de aprendizagem 2 “NOSSAS ESCOLHAS ESTÃO NA BALANÇA”.Esta ação dará a oportunidade de você compartilhar com todos como está o seu planejamento das tomadas de decisões que já foram feitas ou que ainda estão em andamento.

ATIVIDADE 1 – PREPARAÇÃO PARA A MOSTRA ITINERANTE

PASSO A PASSO:

Passo 1. Revisite a última atividade da Situação de Aprendizagem 1, a tabela que você preencheu – “Plano de Ação” – pois ela contém o planejamento organizado das informações do seu Projeto de Vida, ou, pelo menos, uma visão mais ampla dos avanços que vão direcionar a realização do seu sonho. Se ao realizar esta atividade você considerar que precise fazer alguns ajustes, sinta-se à vontade, para que no momento de sua apresentação na Mostra Itinerante você se sinta seguro(a) e confortável.

Passo 2. No seu Diário de Práticas e Vivências, retome as questões que você respondeu na atividade “Por trás dos fatos”, e a planilha que preencheu na atividade “Fazer escolhas e se preparar para o futuro”. Com todo esse material reunido, você irá montar, em forma de cartaz ou banners, a sua trajetória da escolha do seu Projeto de Vida. Não tem problema se o seu projeto não estiver definido ou pronto. O importante é você ter em mente que está no processo de seguir em frente com as suas escolhas a partir de um plano de ação (que já realizou em exercícios anteriores), e mostrar toda trajetória de como isso se deu. Realizando esta atividade, estudante, você terá a oportunidade de inspirar outros jovens indecisos a dar seu ponta pé inicial na escolha de seu projeto e obter um aconselhamento e/ou direcionamento no processo no desenvolvimento do seu Projeto de Vida.

ATIVIDADE 2 – AJUSTANDO OS DETALHES

Passo 3. Prepare-se para dar asas a sua imaginação criativa! Busque criar uma produção original, inovadora e que diga sobre você e seu Projeto de Vida, que pode ser um cartaz ou outro formato.- Esteja preparado(a)! Antecipadamente, treine a sua fala para explicar melhor tudo o que tem a dizer. As pessoas estarão interessadas no seu trabalho;- Seja organizado no dia de sua apresentação, seja focado na organização do seu cartaz:traga-o concluído com antecedência e tenha em mãos os materiais necessários.

Estudante, o melhor dessa experiência é que ela lhe dará a oportunidade de se tornar multiplicador(a)de um conhecimento o qual você adquiriu e batalhou muito para alcançar. É só revisitar da Situação de Aprendizagem 3 – “Eu vou conseguir! Eu vou conseguir!”, que tratou de alguns assuntos, entre eles,sobre o otimismo, mostrando para você que “... não importa os desafios que precisará enfrentar, vai dar tudo certo!...”.

Bom trabalho!

 

 

 

 ATIVIDADES DA SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10

ATIVIDADES:

Professora:Glaúcia

Disciplina: Projeto de Vida

Ano:2A 2B

Atividades da semana dos dias: 28/09 a 02/10         

Entregar até o dia 05/10

As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos,ou digitadas,entregar:Via WhatsApp,pelo Google classroom e pelo e-mail glauciavaleria48@gamil.com

Para a entrega das atividades atendes-se a colocar: Nome completo, série, escola e matéria.

Onde será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP,Blog da escola,Google classroom.

Atendimento para dúvidas: Segunda-Feira,Quarta-feira,Sexta-feira

Horário: 7h às 20h

Caderno do Aluno-SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM -Pg.151,152,153,154

Tema:`` RAIO-X DE UMA JOGADA ´´.

Habilidades:auto confiança,persistência,determinação.

Objetivo: Sensibilizar o estudante sobre a importância de realizar paradas para reflexão sobre como estão levando para prática as ações que propuseram a si próprios no plano de desenvolvimento pessoal.

Parabéns, você já está no 3 bimestre! Várias missões foram cumpridas com sucesso; outras foram mais difíceis, mas o desafio continua!

Atividades:

1-Responder as perguntas do Raio X.

2-Agora responder:

a)Como foi esse exercício de escolher e analisar uma situação em que você não alcançou o resultado que esperava?

b)Você está motivado(a) para pensar, em formas de como transformar essa bola fora em gol, caso você tenha oportunidade de viver algo parecido novamente?

c) Use seu Diário de Práticas e Vivências ou caderno de classe para registrar essas reflexões e as ideias que forem surgindo!

3-MISSÃO: MINHAS COMPETÊNCIAS E MINHAS JOGADAS.

Na missão anterior, você compreendeu que até mesmo as jogadas que não deram certo são importantes de serem analisadas.

Nessa missão, você irá:

Refletir sobre... E partir para ação...

a)Quais são suas condições atuais para seguir nesse jogo que não tem game over?

b)Preenchendo o Caderno de Respostas para identificar seu desenvolvimento atual nas duas competências socioemocionais escolhidas pela turma com bastante atenção, além das demais que você tem observado nos últimos meses.

c)Quais estratégias podem melhorar as suas jogadas?

d)Atualizando seu plano de desenvolvimento pessoal.

e)Essa ideia está próxima da sua realidade?

f)Você consegue se ver fazendo isso?

 

 

 

 

ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09

ATIVIDADES:

Professora:Glaúcia

Disciplina: Eletiva

Ano: 2 A 2 B

Atividades da semana dos dias: 21/09 a 25/09

Entregar até o dia 28/09

As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos,ou digitadas,entregar:Via WhatsApp,pelo Google classroom e pelo e-mail glauciavaleria48@gamil.com

Para a entrega das atividades atendes-se a colocar: Nome completo, série, escola e matéria.

Onde será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP,Blog da escola,Google classroom.

Atendimento para dúvidas: Segunda-Feira,Quarta-feira,Sexta-feira

Horário: 7h às 20h

Tema: `` Você Não está Sozinho ´´!

Habilidades: empatia,socialização, gerenciar as próprias emoções.

Objetivos: reflexão,diálogo sobre conscientizar e prevenir o suicídio.

1-Texto: Campanha Setembro Amarelo –Falar é a melhor solução.

