terça-feira, 8 de dezembro de 2020

FÍSICA

ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12

Semana de Estudos Intensivos 4º bimestre 

RECUPERAÇÃO – Prof. Simeire    Orientações para as atividades: 

-          horário da aula CM: terça-feira às 17:45 – 18:30  

-          assistir à aula: https://youtu.be/Usc90EIkfQs, https://youtu.be/uEs2BmOB8IU e https://youtu.be/XEnv6rU23j8  - período da atividade: 07/12 à 14/12

-          entrega das atividades: 14/12

-          como entregar: e-mail, WhatsApp e Google ClassRoom. 

As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google ClassRoom todas as segundas-feiras.

LUZ: FONTES E CARACTERÍSTICAS FÍSICAS

Por todos os lugares que passamos e entramos, enxergamos coisas, objetos, pessoas. Alguns necessitam de uma “mãozinha” para enxergar por meio dos óculos, lentes ou outros aparatos. Compramos coisas nos baseando em cores e na aparência. Conseguimos ler o jornal que tem uma letra bem pequena e também a escrita bem grande de um outdoor. Nos vemos no espelho. Tudo isso, graças ao estudo da óptica na física. Neste tema vamos “iluminar” muitos conhecimentos novos e trazer à tona conhecimentos que já temos para explicar e entender fenômenos que envolvem luz, lentes, espelhos e visão. Para começar, vamos pensar e responder às seguintes questões:

 

1)      O que emite luz?   

 

2)      O que reflete luz? 

 

3)      O que bloqueia a passagem de luz? 

 

4)      O que permite a passagem da luz?

 

5)      Cite 3 exemplos de acordo com cada característica definida abaixo:

 

Produtores de luz               Refletores de luz              Refratores da luz          Absorvedores de luz

 

Ex: lâmpada                        -                                           -                                       - -                                           -                                           -                                       -

-                                           -                                           -                                       - 

 

 

6) (ENEM 2001 - adaptado) Gilberto Gil usa na letra da música “Seu Olhar”, de 1984, a palavra composta anos-luz. O sentido prático, em geral, não é obrigatoriamente o mesmo que na ciência. Na Física, um ano luz é uma medida que relaciona a velocidade da luz e o tempo de um ano e que, portanto, se refere a (à) (A) tempo.

(B)   aceleração.

(C)   distância. 

(D)  velocidade.

 

PROBLEMAS DE VISÃO: 

1.      Pesquise na internet sobre os problemas de visão: astigmatismo e presbiopia, bem como as lentes necessárias para as respectivas correções. Faça um resumo do que encontrou:

sintomas, lentes e demais informações. 

 

 

Semana de Estudos Intensivos 4º bimestre 

RECUPERAÇÃO – Prof. Simeire 

2.      Vários turistas frequentemente têm tido a oportunidade de viajar para países que utilizam a escala Fahrenheit como referência para medidas da temperatura. Considerando-se que quando um termômetro graduado na escala Fahrenheit assinala 32º F, essa temperatura corresponde ao ponto de gelo, e quando assinala 212º F, trata-se do ponto de vapor. Em um desses países, um turista observou que um termômetro assinalava temperatura de 74,3º F. Assinale a alternativa que apresenta a temperatura, na escala Celsius, correspondente à temperatura observada pelo turista.

a)      12,2º C.

b)      18,7º C.

c)      23,5º C.

d)     30º C.

e)      33,5º C.

 

Calor e temperatura: 1. (ENEM) Em nosso cotidiano, utilizamos as palavras “calor” e “temperatura” de forma diferente de como elas são usadas no meio científico. Na linguagem corrente, calor é identificado como “algo quente” e temperatura mede a “quantidade de calor de um corpo”. Esses significados, no entanto, não conseguem explicar diversas situações que podem ser verificadas na prática.

Do ponto de vista científico, que situação prática mostra a limitação dos conceitos corriqueiros de calor e temperatura?

a)   A temperatura da água pode ficar constante durante o tempo em que estiver fervendo.

b)  Uma mãe coloca a mão na água da banheira do bebê para verificar a temperatura da água.

c)   A chama de um fogão pode ser usada para aumentar a temperatura da água em uma panela

d)  A água quente que está em uma caneca é passada para outra caneca a fim de diminuir sua temperatura.

e)   Um forno pode fornecer calor para uma vasilha de água que está em seu interior com menor temperatura do que a dele.

 

2. Assinale a alternativa que define corretamente calor.

a)   Trata-se de um sinônimo de temperatura em um sistema.

b)  É uma forma de energia contida no sistema.

c)   É uma energia em trânsito, de um sistema a outro, devido à diferença de temperatura entre eles.

d)  É uma forma de energia superabundante nos corpos quentes.

e)   É uma forma de energia em trânsito do corpo mais frio para o corpo mais quente.

 

3. (Enem) Uma garrafa de vidro e uma lata de alumínio, cada uma contendo 330 ml de refrigerante, são mantidas em um refrigerador pelo mesmo longo período de tempo. Ao retirá-las do refrigerador com as mãos desprotegidas, tem-se a sensação de que a lata está mais fria que a garrafa.

É correto afirmar que:

a)  a lata está realmente mais fria, pois a capacidade calorífica da garrafa é maior que a da lata.

b)  a lata está de fato menos fria que a garrafa, pois o vidro possui condutividade menor que o alumínio.

c)  a garrafa e a lata estão à mesma temperatura, possuem a mesma condutividade térmica, e a sensação deve-se à diferença nos calores específicos.

d) a garrafa e a lata estão à mesma temperatura, e a sensação é devida ao fato de a condutividade térmica do alumínio ser maior que a do vidro.

e)  a garrafa e a lata estão à mesma temperatura, e a sensação é devida ao fato de a condutividade térmica do vidro ser maior que a do alumínio.

 

 

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12

  Orientações para as atividades:

- horário da aula CM: terça-feira às 17:45 – 18:30 

- assistir à aula: https://youtu.be/XEnv6rU23j8

- período da atividade: 30/11 à 07/12

- entrega das atividades: 07/12

- como entregar: e-mail, WhatsApp e Google ClassRoom.

As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google ClassRoom todas as segundas-feiras.

Calor e temperatura (revisão):

 

1. (ENEM) Em nosso cotidiano, utilizamos as palavras “calor” e “temperatura” de forma diferente de como elas são usadas no meio científico. Na linguagem corrente, calor é identificado como “algo quente” e temperatura mede a “quantidade de calor de um corpo”. Esses significados, no entanto, não conseguem explicar diversas situações que podem ser verificadas na prática.

