ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12
RECUPERAÇÃO
ANUAL DE QUÍMICA (Profª
Suzana CV Januário)
Consultar o caderno de classe, pesquisar na internet ou livro
didático. O enviar por e-mail (suzanacarla@professor.educacao.sp.gov.br)
ou WhatsApp (99779-4291) NOME COMPLETO__________________________SÉRIE____________
2ºANO (2ºA,
2ºD, 2ºE, 2ºG) Consultar o caderno de classe, pesquisar na internet ou livro
didático. O enviar por e-mail (suzanacarla@professor.educacao.sp.gov.br)
ou WhatsApp (99779-4291) NOME
COMPLETO:__________________ TURMA:_____________
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1º BIMESTRE 2ºANO Parte I 1. Quais
eram as características do Modelo Atômico de Dalton: * a) Indivisível,
maciço e sem carga b) Com
carga negativa no núcleo, e positiva ao redor c) Com
carga positiva no núcleo, e negativa ao redor d) Nenhuma
das alternativas 2. O que é
um elétron? * a) Partícula
com carga neutra b) Partícula
com carga positiva c) Partícula
com carga negativa d) Partícula
com carga dupla 3. Assinale
a alternativa que contém apenas etapas de tratamento de água: * a) Coloração,
irrigação, fracionamento b) Irrigação,
coleta, manejo c) Coagulação,
decantação, filtração d) Nenhuma
das alternativas 4. Como
chamamos a água que pode ser consumida por humanos? * a) Água
Pura b) Água
Potável c) Água
Dura d) Água
Destilada 5. Qual a
importância da química no nosso cotidiano? * Parte II Fazer uma
pesquisa (resumida), sobre o tema: “Tratamento de água” ___________________________________________________________ ·
2º BIMESTRE 2ºANO
Parte I
* Observe a Tabela Periódica dos elementos (encontrar a imagem no
Google): 2. Escreva os símbolos dos seguintes elementos: Cobre, Chumbo,
Carbono, Hidrogênio, Oxigênio e Cálcio. * 3. Escreva os nomes dos seguintes elementos (a partir do símbolo
dado): Na, Au, Cl, N, Bi e Mg. * 4. O que representam as linhas verticais da Tabela Periódica? * 5. O que representam as linhas horizontais da Tabela Periódica: *
Parte II 1. Assinale a alternativa correta: * a) As transformações químicas nunca ocorrem com absorção ou liberação
de energia.
b) O hidrogênio (H) e o oxigênio (O) são dois elementos que, nas
condições favoráveis, seus átomos reagem e formam como produto as moléculas
de água.
c) Não há relação com o conceito de reações exotérmicas e endotérmicas
e as reações químicas.
d) Ao colocar uma panela no fogo para preparar um alimento estamos,
por sua vez, diante de um processo endotérmico. 2. Assinale a alternativa que melhor representa o conceito de
"Reação Endotérmica": a) É aquela em que há liberação de energia. Nesse processo, a produção
de energia somente persiste mediante o fornecimento contínuo de energia.
b) É aquela em que há produção de gráficos numéricos grandes.
c) É aquela em que há absorção de energia. Nesse processo, a energia é
produzida e, de forma independente, é mantida.
d) Nenhuma das Alternativas. 2. Assinale a alternativa que melhor representa o conceito de
"Reação Exotérmica": * a) É aquela em que há liberação de energia. Nesse processo, a produção
de energia somente persiste mediante o fornecimento contínuo de energia. b) É aquela em que há absorção de energia. Nesse processo, a energia é
produzida e, de forma independente, é mantida. c) É aquela em que há problemas com todas as substâncias e não se realiza. Todas as alternativas estão corretas. 3. Leia o trecho: "A gordura corporal funciona como um
combustível no nosso corpo. Aquela que não é queimada, é absorvida por ele.
Como se trata de um processo de absorção, é um exemplo de..." * a) Reação Exotérmica. b) Reação Endotérmica. c) Reação Incompleta. d) Reação Indeterminada. 4. Leia o trecho: "Ao colocar uma panela no fogo para preparar um
alimento, o calor que é liberado transformará esse alimento para que ele seja
consumido. Estamos, diante de uma reação..." * a) Endotérmica. b) Exotérmica. c) Orgânica simples. d) Todas as alternativas estão corretas.
·
3º BIMESTRE 2ºANO
Parte I
1- (Pesquisa) Quem foi o cientista criador da famosa frase “Nada se
cria, nada se perde, tudo se transforma”, estampada na primeira página do
texto? O que esse cientista quis dizer com isso? 2- Qual a relação entre as refinarias de petróleo e a produção
agrícola necessária para alimentar a humanidade? 3- Por que a fabricação do açúcar de cana (sacarose) obriga, automaticamente,
à produção de etanol (álcool etílico)? Faça uma pesquisa extra sobre a(s)
substância(s) química(s) presente(s) nos resíduos da produção de açúcar
(reações químicas, alternativas de descarte, etc.). 4- O que é e como se produz o combustível de lixo? 5- Qual a substância constituinte das garrafas PET? Pesquise e cole
junto à sua resposta o desenho da molécula (estrutura molecular) dessa
substância. 6- Qual o principal motivo da poluição ambiental causada pelo PET, e
que alternativa você, estudante, daria para combatê-la? 7- O autor concluiu o texto com uma opinião daquilo que ele achou ser
a “receita da sustentabilidade”. Em sua opinião, quais seriam as principais
dicas para se promover a sustentabilidade ambiental, começando pela sua casa? Parte II
Fazer uma pesquisa (resumida), sobre o tema: “Substâncias iônicas”: ___________________________________________________________ ·
4º BIMESTRE 2ºANO
Parte I 1- Diferencie os processos: “Oxidação” e “Redução”: 2- Defina Eletrólise:__________________ 3- Ao colocarmos uma pilha ou bateria no congelador, ela volta a ter
carga? Dê uma breve explicação sobre essa questão. 4- O que é eletroquímica?
Parte II
Fazer uma pesquisa (resumida), sobre o tema: “Pilhas e Baterias”: ___________________________________________________________ |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12
PRAZO DE ENTREGA
De 30/11 a 04/12 ATIVIDADES
·
Link da aula no CMSP ·
https://www.youtube.com/watch?v=hTnCnv63biE
·
Responder as questões: ·
1-Diferencie metais e ametais (características): ·
2-O que são íons (cátions e ânions)? ·
3-Qual elemento químico que não se enquadra em nenhum grupo da Tabela
Periódica? ·
4-Diferencie Ligação Iônica, Covalente e Metálica:
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ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11
PRAZO DE ENTREGA De
23/11
a 27/11 Acompanhamento de entrega
de atividades por e-mail institucional e WhastApp (suzanacarla@prof.educacao.sp.gov.br),
Chat CMSP - Centro de Mídias, Aplicativo Google Classroom
ATIVIDADES
·
Link da aula no CMSP ·
https://www.youtube.com/watch?v=Xh0GvrjAHL4
·
Responder as questões: ·
1- Faça um pequeno resumo, comparando os modelos atômicos de Dalton,
Thomson, Rutherford e Bohr: ·
2- O que é eletronegatividade? ·
3- Como funciona a ligação iônica? ·
4- Quais são as características dos metais?
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ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11
PREZADO ALUNO,
-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas: |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11
PRAZO DE ENTREGA De
10/11
a 16/11 Entrega de atividades por e-mail
institucional e WhastApp (suzanacarla@prof.educacao.sp.gov.br), Chat CMSP -
Centro de Mídias, Aplicativo Google Classroom
ATIVIDADES
·
Link da aula no CMSP ·
https://www.youtube.com/watch?v=JXQ8tc6hIGk
·
Responder as questões: ·
1- Descreva resumidamente, como
era o ‘Modelo Atômico de John Dalton’: ·
2- Qual a descoberta importante
feita por JJ Thomson? ·
3- Compare os ‘Modelos Atômicos de Rutherford e Bohr’?
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ATIVIDADES DA
SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11
ATIVIDADES
·
Link da aula no CMSP ·
https://www.youtube.com/watch?v=4mdiWZxnLX8
·
Responder as questões: ·
1- Quais são as etapas do
tratamento da água para consumo humano? ·
2- Por que é necessário fazer o
tratamento da água para consumirmos? ·
3- O que é adicionado para a desinfecção? ·
4- O que é a ‘dessalinização’ da água do mar?
PRAZO DE ENTREGA De 03/11 a 10/11
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ATIVIDADES DA
SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10
ATIVIDADES
REC. DE QUÍMICA 1º BIMESTRE 2ºANO
Consultar o caderno de classe, pesquisar
na internet ou livro didático. O enviar por e-mail (suzanacarla@professor.educacao.sp.gov.br)
ou WhatsApp (99779-4291)
NOME COMPLETO:__________________ TURMA:_____________
Parte I 1. Quais eram as características do Modelo Atômico de
Dalton: * a) Indivisível, maciço e sem carga b) Com carga negativa no núcleo, e positiva ao redor c) Com carga positiva no núcleo, e negativa ao redor d) Nenhuma das alternativas 2. O que é um elétron? * a) Partícula com carga neutra b) Partícula com carga positiva c) Partícula com carga negativa d) Partícula com carga dupla 3. Assinale a alternativa que contém apenas etapas de
tratamento de água: * a) Coloração, irrigação, fracionamento b) Irrigação, coleta, manejo c) Coagulação, decantação, filtração d) Nenhuma das alternativas 4. Como chamamos a água que pode ser consumida por
humanos? * a) Água Pura b) Água Potável c) Água Dura d) Água Destilada 5. Qual a importância da química no nosso
cotidiano? * Parte II Fazer uma pesquisa (resumida), sobre o tema: “Tratamento de água” ___________________________________________________________ REC. DE QUÍMICA 2º BIMESTRE 2ºANO
Parte I
1. Para que serve a Tabela periódica? 2. Escreva os símbolos dos seguintes
elementos: Cobre, Chumbo, Carbono, Hidrogênio, Oxigênio e Cálcio. * 3. Escreva os nomes dos seguintes
elementos (a partir do símbolo dado): Na, Au, Cl, N, Bi e Mg. * 4. O que representam as linhas verticais
da Tabela Periódica? * 5. O que representam as linhas horizontais
da Tabela Periódica: *
Parte II
1. Assinale a alternativa correta: * a) As transformações químicas nunca
ocorrem com absorção ou liberação de energia.
b) O hidrogênio (H) e o oxigênio (O) são
dois elementos que, nas condições favoráveis, seus átomos reagem e formam
como produto as moléculas de água.
c) Não há relação com o conceito de
reações exotérmicas e endotérmicas e as reações químicas.
d) Ao colocar uma panela no fogo para
preparar um alimento estamos, por sua vez, diante de um processo endotérmico. 2. Assinale a alternativa que melhor
representa o conceito de "Reação Endotérmica": a) É aquela em que há liberação de
energia. Nesse processo, a produção de energia somente persiste mediante o
fornecimento contínuo de energia.
b) É aquela em que há produção de
gráficos numéricos grandes.
c) É aquela em que há absorção de
energia. Nesse processo, a energia é produzida e, de forma independente, é
mantida.
d) Nenhuma das Alternativas.
2. Assinale a alternativa que melhor
representa o conceito de "Reação Exotérmica": *
a) É aquela em que há liberação de
energia. Nesse processo, a produção de energia somente persiste mediante o
fornecimento contínuo de energia. b) É aquela em que há absorção de
energia. Nesse processo, a energia é produzida e, de forma independente, é
mantida. c) É aquela em que há problemas com todas
as substâncias e não se realiza. Todas as alternativas estão corretas. 3. Leia o trecho: "A gordura corporal
funciona como um combustível no nosso corpo. Aquela que não é queimada, é
absorvida por ele. Como se trata de um processo de absorção, é um exemplo
de..." * a) Reação Exotérmica. b) Reação Endotérmica. c) Reação Incompleta. d) Reação Indeterminada.
4. Leia o trecho: "Ao colocar uma
panela no fogo para preparar um alimento, o calor que é liberado transformará
esse alimento para que ele seja consumido. Estamos, diante de uma
reação..." * a) Endotérmica. b) Exotérmica. c) Orgânica simples. d) Todas as alternativas estão corretas.
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ATIVIDADES DA SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10
ATIVIDADES
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Links da aula no CMSP: https://www.youtube.com/watch?v=Kj--PsQexec
·
Responder as seguintes questões:
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1- O que é solubilidade? ·
2- O que compõe uma “Solução”? ·
3- Diferencie Soluções Saturadas, Supersaturadas e Insaturadas: ·
4- Qual a diferença entre medicamento e veneno? Explique:
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ATIVIDADES DA SEMANA 13/10 ATÉ 16/10
ATIVIDADES
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Link CMSP ·
https://www.youtube.com/watch?v=Euz6nisipNg&t=52s ·
https://www.youtube.com/watch?v=j6_EhKoP0jI&t=25s ·
https://www.youtube.com/watch?v=Sx8HKtgWKL8&t=16s ·
https://www.youtube.com/watch?v=7aEqRps9DcE&t=1494s ·
https://www.youtube.com/watch?v=XB7Vrle87-w&t=1180s ·
https://www.youtube.com/watch?v=4PthyGLzXXw&t=1580s
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Fazer um resumo dos conteúdos que você aprendeu pelas aulas online
(CMSP), do 3º Bimestre, e finalizar com uma representação da Tabela periódica
em uma folha de caderno, com os símbolos e nomes dos elementos.
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10
ATIVIDADES
· Responda as seguintes questões:
1- Como você imagina a atração que ocorre entre as moléculas de água? Para responder à questão considere as interações eletrostáticas entre as moléculas. Que tipo de interação as mantém unidas? 2- O NaCl, cloreto de sódio é um composto iônico ou molecular? 3- Como identificar um composto iônico e molecular? 4- O nitrato de sódio - NaNO3 (um sal inorgânico), é um composto iônico ou molecular? 5- O carbonato de cálcio - CaCO3 (um sal inorgânico, conhecido como salitre do Chile) é um composto iônico ou molecular? ENTREGA: 02/10 |
CADERNO DO ALUNO 3°BIMESTRE
QUÌMICA PÀGINA 38
ATIVIDADE 3 FORÇAS INTRAMOLECULARES E INTERMOLECULARES
1. Realize uma pesquisa e registre toda a atividade no caderno de classe, forças intramoleculares e intermoleculares para responder as atividades a seguir:
1.1 Qual é a diferença entre forças intramoleculares e intermoleculares?
1.2 Nas questões abaixo, cito o tipo de interação. Complete citando as forças relativas e espécies que interagem entre si, nessa ordem, para cada tópico.
1.3 Íon – íon;
1.4 Íon – dipolo;
1.5 Ligação de hidrogênio;
1.6 Dipolo – dipolo ou dipolo permanente;
1.7 Dipolo – dipolo induzido;
1.8 Dipolo induzido ou forças de London;
Texto base para auxiliar nas respostas.
OBS.( Não precisa reescrever o texto no caderno. Copiar apenas o resultado da pesquisa, as perguntas e as respostas. Com nome, número, série e data.)
No nosso dia a dia convivemos com várias substâncias em diferentes estados físicos. Elas possuem pontos de fusão e de ebulição específicos, além de apresentarem solubilidade ou não. Essas diferenças de propriedades que ocorrem nas substâncias devem-se às diferentes interações e atrações que se estabelecem entre as suas moléculas, como as forças intermoleculares e intramoleculares.
Como você sabe, os átomos reagem entre si para se estabilizarem e formarem as moléculas. Mas moléculas também podem interagir entre si, formando diferentes estruturas. Há 2 forças que atuam no interior da molécula: forças intermoleculares e forças intramoleculares.
Forças intermoleculares são as forças exercidas para manter unidas duas ou mais moléculas.
Elas correspondem a ligações químicas que têm a função de unir ou repelir as moléculas de um composto.
As forças intermoleculares provocam estados físicos diferentes nos compostos químicos. Essa interação pode ser mais ou menos forte, conforme a polaridade das moléculas.
Classificação
As forças intermoleculares são classificadas em três tipos que variam conforme a intensidade:
· Ligação de Hidrogênio: Ligação de forte intensidade.
· Dipolo Permanente ou dipolo-dipolo: Ligação de média intensidade.
· Dipolo Induzido ou Forças de London: Ligação de fraca intensidade.
O conjunto das forças intermoleculares também pode ser chamado de Forças de Van der Waals.
Ligação de Hidrogênio
A ligação ou ponte de hidrogênio ocorre em moléculas polares que têm o hidrogênio unido à elementos eletronegativos e com volume atômico baixo, como o oxigênio (O), flúor (F) e nitrogênio (N).
É a força intermolecular mais forte, pois existe uma grande diferença de eletronegatividade entre os elementos.
Dipolo-dipolo
O dipolo-dipolo ocorre entre as moléculas dos compostos polares e é considerada uma interação de força intermediária.
Os elétrons estão distribuídos de forma assimétrica e assim o elemento mais eletronegativo atrai os elétrons para si.
Nas ligações dipolo-dipolo, as moléculas polares interagem de maneira que os polos opostos sejam preservados.
Dipolo induzido
O dipolo induzido é constituído pela atração não gravitacional que ocorre em todas as moléculas e é o único tipo de atração entre moléculas apolares.
Os elétrons estão distribuídos de forma uniforme e não há formação de dipolo elétrico. Porém, quando as moléculas apolares se aproximam induzem a formação de dipolos temporários.
Nos estados físicos sólido e líquido, as moléculas estão tão próximas que forma-se uma deformação instantânea das nuvens eletrônicas e originam-se polos positivo e negativo.
As categorias de Forças Intramoleculares e Intermoleculares são o objeto deste estudo. E ficam a cargo de sua pesquisa!
Google Classroon : https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfZuUZN6gWu9N6K3HMNI6-_iE_EZEqJVsx18TMJnYVwCk_QMw/viewform?usp=sf_link
envie por e-mail - benitongarcia@professor.educacao.sp.gov.br |
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ 17/08
CADERNO DO ALUNO 3°BIMESTRE
QUÌMICA PÀGINA 36
ATIVIDADE 2
1. Leia o texto com atenção:
Polaridade das ligações
Ligações químicas são classificadas em polares ou apolares.
Enquanto que toda ligação iônica é polar, a polaridade da ligação covalente depende dos átomos presentes na molécula.
Uma ligação covalente é apolar quando apenas átomos de um mesmo elemento químico estão unidos; já quando são elementos diferentes, há diferença de eletronegatividade e a molécula é polar.
A polaridade ocorre devido à formação de polos nas substâncias químicas, que são positivos e negativos de acordo com as cargas. Por isso, a capacidade de atrair elétrons faz com que compostos iônicos possuam polaridade máxima, pois tendem a formar espécies químicas carregadas eletricamente.
Ligações polares e apolares
A eletronegatividade é uma propriedade periódica que representa a capacidade que um átomo tem de atrair para si os elétrons de uma ligação estabelecida com outro átomo.
A diferença de eletronegatividade entre átomos classifica as ligações em polar e apolar.
· Ligações apolares: os átomos envolvidos na ligação possuem diferença de eletronegatividade igual ou muito próxima de zero.
· Ligações polares: a diferença de eletronegatividade entre os átomos da ligação é diferente de zero.
Polaridade da ligação covalente
A diferença de eletronegatividade entre átomos classifica as ligações covalentes em polar e apolar.
· Ligações covalentes apolares: estabelecida entre átomos de um mesmo elemento químico.
· Ligações covalentes polares: estabelecida entre elementos químicos diferentes, ou seja, que possuem eletronegatividades diferentes.
2. Pesquise porque óleo e água não se misturam e registre em seu caderno:
3. Pesquise e registre no caderno como é realizado o descarte de óleo de cozinha:
3.1 Como o óleo de cozinha costuma ser descartado na sua casa?
3.2 Essa forma de descarte está correta? Justifique sua resposta.
As atividades deverão ser entregues pelo classroom e pelo e-mail: beniltongarcia@professor.educacao.sp.gov.br
CLASSROOM: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScW-z4RUs2Nh2PffcM7Ej6RUXC-WUXrEPfH_mmppUxDpnBkDA/viewform?usp=sf_link |
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ 07/08
CADERNO DO ALUNO 3°BIMESTRE
QUÌMICA PÀGINA 36
ATIVIDADE 1.A
1. Aluno, registre as hipóteses para as questões a seguir:
1.1 Por que as lagartixas conseguem andar no teto e nas paredes?
1.2 Se o sabão é feito de óleos e gorduras, como é capaz de limpar superfícies engorduradas?
1.3 Por que os insetos conseguem andar sobre a água?
2. Tenho a certeza de que no mínimo, as perguntas acima instigaram a sua curiosidade! Mas e agora, como responder a essas questões? Lhe apresento alguns vídeo aulas curtinhos, que poderão servir de base para que você aprenda a responder então:
3. E agora, com base no estudo que você fez sobre a interação entre moléculas, escreva outra questão e responda corretamente, mesmo que pra isso você precise pesquisar:
3.1 Qual substância tem maior ponto de ebulição; álcool ou água? Por que?
beniltongarcia@professor.educacao.sp.gov.br ou classroom
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfb-LM9Ghkce9S7axt31SsTcDSHhjXSC_hyprb8a9N3vwq4Uw/viewform?usp=sf_link |
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/07 ATÉ 31/07
SEMANA
DE ESTUDOS INTENSIVOS
PREZADOS ALUNOS, ESTA É A SEMANA FINAL DO SEGUNDO
BIMESTRE, ATENDENDO A PEDIDOS, É DEDICADA À RECUPERAÇÃO E REAVALIAÇÃO DE
CONTEÚDOS PASSADOS DURANTE ESTE PERÍODO NÃO PRESENCIAL.
GOOGLE
CLASSROOM
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EXERCÍCIOS
SOBRE SEPARAÇÃO DE MISTURAS HETEROGÊNEAS
1-(UFRJ) Com a adição de uma solução aquosa de açúcar a uma mistura
contendo
querosene e areia, são vistas claramente três fases. Para separar
cada componente da
mistura final, a melhor sequência é:
a. filtração,
decantação e destilação.
b. cristalização,
decantação e destilação.
c. filtração,
cristalização e destilação.
d. centrifugação,
filtração e decantação.
e. destilação,
filtração e decantação.
2-(UFSM-RS) Num acampamento, todo o sal de cozinha foi derramado na
areia. As
pessoas recuperaram o sal realizando, sucessivamente, as operações
de:
a) dissolução, filtração, evaporação.
b) fusão, decantação, sublimação.
c) liquefação, filtração, vaporização.
d) adição de água, destilação.
e) diluição, sedimentação, vaporização.
3-O “funil de bromo” também conhecido como funil de decantação é usado em
laboratório para separar algumas misturas. Qual das misturas abaixo poderia ser
separada usando esse tipo de funil?
a. Água e glicose
dissolvida.
b. Água e álcool.
c. Água e gasolina,
dois líquidos imiscíveis.
d. Água e areia.
e. Areia e pó de
ferro.
4-(UFPE) Uma mistura é constituída de areia, óleo, açúcar e sal
de cozinha. A melhor
sequência experimental para separar essa mistura em seus
constituintes puros é:
a) destilação do óleo, filtração da areia,
dissolução do sal e do açúcar em água.
b) dissolução do açúcar e do sal em água,
filtração da areia, decantação do óleo,
recristalização fracionada da fase
aquosa.
c) filtração, dissolução do açúcar e do sal
em água, decantação do óleo e destilação
da fase aquosa.
d) destilação do óleo, dissolução do sal e do
açúcar em água e separação da areia por
filtração.
e) filtração do óleo e simples catação dos
componentes da fase sólida.
5- Quando prepararmos o nosso cafezinho de cada dia, costumam-se
realizar dois tipos
principais de separação de misturas, que são:
a. Decantação e
filtração.
b. Filtração e
sedimentação.
c. Filtração e
sifonação.
d. Decantação e
extração.
e. Extração e
filtração.
*enviar
para o e-mail: beniltongarcia@professor.educacao.sp.gov.br
ou pelo Google Classroom.
-Prazo para a entrega: 17/07
ATENÇÃO:
As atividades estão
sendo postadas também na plataforma Google Classroom.
Use seu e-mail
institucional para acessar a plataforma e se inscrever.
·
Não sabe o que é seu e-mail
institucional? Assista ao vídeo:
·
Não
sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo:
·
·
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2º BIMESTRE
Separação de Misturas
Leia o
texto “Separação de Misturas” (link abaixo).
As técnicas utilizadas para separar as substâncias que compõem as misturas homogêneas e heterogêneas levam em consideração o número de fases, a natureza dos componentes e suas propriedades.
1. (Cesgranrio) Numa das etapas do tratamento da água que abastece uma cidade, a água é mantida durante um certo tempo em tanques para que os sólidos em suspensão se depositem no fundo. A essa operação denominamos:
a) filtração.
b) sedimentação. c) sifonação. d) centrifugação. e) cristalização.
Para complementar a leitura, sugerimos o texto Tratamento de Água.
2. (Vunesp) Na preparação do café, a água quente entra em contato com o pó e é separada no coador. As operações envolvidas nessa separação são, respectivamente:
a) destilação e decantação.
b) filtração e destilação. c) destilação e coação. d) extração e filtração. e) extração e decantação.
Saiba mais sobre Separação de misturas e Filtração.
3. (Unirio) Uma mistura formada por gasolina, água, serragem e sal de cozinha pode ser separada nos seus diversos componentes seguindo-se as seguintes etapas:
a) filtração, decantação e destilação.
b) catação e decantação. c) sublimação e destilação. d) prensagem e decantação. e) destilação e decantação.
Saiba mais sobre Catação.
4. (Unifor) Um sólido A está totalmente dissolvido num líquido B. É possível separar o solvente B da mistura por meio de uma:
a) centrifugação.
b) sifonação. c) decantação. d) filtração. e) destilação.
.
*link
testado em 28/06/2020.
**enviar
para o e-mail: beniltongarcia@professor.educacao.sp.gov.br OU pelo
Google Classroom.
Link do classroom: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeQH32grIolq2vXSfHu7lpML-KOYfp21uiwLUsan7_A7gPQQQ/viewform?usp=sf_link
ATENÇÃO:
As atividades estão sendo postadas também na
plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a
plataforma e se inscrever.
· Não
sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:
· Não sabe acessar
o Google Clasroom? Assista ao vídeo:
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RESPONDER O LINK ABAIXO
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ATIVIDADES
REVISÃO DOS CONTEÚDOS E ENTREGA DAS ATIVIDADES ATRASADAS
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ATIVIDADES
Atividade da situação de aprendizagem 2 do caderno do aluno vol. 1
|
1. Assista aos vídeos dos links abaixo e reflita
sobre as etapas do tratamento, o consumo e o uso consciente da água. Responda
os exercícios abaixo.
a) Cite alguns usos da água.
b) Como a água chega em nossa casa?
c) Ao chegar na ETA, quais as etapas do tratamento da água?
d) Quais atitudes você poderia adotar para econimizar água?
|
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