Setembro Amarelo é uma campanha do Centro de Valorização da Vida que busca trazer o diálogo sobre o suicídio para a sociedade.Desde 2015 o mês busca a conscientização e a prevenção do suicídio,chamado também de Setembro Amarelo.O assunto que já foi um tabu muito maior,ainda enfrenta grandes dificuldades na identificação de sinais,oferta e busca por ajuda,justamente pelos preconceitos e falta de informação.O ano de 2017 foi um marco nacional nessa questão com a ocorrência de alguns fatores que colaboraram a população como um a dar mais atenção ao tema e procurar informações.Em 2018, o CVV(www.cvv.org.br), uma das entidades mobilizadoras do Setembro Amarelo no Brasil,programou diversas atividades em todas as cidades nas quais possui um de seus mais de 90 postos de atendimento.Alguns exemplos são caminhadas,palestras,balões amarelos,pontos turísticos e edifícios públicos iluminados,distribuição de folhetos e atendimentos em locais públicos.O Centro de Valorização da Vida(CVV)é reconhecido como utilidade Pública Federal desde a década de 70.É uma organização sem fins lucrativos e filantrópica que busca dar apoio emocional e prevenção do suicídio para quem precisa.Desde 2015,é possível entrar em contato com eles através do telefone188.O atendimento é anônimo e realizado por voluntários que guardam sigilo.Também é possível acessar o chat online,enviar um e-mail ou ir a um dos postos de atendimento físico.O Setembro Amarelo foi idealizado pelo CVV em 2015 e o mês escolhido é Setembro pois é o mesmo mês do Dia Mundial para Prevenção do Suicídio,realizado no dia 10 de Setembro.Fonte:HTTPS://minutosaudavel.com.br/setembro-amarelo/#alerta

 

2-Texto: Setembro amarelo: Psicólogo chama atenção para rede de apoio.

Nunca se falou tanto em saúde mental como em 2020. E num ano como este, percebe-se a importância que o setembro amarelo tem. A campanha, que ocorre no Brasil desde 2015, trata da valorização da vida, conscientização e prevenção ao suicídio.Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 1 milhão de pessoas cometem suicídio por ano, no mundo. Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio é a segunda causa de morte. No Brasil, a cada 45 minutos uma pessoa tira a própria vida. Os números dos relatórios são alarmantes. A OMS também aponta, que nove em cada dez destas mortes poderiam ter sido evitadas com prevenção e atenção adequadas.Para entender e prevenir, é importante conhecer as condições que podem levar ao ato. Além da depressão, transtornos mentais como transtorno de ansiedade, de personalidade, de esquizofrenia e transtorno afetivo bipolar, podem desencadear o suicídio. Porém, existem pessoas que não têm transtornos psicológicos e cometem suicídio por algum outro motivo específico, por impulso, em momentos de crise.

O Psicólogo do Hapvida, Fabrício Vieira, explica que para o ser humano, falar sobre a morte incomoda, é algo que naturalmente as pessoas tentam distanciar. Então é preciso ficar atento quando essa ideia de morte se torna algo como “solução” para alguma angústia. “É importante perceber como precisamos do outro, não só pelo momento em que o mundo está passando, mas também pelas perdas que estão se somando. As pessoas estão cada vez mais preocupadas, entristecidas e com medo, por isso é essencial estar atento e perceber sinais, não somente em nós mesmos, mas no outro também. É importante se aproximar, sinalizar e buscar ajuda, para si e para o outro.”A saúde da mente é tão importante quanto a saúde do corpo. O autoconhecimento e o autocuidado ajudam a lidar, de forma tranquila e equilibrada, com situações do dia a dia.“O autoconhecimento é para entender como estamos lidando com nossos sentimentos diante de situações estressantes do cotidiano. O autocuidado ajuda a trabalhar todos estes aspectos. Momentos de lazer, relaxamento, atividades físicas, momentos prazerosos com a família e amigos, tudo o que faz sentido na nossa vida, nos dá suporte para uma saúde mental equilibrada”, destaca Fabrício.

-Mas como ser consciente do outro?O psicólogo pondera a complexidade e delicadeza do assunto e ressalta a importância de uma rede de apoio: “seja rede de apoio dos seus familiares e amigos, esteja atento, disposto a escutar e não julgar. É preciso acolher, ser empático, dar suporte e orientar a buscar ajuda profissional, de um psicólogo ou psiquiatra, mas de maneira sensível, acolhedora, empática e responsável.”

-Fique atento aos sinais, verbais e comportamentais:

*Verbais: quando a pessoa diz que não quer continuar, que está cansada; que gostaria de sumir; que ninguém sentiria sua falta e que seria melhor pra todo mundo se ela sumisse; que quer se matar, ou morrer;*Comportamentais; quando a pessoa se isola, demonstra desinteresse repentino por atividades que antes gostava; mudanças no sono,dorme demais ou tem insônia constante; na alimentação, passa a comer mais ou menos que comia antes; agressividade, no caso de jovens, às vezes a depressão se confunde com agressividade.

-O que fazer se você identificar risco de suicídio em uma pessoa?

*Encontre um momento apropriado e um lugar calmo para falar suicídio sobre. Deixe a pessoa saber que você está lá para ouvir, ouça com a mente aberta e ofereça seu apoio.*Incentive a pessoa a procurar ajuda de profissionais de serviços de saúde, de saúde mental, de emergência ou apoio em algum serviço público. Se ofereça para acompanhá-la a um atendimento.*Se você acha que essa pessoa está em perigo imediato, não a deixe sozinha. Procure ajuda de profissionais de serviços de saúde, de emergência e entre em contato com alguém de confiança, indicado pela própria pessoa.*Se a pessoa com quem você está preocupado(a) vive com você, assegure-se de que ele(a) não tenha acesso a meios para provocar a própria morte (por exemplo, pesticidas, armas de fogo ou medicamentos) em casa.

-Fique em contato para acompanhar como a pessoa está passando e o que está fazendo.Fonte:Saúde Mental.

-O que leva a comportamentos suicidas?

Detectar o potencial de comportamentos suicidas é muito importante para a prevenção. Eles são causados por situações que as pessoas encaram como devastadoras. Por exemplo:

-Como ajudar?

Para ajudar uma pessoa com comportamentos suicidas, algumas ações são fundamentais, como:

  • ouvir, demonstrar empatia e ficar calmo;
  • ser afetuoso e dar o apoio necessário;
  • levar a situação a sério e verificar o grau de risco;
  • perguntar sobre tentativas de suicídio ou pensamentos anteriores;
  • explorar outras saídas para além do suicídio, identificando outras formas de apoio emocional;
  • conversar com a família e amigos imediatamente;
  • remover os meios para o suicídio em casos de grande risco;
  • contar a outras pessoas, conseguir ajuda;
  • permanecer ao lado da pessoa com o transtorno;
  • procurar entender os sentimentos da pessoa sem diminuir a importância deles;
  • aceitar a queixa da pessoa e ter respeito por seu sofrimento;
  • demonstrar preocupação e cuidado constante.

-Recursos da comunidade e fontes de apoio

Para pessoas com pensamentos suicidas, os primeiras recursos ou fontes de apoio são:

  • família;
  • amigos e colegas;
  • unidades de saúde: CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), Unidades de Saúde da Família, clínicas, consultórios psicológicos, urgências psiquiátricas.
  • profissionais de saúde: médicos, psicólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem, agentes de saúde.
  • centros de apoio emocional: CVV (Centro de Valorização da Vida), ligue para o 188.
  • grupos de apoio.