Do ponto de vista científico, que situação prática mostra a limitação dos conceitos corriqueiros de calor e temperatura?

a) A temperatura da água pode ficar constante durante o tempo em que estiver fervendo.

b) Uma mãe coloca a mão na água da banheira do bebê para verificar a temperatura da água.

c) A chama de um fogão pode ser usada para aumentar a temperatura da água em uma panela

d) A água quente que está em uma caneca é passada para outra caneca a fim de diminuir sua temperatura.

e) Um forno pode fornecer calor para uma vasilha de água que está em seu interior com menor temperatura do que a dele.

 

2. Assinale a alternativa que define corretamente calor.

a) Trata-se de um sinônimo de temperatura em um sistema.

b) É uma forma de energia contida no sistema.

c) É uma energia em trânsito, de um sistema a outro, devido à diferença de temperatura entre eles.

d) É uma forma de energia superabundante nos corpos quentes.

e) É uma forma de energia em trânsito do corpo mais frio para o corpo mais quente.

 

3. (Enem) Uma garrafa de vidro e uma lata de alumínio, cada uma contendo 330 ml de refrigerante, são mantidas em um refrigerador pelo mesmo longo período de tempo. Ao retirá-las do refrigerador com as mãos desprotegidas, tem-se a sensação de que a lata está mais fria que a garrafa.

É correto afirmar que:

a) a lata está realmente mais fria, pois a capacidade calorífica da garrafa é maior que a da lata.

b) a lata está de fato menos fria que a garrafa, pois o vidro possui condutividade menor que o alumínio.

c) a garrafa e a lata estão à mesma temperatura, possuem a mesma condutividade térmica, e a sensação deve-se à diferença nos calores específicos.

d) a garrafa e a lata estão à mesma temperatura, e a sensação é devida ao fato de a condutividade térmica do alumínio ser maior que a do vidro.

e) a garrafa e a lata estão à mesma temperatura, e a sensação é devida ao fato de a condutividade térmica do vidro ser maior que a do alumínio.

 

 

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11

  Orientações para as atividades:

- horário da aula CM: terça-feira às 17:45 – 18:30 

- assistir à aula: https://youtu.be/uEs2BmOB8IU

- período da atividade: 23/11 à 30/11

- entrega das atividades: 30/11

- como entregar: e-mail, WhatsApp e Google ClassRoom.

As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google ClassRoom todas as segundas-feiras.

 

1.       Pesquise na internet sobre os problemas de visão: astigmatismo e presbiopia, bem como as lentes necessárias para as respectivas correções. Faça um resumo do que encontrou: sintomas, lentes e demais informações.

 

 

2.       Vários turistas frequentemente têm tido a oportunidade de viajar para países que utilizam a escala Fahrenheit como referência para medidas da temperatura. Considerando-se que quando um termômetro graduado na escala Fahrenheit assinala 32º F, essa temperatura corresponde ao ponto de gelo, e quando assinala 212º F, trata-se do ponto de vapor. Em um desses países, um turista observou que um termômetro assinalava temperatura de 74,3º F. Assinale a alternativa que apresenta a temperatura, na escala Celsius, correspondente à temperatura observada pelo turista.

a)       12,2º C.

b)       18,7º C.

c)       23,5º C.

d)       30º C.

e)       33,5º C.

 

 

 

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11

PREZADO ALUNO, 

APLICAÇÃO  DA AVALIAÇÃO  PROCESSUAL,  TERÁ  INICIO , EM 13/11 ATÉ  23/11/2020,SERÁ  ON LINE.
INFORMAMOS DA OBRIGATORIEDADE DA REALIZAÇÃO  DA REFERIDA AVALIAÇÃO, PARA EFEITO DE  MÉDIA  FINAL DO ANO LETIVO DE 2020.
💢A AVALIAÇÃO  CONSTITUE DE 26 QUESTÕES  DE PORTUGUÊS  E 26 DE MATEMÁTICA 
💢SIGA  AS INSTRUÇÕES  PASSO A PASSO PARA ACESSAR A AVALIAÇÃO:
💢ENTRAR NA SED-SECRETARIA ESCOLAR DIGITAL 
https://sed.educacao.sp.gov.br/
PREENCHA OS DADOS DE LOGIN E SENHA 
LOGIN: (NÚMERO  RA)
SENHA: DATA DE NASCIMENTO ( Se não mudou)
NO MENU, SELECIONE AS  OPÇOES:
💢  PEDAGÓGICO 
💢PLATAFORMA  CAED
CLIQUE EM CADERNO 
DE ATIVIDADES  DE PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
CLIQUE EM INICIAR,LEIA COM ATENÇÃO AS QUESTÕES,  ESCOLHA A RESPOSTA CORRETA, CLIQUE EM PRÓXIMO 
CHEGANDO NA ÚLTIMA QUESTÃO,  CLIQUE EM FINALIZAR. APÓS FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR  A PROVA.
APÓS  O INÍCIO  DA AVALIAÇÃO   O ALUNO PODERÁ  FINALIZAR EM ATÉ  48 HORAS CORRIDAS.
O ALUNO QUE NÃO  DISPOR DE RECURSOS  TECNOLÓGICOS,  PODERÁ  FAZER  A AVALIAÇÃO  NA ESCOLA,  NO HORÁRIO  DAS 8:00 ÀS 20: 00 HORAS  , COM OS COORDENADORES BENILTON  OU EDUARDO  SEGUINDO O PROTOCOLO DE SEGURANÇA CONTRA O COVID 
FONE ESCOLA: 3425-3044
3425-2107

OU PODERÁ  REALIZAR A AVALIAÇÃO  PELO APLICATIVO  CAED:
ABRIR O PLAY STORE GOOGLE
PESQUISAR  APLICATIVO:
💢CADERNOS DE ATIVIDADES DE SÃO  PAULO( CAED-UFJF)
CLIQUE  EM ENTRAR
DIGITAR RA E SENHA
APARECERÁ  AS OPÇÕES  DE AVALIAÇÃO  PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
LEIA COM ATENÇÃO , MARCANDO  UMA RESPOSTA
O TEMPO SERÁ  DE 48 HORAS  , PARA RESPONDER ÀS  QUESTÕES,  APÓS  TER  INICIADO O TESTE.
FINALIZAR
APÓS  FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR A PROVA.
CASO VOCÊ  TENHA QUALQUER DÚVIDA,  PEÇA  AJUDA AO SEU PROFESSOR 

💢💢💢💢💢💢💢💢


ALUNOS: NÃO DEIXE PARA ÚLTIMA  HORA , REALIZE O QUANTO ANTES A AVALIAÇÃO   ...
FAÇA  COM ATENÇÃO,  BOA PROVA

💢💢💢💢💢💢💢💢







 

 

-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas:

https://www.youtube.com/watch?v=j389erhv-QY

https://www.youtube.com/watch?v=oB6uaAx4Tek

ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11

  Orientações para as atividades:

- horário da aula CM: terça-feira às 17:45 – 18:30 

- assistir à aula: https://youtu.be/uEs2BmOB8IU

- período da atividade: 09/11 à 16/11

- entrega das atividades: 16/11

- como entregar: e-mail, WhatsApp e Google ClassRoom.

As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google ClassRoom todas as segundas-feiras.

 



 

1.       Com base nas imagens formadas por lentes que você estudou até agora, explique o funcionamento de diferentes instrumentos ópticos, como luneta, microscópio, telescópio e retroprojetor. (Sugiro fazer uma pesquisa.)

 

2.       (ENEM) Num experimento, um professor deixa duas bandejas de mesma massa, uma de plástico e outra de alumínio, sobre a mesa do laboratório. Após algumas horas, ele pede aos alunos que avaliem a temperatura das duas bandejas, usando para isso o tato. Seus alunos afirmam, categoricamente, que a bandeja de alumínio encontra-se numa temperatura mais baixa. Intrigado, ele propõe uma segunda atividade, em que coloca um cubo de gelo sobre cada uma das bandejas, que estão em equilíbrio térmico com o ambiente, e os questiona em qual delas a taxa de derretimento do gelo será maior. O aluno que responder corretamente ao questionamento do professor dirá que o derretimento ocorrerá

 

a)        Mais rapidamente na bandeja de alumínio, pois ela tem uma maior condutividade térmica que a de plástico.

b)        Mais rapidamente na bandeja de plástico, pois ela tem inicialmente uma temperatura mais alta que a de alumínio.

c)        Mais rapidamente na bandeja de plástico, pois ela tem uma maior capacidade térmica que a de alumínio.

d)        Mais rapidamente na bandeja de alumínio, pois ela tem um calor específico menor que a de plástico.

e)        Com a mesma rapidez nas duas bandejas, pois apresentarão a mesma variação de temperatura.

 

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11

  Orientações para as atividades:

- horário da aula CM: terça-feira às 17:45 – 18:30 

- assistir à aula: https://youtu.be/uEs2BmOB8IU

- período da atividade: 03/11 à 09/11

- entrega das atividades: 09/11

- como entregar: e-mail, WhatsApp e Google ClassRoom.

As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google ClassRoom todas as segundas-feiras.

Espelhos esféricos:

Os espelhos esféricos são constituídos de uma superfície lisa e polida, com formato esférico.

Se a parte refletora for interna à superfície, o espelho recebe o nome de espelho côncavo; se for externa, é denominado convexo. A posição e o tamanho das imagens formadas pelos espelhos esféricos também podem ser determinados geometricamente (como nos espelhos planos) pelo comportamento dos raios de luz que partem do objeto e são refletidos após incidirem sobre o espelho. Embora sejam muitos os raios que contribuem para a formação das imagens, podemos selecionar três raios que nos auxiliam a determinar mais simplificadamente suas características:

1) Os raios de luz que incidem no espelho passando pelo seu centro de curvatura (C) refletem-se sobre si mesmos, pois possuem incidência normal (perpendicular) à superfície;

2) Quando os raios de luz incidem no vértice (V) do espelho, são refletidos simetricamente em relação ao seu eixo principal (î = r);

3) Nos espelhos côncavos, os raios de luz que incidem paralelamente e próximos ao eixo principal são refletidos passando por uma região sobre o eixo, denominada foco (F).

Nos espelhos convexos, os raios são desviados, afastando-se do eixo principal, de modo que a posição de seu foco é obtida pelo prolongamento desses raios. No caso dos espelhos convexos, a posição e o tamanho das imagens ficam determinados pelo cruzamento do prolongamento dos raios refletidos, já que esses raios não se cruzam efetivamente. As características das imagens obtidas através dos espelhos convexos são semelhantes, pois esses espelhos formam imagens virtuais (que não podem ser projetadas), direitas e menores em relação ao objeto, independentemente da posição do objeto. Nos espelhos côncavos, entretanto, as imagens formadas possuem características distintas, dependendo da posição do objeto em relação ao espelho.

 

1)      Por que o carro dos BOMBEIROS tem o nome escrito invertido em sua parte frontal?

2)      Como você define um espelho?

3)      Se um raio de luz incidir em um espelho plano com um ângulo de 45°, com qual ângulo ele será refletido?

4)      (ENEM) As moléculas de água são dipolos elétricos que podem se alinhar com o campo elétrico, da mesma forma que uma bússola se alinha com um campo magnético. Quando o campo elétrico oscila, as moléculas de água fazem o mesmo. No forno de micro-ondas, a frequência de oscilação do campo elétrico é igual à frequência natural de rotação das moléculas de água. Assim, a comida é cozida quando o movimento giratório das moléculas de água transfere a energia térmica às moléculas circundantes.

 

A propriedade das ondas que permite, nesse caso, um aumento da energia de rotação das moléculas de água é a

a)      Reflexão.

b)      Refração.

c)      Ressonância.

d)     Superposição.

e)      Difração.

 

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10

Orientações para as atividades:

- horário da aula CM: terça-feira às 17:45 – 18:30 

- assistir à aula: https://youtu.be/-9JhBNrWwaQ

- período da atividade: 26/10 à 02/11

- entrega das atividades: 02/11

- como entregar: e-mail, WhatsApp e Google ClassRoom.

As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google ClassRoom todas as segundas-feiras.

LUZ: FONTES E CARACTERÍSTICAS FÍSICAS

Faça uma pesquisa sobre o funcionamento do olho humano e com essas informações, responda às questões:

 

1)      Por que não conseguimos enxergar quando está totalmente escuro?

 

 

 

2)      Qual é a função dos cones, bastonetes e íris do olho humano?

 

 

 

3)      Como podemos relacionar o princípio de formação de imagem do olho humano ao princípio de funcionamento da câmara escura?

 

 

 

4)      Extra: (ENEM 2002) Nas discussões sobre a existência de vida fora da Terra, Marte tem sido um forte candidato a hospedar vida. No entanto, há ainda uma enorme variação de critérios e considerações sobre a habitabilidade de Marte, especialmente no que diz respeito à existência ou não de água líquida. Alguns dados comparativos entre a Terra e Marte estão apresentados na tabela. Com base nesses dados, é possível afirmar que, dentre os fatores abaixo, aquele mais adverso à existência de água líquida em Marte é sua:



(A) grande distância ao Sol.

(B) massa pequena.

(C) aceleração da gravidade pequena.

(D) temperatura média muito baixa.

 

 

 ATIVIDADES DA SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10

  Orientações para as atividades:

- horário da aula CM: terça-feira às 17:45 – 18:30 

- assistir à aula: https://youtu.be/Usc90EIkfQs

- período da atividade: 19/10 à 26/10

- entrega das atividades: 26/10

- como entregar: e-mail, WhatsApp e Google ClassRoom.

As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google ClassRoom todas as segundas-feiras.

LUZ: FONTES E CARACTERÍSTICAS FÍSICAS

Por todos os lugares que passamos e entramos, enxergamos coisas, objetos, pessoas. Alguns necessitam de uma “mãozinha” para enxergar por meio dos óculos, lentes ou outros aparatos. Compramos coisas nos baseando em cores e na aparência. Conseguimos ler o jornal que tem uma letra bem pequena e também a escrita bem grande de um outdoor. Nos vemos no espelho. Tudo isso, graças ao estudo da óptica na física. Neste tema vamos “iluminar” muitos conhecimentos novos e trazer à tona conhecimentos que já temos para explicar e entender fenômenos que envolvem luz, lentes, espelhos e visão. Para começar, vamos pensar e responder às seguintes questões:

 

1)      O que emite luz?  

 

2)      O que reflete luz?

 

3)      O que bloqueia a passagem de luz?

 

4)      O que permite a passagem da luz?

 

5)      Cite 3 exemplos de acordo com cada característica definida abaixo:

 

Produtores de luz               Refletores de luz              Refratores da luz          Absorvedores de luz

 

Ex: lâmpada                        -                                           -                                       -

-                                           -                                           -                                       -

-                                           -                                           -                                       -

 

 

 

 

6) (ENEM 2001 - adaptado) Gilberto Gil usa na letra da música “Seu Olhar”, de 1984, a palavra composta anos-luz. O sentido prático, em geral, não é obrigatoriamente o mesmo que na ciência. Na Física, um ano luz é uma medida que relaciona a velocidade da luz e o tempo de um ano e que, portanto, se refere a (à)

(A) tempo.

(B) aceleração.

(C) distância.

(D) velocidade.

 

 

 

 

 

 ATIVIDADES DA SEMANA 13/10 ATÉ 16/10

  Orientações para as atividades:

- horário da aula CM: terça-feira às 17:45 – 18:30 

- assistir à aula: https://youtu.be/GkOov4YI4sM

- período da atividade: 13/10 à 19/10

- entrega das atividades: 19/10

- como entregar: e-mail, WhatsApp e Google ClassRoom.

As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google ClassRoom todas as segundas-feiras.

Atividades de revisão:

1. Um homem adulto conversa com outro de modo amistoso e sem elevar o nível sonoro de sua voz. Enquanto isso, duas crianças brincam emitindo gritos eufóricos, pois a brincadeira é um jogo interessante para elas. O que distingue os sons emitidos pelo homem dos emitidos pelas crianças

a) é o timbre, apenas.

b) é a altura, apenas.

c) são a intensidade e o timbre, apenas.

d) são a altura e a intensidade, apenas.

e) são a altura, a intensidade e o timbre.

 

2. A cuíca é um instrumento musical, semelhante a um tambor, com uma haste de madeira presa no centro de uma membrana de couro, pelo lado interno. Friccionando a haste com um pedaço de tecido molhado e pressionando a parte externa da cuíca com o dedo, produz-se uma onda sonora de ronco característico. Quando essa onda sonora propaga-se,

a) sua velocidade diminui.

b) sua amplitude aumenta.

c) há transporte de matéria.

d) aumenta a sua frequência.

e) há propagação de energia.

 

 

 

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10 

  Orientações para as atividades:

- horário da aula CM: terça-feira às 17:45 – 18:30 

- assistir à aula: https://youtu.be/GkOov4YI4sM

- período da atividade: 21/09 à 28/09

- entrega das atividades: 28/09

- como entregar: e-mail, WhatsApp e Google ClassRoom.

As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google ClassRoom todas as segundas-feiras.

 

1.      Pesquise os principais problemas causados pela poluição sonora e como a população, as ONGs e os cientistas podem contribuir para a diminuição destes problemas. Faça um resumo de suas pesquisas de no mínimo 15 linhas.

 

 

2.      Exercício complementar:

 

46 (Enem 2012 - Primeiro Dia)

A eficiência das lâmpadas pode ser comparada utilizando a razão, considerada linear, entre a quantidade de luz produzida e o consumo. A quantidade de luz é medida pelo fluxo luminoso, cuja unidade é o lúmen (lm). O consumo está relacionado à potência elétrica da lâmpada que é medida em watt (W). Por exemplo, uma lâmpada incandescente de 40W emite cerca de 600 lm, enquanto uma lâmpada fluorescente de 40 W emite cerca de 3000 lm.

Disponível em http://tecnologia.terra.com..br.Acesso em: 29 fev. de 2012 (adaptado).

 

A eficiência de uma lâmpada incandescente de 40 W é

a.       Maior que a de uma lâmpada fluorescente de 8 W, que produz menor quantidade de luz.

b.      Maior que a de uma lâmpada fluorescente de 40 W, que produz menor quantidade de luz.

c.       Menor que a de uma lâmpada fluorescente de 8 W, que produz a mesma quantidade de luz.

d.      Menor que a de uma lâmpada fluorescente de 40 W, pois consome maior quantidade de energia.

e.       Igual a de uma lâmpada fluorescente de 4

 

ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09  

 

Orientações para as atividades:

- horário da aula CM: terça-feira às 17:45 – 18:30 

- assistir à aula: https://youtu.be/GkOov4YI4sM

- período da atividade: 21/09 à 28/09

- entrega das atividades: 28/09

- como entregar: e-mail, WhatsApp e Google ClassRoom.

As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google ClassRoom todas as segundas-feiras.

Atividades:

Com certeza você consegue diferenciar o som emitido por uma gaita daquele emitido por um piano. Uma nota musical tem frequência bem específica, independentemente do instrumento que a emite. Desta forma, por que conseguimos distinguir o som do saxofone do som da guitarra?

R:

 



 

1)      Se um violonista deseja produzir notas mais agudas, porém sem mudar a tensão em uma corda, o que ele deve fazer para variar?

 

 

 

2)      O que um violão, um xilofone, uma gaita e um atabaque têm em comum em relação à produção de som?

 

 

 

 

3)      Defina timbre e ressonância sonora.

 

 

 

 

4)      Por que os cães se sentem com medo e ficam acuados ao ouvir fogos de artifício?

 

 

 

 

5)      Uma onda tem frequência de 15Hz e se propaga com velocidade de 300m/s. Qual é seu comprimento de onda?

 

 

 

 

6)      Uma fonte sonora produz ondas no ar com comprimento de onda igual a 4 mm. É possível um ser humano ouvir esta fonte sonora que está sendo produzida? Se achar necessário, adote 340 m/s como a velocidade de propagação das ondas sonoras através do ar.

 

 

 

 

 

 

Exercício complementar:

76 (Enem 2012 - Primeiro Dia)

Nossa pele possui células que reagem à incidência de luz ultravioleta e produzem uma substância chamada melanina, responsável pela pigmentação da pele. Pen sando em se bronzear, uma garota vestiu um biquíni, acendeu a luz de seu quarto e deitou-se exatamente abaixo da lâmpada incandescente. Após várias horas ela percebeu que não conseguiu resultado algum. O bronzeamento não ocorreu porque a luz emitida pela lâmpada incandescente é de:

 

a.       Baixa intensidade.

b.      Baixa frequência.

c.       Um espectro contínuo.

d.      Amplitude inadequada.

e.      Curto comprimento de onda.

 

 

 

Orientações para as atividades:
- horário da aula CM: terça-feira às 17:45 – 18:30 
- assistir à aula: https://youtu.be/9PkO6qf2B94
- período da atividade: 14/09 à 21/09
- entrega das atividades: 21/09
- como entregar: e-mail, WhatsApp e Google ClassRoom.
As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google Class Room todas as segundas-feiras.

Atividades:

1.       Na figura temos a representação de dois gráficos de ondas sonoras representados pelos eixos pressão × tempo.
 



a)      Qual é a diferença de ruído e música observando os gráficos?
b)      O que podemos concluir sobre o formato das ondas sonoras produzidas pelos ruídos?
c)       O que aconteceria com as ondas do gráfico de música caso o músico desafinasse com o instrumento?


Exercício complementar:
(UFMT/2006)
A produção industrial em geral causa impacto ambiental. Para a confecção de uma garrafa plástica, por exemplo, são necessários os processos de destilação do petróleo e de moldagem do plástico, que são poluentes. De acordo com a Primeira Lei da Termodinâmica, o processo industrial de transformação da matéria-prima pode ser entendido como um processo de alteração da energia interna dessa matéria, o que depende do calor absorvido ou emitido e do trabalho realizado ou sofrido. Pode-se aumentar a energia interna de uma certa quantidade de matéria fazendo-se com que

a.       O trabalho realizado e/ou absorvido e o calor absorvido e/ou emitido sejam nulos.
b.      Ceda calor quando o trabalho for nulo.
c.       Ceda calor quando ela realizar trabalho.
d.      Realize trabalho quando o calor absorvido e/ou emitido for nulo.
e.      Absorva calor quando o trabalho for nulo.




 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/09  ATÉ  11/09

Orientações para as atividades:
- horário da aula CM: terça-feira às 17:45 – 18:30 
- assistir à aula: https://youtu.be/9PkO6qf2B94
- período da atividade: 08/09 à 14/09
- entrega das atividades: 14/09
- como entregar: e-mail, WhatsApp e Google Class Room.
As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google Class Room todas as segundas-feiras.

Atividades:

 

1)       Análise da imagem 1:
a)       Quais são as diferenças e semelhanças entre as duas ondas sonoras representadas?
b)       Você consegue identificar a razão pela qual uma das ondas é mais aguda? Justifique.
c)       Pode-se afirmar que uma das ondas representa um som de volume mais alto que o da outra?

2)       Análise da imagem 2:
a)       Quais são as semelhanças e as diferenças entre as duas ondas?
b)       A segunda onda representa um som mais intenso que o da primeira? Explique.


3)       As figuras A e B mostram imagens instantâneas das ondas emitidas por um experimento:



a) Sabendo-se que as duas ondas têm a mesma velocidade de propagação, qual delas tem maior frequência? Por quê?



b) Determine a amplitude e o comprimento de onda de cada uma delas









 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 30/08 ATÉ  04/09


Orientações para as atividades:
- horário da aula CM: terça-feira às 17:45 – 18:30 
- assistir à aula: https://youtu.be/vBimjU952r8
- período da atividade: 31/08 à 07/09
- entrega das atividades: 07/09
- como entregar: e-mail, WhatsApp e Google Class Room.
As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google Class Room todas as segundas-feiras.



Atividades:















1)    Como podemos definir o som?



2)    É possível ouvir algum som na Lua? Justifique sua resposta




3)    O que representam os pontos pretos mais espaçados? E os menos espaçados?





4)     Observe o gráfico abaixo do alto-falante. Qual é a grandeza que está sendo representada no eixo vertical? E no eixo horizontal?



5)    Qual é a relação entre a parte da figura com os pontinhos pretos e o gráfico de pressão × posição?
6)    O que significa o termo ``cumprimento de onda`` indicado no gráfico?




7)    Qual é a diferença entre as propriedades do som: altura e intensidade?



 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ  21/08


Orientações para as atividades:
- horário da aula CM: terça-feira às 17:45 – 18:30 
assistir as aulashttps://youtu.be/9PkO6qf2B94
período da atividade17/08 à 24/08
entrega das atividades24/08
como entregar: e-mail, WhatsApp e Google Class Room.
As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google Class Room todas as segundas-feiras.

Atividades

No dia a dia, nos deparamos com diversos sons. Hoje, por exemplo, você deve ter ouvido diversos deles, mas você já parou para pensar como eles são produzidos? Como os ouvimos?
Exemplos: automóveis, buzinas, passos, pássaros cantando, vozes, entre outros




   1.       Separe os sons listados acima e outros de sua escolha em agradáveis e desagradáveis e anote em seu caderno.









2.       Agora que você já realizou a separação, quais destes sons podemos definir como música ou ruído?






3.       Por que, para algumas pessoas, certas modalidades musicais são consideradas barulho e para outras são consideradas música (por exemplo, heavy metal, ópera, sertaneja etc.)? Converse com seus familiares e amigos a respeito.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ  17/08

Orientações para as atividades:
- horário da aula CM: terça-feira às 17:45 – 18:30 
- assistir as aulas: https://youtu.be/0_LTWICKv1I
- período da atividade: 10/08 à 17/08
- entrega das atividades: 17/08
- como entregar: e-mail, WhatsApp e Google Class Room.
As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google Class Room todas as segundas-feiras.

Atividades:

TEMA 6 – ENTROPIA E DEGRADAÇÃO DA ENERGIA



O conceito de entropia está diretamente ligado à ideia de degradação da energia, ou seja, da perda da capacidade de sua reutilização. Ao transformar energia de uma forma em outra, utilizando máquinas, sempre contribuímos para aumentar a energia desordenada (calor) do meio ambiente. A entropia seria uma medida dessa desordem, portanto, de acordo com a segunda Lei da Termodinâmica, a entropia sempre aumenta. A Primeira Lei da Termodinâmica é fundamentada no Princípio da Conservação de Energia que diz: "A energia não pode ser criada nem destruída, apenas transformada de uma forma em outra, ou seja, a quantidade de energia total permanece constante".
Mas, pensando nisso, surge uma questão: frequentemente a mídia discute a crise energética, o excesso no consumo de energia e a necessidade de racionalização de seu uso. Ora, se a energia se conserva, significa que ela não se perde. Partindo disso, pesquise e responda:

1.      Por que se fala em crise de energia?


2.      Por que se preocupar com seu consumo?


3.      Por que se preocupar com as fontes de energia?


4.      Será que a energia pode acabar?


Sabemos que uma parte da energia é sempre degradada em qualquer ciclo, e os fenômenos reais são, portanto, irreversíveis. Agora, com base no que estudamos até agora, responda às questões:
5.      Entre os fenômenos descritos a seguir, qual é reversível e qual é irreversível? Justifique.

a)      A quebra de uma garrafa vazia.

b)      O envelhecimento de uma pessoa.

c)      Romper uma porta, quebrando-a.

d)      A queima de um pedaço de lenha.

e)      A perfuração de um pneu.

f)       O abrir de uma porta, normalmente.

ATIVIDADES
CÓDIGO GOOGLE CLASS ROOM 2º A: skgmqtw



 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ  07/08
ATIVIDADES
CÓDIGO GOOGLE CLASS ROOM 2º A: skgmqtw
CÓDIGO GOOGLE CLASS ROOM 2 º B: b4r6myc
CÓDIGO GOOGLE CLASS ROOM 2 º C: dtxe67g
CÓDIGO GOOGLE CLASS ROOM 2 º D: ft6woxq
Orientações para as atividades:
- horário da aula CM: terça-feira às 17:45 – 18:30 
- assistir as aulas: https://youtu.be/rLHxghr5vcM
- período da atividade: 03/08 à 10/08
- entrega das atividades: 10/08
- como entregar: e-mail, WhatsApp e Google Class Room.
As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google Class Room todas as segundas-feiras.

Atividades:


Assista ao vídeo https://www.youtube.com/watch?v=rxTov7BDlOk para responder às questões:

1.      Como é o funcionamento de uma máquina térmica?
2.      Quais são os tipos de maquinas térmicas?

3.      Como é o funcionamento da máquina a vapor? 







                                    
 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/07 ATÉ  31/07
ATIVIDADES
SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS
Durante o bimestre os alunos foram orientados a fazer as atividades enviadas com ajuda das aulas do CMSP e minhas orientações. Agora, nessa semana de estudos intensivos, os alunos terão a oportunidade de fazer ou refazer as atividades do bimestre para contemplar as habilidades estruturantes de cada conteúdo. Esta orientação da semana de estudos intensivos será feita via WhatsApp, Google ClassRoom ou E-mail e também serão encaminhados os links das aulas do CMSP, sendo assim uma revisão dos conteúdos já trabalhados durante o bimestre.

- Conselho de classe/série dia 03/08/2020
- Digitação das notas até 30/07/2020

CÓDIGO GOOGLE CLASS ROOM 2º A: skgmqtw
CÓDIGO GOOGLE CLASS ROOM 2 º B: b4r6myc
CÓDIGO GOOGLE CLASS ROOM 2 º C: dtxe67g
CÓDIGO GOOGLE CLASS ROOM 2 º D: ft6woxq


 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 20/07 ATÉ  24/07
                Orientações para as atividades:
- horário da aula CM: terça-feira às 17:45 – 18:30 
- assistir as aulas: https://youtu.be/rLHxghr5vcM
- período da atividade: 20/07 à 27/07
- entrega das atividades: 27/07
- como entregar: e-mail, WhatsApp e Google Class Room.
As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google Class Room todas as segundas-feiras.

Atividades:


1.       Vamos pesquisar: Para responder às questões a seguir, pesquise em bibliotecas, enciclopédias, internet e, se possível, consulte e converse com um professor de História ou até mesmo com seus avós ou bisavós.

1)      O que foi a primeira Revolução Industrial? Qual foi seu contexto histórico-social?

2)      Qual foi a grande dificuldade técnica da época?


3)      Quais eram os tipos de máquina térmica mais utilizados na Revolução Industrial?

4)      Algumas dessas máquinas ainda são utilizadas? Elas foram aperfeiçoadas?


5)      Quais máquinas térmicas você possui em sua casa?

6)      Descreva como funciona cada máquina térmica que você possui em casa.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 13/07 ATÉ 17/07
Orientações para as atividades:
- horário da aula CM: quarta-feira às 17:45 – 18:30 
- assistir as aulas: https://youtu.be/gkg_CM_rH9o
- período da atividade: 13/07 à 20/07
- entrega das atividades: 20/07
- como entregar: e-mail, WhatsApp e Google Class Room.
As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google Class Room todas as segundas-feiras.

Atividades:


O equivalente mecânico do calor - Experimento de Joule.
O médico alemão Robert Mayer e o físico James Prescott Joule deram a ideia que levou ao conceito de calor que temos hoje, e à conservação de energia. Eles afirmaram que o calor podia ser transformado em trabalho mecânico e vice-versa.

Mayer e Joule calcularam, baseados em dados diferentes, a exata quantidade de trabalho necessária para produzir aumento da quantidade de calor. Joule realizou diversos experimentos na busca do equivalente mecânico do calor. Por volta de 1840, inventou um recipiente, com água, isolado termicamente, representado na foto ao lado, no qual colocou um sistema de pás que agitavam a água. Como mecanismo impulsor, utilizou um bloco que deixava cair lentamente de uma certa altura. Como havia atrito das pás com água, o bloco caia com velocidade praticamente constante, ou seja, a energia cinética era invariável, e então foi possível calcular a energia potencial dispendida para fazer girar as pás, que desta forma, aqueciam a água. Praticamente toda a energia potencial do bloco era transformada em calor pelo movimento mecânico da água.

Conhecendo o valor do peso do bloco, da massa de água do recipiente e da variação de sua temperatura, Joule calculou a quantidade de energia transferida para a água, ou seja, o calor recebido e, assim, determinou quantos joules de energia mecânica eram equivalentes a 1 caloria de calor. Foi assim que Joule chegou ao seu equivalente mecânico do calor. Mayer, baseado na teoria, e Joule, nos experimentos, chegaram a verdadeira natureza do calor: uma forma de energia.

Para visualizar o experimento descrito acima, explore o Simulador. Disponível em:

O cálculo de Joule:
Epg = Q

m do bloco . g. h = m água . c. ΔT

Onde:
Epg = energia potencial gravitacional;
Q = calor recebido pela água;
m = massa;
c = calor específico da água;
g = aceleração da gravidade.                                 

1.       Explique as transformações de energia envolvidas no experimento de Joule.



2.       Considere um objeto com massa de 8 kg e que ele caia de uma altura de 4 metros por 16 vezes. Calcule a quantidade de energia transmitida para a água. Utilize g = 9,8 m/.



3.       Utilizando a mesma massa da questão anterior (8 kg) e alterando apenas a altura para 6 metros, determine a quantidade de energia transmitida para a água.

4.       O que você observa nos resultados das questões 2 e 3 quando alteramos os dados de altura? Por que isso acontece?

5.       Se a alteração ocorrer na massa do objeto, passando para uma massa final de 12 kg, por exemplo, o que consequentemente ocorrerá com a temperatura da água?







 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 06/07 ATÉ 10/07

Orientações para as atividades:
- horário da aula CM: quarta-feira às 17:45 – 18:30  
- período da atividade: 06/07 à 13/07
- entrega das atividades: 13/07
- como entregar: e-mail:simeirerezende@hotmail.com
 WhatsApp e Google Class Room.
As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google Class Room todas as segundas-feiras.

Atividades

1.    Um corpo de massa 3,0kg está posicionado 2,0m acima do solo horizontal e tem energia potencial gravitacional de 90J. A aceleração de gravidade no local tem módulo igual a 10m/s2. Quando esse corpo estiver posicionado no solo, sua energia potencial gravitacional valerá:
a)    Zero
b)    20J
c)    30J
d)    60J
e)    90J

2.    Um corpo de massa m se desloca numa trajetória plana e circular. Num determinado instante t1, sua velocidade escalar é v, e, em t2, sua velocidade escalar é 2v. A razão entre as energias cinéticas do corpo em t2 e t1, respectivamente, é:
a) 1
b) 2
c) 4
d) 8
e) 16

3.    Considere uma partícula no interior de um campo de forças. Se o movimento da partícula for espontâneo, sua energia potencial sempre diminui e as forças de campo estarão realizando um trabalho motor (positivo), que consiste em transformar energia potencial em cinética. Dentre as alternativas a seguir, assinale aquela em que a energia potencial aumenta:

a) um corpo caindo no campo de gravidade da Terra;
b) um próton e um elétron se aproximando;
c) dois elétrons se afastando;
d) dois prótons se afastando;
e) um próton e um elétron se afastando.


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 29/06 ATÉ 03/07


1.       Calcule a variação de temperatura sofrida por 6kg de uma substância, de calor específico igual a 0,6 cal/g°C, que fica exposta durante 20 s a uma fonte térmica que fornece 2000 cal/s.









2.       Um projétil de chumbo perde toda a sua energia cinética ao colidir com uma parede de aço. O que deve ter acontecido com a temperatura do projétil após a colisão?

 ENVIAR PARA O E-MAIL: simeirerezende@hotmail.com

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 22/06 ATÉ 26/06

ATIVIDADES
CÓDIGO: skgmqtw

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 15/06 ATÉ 19/06
ATIVIDADES

Clima e aquecimento
Pesquisar e escrever sobre:

• Ciclos atmosféricos e efeitos correlatos, como o efeito estufa. (15 linhas +/-)

• Avaliação de hipóteses sobre causas e consequências do aquecimento global. (15 linhas +/-)

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/06 ATÉ 12/06



ATIVIDADES

Resolva os exercícios:
1.       A água pode ser encontrada na natureza nos estados sólido, líquido ou gasoso. Conforme as condições, a água pode passar de um estado para outro através de processos que recebem nomes específicos. Um desses casos é quando ela muda do estado gasoso para o líquido. Assinale a alternativa que apresenta o nome correto dessa transformação.

A) Sublimação.
B) Vaporização.
C) Solidificação.
D) Condensação.
E) Fusão.

2.       Primeiro, em relação àquilo a que chamamos água, quando congela, parece-nos estar a olhar para algo que se tornou pedra ou terra, mas quando derrete e se dispersa, esta torna-se bafo e ar; o ar, quando é queimado, torna-se fogo; e, inversamente, o fogo, quando se contrai e se extingue, regressa à forma do ar; o ar, novamente concentrado e contraído, torna-se nuvem e nevoeiro, mas, a partir destes estados, se for ainda mais comprimido, torna-se água corrente, e de água torna-se novamente terra e pedras; e deste modo, como nos parece, dão geração uns aos outros de forma cíclica.
PLATÃO. Timeu-Crítias. Coimbra: CECH, 2011.

Do ponto de vista da ciência moderna, os "quatro elementos" descritos por Platão correspondem, na verdade, às fases sólida, líquida, gasosa e plasma da matéria. As transições entre elas são hoje entendidas como consequências macroscópicas de transformações sofridas pela matéria em escala microscópica.
Excetuando-se a fase de plasma, essas transformações sofridas pela matéria, em nível microscópico, estão associadas a uma:
A) troca de átomos entre as diferentes moléculas do material.
B) transmutação nuclear dos elementos químicos do material.
C) redistribuição de prótons entre os diferentes átomos do material.
D) mudança na estrutura espacial formada pelos diferentes constituintes do material.
E) alteração nas proporções dos diferentes isótopos de cada elemento presente no material.

3.       Com relação à mudança de estado físico da matéria, julgue os itens abaixo em (V) verdadeiro ou (F) falso.

(  ) Calor sensível é a quantidade de energia que um objeto deve receber ou ceder para variar sua temperatura.
(  ) Calor latente é a quantidade de energia necessária para provocar mudança de estado físico.
(  ) Fusão é a mudança do estado gasoso para o estado líquido.
(  ) Calor latente e calor sensível possuem o mesmo significado.
(  ) Durante a mudança de estado físico, apesar de ceder ou receber energia, a temperatura da substância permanece constante.
(  ) Ebulição e evaporação são duas formas pelas quais uma substância passa do estado líquido para o estado gasoso.


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 26/05 ATÉ 29/05

ATIVIDADES

26/05/2020 até 29/05/2020 para serem realizadas, as atividades que não foram entregues pelos alunos nas semanas anteriores.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 18/05 ATÉ 22/05

ATIVIDADES

TROCAS DE CALOR E PROPRIEDADES TÉRMICAS DA MATÉRIA
Exercícios:

     1.       Explique as diferentes sensações ao pisar descalço em um piso de madeira e um piso de cerâmica. Por que isso ocorre?

     2.       Por que se coloca a garrafa embaixo da água da torneira quando não se quer tomar um refrigerante gelado? O que acontece?

    3.       Dois corpos A e B são colocados em contato. Diga qual corpo cede e qual recebe calor em cada caso.
a. A tem 30 ºC e B tem - 30 ºC.
b. A tem -20 ºC e B tem 0 ºC.
c. A tem 5 ºC e B tem 5 º C.

    4.       Qual a diferença entre calor e alta temperatura?

Bons estudos!! J simeirerezende@hotmail.com


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 11/05 ATÉ 15/05


ATIVIDADES

Resolva as questões: (para te ajudar: https://www.youtube.com/watch?v=ArCZkUR5hg0)

1. Quando um frasco completamente cheio de líquido é aquecido, verifica-se um certo volume de líquido transbordado. Esse volume mede:
a) a dilatação absoluta do líquido menos a do frasco
b) a dilatação do frasco
c) a dilatação absoluta do líquido
d) a dilatação aparente do frasco
e) a dilatação do frasco mais a do líquido

2. Ao visitar a praia durante um belo dia de sol, perceberemos que a areia estará bem quente, enquanto a água estará fria. Marque a alternativa que explica corretamente o motivo da diferença de temperatura entre as duas substâncias.
a) O calor específico da água é muito menor que o da areia, por isso ela não se esquenta facilmente.
b) O calor específico da areia é menor que o da água, por isso ela sofre variações de temperatura com maior facilidade.
c) A quantidade de água é infinitamente superior à quantidade de areia, por isso a água nunca se esquentará.
d) Por ser um líquido e apresentar maior proximidade das moléculas, a água sempre apresentará maior dificuldade para elevar sua temperatura.
e) Todas as explicações acima estão incorretas.

3. Marque a alternativa correta a respeito do calor específico.
a) Calor específico é a quantidade de energia fixa necessária para que 1g de uma determinada substância eleve sua temperatura em 1 °C.
b) Calor específico é a quantidade de energia necessária para que 1 g de uma determinada substância sofra uma variação de 1,8 °F.
c) Quanto maior for o calor específico de uma substância, mais fácil ela sofrerá variações de temperatura.
d) Quanto menor for o calor específico de uma substância, mais difícil será para que ela sofra variações significativas de temperatura.
e) Calor específico é uma grandeza caraterística apenas de sólidos e gases, e representa a quantidade de energia necessária para que 1 g de uma determinada substância sofra uma variação de 1 °C.

4. Ao colocar bebidas quentes em copos de alumínio, qualquer pessoa sentirá desconforto em segurar o copo e beber o líquido. Isso ocorre porque:
a) por mais que seja um isolante térmico, o alumínio possui baixo calor específico e facilmente sofre variações de temperatura.
b) o alumínio possui alto calor específico e facilmente sofre variações de temperatura.
c) o alumínio é um ótimo condutor térmico de baixo calor específico.
d) o alumínio possui baixo calor específico e, por isso, facilmente sofre variações de temperaturas.
e) o alumínio, tipo de material ferromagnético, possui baixo calor específico e, por isso, facilmente sofre variações de temperaturas.




ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 04/05 ATÉ 08/05




ATIVIDADES
      PESQUISAR: 
·        Dilatação térmica dos sólidos
·        Dilatação térmica dos líquidos
·        Dilatação linear
·        Calor especifico  
      RESUMIR ESSES CONCEITOS
      BONS ESTUDOS E FIQUEM EM CASA!! J
     QUALQUER DÚVIDA: simeirerezende@hotmail.com


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/04 ATÉ 01/05

1.      Diferencie calor de temperatura.
2.      Quando o corre o equilíbrio t o equilíbrio térmico?
3.      Quais são as formas de propagação ou transmissão, de calor?
4.      Explique a condução térmica.
5.      Como se comportam as moléculas de uma substância em razão da temperatura?
6.      Quais são as principais unidades de medida da temperatura?
7.      8.  Qual escala é utilizada no Brasil?
8.      Quais são as diferenças de pontos de fusão e ebulição das escalas termométricas?
9.      O que é calorimetria?

10.  Assinale a alternativa que define de forma correta o que é temperatura:
(a) É a energia que se transmite de um corpo a outro em virtude de uma diferença de temperatura.
(b) Uma grandeza associada ao grau de agitação das partículas que compõe um corpo, quanto mais agitadas as partículas de um corpo, menor será sua temperatura.
(c) Energia térmica em trânsito.
(d) É uma forma de calor.
(e) Uma grandeza associada ao grau de agitação das partículas que compõe um corpo, quanto mais agitadas as partículas de um corpo, maior será sua temperatura.

11.  Assinale a alternativa que define corretamente calor.
(a) Trata-se de um sinônimo de temperatura em um sistema.
(b) É uma forma de energia contida nos sistemas.
(c) É uma energia de trânsito, de um sistema a outro, devido à diferença de temperatura entre eles.
(d) É uma forma de energia superabundante nos corpos quentes.
(e) É uma forma de energia em trânsito, do corpo mais frio para o mais quente.

12.  É correto afirmar que calor e temperatura são sinônimos?

13.  Têm-se dois corpos, com a mesma quantidade de água, um aluminizado A e outro negro N, que ficam expostos ao sol durante uma hora. Sendo inicialmente as temperaturas iguais, é mais provável que ocorra o seguinte:
(a) Ao fim de uma hora não se pode dizer qual temperatura é maior.
(b) As temperaturas são sempre iguais em qualquer instante.
(c) Após uma hora a temperatura de é maior que a de A.
(d) De início a temperatura de decresce (devido à reflexão) e a de N aumenta.
(e) As temperaturas de N e de decrescem (devido à evaporação) e depois crescem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário