segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

QUÍMICA

ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12

RECUPERAÇÃO ANUAL DE QUÍMICA

(Profª Suzana CV Januário)

 

Consultar o caderno de classe, pesquisar na internet ou livro didático.

O enviar por e-mail (suzanacarla@professor.educacao.sp.gov.br) ou WhatsApp (99779-4291)

 

NOME COMPLETO__________________________SÉRIE____________

 

 

2ºANO (2ºA, 2ºD, 2ºE, 2ºG)

 

Consultar o caderno de classe, pesquisar na internet ou livro didático.

O enviar por e-mail (suzanacarla@professor.educacao.sp.gov.br) ou WhatsApp (99779-4291)

NOME COMPLETO:__________________ TURMA:_____________

 

·       1º BIMESTRE 2ºANO

Parte I

1. Quais eram as características do Modelo Atômico de Dalton: *

a) Indivisível, maciço e sem carga

b) Com carga negativa no núcleo, e positiva ao redor

c) Com carga positiva no núcleo, e negativa ao redor

d) Nenhuma das alternativas

2. O que é um elétron? *

a) Partícula com carga neutra

b) Partícula com carga positiva

c) Partícula com carga negativa

d) Partícula com carga dupla

3. Assinale a alternativa que contém apenas etapas de tratamento de água: *

a) Coloração, irrigação, fracionamento

b) Irrigação, coleta, manejo

c) Coagulação, decantação, filtração

d) Nenhuma das alternativas

4. Como chamamos a água que pode ser consumida por humanos? *

a) Água Pura

b) Água Potável

c) Água Dura

d) Água Destilada

5. Qual a importância da química no nosso cotidiano? *

 

Parte II

Fazer uma pesquisa (resumida), sobre o tema: “Tratamento de água”

___________________________________________________________

 

·        2º BIMESTRE 2ºANO

 

Parte I

 

* Observe a Tabela Periódica dos elementos (encontrar a imagem no Google):

2. Escreva os símbolos dos seguintes elementos: Cobre, Chumbo, Carbono, Hidrogênio, Oxigênio e Cálcio. *

3. Escreva os nomes dos seguintes elementos (a partir do símbolo dado): Na, Au, Cl, N, Bi e Mg. *

4. O que representam as linhas verticais da Tabela Periódica? *

5. O que representam as linhas horizontais da Tabela Periódica: *

 

 

Parte II

1. Assinale a alternativa correta: *

a) As transformações químicas nunca ocorrem com absorção ou liberação de energia.

 

b) O hidrogênio (H) e o oxigênio (O) são dois elementos que, nas condições favoráveis, seus átomos reagem e formam como produto as moléculas de água.

 

c) Não há relação com o conceito de reações exotérmicas e endotérmicas e as reações químicas.

 

d) Ao colocar uma panela no fogo para preparar um alimento estamos, por sua vez, diante de um processo endotérmico.

2. Assinale a alternativa que melhor representa o conceito de "Reação Endotérmica":

a) É aquela em que há liberação de energia. Nesse processo, a produção de energia somente persiste mediante o fornecimento contínuo de energia.

 

b) É aquela em que há produção de gráficos numéricos grandes.

 

c) É aquela em que há absorção de energia. Nesse processo, a energia é produzida e, de forma independente, é mantida.

 

d) Nenhuma das Alternativas.

2. Assinale a alternativa que melhor representa o conceito de "Reação Exotérmica": *

a) É aquela em que há liberação de energia. Nesse processo, a produção de energia somente persiste mediante o fornecimento contínuo de energia.

b) É aquela em que há absorção de energia. Nesse processo, a energia é produzida e, de forma independente, é mantida.

c) É aquela em que há problemas com todas as substâncias e não se realiza.

Todas as alternativas estão corretas.

3. Leia o trecho: "A gordura corporal funciona como um combustível no nosso corpo. Aquela que não é queimada, é absorvida por ele. Como se trata de um processo de absorção, é um exemplo de..." *

a) Reação Exotérmica.

b) Reação Endotérmica.

c) Reação Incompleta.

d) Reação Indeterminada.

4. Leia o trecho: "Ao colocar uma panela no fogo para preparar um alimento, o calor que é liberado transformará esse alimento para que ele seja consumido. Estamos, diante de uma reação..." *

a) Endotérmica.

b) Exotérmica.

c) Orgânica simples.

d) Todas as alternativas estão corretas.

 

 

·        3º BIMESTRE 2ºANO

 

Parte I

 

1- (Pesquisa) Quem foi o cientista criador da famosa frase “Nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, estampada na primeira página do texto? O que esse cientista quis dizer com isso?

2- Qual a relação entre as refinarias de petróleo e a produção agrícola necessária para alimentar a humanidade?

3- Por que a fabricação do açúcar de cana (sacarose) obriga, automaticamente, à produção de etanol (álcool etílico)? Faça uma pesquisa extra sobre a(s) substância(s) química(s) presente(s) nos resíduos da produção de açúcar (reações químicas, alternativas de descarte, etc.).

4- O que é e como se produz o combustível de lixo?

5- Qual a substância constituinte das garrafas PET? Pesquise e cole junto à sua resposta o desenho da molécula (estrutura molecular) dessa substância.

6- Qual o principal motivo da poluição ambiental causada pelo PET, e que alternativa você, estudante, daria para combatê-la?

7- O autor concluiu o texto com uma opinião daquilo que ele achou ser a “receita da sustentabilidade”. Em sua opinião, quais seriam as principais dicas para se promover a sustentabilidade ambiental, começando pela sua casa?

 

Parte II

 

Fazer uma pesquisa (resumida), sobre o tema: “Substâncias iônicas”:

___________________________________________________________

 

·        4º BIMESTRE 2ºANO

 

Parte I

1- Diferencie os processos: “Oxidação” e “Redução”:

2- Defina Eletrólise:__________________

3- Ao colocarmos uma pilha ou bateria no congelador, ela volta a ter carga? Dê uma breve explicação sobre essa questão.

4- O que é eletroquímica? 

 

Parte II

 

Fazer uma pesquisa (resumida), sobre o tema: “Pilhas e Baterias”:

___________________________________________________________

ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12

PRAZO DE ENTREGA

 

De 30/11 a 04/12

 ATIVIDADES

 

·         Link da aula no CMSP

·         https://www.youtube.com/watch?v=hTnCnv63biE

 

 

·         Responder as questões:

·         1-Diferencie metais e ametais (características):

·         2-O que são íons (cátions e ânions)?

·         3-Qual elemento químico que não se enquadra em nenhum grupo da Tabela Periódica?

·         4-Diferencie Ligação Iônica, Covalente e Metálica:


(Não esquecer de me enviar por e-mail, uma foto do caderno -
suzanacarla@prof.educacao.sp.gov.br,
OBS.: Pode ser por print da tela, foto, por e-mail
)

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11

PRAZO DE ENTREGA

 

De 23/11 a 27/11

Acompanhamento de entrega de atividades por e-mail institucional e WhastApp (suzanacarla@prof.educacao.sp.gov.br), Chat CMSP - Centro de Mídias, Aplicativo Google Classroom

 

ATIVIDADES

 

·         Link da aula no CMSP

·         https://www.youtube.com/watch?v=Xh0GvrjAHL4

 

 

·         Responder as questões:

·         1- Faça um pequeno resumo, comparando os modelos atômicos de Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr:

·         2- O que é eletronegatividade?

·         3- Como funciona a ligação iônica?

·         4- Quais são as características dos metais?


(Não esquecer de me enviar por e-mail, uma foto do caderno -
suzanacarla@prof.educacao.sp.gov.br,
OBS.: Pode ser por print da tela, foto, por e-mail
)

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11

PREZADO ALUNO, 

APLICAÇÃO  DA AVALIAÇÃO  PROCESSUAL,  TERÁ  INICIO , EM 13/11 ATÉ  23/11/2020,SERÁ  ON LINE.
INFORMAMOS DA OBRIGATORIEDADE DA REALIZAÇÃO  DA REFERIDA AVALIAÇÃO, PARA EFEITO DE  MÉDIA  FINAL DO ANO LETIVO DE 2020.
💢A AVALIAÇÃO  CONSTITUE DE 26 QUESTÕES  DE PORTUGUÊS  E 26 DE MATEMÁTICA 
💢SIGA  AS INSTRUÇÕES  PASSO A PASSO PARA ACESSAR A AVALIAÇÃO:
💢ENTRAR NA SED-SECRETARIA ESCOLAR DIGITAL 
https://sed.educacao.sp.gov.br/
PREENCHA OS DADOS DE LOGIN E SENHA 
LOGIN: (NÚMERO  RA)
SENHA: DATA DE NASCIMENTO ( Se não mudou)
NO MENU, SELECIONE AS  OPÇOES:
💢  PEDAGÓGICO 
💢PLATAFORMA  CAED
CLIQUE EM CADERNO 
DE ATIVIDADES  DE PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
CLIQUE EM INICIAR,LEIA COM ATENÇÃO AS QUESTÕES,  ESCOLHA A RESPOSTA CORRETA, CLIQUE EM PRÓXIMO 
CHEGANDO NA ÚLTIMA QUESTÃO,  CLIQUE EM FINALIZAR. APÓS FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR  A PROVA.
APÓS  O INÍCIO  DA AVALIAÇÃO   O ALUNO PODERÁ  FINALIZAR EM ATÉ  48 HORAS CORRIDAS.
O ALUNO QUE NÃO  DISPOR DE RECURSOS  TECNOLÓGICOS,  PODERÁ  FAZER  A AVALIAÇÃO  NA ESCOLA,  NO HORÁRIO  DAS 8:00 ÀS 20: 00 HORAS  , COM OS COORDENADORES BENILTON  OU EDUARDO  SEGUINDO O PROTOCOLO DE SEGURANÇA CONTRA O COVID 
FONE ESCOLA: 3425-3044
3425-2107

OU PODERÁ  REALIZAR A AVALIAÇÃO  PELO APLICATIVO  CAED:
ABRIR O PLAY STORE GOOGLE
PESQUISAR  APLICATIVO:
💢CADERNOS DE ATIVIDADES DE SÃO  PAULO( CAED-UFJF)
CLIQUE  EM ENTRAR
DIGITAR RA E SENHA
APARECERÁ  AS OPÇÕES  DE AVALIAÇÃO  PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
LEIA COM ATENÇÃO , MARCANDO  UMA RESPOSTA
O TEMPO SERÁ  DE 48 HORAS  , PARA RESPONDER ÀS  QUESTÕES,  APÓS  TER  INICIADO O TESTE.
FINALIZAR
APÓS  FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR A PROVA.
CASO VOCÊ  TENHA QUALQUER DÚVIDA,  PEÇA  AJUDA AO SEU PROFESSOR 

💢💢💢💢💢💢💢💢


ALUNOS: NÃO DEIXE PARA ÚLTIMA  HORA , REALIZE O QUANTO ANTES A AVALIAÇÃO   ...
FAÇA  COM ATENÇÃO,  BOA PROVA

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-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas:

https://www.youtube.com/watch?v=j389erhv-QY

https://www.youtube.com/watch?v=oB6uaAx4Tek

ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11

PRAZO DE ENTREGA

 

De 10/11 a 16/11

 

Entrega de atividades por e-mail institucional e WhastApp (suzanacarla@prof.educacao.sp.gov.br), Chat CMSP - Centro de Mídias, Aplicativo Google Classroom

 

ATIVIDADES

 

·         Link da aula no CMSP

·         https://www.youtube.com/watch?v=JXQ8tc6hIGk

 

·         Responder as questões:

·         1- Descreva resumidamente, como era o ‘Modelo Atômico de John Dalton’:

·         2- Qual a descoberta importante feita por JJ Thomson?

·         3- Compare os ‘Modelos Atômicos de Rutherford e Bohr’?


(Não esquecer de me enviar por e-mail, uma foto do caderno -
suzanacarla@prof.educacao.sp.gov.br,
OBS.: Pode ser por print da tela, foto, por e-mail)

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11

ATIVIDADES

 

·         Link da aula no CMSP

·         https://www.youtube.com/watch?v=4mdiWZxnLX8

 

·         Responder as questões:

·         1- Quais são as etapas do tratamento da água para consumo humano?

·         2- Por que é necessário fazer o tratamento da água para consumirmos?

·         3- O que é adicionado para a desinfecção?

·         4- O que é a ‘dessalinização’ da água do mar?


(Não esquecer de me enviar por e-mail, uma foto do caderno -
suzanacarla@prof.educacao.sp.gov.br,
OBS.: Pode ser por print da tela, foto, por e-mail)

 

PRAZO DE ENTREGA

 

De 03/11 a 10/11

 

 

 ATIVIDADES DA SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10

ATIVIDADES

 

REC. DE QUÍMICA 1º BIMESTRE 2ºANO

 

Consultar o caderno de classe, pesquisar na internet ou livro didático.

O enviar por e-mail (suzanacarla@professor.educacao.sp.gov.br) ou WhatsApp (99779-4291)

 

NOME COMPLETO:__________________ TURMA:_____________

 

Parte I

1. Quais eram as características do Modelo Atômico de Dalton: *

a) Indivisível, maciço e sem carga

b) Com carga negativa no núcleo, e positiva ao redor

c) Com carga positiva no núcleo, e negativa ao redor

d) Nenhuma das alternativas

2. O que é um elétron? *

a) Partícula com carga neutra

b) Partícula com carga positiva

c) Partícula com carga negativa

d) Partícula com carga dupla

3. Assinale a alternativa que contém apenas etapas de tratamento de água: *

a) Coloração, irrigação, fracionamento

b) Irrigação, coleta, manejo

c) Coagulação, decantação, filtração

d) Nenhuma das alternativas

4. Como chamamos a água que pode ser consumida por humanos? *

a) Água Pura

b) Água Potável

c) Água Dura

d) Água Destilada

5. Qual a importância da química no nosso cotidiano? *

 

Parte II

Fazer uma pesquisa (resumida), sobre o tema: “Tratamento de água”

___________________________________________________________

 

 

REC. DE QUÍMICA 2º BIMESTRE 2ºANO

 

Parte I

 

1. Para que serve a Tabela periódica?

2. Escreva os símbolos dos seguintes elementos: Cobre, Chumbo, Carbono, Hidrogênio, Oxigênio e Cálcio. *

3. Escreva os nomes dos seguintes elementos (a partir do símbolo dado): Na, Au, Cl, N, Bi e Mg. *

4. O que representam as linhas verticais da Tabela Periódica? *

5. O que representam as linhas horizontais da Tabela Periódica: *

 

Parte II

 

1. Assinale a alternativa correta: *

a) As transformações químicas nunca ocorrem com absorção ou liberação de energia.

 

b) O hidrogênio (H) e o oxigênio (O) são dois elementos que, nas condições favoráveis, seus átomos reagem e formam como produto as moléculas de água.

 

c) Não há relação com o conceito de reações exotérmicas e endotérmicas e as reações químicas.

 

d) Ao colocar uma panela no fogo para preparar um alimento estamos, por sua vez, diante de um processo endotérmico.

2. Assinale a alternativa que melhor representa o conceito de "Reação Endotérmica":

a) É aquela em que há liberação de energia. Nesse processo, a produção de energia somente persiste mediante o fornecimento contínuo de energia.

 

b) É aquela em que há produção de gráficos numéricos grandes.

 

c) É aquela em que há absorção de energia. Nesse processo, a energia é produzida e, de forma independente, é mantida.

 

d) Nenhuma das Alternativas.

 

2. Assinale a alternativa que melhor representa o conceito de "Reação Exotérmica": *

 

a) É aquela em que há liberação de energia. Nesse processo, a produção de energia somente persiste mediante o fornecimento contínuo de energia.

b) É aquela em que há absorção de energia. Nesse processo, a energia é produzida e, de forma independente, é mantida.

c) É aquela em que há problemas com todas as substâncias e não se realiza.

Todas as alternativas estão corretas.

3. Leia o trecho: "A gordura corporal funciona como um combustível no nosso corpo. Aquela que não é queimada, é absorvida por ele. Como se trata de um processo de absorção, é um exemplo de..." *

a) Reação Exotérmica.

b) Reação Endotérmica.

c) Reação Incompleta.

d) Reação Indeterminada.

 

4. Leia o trecho: "Ao colocar uma panela no fogo para preparar um alimento, o calor que é liberado transformará esse alimento para que ele seja consumido. Estamos, diante de uma reação..." *

a) Endotérmica.

b) Exotérmica.

c) Orgânica simples.

d) Todas as alternativas estão corretas.

 


(Não esquecer de me enviar pelos grupos ou e-mail suzanacarla@prof.educacao.sp.gov.br,
OBS.: Pode ser por print da tela, foto, por e-mail
)

 


 ATIVIDADES DA SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10

ATIVIDADES

 

·         Links da aula no CMSP:

https://www.youtube.com/watch?v=Kj--PsQexec

 

·         Responder as seguintes questões:

 

·         1- O que é solubilidade?

·         2- O que compõe uma “Solução”?

·         3- Diferencie Soluções Saturadas, Supersaturadas e Insaturadas:

·         4- Qual a diferença entre medicamento e veneno? Explique:


(Não esquecer de me enviar por e-mail, uma foto do caderno -
suzanacarla@prof.educacao.sp.gov.br,
OBS.: Pode ser por print da tela, foto, por e-mail
)

 

ATIVIDADES DA SEMANA 13/10 ATÉ 16/10

ATIVIDADES

 

·         Link CMSP

·         https://www.youtube.com/watch?v=Euz6nisipNg&t=52s

·         https://www.youtube.com/watch?v=j6_EhKoP0jI&t=25s

·         https://www.youtube.com/watch?v=Sx8HKtgWKL8&t=16s

·         https://www.youtube.com/watch?v=7aEqRps9DcE&t=1494s

·         https://www.youtube.com/watch?v=XB7Vrle87-w&t=1180s

·         https://www.youtube.com/watch?v=4PthyGLzXXw&t=1580s

 

·         Fazer um resumo dos conteúdos que você aprendeu pelas aulas online (CMSP), do 3º Bimestre, e finalizar com uma representação da Tabela periódica em uma folha de caderno, com os símbolos e nomes dos elementos.

 
(Não esquecer de me enviar por e-mail, uma foto do caderno -
suzanacarla@prof.educacao.sp.gov.br,
OBS.: Pode ser por print da tela, foto, por e-mail)

 

ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10

ATIVIDADES

 


·         Responda as seguintes questões:

 

    1- Como você imagina a atração que ocorre entre as moléculas de água? Para responder à questão considere as interações eletrostáticas entre as moléculas. Que tipo de interação as mantém unidas?

    2- O NaCl, cloreto de sódio é um composto iônico ou molecular?

    3- Como identificar um composto iônico e molecular?

    4- O nitrato de sódio - NaNO3 (um sal inorgânico), é um composto iônico ou molecular?

    5- O carbonato de cálcio - CaCO3 (um sal inorgânico, conhecido como salitre do Chile) é um composto iônico ou molecular?

      

 
(Não esquecer de me enviar por e-mail, uma foto do caderno - beniltongarcia
@professor.educacao.sp.gov.br,
OBS.: Pode ser por print da tela, foto, por e-mail)


CLASSROOM:  https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScsyh5AaqaqfNGclarWPTpDmaA_BXzAELgFBOTTsRFTI2KMNQ/viewform?usp=sf_link


ENTREGA: 02/10

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ  21/08


CADERNO DO ALUNO 3°BIMESTRE

QUÌMICA PÀGINA 38
ATIVIDADE 3 FORÇAS INTRAMOLECULARES E INTERMOLECULARES
1.     Realize uma pesquisa e registre toda a atividade no caderno de classe, forças intramoleculares e intermoleculares para responder as atividades a seguir:
1.1  Qual é a diferença entre forças intramoleculares e intermoleculares?
1.2  Nas questões abaixo, cito o tipo de interação. Complete citando as forças relativas e espécies que interagem entre si, nessa ordem, para cada tópico.
1.3  Íon – íon;
1.4  Íon – dipolo;
1.5  Ligação de hidrogênio;
1.6  Dipolo – dipolo ou dipolo permanente;
1.7  Dipolo – dipolo induzido;
1.8  Dipolo induzido ou forças de London;
Texto base para auxiliar nas respostas.
OBS.( Não precisa reescrever o texto no caderno. Copiar apenas o resultado da pesquisa, as perguntas e as respostas. Com nome, número, série e data.)
No nosso dia a dia convivemos com várias substâncias em diferentes estados físicos. Elas possuem pontos de fusão e de ebulição específicos, além de apresentarem solubilidade ou não. Essas diferenças de propriedades que ocorrem nas substâncias devem-se às diferentes interações e atrações que se estabelecem entre as suas moléculas, como as forças intermoleculares e intramoleculares.
Como você sabe, os átomos reagem entre si para se estabilizarem e formarem as moléculas. Mas moléculas também podem interagir entre si, formando diferentes estruturas. Há 2 forças que atuam no interior da molécula: forças intermoleculares e forças intramoleculares.
Forças intermoleculares são as forças exercidas para manter unidas duas ou mais moléculas.
Elas correspondem a ligações químicas que têm a função de unir ou repelir as moléculas de um composto.
As forças intermoleculares provocam estados físicos diferentes nos compostos químicos. Essa interação pode ser mais ou menos forte, conforme a polaridade das moléculas.
Classificação
As forças intermoleculares são classificadas em três tipos que variam conforme a intensidade:
·         Ligação de Hidrogênio: Ligação de forte intensidade.
·         Dipolo Permanente ou dipolo-dipolo: Ligação de média intensidade.
·         Dipolo Induzido ou Forças de London: Ligação de fraca intensidade.
O conjunto das forças intermoleculares também pode ser chamado de Forças de Van der Waals.

Ligação de Hidrogênio

A ligação ou ponte de hidrogênio ocorre em moléculas polares que têm o hidrogênio unido à elementos eletronegativos e com volume atômico baixo, como o oxigênio (O), flúor (F) e nitrogênio (N).
É a força intermolecular mais forte, pois existe uma grande diferença de eletronegatividade entre os elementos.

Dipolo-dipolo

O dipolo-dipolo ocorre entre as moléculas dos compostos polares e é considerada uma interação de força intermediária.
Os elétrons estão distribuídos de forma assimétrica e assim o elemento mais eletronegativo atrai os elétrons para si.
Nas ligações dipolo-dipolo, as moléculas polares interagem de maneira que os polos opostos sejam preservados.

Dipolo induzido

O dipolo induzido é constituído pela atração não gravitacional que ocorre em todas as moléculas e é o único tipo de atração entre moléculas apolares.
Os elétrons estão distribuídos de forma uniforme e não há formação de dipolo elétrico. Porém, quando as moléculas apolares se aproximam induzem a formação de dipolos temporários.
Nos estados físicos sólido e líquido, as moléculas estão tão próximas que forma-se uma deformação instantânea das nuvens eletrônicas e originam-se polos positivo e negativo.

As categorias de Forças Intramoleculares e Intermoleculares são o objeto deste estudo. E ficam a cargo de sua pesquisa!

 

Google Classroon : https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfZuUZN6gWu9N6K3HMNI6-_iE_EZEqJVsx18TMJnYVwCk_QMw/viewform?usp=sf_link

envie por e-mail - benitongarcia@professor.educacao.sp.gov.br

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ  17/08

CADERNO DO ALUNO 3°BIMESTRE

QUÌMICA PÀGINA 36
ATIVIDADE 2

1.     Leia o texto  com atenção:
Polaridade das ligações
Ligações químicas são classificadas em polares ou apolares.
Enquanto que toda ligação iônica é polar, a polaridade da ligação covalente depende dos átomos presentes na molécula.
Uma ligação covalente é apolar quando apenas átomos de um mesmo elemento químico estão unidos; já quando são elementos diferentes, há diferença de eletronegatividade e a molécula é polar.
A polaridade ocorre devido à formação de polos nas substâncias químicas, que são positivos e negativos de acordo com as cargas. Por isso, a capacidade de atrair elétrons faz com que compostos iônicos possuam polaridade máxima, pois tendem a formar espécies químicas carregadas eletricamente.

Ligações polares e apolares

 

A eletronegatividade é uma propriedade periódica que representa a capacidade que um átomo tem de atrair para si os elétrons de uma ligação estabelecida com outro átomo.
A diferença de eletronegatividade entre átomos classifica as ligações em polar e apolar.
·         Ligações apolares: os átomos envolvidos na ligação possuem diferença de eletronegatividade igual ou muito próxima de zero.
·         Ligações polares: a diferença de eletronegatividade entre os átomos da ligação é diferente de zero.

Polaridade da ligação covalente

 

Em uma ligação covalente há o compartilhamento de elétrons na união de dois átomos em uma molécula.
A diferença de eletronegatividade entre átomos classifica as ligações covalentes em polar e apolar.
·         Ligações covalentes apolares: estabelecida entre átomos de um mesmo elemento químico.
·         Ligações covalentes polares: estabelecida entre elementos químicos diferentes, ou seja, que possuem eletronegatividades diferentes.

2.     Pesquise porque óleo e água não se misturam e registre em seu caderno:
3.     Pesquise e registre no caderno como é realizado o descarte de óleo de cozinha:

3.1  Como o óleo de cozinha costuma ser descartado na sua casa?
3.2  Essa forma de descarte está correta? Justifique sua resposta.


As atividades deverão ser entregues pelo classroom e pelo e-mail: beniltongarcia@professor.educacao.sp.gov.br

CLASSROOM: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScW-z4RUs2Nh2PffcM7Ej6RUXC-WUXrEPfH_mmppUxDpnBkDA/viewform?usp=sf_link

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ  07/08

CADERNO DO ALUNO 3°BIMESTRE

QUÌMICA PÀGINA 36
ATIVIDADE 1.A

1.       Aluno, registre as hipóteses para as questões a seguir:
1.1    Por que as lagartixas conseguem andar no teto e nas paredes?
1.2    Se o sabão é feito de óleos e gorduras, como é capaz de limpar superfícies engorduradas?
1.3    Por que os insetos conseguem andar sobre a água?

2.       Tenho a certeza de que no mínimo, as perguntas acima instigaram a sua curiosidade! Mas e agora, como responder a essas questões? Lhe apresento alguns vídeo aulas curtinhos, que poderão servir de base para que você aprenda a responder então:






3.       E agora, com base no estudo que você fez sobre a interação entre moléculas, escreva outra questão e responda corretamente, mesmo que pra isso você precise pesquisar:
3.1    Qual substância tem maior ponto de ebulição; álcool ou água? Por que?



ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/07 ATÉ  31/07
SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS

PREZADOS ALUNOS, ESTA É A SEMANA FINAL DO SEGUNDO BIMESTRE, ATENDENDO A PEDIDOS, É DEDICADA À RECUPERAÇÃO E REAVALIAÇÃO DE CONTEÚDOS PASSADOS DURANTE ESTE PERÍODO NÃO PRESENCIAL.

E-MAIL 1: (MICROSOFT):   beniltongarcia@professor.educacao.sp.gov.br
GOOGLE CLASSROOM






 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 06/07 ATÉ 10/07

EXERCÍCIOS SOBRE SEPARAÇÃO DE MISTURAS HETEROGÊNEAS

1-(UFRJ) Com a adição de uma solução aquosa de açúcar a uma mistura contendo
 querosene e areia, são vistas claramente três fases. Para separar cada componente da
 mistura final, a melhor sequência é:
a.    filtração, decantação e destilação.
b.    cristalização, decantação e destilação.
c.    filtração, cristalização e destilação.
d.    centrifugação, filtração e decantação.
e.    destilação, filtração e decantação.

 

2-(UFSM-RS) Num acampamento, todo o sal de cozinha foi derramado na areia. As
 pessoas recuperaram o sal realizando, sucessivamente, as operações de:
a) dissolução, filtração, evaporação.
b) fusão, decantação, sublimação.
c) liquefação, filtração, vaporização.
d) adição de água, destilação.
e) diluição, sedimentação, vaporização.

3-O “funil de bromo” também conhecido como funil de decantação é usado em
 laboratório para separar algumas misturas. Qual das misturas abaixo poderia ser 
separada usando esse tipo de funil?
a.    Água e glicose dissolvida.
b.    Água e álcool.
c.    Água e gasolina, dois líquidos imiscíveis.
d.    Água e areia.
e.    Areia e pó de ferro.

4-(UFPE) Uma mistura é constituída de areia, óleo, açúcar e sal de cozinha. A melhor
 sequência experimental para separar essa mistura em seus constituintes puros é:
a) destilação do óleo, filtração da areia, dissolução do sal e do açúcar em água.
b) dissolução do açúcar e do sal em água, filtração da areia, decantação do óleo, 
recristalização fracionada da fase aquosa.
c) filtração, dissolução do açúcar e do sal em água, decantação do óleo e destilação
 da fase aquosa.
d) destilação do óleo, dissolução do sal e do açúcar em água e separação da areia por
 filtração.
e) filtração do óleo e simples catação dos componentes da fase sólida.
5- Quando prepararmos o nosso cafezinho de cada dia, costumam-se realizar dois tipos 

principais de separação de misturas, que são:
a.    Decantação e filtração.
b.    Filtração e sedimentação.
c.    Filtração e sifonação.
d.    Decantação e extração.
e.    Extração e filtração.

ou pelo Google Classroom.
-Prazo para a entrega: 17/07

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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 29/06 ATÉ 03/07


 2º BIMESTRE

Separação de Misturas

Leia o texto “Separação de Misturas” (link abaixo).


 As técnicas utilizadas para separar as substâncias que compõem as misturas homogêneas e heterogêneas levam em consideração o número de fases, a natureza dos componentes e suas propriedades.
1. (Cesgranrio) Numa das etapas do tratamento da água que abastece uma cidade, a água é mantida durante um certo tempo em tanques para que os sólidos em suspensão se depositem no fundo. A essa operação denominamos:
a) filtração.
 

b) sedimentação.
 

c) sifonação.
 

d) centrifugação.
 

e) cristalização.

Para complementar a leitura, sugerimos o texto Tratamento de Água.
2. (Vunesp) Na preparação do café, a água quente entra em contato com o pó e é separada no coador. As operações envolvidas nessa separação são, respectivamente:
a) destilação e decantação.
 

b) filtração e destilação.
c) destilação e coação.
 

d) extração e filtração.
 

e) extração e decantação.

Saiba mais sobre Separação de misturas e Filtração.
3. (Unirio) Uma mistura formada por gasolina, água, serragem e sal de cozinha pode ser separada nos seus diversos componentes seguindo-se as seguintes etapas:
a) filtração, decantação e destilação.
 

b) catação e decantação.
 

c) sublimação e destilação.
 

d) prensagem e decantação.
 

e) destilação e decantação.

Saiba mais sobre Catação.
4. (Unifor) Um sólido A está totalmente dissolvido num líquido B. É possível separar o solvente B da mistura por meio de uma:
a) centrifugação.
 

b) sifonação.
 

c) decantação.
 

d) filtração.
 

e) destilação.


.


*link testado em 28/06/2020.
**enviar para o e-mail: beniltongarcia@professor.educacao.sp.gov.br OU pelo Google Classroom.



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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 22/06 ATÉ 26/06
RESPONDER O LINK ABAIXO

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 26/05 ATÉ 29/05

ATIVIDADES

REVISÃO DOS CONTEÚDOS E ENTREGA DAS ATIVIDADES ATRASADAS
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 11/05 ATÉ 15/05

ATIVIDADES
Atividade da situação de aprendizagem 2 do caderno do aluno vol. 1




ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 04/05 ATÉ 08/05


    1.   Assista aos vídeos dos links abaixo e reflita sobre as etapas do tratamento, o consumo e o uso consciente da água. Responda os exercícios abaixo.
    a)   Cite alguns usos da água.
    b)   Como a água chega em nossa casa?
    c)    Ao chegar na ETA, quais as etapas do tratamento da água?
    d)   Quais atitudes você poderia adotar para econimizar água?
     

   


Atividade 1: Qualidade e tratamento de água
































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