-O que não fazer

Jamais ignore a situação de uma pessoa com comportamentos e pensamentos suicidas. Não entre em choque,não fique envergonhado ou demonstre pânico. Não tente dizer que tudo vai ficar bem, diminuindo a dor da pessoa, sem agir para que isso aconteça.A principal medida é não fazer com que o problema pareça uma bobagem ou algo trivial. Não dê falsas garantias nem jure segredo, procure ajuda imediatamente. Principalmente, não deixe a pessoa sozinha em momentos de crise nem a julgue por seus atos.A grande maioria das mortes por suicídios podem ser evitadas e o diálogo sobre o assunto é o melhor jeito de fazer isso. Se você ou alguém que você conhece possui pensamentos suicidas, peça ajuda.

-Atividades:

1-   De que se trata a Campanha ``Setembro Amarela ´´?

2-   O que esse tema tem a ver com a escola?

3-   Que tipo de ação a escola podem fazer para atuar no problema?

4-   No que consistem as ações de prevenção?

5-   Como identificar alguém que precisa de ajuda e corre risco de suicídio?

6-   O que não fazer?

7-   Produzir de um cartaz de conscientização sobre o Suicídio ou se você preferir pode gravar um vídeo até 3mt,falando sobre o tema.

Elaborar um anúncio criativo de divulgação a prevenção ao Suicídio.

Com: tema,imagens,frases, poema,música,(DANDO VALOR A VIDA).


ATIVIDADES:
Professora:Glaúcia
Disciplina: Projeto de Vida
Ano: 2A 2B
Atividades da semana dos dias: 14/09 a 18/09
Entregar até o dia 2109
As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos,ou digitadas,entregar:Via WhatsApp,pelo Google classroom e pelo e-mail glauciavaleria48@gamil.com
Para a entrega das atividades atendes-se a colocar: Nome completo, série, escola e matéria.
Onde será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP,Blog da escola,Google classroom.
Atendimento para dúvidas: Segunda-Feira,Quarta-feira,Sexta-feira
Horário: 7h às 20h.
Caderno do aluno-SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM3-PG.149,150/
Tema: EU VOU CONSEGUIR! EU VOU CONSEGUIR!
Habilidades: Otimismo e determinação.
Objetivo: Refletir a respeito da relação entre o otimismo,a ação e as conquistas do Projeto de Vida.
Na atividade anterior, você refletiu sobre as suas escolhas e decisões e como elas até agora fizeram sentido para o seu Projeto de Vida. Pensar
sobre isso exigiu de você relacionar tudo o que já lhe aconteceu à convicção de que está no caminho certo e no controle do próprio destino!
Você deve estar se perguntando: “Como assim? Controle do destino? Isso é possível?”.
-Para Refletir
 Se a vida fosse um caminho reto, sem surpresas e indecisões, não teria a menor graça!
Existem muitos exemplos de pessoas pelo mundo cujo otimismo ajudou a enfrentar verdadeiras tragédia. Isso foi possível porque o otimismo funciona como uma dose de ânimo diária na vida de qualquer pessoa. Contudo, engana-se quem pensa que para pensar positivo e ter otimismo não é preciso ter atitude. Ou que ser otimista é viver no mundo do faz de conta.
Posso dizer que já deu certo!
1.    Conforme o artigo “Os segredos do pensamento positivo”, realize uma leitura e de o seu ponto de vista.
2.     Preencha:GRÁFICO GENEALÓGICO
Texto: Os segredos do pensamento positivo
Neurociência
Suzana Herculano-Houzel
Visualizar-se bem, imaginar tudo dando certo, atrair apenas coisas boas... A onda do pensamento positivo que se propaga há algum tempo na literatura de auto-ajuda chegou recentemente a um novo ápice: a proposta de que basta pensar no seu objetivo com muita convicção e você andará sobre a água, enriquecerá rapidamente e até fará com que um colar de diamantes se materialize em seu pescoço.
O sucesso do filme "Quem Somos Nós", que defende que a realidade física do mundo é criada pelo pensamento, abriu as portas -e a mente do público- para os escritores que faturam alto ensinando como alcançar tudo com o pensamento.
Ser otimista e pensar positivamente em nossos objetivos são realmente estratégias altamente eficazes. O otimismo, que é a interpretação favorável dos resultados da vida e de nossas expectativas, é de fato um ótimo pontapé inicial para o bem-estar. O otimismo nos leva à sensação antecipada de sucesso oferecida pelo sistema de recompensa do cérebro ao se visualizar bem-sucedido, uma grande motivação para agirmos. Por isso, o derrotismo não leva a nada: que motivação seu cérebro pode encontrar para fazer o que ele espera que dê errado?
No entanto, por mais que se imagine um colar de diamantes ao redor do pescoço, ele não aparecerá ali sozinho. O cérebro constrói sua representação da realidade do corpo e dos objetos externos a ele e trabalha com essas representações. Nesse sentido, a realidade mental é de fato criada -mas de acordo com uma realidade física que resiste impávida ante os nossos pensamentos. Por isso, os delírios e alucinações são perigosos: como realidades criadas pelo cérebro sem nenhum apoio no mundo real, levam o cérebro a agir de maneira desajustada, incompatível com a realidade do mundo e das outras pessoas.
Portanto, por mais que se pense com otimismo em ganhar dinheiro ou colares de diamantes, eles não chegarão sozinhos pelo correio apenas pela força do seu pensamento. Não basta pensar: é preciso agir sobre o mundo e usar o cérebro para mudar a realidade física por meio de nossas ações.
Se o alerta sobre os limites do pensamento positivo soa pessimista, pense de novo. Uma descoberta importante da neurociência é que receber um prêmio ou dinheiro sem fazer força pode até ser bom, mas não é nada que se compare ao prazer de conquistá-lo à força do nosso próprio suor. O cérebro gosta de ter trabalho e de ser recompensado por isso. Segredo mesmo é fazer para então merecer.
Suzana Herculano-Houzel, neurocientista, é professora da UFRJ e autora dos livros "O Cérebro Nosso de Cada Dia" e "Sexo, Drogas, Rock'n'Roll & Chocolate" (ed. Vieira & Lent).




ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/09  ATÉ  11/09
ATIVIDADES:
Professora:Glaúcia
Disciplina: Projeto de Vida
Ano: 2A 2B
Atividades da semana dos dias: 08/09 a 11/09
Entregar até o dia 14/09
As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos,ou digitadas,entregar:Via WhatsApp,pelo Google classroom e pelo e-mail glauciavaleria48@gamil.com
Para a entrega das atividades atendes-se a colocar: Nome completo, série, escola e matéria.
Onde será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP,Blog da escola,Google classroom.
Atendimento para dúvidas: Segunda-Feira,Quarta-feira,Sexta-feira
Horário: 7h às 20h
-Tema:`` NOSSAS ESCOLHAS ESTÃO NA BALANÇA.´´
 .Situação de Aprendizagem -Pag.146,147,148. Caderno do Aluno.
-Habilidades:Organização, respeito e determinação.
-Objetivo: compreender as realizações futuras que dependem das decisões,e escolhas feitas no presente.
-Dando continuidade ao processo avaliativo dos seus passos na direção do seu sonho,iniciado na atividade anterior, você irá refletir agora sobre os desafios enfrentados nas escolhas e decisões que tomou para a efetivação do seu Plano de Ação até hoje.
1-Siga em frente!
. Das escolhas e decisões do seu Projeto de Vida, é certo que você saiba o quanto cada uma delas lhe custou. Assim como deve estar na memória aquelas em que você foi mais bem sucedido(a) e vitorioso(a) ao que se propunha fazer. E, acima de tudo, você deve ter aprendido o real significado sobre:
“As escolhas e decisões regulam o seu caminhar para a realização do seu sonho!”.
Considerando isso, diante das situações que você já vivenciou, responda no seu Diário de Práticas e Vivências:
a-Ao longo da sua trajetória, quais foram as escolhas e decisões que você julga mais acertadas do seu Projeto de Vida?
b- Após tudo o que você passou para implementar o Plano de Ação do seu Projeto de Vida, houve algum momento em que você postergou, ou seja, demorou para decidir(ou quase deixou para trás) uma decisão difícil, ou achou que deveria ter decidido com mais agilidade? O que foi? Você sabe explicar as consequências disso?
c- Das decisões do seu Projeto de Vida, existe algo que prevaleceu em todas elas? O que foi?
d- Olhando para onde você se encontra no Plano de Ação do seu Projeto de Vida, existe alguma habilidade ou conhecimento que você precisa adquirir para seguir avançando em direção à realização do seu sonho? O quê?
e- Que competências você vem desenvolvendo na escola e que acredita que precisará praticar no longo caminho que irá percorrer para realizar seus sonhos futuros?
f- Você pode ter enfrentado um vendaval interno diante das escolhas que fez e dos desafios da sua vida, mas é certo que você vem aprendendo como superá-los, e isso é o mais importante neste momento!
2-Por trás dos fatos:
Pense em numa pessoa do seu convívio que você admira muito e que gostaria de entrevistar para falar sobre as escolhas e decisões que ela já tomou na vida, e quais foram os ensinamentos que ela conseguiu extrair. Para isso, antes, elabore as questões dessa entrevista.Escreva cada um dos questionamentos no seu Diário de Práticas e Vivências.
.A pessoa que vou entrevistar é:
.Eu escolhi esta pessoa porque:
Abaixo, seguem algumas sugestões para você tomar como referência sobre as questões que terá que elaborar:
a-Você já teve que lidar com uma decisão difícil? Pode falar sobre isso e o quanto acredita que essa decisão fez você buscar dentro de si o que realmente queria?
b- Houve alguma decisão na sua vida que o(a) fez se desfazer da estrutura que era a sua base e segurança? O que aconteceu depois disso?
c- O que você diria sobre a afirmação: “Todo mundo erra”?
d- Das decisões que já tomou, tem alguma que você gostaria de ter uma segunda oportunidade de decidir? Por quê?
e- Você já decidiu algo por não saber dizer “não” a uma pessoa? Quais foram as consequências disso para a sua vida?
f- O que você poderia dizer sobre a importância de pensar no futuro e como fazer escolhas acertadas na vida?
3-Fazer escolhas e se preparar para o futuro
Na hora de fazer escolhas e bater o martelo para uma decisão, é comum se deparar com diferentes opções. Essa dificuldade em  eleger o caminho correto, aquele que parece mais proveitoso, ou ainda, aquele que apresenta menos riscos, é algo que se enfrenta o tempo todo,pois isso está presente no cotidiano da vida de qualquer pessoa. Por exemplo: quem nunca se perguntou várias vezes sobre o que fazer para ganhar mais tempo livre? Sobre qual é a melhor forma de abordar alguém para tratar de um assunto delicado ou para pedir desculpas a alguém?Ou seja, o tempo todo existem escolhas a fazer e o que muda é a complexidade delas, pois existem umas que implicam mais decisões difíceis.Sobre isso, pense em alguma escolha complexa que você já teve que fazer ao longo do seu Projeto de Vida e pontue, no seu Diário de Práticas e Vivências, os principais dilemas que você vivenciou diante da decisão que tomou, conforme o que se pede na planilha que segue abaixo:
a-Qual foi a escolha mais complexa que você já teve que fazer no seu Projeto de Vida?
b- Quais foram os dilemas que você vivenciou antes de tomar a sua decisão?
c- Atualmente, como você se sente em relação à escolha e à
decisão que tomou?




ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 30/08 ATÉ  04/09
ATIVIDADES:
Professora:Glaúcia
Disciplina: Projeto de Vida
Ano: 9C 9D
Atividades da semana dos dias: 17/08 a 2108 
Entregar até o dia 04/09
As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos,ou   digitadas,entregar:Via WhatsApp,pelo Google classroom e pelo e-mail glauciavaleria48@gamil.com
Para a entrega das atividades atendes-se a colocar: Nome completo, série, escola e matéria.
Onde será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP,Blog da escola,Google classroom.
Atendimento para dúvidas: Segunda-Feira,Quarta-feira,Sexta-feira
Horário: 7h às 20h
-Tema: ``Projeto de Vida e seus Degraus:onde estou?´´
Situação de Aprendizagem 3º bimestre- caderno do aluno- pag.145,146
-Habilidades: organização,persistência e determinação.
-Objetivo: refletir acerca dos passos dados para o alcance das metas e expectativas do projeto de Vida.
-Atividade: De volta ao Plano!
Conforme você vem aprendendo nas aulas do Projeto de vida,a organização é imprescindível não apenas para que possa aprender algo novo,mas para movimentar o que é preciso par atingir os seus objetivos.Dessa forma,a organização das informações do seu projeto,por meio de um Plano de Ação,deve ter possibilitado grandes descobertas a respeito de si e avanço na direção da realização do seu sonho.
-Atividades responda.
1-   Houve mudança importantes no foco de seu Projeto de Vida?Quais?Por exemplo:Você mudou o seu Sonho e/ou mudou a prioridade no alcance dos objetivos do seu Plano de Ação?
2-   Descreva,também,quais foram os seus avanços no alcance das suas metas e o que é preciso agora para alcançar os objetivos que ainda faltam.
3-   Quais metas foram mais fáceis de serem alcançadas no seu Plano de Ação?O que você acredita que possibilitou a sua realização?
4-   Preencha a ficha:Quando refletimos sobre nossos Projetos de Vida,temos a oportunidade de compreender e desenvolver a competência socioemocionais:organização,persistência e determinação para alcançar as nossas próprias metas propostas.
Essas competências permitem que trabalhem de forma eficiente,buscando superar os obstáculos que surgem ao longo do caminho.
Preencha suas expectativas:
-Plano Estratégico-
.Valores:
.Premissas:
.Prioridades:
.Indicadores e metas:
-Missão-
.Objetivos
-Visão-
.Estratégica:

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ  21/08

ATIVIDADES:
Professora:Glaúcia
Disciplina: Projeto de Vida.
Ano:2A,2B E.M.
Atividades da semana dos dias: 17/08 a 21/08
Entregar até o dia 24/08                                  
As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos,ou digitadas,entregar:Via WhatsApp,pelo Google classroom e pelo e-mail glauciavaleria48@gamil.com
Para a entrega das atividades atendes-se a colocar: Nome completo, série, escola e matéria.
Onde será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP,Blog da escola,Google classroom.
Atendimento para dúvidas: Segunda-Feira,Quarta-feira,Sexta-feira
Horário: 7h às 20h
-Aula do CMSP do dia 12/08/
-Tema: ``Retomando algumas competências socioemocionais no
 2º bimestre.´´
-Objetivo: Refletimos e retomarmos algumas competências fundamentais abordadas no decorrer do 2º bimestre e aprofundarmo-nos nelas.
-Habilidades: novas experiências intelectuais,culturais e estéticas,à importância da responsabilidade em todo trajeto da sua formação.
Atividades:
1-Reflexão consulte sua memória:Lembrando das aulas que teve no decorrer do 2º bimestre,cite aquela que você considera essencial para o seu desenvolvimento pessoal.
2-Com a pandemia,nossa maneira de estudar foi modificada,mas isso não significa que você não deve manter uma rotina de ESTUDO.
a) Quanto tempo você tem reservado no seu dia para estudar?
b) Coloque no papel sua rotina de estudo semanal.
c) Qual foi o último livro que você leu?
d) O você está lendo atualmente?
e) Coloca um trecho do livro que você está lendo.



 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ  17/08
ATIVIDADES:
Professora:Glaúcia
Disciplina: Projeto de Vida.
Ano:2A,2B E.M.
Atividades da semana dos dias: 10/08 a 14/08
As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos,ou digitadas,entregar:Via WhatsApp,pelo Google classroom e pelo e-mail glauciavaleria48@gamil.com
Para a entrega das atividades atendes-se a colocar: Nome completo, série, escola e matéria.
Onde será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP,Blog da escola,Google classroom.
Atendimento para dúvidas: Segunda-Feira,Quarta-feira,Sexta-feira
Horário: 7h às 20h
-Caderno do aluno-
-Tema: `` NOSSO CARTÃO POSTAL.´´
-Objetivo: Refletir sobre a própria relação que estabelece com o espaço em que vive como meio para uma nova leitura de mundo e posicionamento diante da vida.
-Habilidades:Organização,Iniciativasocial, Imaginação Criativa e Interesse Artístico.
-Atividade: Imagem e Vida.                        
a)Pensem nas imagens que vem à cabeça sobre o lugar onde vivem ou o lugar onde a escola está situada e o seu bairro.
b)Estudantes pensem quais sensações o lugar pensado desperta em você, gera pertencimento, reforça suas raízes, dá segurança e o que significa fazerem parte dele.  Assim, pensar sobre isso é dar sentido próprio ao lugar em que vive, cheio de pessoas, pinturas, texturas, cheiros, imagens e sons. É, conhecer a própria forma de ser e estar no espaço ou melhor, em um lugar para “chamar de seu”.
c) Você vai tirar algumas fotos(até 4) desses lugares,você pode estar na foto e explicar porque dessas fotos,lugar onde vive e lugares onde está a escola,e o seu bairro.


 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ  07/08
ATIVIDADES:
Professora:Glaúcia
Disciplina: Projeto de Vida.
Ano:2A,2B E.M.
Atividades da semana dos dias: 03/08 a 07/08
As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos,ou digitadas,entregar:Via WhatsApp,pelo Google classroom e pelo e-mail glauciavaleria48@gamil.com
Para a entrega das atividades atendes-se a colocar: Nome completo, série, escola e matéria.
Onde será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP,Blog da escola,Google classroom.
Atendimento para dúvidas: Segunda-Feira,Quarta-feira,Sexta-feira
Horário: 7h às 20h
Tema:`` Missão Extraordinária-Vamos Juntos.´´-
Aula do dia 29/07-CMSP
-Habilidades:
Tolerância à frustração;entusiasmo;foco;determinação;interesse artístico;respeito.
-Objetivo: Amadurecer a reflexões baseadas sobre a criatividade.
-Competências socioemocionais?
São as nossas capacidades individuais que se manifestam por meio de nossos pensamentos, sentimentos, comportamentos, atitudes e valore, para que possamos viver e conviver melhor.
-Atividade:Missão Extraordinária -Vamos Juntos.
 Frase: ``Meu quintal é maior que o mundo.´´Manoel de Barros
a)Faça uma frase da reflexão do poema de Manoel de Barros,use sua imaginação criativa.
b)Quais dessas competências faz mais sentido para você?
Tolerância a frustação;Entusiasmo;Foco;Determinação;Interesse artítico;Respeito.
c)Diante dessa Pandemia que mudou a vida de todo mundo,qual foi o maior desafio que você enfrentou nos últimos meses?
d)Pense e anote uma ou duas competências,que ajudou você a superar esse grande desafio ou pelo menos a lidar melhor com ele.
e)Registre no diário de prática ou no seu caderno de classe como essa competência foi acionada na sua vida, dê exemplos das ações em que você exercitou a competência como: um texto, desenho ou foto.


 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/07 ATÉ  31/07

ATIVIDADES:
Professora:Glaúcia
Disciplina: Projeto de Vida.
Ano:2A,2B E.M.
Atividades da semana dos dias: 27/07/ a 31/07/
As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos,ou digitadas,entregar:Via WhatsApp,pelo Google classroom e pelo e-mail glauciavaleria48@gamil.com
Para a entrega das atividades atendes-se a colocar: Nome completo, série, escola e matéria.
Onde será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP,Blog da escola,Google classroom.
Atendimento para dúvidas: Segunda-Feira,Quarta-feira,Sexta-feira
Horário: 7h às 20h
-Retomando o conteúdo do 2º Bimestre.
-Revisão das atividades anteriores,tirar dúvidas e entrega dos conteúdos.
08/06 a 12/06 ``Sucesso.´´
15/06 a 19/06 `` Quais Competências podem te auxiliar no processo de Aprendizagem?´´´
26/07 a 29/06 ``Um dia tudo ``Clica´´e faz sentido.´´
06/07 a 10/07 `` Tirando Projeto do Papel.´´
13/07 a 17/07 `` Nunca Desista dos seus Sonhos.´´
20/07 a 24/07 `` O que minha Comunidade pode fazer pela escola.´´Cartaz
-Com participação e apresentações das produções dos estudantes nos grupos das turmas.


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 20/07 ATÉ  24/07
Professora:Glaúcia
Disciplina: Projeto de Vida.
Ano:2A,2B-E.M.
Atividades da semana dos dias: 20/07/ a 24/07/
Podem ser entregues até: 30/07
As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos,ou digitadas,entregar:Via WhatsApp,pelo Google classroom e também pode me entregar pelo e-mail glauciavaleria48@gamil.com
Para a entrega das atividades atendes-se a colocar: Nome completo, série, escola e matéria.
Onde será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP,Blog da escola,Google classroom.
Atendimento para dúvidas: Segunda-Feira,Quarta-feira,Sexta-feira
Horário: 7h às 20h.

Trabalho de Projeto de Vida.
Tema:``O que minha comunidade pode fazer pela escola.´´
-Competências socioemocionais em foco: Assertividade, Empatia,Imaginação criativa,desenvolvimento cognitivo e no aprimoramento das habilidades intelectuais dos alunos.
-Objetivo: trabalhar na construção de uma relação positiva com a comunidade do entorno é muito importante,para o desenvolvimento da escola e dos próprios alunos e assim ampliar sua formação e seu senso de comprometimento com a comunidade em que vive e com o mundo a seu redor.

-Texto: `` Minha escola e a Comunidade.´´
É um grupo de pessoas que reside em uma área geográfica determinada e compartilham um modo de vida e uma cultura em comum. Cada integrante faz parte de uma história compartilhada, com os mesmos objetivos, com uma identidade. Comunidade não é somente as pessoas que a compõem.
Em geral, uma comunidade já existia antes do nascimento de qualquer residente atual e o normal é que continue existindo. É algo que vai além de seus integrantes, de seus residentes. Trata-se de um conjunto de interações, de práticas que têm um sentido e atendem às expectativas de seus membros – não somente ações, mas esperanças, valores, crenças e significados.
As comunidades nascem como espaços de troca, com necessidades para a vida cotidiana. As feiras de hoje têm origem nos antigos mercados de troca. Na comunidade, fixam-se pessoas e suas residências, criam-se vias de transporte e locais onde se desenvolvem várias atividades econômicas e administrativas, ao lado de atividades culturais e sociais.
Obras e serviços se multiplicam para dar conta de atender às demandas da população: trabalhadores, comerciantes, novos proprietários, pessoas responsáveis pelos serviços públicos e privados, organizações não governamentais (ONG). As comunidades possuem identidade e apresentam alguns aspectos que as tornam singulares, pois sua história varia de acordo com modos de vida e ocupação, além de características históricas, sociais e culturais.
Em torno delas, há as comunidades maiores ou menores, que se ajudam mutuamente em relação a educação, saúde, transporte. Existem, assim, vários tipos de comunidade.As comunidades transcendem a soma das vidas de seus membros. O crescimento delas traz novas questões para seus habitantes, sendo necessária uma adaptação constante para dar conta das demandas sociais e econômicas, bem como de seu ritmo de expansão.
É importante conhecer a comunidade na qual a escola está inserida. Para que os alunos desenvolvam seu Projeto de Vida, têm de conhecer os lugares, as atividades, as possibilidades e os limites de sua comunidade. Precisam pensar em como ela pode contribuir para sua formação, em como a escola e a comunidade podem ampliar sua visão de mundo e a de seus familiares, para que todos juntos favoreçam seu desenvolvimento e se responsabilizem pela construção de seu Projeto de Vida; ou seja, família, escola e comunidade trabalham juntas. Caderno do aluno 2014.

1-Pesquisa: EU GOSTARIA QUE MINHA COMUNIDADE TIVESSE…
.Estudante, pense e reflita a respeito da comunidade na qual a sua escola está?Inserida, bem como em tudo o que ela oferece (comércios, serviços privados ou públicos, bancos, padarias, lojas, shopping center, posto de saúde, posto policial, correios etc). Você pode utilizar, caso seja possível, os recursos do Google Maps. De toda maneira, o mapa cartográfico da região é um excelente recurso, localiza a cidade em que vivem, seus contornos e suas fronteiras, além das configurações internas: bairros, centros comerciais, vilas, campo.
2-Responda:
a) O que é definição de ``Comunidade.´´
b) O que é comum e o que é diferente entre os diversos tipos de comunidades?
c)Planeje um roteiro de pesquisa sobre a comunidade em que vivem: Quais são as perguntas importantes para conhecer algumas informações essenciais sobre a comunidade?História, população, características geográficas, tipo de clima, atividades econômicas e comerciais, equipamentos de saúde, educação, cultura e esportes.
d) Elabore uma lista das coisas que gostaria que sua comunidade tivesse ou uma lista de serviços que ajudariam no dia a dia das pessoas.
e) O que sei sobre minha comunidade? Faça um texto narrativo,de caráter mais subjetivo,de 20 linhas.

3- Confeccione um painel:
Tema: `` Minha comunidade.´´
. Colocar:Nome;Série;Data;Matéria;Escola.
-Modo de fazer e material necessário:
.Cartolina branca,com borda de 5 centímetros nas laterais;
.Faça um texto expositivo-descritivo, que resultou da pesquisa realizada, no mínimo 20 linhas;digitar o texto;(fonte:Arial Black);(letra 14);negrito;alinhar texto á esquerda.
.Desenhe: `` A comunidade dos meus sonhos.´´

Obs: tirar foto e enviar: e-mail: glaúciavaléria48@gamil.com
Guardar o painel em boas condições para futura exposição na escola.






ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 13/07 ATÉ 17/07
ATIVIDADES:
Professora:Glaúcia
Disciplina: Projeto de Vida.
Ano:2A,2B-E.M.
Atividades da semana dos dias: 13/07/ a 17/07/
Podem ser entregues até: 19/07
As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos,ou digitadas,entregar:Via WhatsApp,pelo Google classroom e também pode me entregar pelo e-mail glauciavaleria48@gamil.com
Para a entrega das atividades atendes-se a colocar: Nome completo, série, escola e matéria.
Onde será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP,Blog da escola,Google classroom.
Atendimento para dúvidas: Segunda-Feira,Quarta-feira,Sexta-feira
Horário: 7h às 20h.
-Caderno do aluno-pg.155,156
-Situação de Aprendizagem 5:
``Nunca desista dos seus sonhos.´´
.Objetivo: Promover o autoconhecimento e o desenvolvimento socioemocional a partir da atividade gamificada de avaliação formativa de competências socioemocionais.
.Competências socioemocionais em foco: respeito,empatia,assertividade.
ATIVIDADE: DESAFIO DOS SUPERPODERES!
MISSÃO: ESTAMOS ACIONANDO NOSSOS “SUPERPODERES”?
HORA DE DAR ASAS À IMAGINAÇÃO!
Para registrar sua reflexão, faça um desenho em seu Diário de Prática e Vivências ou no caderno de classe,que simbolize a sua relação com as duas competências socioemocionais como desafio de desenvolvimento para o ano.
ex:competências socioemocionais como o respeito, a empatia e a assertividade,etc.
Pense em um ponto positivo e um ponto que pode ser melhorado para que você desenvolva melhor essa competência.
O objetivo do desenho é possibilitar aos estudantes que organizem seus pensamentos e experiências.
-Atividade: Elaborar um desenho com duas competências socioemocionais escolhida por você.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 06/07 ATÉ 10/07

ATIVIDADES:
Professora:Glaúcia
Disciplina: Projeto de Vida.
Ano:2A,2B-E.M.
Atividades da semana dos dias: 06/07/ a 10/07/
Podem ser entregues até: 13/07
As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos,ou digitadas,entregar:Via WhatsApp,pelo Google classroom e também pode me entregar pelo e-mail glauciavaleria48@gamil.com
Para a entrega das atividades atendes-se a colocar: Nome completo, série, escola e matéria.
Onde será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP,Blog da escola,Google classroom.
Atendimento para dúvidas: Segunda-Feira,Quarta-feira,Sexta-feira
Horário: 7h às 20h

Caderno do Aluno-pg.154,155
ATIVIDADE:``TIRANDO PROJETOS DO PAPEL´´.
-Competências socioemocionais em foco: Foco, Determinação, Persistência, Autoconfiança.
 -Objetivos: Desenvolver habilidades relacionada ao seu plano pessoal de projeto de vida,para o alcance do seu sonho.Identificar valores presentes na história de vida familiar para construção do seu Projeto de vida.

-(Nessa atividade você vai precisar rever os registros feitos sobre o seu sonho e o que você acreditava, ou ainda acredita, que seria necessário desenvolver para a construção do seu Projeto de Vida. Em linhas gerais, você vai precisar buscar o que você escreveu sobre os seus passos ou as ações para realizar o seu sonho. Vale lembrar que você já esboçou, no primeiro bimestre, um plano de “desenvolvimento pessoal” sobre isso.Pois bem, talvez você não tenha tanta clareza, mas esse plano foi uma ótima forma de você começar a organizar a sua vida. Assim, tome como referência essas informações que possui, pois elas serão a base para que você, agora, busque modos criativos de realizar o que você deseja).
Situação de Aprendizagem 4: Na ponta do lápis
1.   Escreva as suas ideias e ações que deverão delinear um caminho para o alcance do que você deseja. Lembre-se que o seu sonho é o mais importante,busque realizá-lo.
2.   Abaixo segue um roteiro que facilitará nessa primeira escrita:
 • Além do sonho que você tem, o que mais você sabe sobre você?
• Cite três objetivos que você considera os mais importantes de serem alcançados para a realização do seu sonho.
• Considerando os três objetivos mencionados por você anteriormente, quais as ações você precisa definir para alcançá-los?
 • Cite o nome de duas pessoas que podem lhe auxiliar no alcance dos seus objetivos.
• Cite três formas ou caminhos para você alcançar o que sonha.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 29/06 ATÉ 03/07
Professora:Glaúcia
Disciplina:Projeto de Vida.
Ano:2ºA,2ºB Ensino Médio
Atividades da semana dos dias:27/06 a 03/07
Podem ser entregues até: 03/07
 As atividades devem ser feitas no caderno do aluno e se precisar no de classe enviadas por fotos,ou digitadas entregar :Via WhatsApp,pelo Google classroom e também pode me entregar pelo e-mail glauciavaleria48@gamil.com
Lembrando:Para mim o meio mais prático de verificar as atividades é pelo classroom,porém,ninguém será prejudicado caso envie por outros meios.
Para a entrega das atividades atendes-se a colocar: Nome completo, série, escola e matéria.
Onde será disponibilizada a aula: Através do aplicativo CMSP,Blog da escola,Google classroom.
Atendimento para dúvidas: Segunda-Feira,Quarta-feira,Sexta-feira
Horário: 7h às 20h
Habilidades: Os estudantes devem conseguir refletir sobre os seus desejos e objetivos,aprendendo a se organizar,manter o foco,estabelecer metas e definir estratégias.
Objetivo: Vivenciar momentos de estudo com os colegas de turma para otimização da própria aprendizagem, superação dos desafios e aprender junto.

-ATIVIDADE: APRENDENDO E ESTUDANDO JUNTOS pgs.153,154
Situação de aprendizagem 3: ``Junto é melhor!´´
1.    Escolha um conteúdo de uma das disciplinas curriculares para estudar na qual você tem mais dificuldade ex: matemática.
2.     Registre no seu Diário de Práticas e Vivências ou no caderno de classe.
a) O que você conseguiu aprender que tinha mais dificuldade?
b) Quais as dificuldades enfrentadas na organização do estudo?
c) Quais as vantagens que você identifica na forma de estudo utilizada nesta aula para melhoria nesta aula?
 d) O que você pensa sobre:
• Dar é melhor do que receber.
• Dividir o que se sabe implica em ter consideração com os demais e ampliar os horizontes sobre o mundo.
e) Você se considera uma pessoa capaz de compartilhar aprendizado? Justifique a sua resposta





ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 26/05 ATÉ 29/05

ATIVIDADES:
Projeto de Vida: E.M.
Dias: 22/06 a 26/06
Prof.Glaúcia-Enviar no e-mail: glauciavaleria48@gamil.com
Caderno do aluno-2º Bimestre-Páginas: 152,153- Leitura e responder no caderno de classe.
Atividade:s Um Dia Tudo``Clica´´e faz sentido!
-Situação de Aprendizagem 1- Lugar preferido
Responder as perguntas 1 e 2:
1-    Pense em um lugar em que mais gosta de frequentar.
2-    Descreva o que faz desse lugar o seu preferido.
-Situação de Aprendizagem 2- Representação Visual .
 Atividade:Reflita e responde:
• Como os componentes curriculares se organizam por área do conhecimento?
• Quais componentes curriculares parecem ter mais proximidade de conteúdos entre si?
 • Existem critérios na ordem dos conteúdos escolares apresentados em cada bimestre? Quais critérios foram usados para isso?
• É possível aprender os conteúdos dos componentes curriculares de acordo com o que você vivencia na sua rotina e prática escolar? Como
• Como deve ser um currículo que é centrado no estudante (em você)?
. Agora construa um desenho sobre como vocês entendem a organização das disciplinas/componentes curriculares.

RESPONDER O LINK ABAIXO


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 15/06 ATÉ 19/06

ATIVIDADES:
Eletiva –Prof.Glaúcia-Enviar no e-mail: glauciavaleria48@gmail.com
Dias: 15/06 a 19/06
Horários de atendimento pelo whatsapp:segunda-feira,quarta-feira,quinta-feira dás 13h às18h.
Tema: Quais competências podem te auxiliar no processo de aprendizagem?
(Persistência- Confiança- Assertividade- Imaginação criativa)
.Competências são um conjunto de habilidades aprendidas e que conseguimos colocar em prática por meio de atitudes e comportamentos para que possamos resolver situações problemas de forma assertiva, além de mobilizar conhecimentos para realização de determinada atividade coletiva ou individual.
Atividades:
     1-      Faça uma lista com os componentes curriculares que você  tem menos facilidade e que tem mais facilidade.
     2-      Coloque ao lado desta lista o que você não conseguiu aprender em cada componente e o que você mais gosta de aprender.
     3-      Avalie como você está desenvolvendo as atividades e como você pode recuperar este aprendizado e quem pode te auxiliar neste processo. Como você lida com as dificuldades que tem em algum componentes curriculares?
     4-      Como desenvolver um plano de pessoal de estudo que ajude em minha aprendizagem?Qual estratégia usa para me organizar para estudar?



ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/06 ATÉ 12/06
ATIVIDADES:

Dias: 08/06 a 12/06
Horários de atendimento pelo whatsapp:segunda-feira,quarta-feira,quinta-feira dás 13h às18h.
Prof. Glaúcia.
.Atividade pesquisa.
.Fazer uma biografia da pessoa que você conhece de ``Sucesso´´.
Colocar os seus valores,qualidades,pontos fortes...

.A entrevista pode ser de pessoas mais próxima sua,ou publica exemplo um artista.
.Sobre a pesquisa: Pense como essas habilidades,valores,atitudes e ações contribuíram para que essa pessoa atingisse os seus sonhos.
.Qual é a importância das decisões que ela tomou?Para chegar nesse sucesso?
Obs: Enviar no e-mail: glauciavaleria48@gmail.com



ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 26/05 ATÉ 29/05

ATIVIDADES
Prof.Glaúcia-25/05 a 29/05.
Revisão das atividades anteriores,tirar dúvidas e entrega dos conteúdos.
Apresentações das produções dos estudantes participação nos grupos da turma.Horário que ficarei onlaine para tirar dúvida:27/05,28/05:13h às 18h.
.Caderno do aluno-pg.56-``Como penso,sinto,ajo,decido´´.
.Caderno do aluno-pg.138,139,140-``Eu e o mundo em transformação´´.
.Caderno do aluno-pg.141,142-``Zona de Conforto,acomodação,superação,realização´´.
.Caderno do aluno-pg.143-``Equação´´ do Sucesso.
.Atividade ``Eu e meus propósitos´´elaborar um plano de atividade,determinar uma fragilidade,e indicar uma ação que deverá desenvolver dessa fragilidade.
.Diante da situação de pandemia como colocar em prática os valores estudados?
Obs: Enviar no e-mail: glauciavaleria48@gmail.com




ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 18/05 ATÉ 22/05
ATIVIDADES


Tema:``Eu e me propósitos´´
Atividade: elabore um plano de desenvolvimento pessoal.
1)Determine uma fragilidade a ser trabalhadas.
2)Encontre uma pessoa que poderá auxiliar você nesse processo.
3)Indique pelo menos uma ação que deverá ser praticada para o desenvolvimento da competência escolhida e porque.
(ex:entusiamos,determinação,organização,foco,persistência,
responsabilidade, assertividade e empatia).
4)Quais são seu ponto forte e a sua maior fragilidade? Justifique sua resposta dando exemplos.
5) Diante da situação atual,em que assistimos diariamente a notícias graves e triste causadas pela situação de pandemia,como poderíamos colocar em práticas valores estudados?
Obs: enviar no e-mail:glauciavaleria48@gmail.com


PARA A SEMANA DO DIA 11/05 ATÉ 15/05


ATIVIDADES

Situação de aprendizagem 4: página:143
``Equação ´´ do sucesso.
Atividade:
2- Descreva,em um parágrafo,uma pessoa que você considera bem-sucedida.Em seguida,preencha a`` equação do sucesso´´com os valores,habilidades,competências e atitudes que enxerga nela.
Obs:enviar no e-mail:glauciavaleria@gmail.com


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 04/05 ATÉ 08/05


ATIVIDADES
Caderno do aluno
-Situação de Aprendizagem 3.2-Capacidade de Adaptação:Páginas 140,141,142
``Eu e o Mundo em Transformação´´
.Atividades Individual: Entre em Ação
 Responder as questões:
Avaliação:
...Uma mudança que ocorreu na minha vida e que gerou a necessidade de eu me adaptar foi...
-E responder os exemplos das:
. Zona de Conforto
.Zona de Acomodação
.Zona de Superação
.Zona de Inovação ou de Realização
-Responder as questões A,B,C .-Página 142.
Obs Fazer em folha separada enviar para o
 E-mail:glauciavaleria48@gamil.com




ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/04 ATÉ 01/05


ATIVIDADES
CADERNO DO ALUNO-Situação de Aprendizagem 3.1-
 Capacidade de Adaptação: Páginas 138,139,140
``Eu e o Mundo em Transformação´´
-Responder as questões:
.O que descobri com pessoas da minha Família.
.O que descobri com meus vizinhos.
-Preencha o quadro a seguir.
-Responder as questões 1 e 2.
(Obs Fazer em folha separada ou enviar para o
 E-mail:glauciavaleria48@gamil.com.br)



Matéria Projeto de Vida

Conteúdo para os dias 23/03 a 02/04.
Professora Glaúcia
Caderno do Aluno
Página 56-Missão3: Identificando Minhas Competências.
`` Como penso,sinto,ajo,decido?´´
.Fazer uma reflexão e registrar por escrito.
.Página 58-Responder
.Quem Sou,o que gosto de fazer,como me vejo no Presente e no Futuro?
.Preencher o quadro do Autoconhecimento.
.Registrar os acontecimentos da semana no Diário de Pratica e Vivencias (Tema:CORONAVÍRUS).
OBS: Se for preciso usar o caderno de classe para registrar os conteúdos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário