ATIVIDADES DA SEMANA DE 14/12 ATÉ 18/12
Atividades
da semana de 14/12/2020 a 18/12/2020
Prazo para realização da atividade: 18/12/2020
Não esqueça de colocar seu nome e
série e a data da atividade. As atividades deverão ser realizadas no caderno e
entregues através de fotos ou digitadas. A
entrega e devolutiva acontecerá individualmente através dos seguintes canais: ·
e-mail: mayranepomuceno@prof.educacao.sp.gov.br ·
mensagens pelo WhatsApp: (14) 99648-6699 ·
google classroom. ·
Dúvidas devem ser enviadas via
whatsapp: de
maneira individual, no modo particular, para que a dúvida não se perca em
meio as várias mensagens no grupo da sala de aula. ·
Horário
das 14h00 às 21h00 de segunda a sexta-feira.
TEMA:
Semana de Estudos Intensivos.
Objetivo da Atividade: Recuperar as atividades que ainda
não foram desenvolvidas pelos alunos.
Atividade:
Nesta
semana nossa atividade será focada em garantir que todos os alunos recuperem
as atividades que ainda não realizaram. Aproveite
esta semana para colocar em dia as atividades e para tirar todas as dúvidas
sobre os conteúdos.
Na
tabela abaixo estão identificados os alunos por série e bimestre que precisam
fazer recuperação na disciplina de Geografia. Caso
seu número de chamada esteja na lista, entre em contato comigo através do
whatsapp (14)99648-6699.
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ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12
Atividades da semana de 07/12/2020 a
11/12/2020
Prazo
para realização da atividade: 14/12/2020
Não
esqueça de colocar seu nome e série e a data da atividade. As
atividades deverão ser realizadas no caderno e entregues através de fotos ou
digitadas. A entrega e devolutiva acontecerá
individualmente através dos seguintes canais: ·
e-mail: mayranepomuceno@prof.educacao.sp.gov.br ·
mensagens pelo WhatsApp: (14) 99648-6699 ·
google classroom. ·
Dúvidas devem ser enviadas via
whatsapp: de
maneira individual, no modo particular, para que a dúvida não se perca em
meio as várias mensagens no grupo da sala de aula. ·
Horário
das 14h00 às 21h00 de segunda a sexta-feira.
TEMA:
Semana de Estudos Intensivos.
Objetivo
da Atividade: Recuperar
as atividades que ainda não foram desenvolvidas pelos alunos.
Atividade:
Nesta semana nossa atividade será
focada em garantir que todos os alunos recuperem as atividades que ainda não
realizaram. Aproveite esta semana para colocar
em dia as atividades e para tirar todas as dúvidas sobre os conteúdos. |
ATIVIDADES DA
SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12
Atividades da semana de 30/11/2020 a
04/12/2020
Prazo
para realização da atividade: 08/12/2020
Não
esqueça de colocar seu nome e série e a data da atividade. As
atividades deverão ser realizadas no caderno e entregues através de fotos ou
digitadas. A entrega e devolutiva acontecerá
individualmente através dos seguintes canais: ·
e-mail: mayranepomuceno@prof.educacao.sp.gov.br ·
mensagens pelo WhatsApp: (14) 99648-6699 ·
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Dúvidas devem ser enviadas via
whatsapp: de
maneira individual, no modo particular, para que a dúvida não se perca em
meio as várias mensagens no grupo da sala de aula. ·
Horário
das 14h00 às 21h00 de segunda a sexta-feira.
TEMA:
As formas de relevo brasileiro e as funções das classificações.
Habilidades da Atividade:
·
Ler, interpretar e comparar mapas
dos diferentes domínios morfoclimáticos e das bacias hidrográficas do Brasil.
Atividade: Leia o texto abaixo e responda as
questões.
Relevo
brasileiro
O relevo apresenta diferentes
formações que são consequências das ações de agentes endógenos (resultado da
energia do interior do planeta que se manifesta pela dinâmica ou tectônica
das placas) e agentes exógenos (associados ao clima da área, como as chuvas,
ventos e geleiras, que criam ou dão as formas esculturais ao relevo através
de um processo erosivo). O relevo
brasileiro tem formação antiga e resulta, principalmente, da
sucessão de ciclos climáticos e da ação das forças internas da Terra, como a
movimentação das placas tectônicas, as falhas e o vulcanismo. Existem diferentes classificações do
relevo brasileiro, cada uma obedecendo a um critério. Entre as mais conhecidas estão a
realizada em 1940 pelo professor Aroldo Azevedo, que utilizou como critério o
nível altimétrico. Na década de 1950, o professor Aziz
Ab´Saber apresentou uma nova classificação, baseando no processo de erosão e
sedimentação. A mais recente classificação do
relevo brasileiro é de 1995, elaborada pelo professor do departamento de
geografia da Universidade de São Paulo (USP), Jurandyr Ross. Seu trabalho tem
como referência o projeto Radambrasil, um levantamento realizado no
território brasileiro, entre 1970 e 1985, com um equipamento espacial de
radar instalado em avião. Ross considera 28 unidades de relevo, divididas em
planaltos, planícies e depressões. Planaltos, planícies e Depressões Planaltos – São
formas de relevo elevadas, com altitudes superiores a 300 metros. Podem ser
encontradas em qualquer tipo de estrutura geológica. Nas bacias sedimentares,
os planaltos caracterizam-se pela formação de escarpas em áreas de fronteira
com as depressões. Formam também as chapadas, extensas superfícies planas de
grande altitude. Com 2.995,30 metros, o pico da Neblina é o ponto mais
alto do relevo brasileiro.
Depressão
Sertaneja Setentrional no Estado do Ceará.
Planícies – São
unidades de relevo geologicamente muito recentes. É uma superfície
extremamente plana, sua formação ocorre em virtude da sucessiva
deposição de material de origem marinha, lacustre ou fluvial em áreas
planas. Normalmente, estão localizadas próximas do litoral ou dos cursos dos
grandes rios e lagoas, como as planícies da lagoa dos Patos e da lagoa Mirim,
no litoral do Rio Grande do Sul. Lagoa
dos Patos – RS.
Fonte:
https://brasilescola.uol.com.br/brasil/relevo-brasileiro.htm
Questões: 1 – O relevo brasileiro não apresenta elevadas
altitudes. Cerca de 92% do espaço natural do país apresenta altitudes
inferiores a 900 metros acima do nível do mar. Isso ocorre porque: a)
Predomina no país a ação dos agentes endógenos. b) A
formação geológica do Brasil é antiga. c)
Ocorrem frequentes terremotos, que aplainam o relevo. d) A
atividade humana atuou no sentido de degradar as formas antigas da
superfície. e) O
Brasil localiza-se, em grande parte, nas zonas de encontro entre placas
tectônicas.
2 - A fotografia a
seguir mostra uma rede de drenagem em determinada região brasileira.
Observe-a:
Esse
tipo de hidrografia, pelas características observadas, é típica do seguinte
tipo de relevo: a) Planalto b) Depressão c) Cordilheira d) Escarpas e) Planície
3 – O que são escarpas?
4 – Observe o mapa “O relevo segundo
Aziz Ab’Saber”. De acordo com a divisão de relevo elaborada pelo professor
Aziz Ab’Saber nomeie os:
a) Planaltos
brasileiros:_________________________________________________
b) Planícies brasileiras:
________________________________________________
5 - Observe o mapa abaixo: a)
Após a leitura do mapa e de
sua legenda, quais são as províncias geomorfológicas que formam o Estado de
São Paulo? b)
A área destacada em vermelho
no mapa aponta a localização do município de Marília. De acordo com o mapa, o
município de Marília faz parte de qual província geomorfológica? 6
– Observe o mapa “Relevo Brasileiro década 80/90 – profº Jurandyr L. S.
Ross” e apartir das informações contidas no mapa, responda: a)
Quantas formações de
planaltos existem no território brasileiro? b)
Quantas formações de
depressão existem no território brasileiro? Quantas formações de planícies existem no território brasileiro? |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11
Atividades da semana de 23/11/2020 a
27/11/2020
Prazo
para realização da atividade: 01/12/2020
Não
esqueça de colocar seu nome e série e a data da atividade. As
atividades deverão ser realizadas no caderno e entregues através de fotos ou
digitadas. A entrega e devolutiva acontecerá
individualmente através dos seguintes canais: ·
e-mail: mayranepomuceno@prof.educacao.sp.gov.br ·
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Dúvidas devem ser enviadas via
whatsapp: de
maneira individual, no modo particular, para que a dúvida não se perca em
meio as várias mensagens no grupo da sala de aula. ·
Horário
das 14h00 às 21h00 de segunda a sexta-feira.
TEMA:
A tectônica das placas e o relevo brasileiro.
Habilidades da Atividade:
·
Compreender e interpretar, em textos
ou iconografia, formas de atuação geológica da placa sul-americana,
identificando suas consequências, notadamente as que justificam a
configuração do modelado do relevo brasileiro.
·
Identificar hipóteses e evidências
que expliquem a configuração do relevo brasileiro por meio de marcas e
constatações geológicas decorrentes de distintas eras geológicas.
Atividade:
Para realizar essa atividade você
deverá ler o texto abaixo sobre a Placa Sul Americana. Em seguida, você
responderá as questões logo abaixo do texto.
“O
Brasil se move para a esquerda, uma área de atritos”
Por
Marco Gonzalez
O território
brasileiro ocupa a parte central da Placa Tectônica Sul
Americana. Esta placa tem 43,6 milhões
de km² de área e está localizada entre a Cordilheira dos Andes, à oeste, e a dorsal
Mesoatlântica, à leste. Cordilheira
dos Andes, no lado esquerdo da América do Sul, uma área de atritos
litosféricos (mapa
por Carlos A. Arango e foto por Jorge Morales Piderit)
Esquema
de forças atuantes para a movimentação da placa Sul Americana
Placa
tectônica Sul Americana e vizinhança (adaptado de Alataristarion)
Esquema
simplificado mostrando as posições da América do Sul e da África há cerca de
135 milhões de anos, à esquerda, e hoje, à direta, com a localização da
Dorsal Meso Atlântica de unidades geológicas mais antigas da crosta
continental, os crátons Limite Oeste
Zonas
vulcânicas
Nos últimos 70
milhões de anos elas têm convergido, tendo a Placa de Nazca um movimento relativo variável em
direção à Sul Americana. Nos períodos mais rápidos, a sua velocidade foi de
100 mm/ano e nos mais lentos a Placa de Nazca tem se movimentado a 50-55
mm/ano.
O choque da
Placa de Nazca contra a Sul Americana se dá a uma velocidade de cerca de 79 mm por
ano. O efeito dessa colisão deforma a borda da Placa Sul Americana
causando dobramento das rochas, aumentando a espessura vertical da litosfera
na zona de colisão e, assim, moldando a Cordilheira dos Andes.
Terremotos e vulcões no Brasil
Pico Cabuji, Rio Grande do
Norte (por Patrick) Em média, a cada ano,
60 erupções vulcânicas acontecem
no nosso planeta. São contabilizados cerca de 1.500 vulcões atualmente no
mundo, sendo que pouco mais de 600 estiveram ativos nos últimos 10.000 anos.
Para nossa tranquilidade, apenas 5% dos vulcões não se localizam nas bordas
de placas tectônicas. E, para que essas exceções aconteçam, é preciso que o
manto terrestre abrigue um ponto quente (hot spot), local onde o magma
concentrado consegue subir à superfície através de alguma brecha, como ocorre
nas ilhas do Havaí. Questões 1 – Qual é o tamanho da Placa Sul
Americana? Quais placas tectônicas fazem limite com a Placa Sul Americana? Em
que direção e em qual velocidade a Placa Sul Americana se movimenta? 2 – A formação da Dorsal Meso-atlântica é
consequência do afastamento das placas Sul Americana e Africana. Qual é o
tamanho da Dorsal Meso-atlântica? Nesta região existe atividade sísmica e
vulcânicas? Quais as consequências das atividades vulcânicas ao longo da
Dorsal Meso-atlântica? 3 – Descreva como se dá o choque entre a
Placa Sul Americana e a Placa de Nazca e quais são as consequências deste
choque. 4 – No Brasil existem
vulcões? Quais são os vulcões existentes no território brasileiro? Informe a
idade de cada um desses vulcões, onde eles se localizam e se estão ativos. |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11
PREZADO ALUNO,
-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas: |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11
Atividades da semana de 09/11/2020 a
13/11/2020
Prazo
para realização da atividade: 18/11/2020
Não
esqueça de colocar seu nome e série e a data da atividade. As
atividades deverão ser realizadas no caderno e entregues através de fotos ou
digitadas. A entrega e devolutiva acontecerá
individualmente através dos seguintes canais: ·
e-mail: mayranepomuceno@prof.educacao.sp.gov.br ·
mensagens pelo WhatsApp: (14) 99648-6699 ·
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Dúvidas devem ser enviadas via
whatsapp: de
maneira individual, no modo particular, para que a dúvida não se perca em
meio as várias mensagens no grupo da sala de aula. ·
Horário
das 14h00 às 21h00 de segunda a sexta-feira.
TEMA:
A tectônica das placas e o relevo brasileiro.
Habilidades da Atividade:
·
Compreender e interpretar, em textos
ou iconografia, formas de atuação geológica da placa sul-americana,
identificando suas consequências, notadamente as que justificam a
configuração do modelado do relevo brasileiro.
·
Identificar hipóteses e evidências
que expliquem a configuração do relevo brasileiro por meio de marcas e
constatações geológicas decorrentes de distintas eras geológicas.
Atividade: Nesta
semana retomaremos um assunto que foi trabalhado na 1ª série do Ensino Médio,
ao estudarmos as dinâmicas de formação da crosta terrestre: vamos falar sobre
a tectônica das placas e a formação do relevo brasileiro.
Placas Tectônicas Placas tectônicas são grandes
blocos rochosos semirrígidos que compõem a crosta terrestre. A Terra
divide-se em quatorze principais placas tectônicas, as quais se movimentam
sobre o manto de forma lenta e contínua, podendo aproximar-se ou se afastar
umas das outras. A movimentação das
placas resulta
na formação de montanhas, fossas oceânicas, atividades vulcânicas, terremotos e tsunamis.
Teoria das Placas
Tectônicas
Em 1913, Alfred
Wegener apresentou a Teoria da Deriva
Continental,
que afirma que, há milhões de anos, as massas de Terra formavam um único
supercontinente, chamado Pangeia. Essa teoria foi confirmada por sua
sucessora, a chamada Teoria das Placas Tectônicas. A Teoria das Placas
tectônicas parte do pressuposto de que a crosta terrestre está dividida em
grandes blocos semirrígidos, ou seja, em placas que abrangem os continentes e
o fundo oceânico. Essas placas movimentam-se sobre o magma, impulsionadas por
forças vindas do no interior da Terra. Portanto, a superfície terrestre não é uma
placa imóvel, como era falado no passado.
Mapa mental das Placas Tectônicas
O
mundo é dividido em 52 placas tectônicas, sendo 14 principais e 38 menores. Movimentos das placas
tectônicas
A movimentação das
placas é lenta, contínua e ocorre no limite entre elas. Esse deslocamento
leva bastante tempo e é responsável por diversas transformações e fenômenos
que ocorrem na crosta terrestre, como a formação de montanhas e vulcões, terremotos e
aglutinação ou separação dos continentes. Os movimentos das placas tectônicas podem
ser laterais, de afastamento e de colisão. Limites das placas
tectônicas
Limites das placas tectônicas correspondem
às zonas de encontro entre as placas, ou seja, são as fronteiras ou margens
das placas, nas quais ocorre intensa movimentação, como atividades sísmicas e
vulcanismo. 1) Limite divergente
No movimento divergente, as placas afastam-se umas das
outras, formando fendas e rachaduras na crosta
terrestre. Assim, quando ocorre o movimento das correntes convectivas
ascendentes, o magma do interior da Terra atravessa as fendas, sendo levado
para a superfície. O magma, então, resfria-se e é acrescentado às bordas das
placas, que aumentam de tamanho. A separação das
placas oceânicas dá origem a dorsais
mesoceânicas (cadeias montanhosas submersas no oceano),
que provocam expansão do fundo oceânico, originando terremotos e vulcões. Já
a separação das placas continentais pode originar terremotos e formar vulcões
e vales em rifte (regiões em que a crosta terrestre sofre uma fratura,
provocando afastamento das porções vizinhas da superfície terrestre), como
aqueles encontrados no Golfo da Califórnia. No movimento divergente, as placas tectônicas afastam-se umas das outras.
2) Limite convergente
No movimento convergente, as placas aproximam-se e chocam-se umas
contra as outras. Quando o movimento convergente ocorre entre
uma placa oceânica e uma placa continental, a primeira retorna ao manto,
enquanto a segunda enruga-se, formando dobras. Isso ocorre porque as rochas
das placas oceânicas são mais densas que as rochas das placas continentais. Quando ocorre um choque entre duas placas
oceânicas, apenas uma das placas afundará, no caso, a mais densa entre as
duas. Quando o choque ocorre entre duas placas
continentais, não há afundamento das placas, visto que a densidade das duas é
a mesma, logo, ambas sofrem dobramento. Um exemplo desse tipo de choque foi o
que ocorreu entre as placas Sul-Americana e a Placa de Nazca, que deu origem
à Cordilheira dos Andes.
3) Limite transformante
No movimento transformante, as placas deslizam umas em relação as
outras, provocando rachaduras na região de contato entre
as placas. Nesse movimento, não há destruição nem criação de placas, podendo,
em alguns casos, originar falhas. Um grande exemplo de movimento
transformante ocorreu entre a Placa do Pacífico e a Placa Norte-América,
resultando na falha de San Andres, no estado da Califórnia, nos Estados
Unidos.
Placas no Brasil
O Brasil situa-se
no centro da Placa
Sul-Americana, que possui uma área de 43,6 milhões de
quilômetros quadrados e, aproximadamente, 200 quilômetros de espessura. Essa
placa move-se para o oeste, afastando-se da Dorsal Mesoatlântica e
aproximando-se das Placas de Nazca e do Pacífico. Por estar localizado exatamente no centro
da Placa Sul-Americana, o Brasil quase não sofre grandes abalos. Há no país
ocorrências de sismos de pequena magnitude, decorrentes do desgaste da placa.
Atividade Após a leitura dos textos acima, responda
as questões: 1 – O que são placas tectônicas? 2 – Por que as placas tectônicas se
movimentam? Quais são os três tipos de movimentos realizados pelas placas
tectônicas e quais são suas consequências? 3 – Observe o mapa com a distribuição das
placas tectônicas presente no texto. Localize o Brasil e responda: a)
O Brasil está localizado em qual placa tectônica? b)
Ocorrem abalos sísmicos no Brasil constantemente, mas
de baixa intensidade? O que justifica a ocorrência desses abalos sísmicos no
território brasileiro, já que ele está localizado no meio da placa tectônica? 4 - O tsunami que matou, em dezembro de 2004,
muitos milhares de habitantes de países banhados pelo Oceano Índico já estava
quase esquecido quando, em final de maio de 2006, um forte tremor de terras
na ilha de Java (Indonésia) fez novas vítimas, que chegam a cerca de 5 mil
mortos. Os dois fenômenos, tsunamis e terremotos:
a) estão relacionados às
estruturas geológicas cristalinas, predominantes na região. b) representam ocorrência
comum nas regiões situadas no centro de uma placa tectônica. c) resultam dos
desequilíbrios geotérmicos que ocorrem no núcleo, parte central da Terra. d) demonstram que os
epicentros, locais de formação dos tremores, estão concentrados no hemisfério
Sul. e)
têm origens semelhantes, pois ocorrem devido à movimentação das placas
tectônicas.
5 -
A teoria da “tectônica de
placas”, hoje mais do que comprovada empiricamente, explica fenômenos como
vulcões, terremotos e tsunamis. Segundo essa teoria, as placas tectônicas:
a) atritam entre si nas
extremidades da Terra, derretendo as calotas polares. b) movem-se porque flutuam
debaixo dos solos dos oceanos, causando abalos no continente. c) deslizam
sobre o magma do interior da Terra e chocam-se em alguns pontos da crosta. d) movimentam-se em
conjunto, desenvolvendo abalos sísmicos coordenados e previsíveis. e) encostam uma na outra e
bloqueiam seu movimento natural, causando abalos nos mares.
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ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11
tividades
da semana de 03/11/2020 a 06/11/2020
Prazo para realização da atividade: 11/11/2020
Não esqueça de colocar seu nome e
série e a data da atividade. As atividades deverão ser realizadas no caderno e
entregues através de fotos ou digitadas. A
entrega e devolutiva acontecerá individualmente através dos seguintes canais: ·
e-mail: mayranepomuceno@prof.educacao.sp.gov.br ·
mensagens pelo WhatsApp: (14) 99648-6699 ·
google classroom. ·
Dúvidas devem ser enviadas via
whatsapp: de
maneira individual, no modo particular, para que a dúvida não se perca em
meio as várias mensagens no grupo da sala de aula. ·
Horário
das 14h00 às 21h00 de segunda a sexta-feira.
TEMA:
Dinâmicas sociais: ·
O
trabalho e o mercado de trabalho. ·
A
segregação socioespacial e a segregação social.
Objetivos
da Atividade: Analisar a inserção da população
brasileira no mercado de trabalho.
Habilidades da
Atividade: ·
Analisar a situação
das famílias brasileiras com relação à distribuição de renda e inserção no
mercado de trabalho formal. ·
Ler, interpretar e
comparar mapas relativos aos índices de pobreza e exclusão no Brasil. ·
Identificar
referenciais que possibilitem constatar diferentes formas de exclusão
socioespacial no Brasil. ·
Ler, interpretar e
comparar mapas relativos aos índices de pobreza e exclusão no Brasil.
Atividade: Nesta semana daremos continuidade a
questão das dinâmicas populacionais relacionadas a sua participação no
mercado de trabalho e a problemática da desigualdade social. Para a realização da atividade, leia
a matéria abaixo:
“Desigualdade
Social: um problema sistêmico e urgente”
A desigualdade social é
um tema presente desde a escola, quando se colocavam as diferenças econômicas
e de tratamento na sociedade, até a faculdade, onde se aprofundam os
conhecimentos sobre a área. Mas, afinal, o que é e como surge a desigualdade?
Vamos tentar explicar um pouco das origens desse mal existente desde os primórdios
da humanidade. O que é desigualdade
social?
A desigualdade social é
um processo existente dentro das relações da sociedade, presente em todos os
países do mundo. Faz
parte das relações sociais, pois determina um lugar aos desiguais, seja por
questões econômicas, de gênero,
de cor, de crença, de círculo
ou grupo social. Essa forma de desigualdade
prejudica e limita o status social dessas pessoas, além de seu acesso a direitos básicos, como: acesso à educação e saúde de
qualidade, direito à propriedade, direito ao trabalho, direito à moradia, ter
boas condições de transporte e locomoção, entre outros. Sociedades em que as
pessoas são diferentes, optam por vestir roupas de determinado jeito ou viver
sua vida de maneiras diferentes não são formas de desigualdade. O fenômeno da desigualdade se
manifesta no acesso aos direitos, como dito anteriormente, mas principalmente
no acesso a oportunidades. De acordo com Rosseau, a
desigualdade tende a se acumular. Logo, determinados
grupos de pessoas de classes sociais e econômicas mais favorecidas têm acesso
a boas escolas, boas faculdades e, consequentemente, a bons empregos. Ou
seja, vivem, convivem e crescem num meio social que lhe está disponível. É um ciclo vicioso:
esses grupos se mantêm com seus privilégios e num círculo restrito,
relacionando-se social e economicamente por gerações a fio. A grande questão
é: o que fazem aqueles que estão à margem dessa bolha social? Perpetuação da
desigualdade
As pessoas que são marginalizadas sofrem
os maus efeitos da existência dessas bolhas sociais e econômicas, sem lhes
ser concedidas oportunidades de vida, de estudo e de crescimento profissional
da mesma maneira que às outras pessoas. Nesse sentido, quem é de uma família
pobre tem menos probabilidade de ter uma excelente educação e instrução;
assim, com baixo nível de escolaridade, terão destinados a si certos empregos
sem grande prestígio social e com uma remuneração modesta, mantendo seu
status social intacto. Por essa razão, a meritocracia é um mito:
não há como clamar que uma classe social alcança bons feitos por mérito,
frente a outra que sequer consegue acessar as mesmas oportunidades. Um
princípio do direito prega em tratar os iguais como iguais e os desiguais
como desiguais, com o intuito de reconhecer como a força das vivências, dos locais
de origens e da vida social tendem a se manter os mesmos por décadas. Como surge a desigualdade
social?
Vários teóricos e
pensadores buscam entender esse fenômeno, que assola boa parte dos países do
mundo até hoje. Boa parte deles, em suas teorias, culpa a existência da
desigualdade social num vértice em comum: a concentração do dinheiro, ou seja, a
má distribuição de renda. Sendo a desigualdade social o
fruto da concentração de dinheiro e poder a uma parte muito pequena da
população, o que resta à grande parcela da sociedade é dividir o restante. Algumas das causas da desigualdade social
·
Má distribuição de renda – e concentração do poder; ·
Má administração de recursos – principalmente públicos; ·
Lógica de mercado do sistema capitalista – quanto mais lucro
para as empresas e os donos de empresa, melhor; ·
Falta de investimento nas áreas sociais, em cultura, em
assistência a populações mais carentes, em saúde, educação; ·
Falta de oportunidade de trabalho. Em
quais âmbitos a desigualdade social pode se manifestar?
Existem diversas formas
de desigualdade quando se fala em desigualdade social. Ora, o que é social
permeia todos os âmbitos da vida de uma pessoa. Entenda alguns deles: Desigualdade de gênero
Uma pauta muito
discutida desde o início do século XXI. Ela se manifesta na discriminação de
oportunidades, de tratamento, de direitos, de liberdade. Por vezes, no sistema patriarcal,
mulheres recebem salários mais baixos que um homem, mesmo fazendo o mesmo
trabalho, com o mesmo grau de ensino e cumprindo os mesmos horários – na
esfera pública, também é discutida a representatividade da mulher em cargos
de poder e na política. Desigualdade racial
O Brasil, ao contrário
do mito, não é
uma democracia racial. A desigualdade começa já na discussão
de oportunidades: onde as pessoas negras moram e crescem hoje? Como herança
da escravidão, 72% dos moradores de favela são negros.
Sete em cada dez casas que recebem o benefício do Bolsa Família são chefiadas
por negros, segundo dados do estudo Retrato das desigualdades de
gênero e raça, do Ipea. Além disso, o
analfabetismo é duas vezes maior entre negros do que entre brancos. Em
segundo lugar, há preconceito e discriminação racial em diversos âmbitos
ainda: diz-se que racismo é estrutural e reproduzido pela sociedade a fim de
excluí-los dos círculos sociais. Os jornais, a televisão e os filmes, por
exemplo, também reproduzem e ajudam a perpetuar essa lógica. Desigualdade de classes
Dependendo o autor, a
explicação desse tipo de desigualdade será diferente. Mas, basicamente,
sempre levará em conta a ocupação profissional, a escolaridade, a riqueza, os
bens, a renda das pessoas. O sociólogo Max
Weber acredita que as classes sociais estão ligadas aos
privilégios e prestígios, sendo uma forma de estratificação social. Acredita
que essas classes tendem a se manter estáveis ao longo de gerações,
reproduzindo a desigualdade com as classes inferiores. Já Karl Marx, entende
que existem duas grandes classes: a trabalhadora (proletariado) e os
capitalistas (burguesia). Enquanto os trabalhadores se importam em
sobreviver, os capitalistas se preocupam com o lucro. E, assim, criam as
desigualdades e os conflitos sociais, como a opressão e a exploração. A desigualdade social no
Brasil
De acordo com o estudo liberado pelo
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a concentração de renda aumentou em
2018 no país. Os dados mostram que o rendimento mensal dos 1%
mais ricos do país é quase 34 vezes maior do que o rendimento da metade mais
pobre da população. Ainda, o estudo mostrou que a renda dos
5% mais pobres caiu em 3%, enquanto a renda dos 1% mais ricos aumentou em 8%.
Assim, o Índice
de Gini – instrumento utilizado para medir a
desigualdade no Brasil – voltou a subir. Em 2018, alcançou o número de 0,509.
Vale lembrar que o índice varia de zero a um. Quanto mais próximo de um, pior
é a distribuição de renda no país. Fonte: https://www.politize.com.br/desigualdade-social/?
Exercícios 1 – Após a
leitura da matéria, explique com as suas palavras o que é desigualdade social
e como ela se manifesta na sociedade. 2 – Analise
o gráfico sobre a Renda per capta por região brasileira: De acordo
com os dados apresentados pelo gráfico, é possível concluir verdadeiramente
que: a)
Há distribuição igualitária de renda per capta entre as regiões
brasileiras. b)
A região sudeste apresenta a maior renda per capta entre as
regiões brasileiras. c)
A região centro-oeste possui a maior renda per capta entre as
regiões brasileiras devido à forte presença do agronegócio. d)
A região nordeste possui a menor renda per capta entre as
regiões brasileiras pois a região menos populosa. 3 – Analise
a tabela e o mapa: 4 - "A estimativa do Banco Mundial é
que cerca de 5,4 milhões de brasileiros atinjam a extrema pobreza, chegando
ao total de 14,7 milhões de pessoas até o fim de 2020, ou 7% da
população." Os
momentos de crise como a pandemia causada pelo coronavírus atingem de modo
mais evidente aos mais pobres. Um dos fatores indicativos para definir a
pobreza extrema está relacionado com a segurança alimentar. O indicador de
segurança alimentar é referente ao (à): a)
segurança nos transportes de insumos agrícolas.
5
– Analise o mapa sobre a coleta de esgoto no Brasil:
O
saneamento básico é um dos maiores problemas de saúde em todo mundo. Segundo
a ONU, "o direito à água potável e ao saneamento básico é um direito
humano essencial para o pleno desfrute da vida e de todos os direitos
humanos.” No
Brasil, 48% da população não possui sistema de coleta de esgoto. Isso impacta
em diversos índices relacionados à saúde pública e é uma marca da
desigualdade na sociedade Brasileira. Pode-se
afirmar que: a)
os impactos na saúde causados pela ausência de coleta de esgoto afetam a
população mais rica e a mais pobre da mesma maneira. |
ATIVIDADES DA
SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10
Atividades
da semana de 26/10/2020 a 30/10/2020
Prazo para realização da atividade: 03/11/2020
Não esqueça de colocar seu nome e
série e a data da atividade. As atividades deverão ser realizadas no caderno e
entregues através de fotos ou digitadas. A entrega
e devolutiva acontecerá individualmente através dos seguintes canais: ·
e-mail: mayranepomuceno@prof.educacao.sp.gov.br ·
mensagens pelo WhatsApp: (14) 99648-6699 ·
google classroom. ·
Dúvidas devem ser enviadas via
whatsapp: de
maneira individual, no modo particular, para que a dúvida não se perca em
meio as várias mensagens no grupo da sala de aula. ·
Horário
das 14h00 às 21h00 de segunda a sexta-feira.
TEMA:
Dinâmicas sociais: ·
O
trabalho e o mercado de trabalho. ·
A
segregação socioespacial e a segregação social.
Objetivos
da Atividade: Analisar a inserção da população
brasileira no mercado de trabalho.
Habilidades da
Atividade: ·
Reconhecer e
aplicar o conceito de População Economicamente Ativa (PEA). ·
Identificar os
diferentes setores da economia. ·
Analisar a situação
das famílias brasileiras com relação à distribuição de renda e inserção no
mercado de trabalho formal. ·
Analisar a situação
das mulheres no mercado de trabalho brasileiro. ·
Ler, interpretar e
comparar mapas relativos aos índices de pobreza e exclusão no Brasil. ·
Identificar
referenciais que possibilitem constatar diferentes formas de exclusão
socioespacial no Brasil. ·
Ler, interpretar e
comparar mapas relativos aos índices de pobreza e exclusão no Brasil.
Atividade: Nesta semana daremos continuidade a
questão das dinâmicas populacionais relacionadas a sua participação no
mercado de trabalho. Retomaremos o conceito de População Economicamente Ativa
– PEA (abordado na semana anterior) e trataremos da questão da segregação e
exclusão social, relacionando-as ao mercado de trabalho.
Você
deverá copiar a pergunta e a alternativa que julgar conter a resposta
correta. 1 – Analise
o gráfico e o texto abaixo: A distribuição
da População Economicamente Ativa (PEA) por setores de atividades econômicas
(primário, secundário e terciário) pode fornecer dados interessantes sobre o
desenvolvimento de um país. A distribuição não é uniforme e imutável, ela se
altera, em função das especificidades econômicas e sociais de cada país. No
Brasil, a distribuição da PEA por setores de atividades mostra que: a)
A
maior parte da PEA encontra-se no setor primário, evidenciando o caráter
agroexportador da economia brasileira. b)
A
PEA alocada no setor secundário ultrapassa os 50% do seu total, indicando que
o Brasil é, efetivamente, um país industrializado. c)
O
setor terciário, por concentrar atividades extrativistas e de mineração, vem
se destacando como principal setor empregador do Brasil. d)
O
setor terciário é onde se encontra a maior parte da PEA, revelando a
crescente importância desse setor na economia brasileira. e)
O
rápido processo de urbanização ocorrido a partir da segunda metade do século
XX tornou o setor secundário o maior empregador brasileiro.
2 – Sobre a População Economicamente Ativa
(PEA), analise as afirmativas a seguir. I.
É
considerada PEA o conjunto de trabalhadores que participa da economia formal
e informal. II.
Os
desempregados fazem parte da PEA por estarem apenas temporariamente
desocupados. III.
Os
elevados índices de subemprego rebaixam o percentual da PEA no conjunto total
da população. Assinale:
a)
Se
somente a afirmativa I estiver correta. b)
Se
somente as afirmativas I e II estiverem corretas. c)
Se
somente as afirmativas I e III estiverem corretas. d)
Se
somente as afirmativas II e III estiverem corretas. e)
Se
todas as afirmativas estiverem corretas.
3 –
Analise o gráfico comparativo sobre a participação de mulheres e homens no
mercado de trabalho.
A
partir dos dados apresentados, responda: a) Entre os anos de 2009 e 2013 houve
aumento ou diminuição da participação de mulheres em postos de trabalho
formais? Quais os principais postos de trabalho ocupados por mulheres? b) Entre os anos de 2009 e 2013 houve
aumento ou diminuição da participação de homens em postos de trabalho
formais? Quais os principais postos de trabalho ocupados por homens? c) Agora compare os dados sobre
remuneração de mulheres e homens no mercado de trabalho e responda, há
equidade entre os salários de mulheres e homens? De quanto é a diferença
entre as faixas salariais pagas a mulheres e homens no mercado de trabalho?
4 - Acompanhe o gráfico: O
gráfico acima demonstra um forte desequilíbrio entre os salários recebidos
por homens e mulheres. O mesmo
estudo ainda afirma que apesar das mulheres ganharem menos que os homens
trabalham mais: 54,4 horas semanais, contra 51,4, dos homens. Segundo
o IBGE, essa diferença se deve a dois fatores principais: a)
1
- A responsabilização das mulheres sobre o trabalho doméstico que as obrigam
a assumir empregos com horários mais flexíveis para que possam conciliar as
tarefas. b)
2
- O preconceito contra a mulher refletido nas contratações para cargos de
chefia e gerência. Esses estudos evidenciam que no
Brasil ainda há uma forte desigualdade: a)
de gênero b) de religiosa c) racial d) jurídica
5 –
Agora assista ao vídeo “Pesquisadora comenta os resultados do estudo sobre
gênero e raça no Brasil” e anote os principais resultados da pesquisa sobre a
participação feminina no mercado de trabalho. Em seguida, dê sua opinião
sobre essa problemática e aponte possíveis soluções que poderiam ser adotadas
para acabar com o problema da desigualdade no mercado de trabalho.
O vídeo está
disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=yXh2Iv8UAqE
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ATIVIDADES DA SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10
Atividades da semana de 19/10/2020 a 23/10/2020
Prazo para realização da atividade: 26/10/2020
Não esqueça de colocar seu nome e série e a data da atividade. As atividades deverão ser realizadas no caderno e entregues através de fotos ou digitadas. A entrega e devolutiva acontecerá individualmente através dos seguintes canais: · e-mail: mayranepomuceno@prof.educacao.sp.gov.br · mensagens pelo WhatsApp: (14) 99648-6699 · google classroom. · Dúvidas devem ser enviadas via whatsapp: de maneira individual, no modo particular, para que a dúvida não se perca em meio as várias mensagens no grupo da sala de aula. · Horário das 14h00 às 21h00 de segunda a sexta-feira.
TEMA: Dinâmicas sociais: O trabalho e o mercado de trabalho.
Objetivos da Atividade: Analisar a inserção da população brasileira no mercado de trabalho.
Habilidades da Atividade: · Reconhecer e aplicar o conceito de População Economicamente Ativa (PEA). · Identificar os diferentes setores da economia. · Analisar a situação das famílias brasileiras com relação à distribuição de renda e inserção no mercado de trabalho formal. · Analisar a situação das mulheres no mercado de trabalho brasileiro. · Ler, interpretar e comparar mapas relativos aos índices de pobreza e exclusão no Brasil.
Atividade: Dando continuidade aos nossos estudos sobre as dinâmicas demográficas brasileiras, nesta semana vamos falar sobre a população brasileira e sua participação no mercado de trabalho. Para compreendermos como se estabelece a participação da população no mercado de trabalho, vamos utilizar o conceito de POPULAÇÃO ECONOMICAMENTE ATIVA – PEA.
· População economicamente ativa – PEA: é um conceito elaborado para designar a população que está inserida no mercado de trabalho ou que, de certa forma, está procurando se inserir nele para exercer algum tipo de atividade remunerada.
· De acordo com a classificação do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), as trabalhadores ocupados podem ser classificados em: Empregados; Autônomos; Empregadores; E trabalhadores não remunerados.
· Nos países subdesenvolvidos, o índice inclui os indivíduos que possuem entre 10 e 60 anos, já nos países desenvolvidos geralmente considera-se apenas aquele que possui mais de 15 anos de idade.
· População Economicamente Inativa – PEI: inclui parte da população que está desempregada e que não busca empregos, como crianças menores que 10 anos, estudantes que não trabalham, donas de casa que exercem apenas funções domésticas não remuneradas, aposentados.
Para ajudar a compreensão dos conceitos, sugiro que vocês assistam ao vídeo abaixo:
População Economicamente Ativa – Brasil Escola, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Fop6uXmf5FI
A população economicamente ativa – PEA está distribuída nos chamados setores da economia. Estes setores, por sua vez, se dividem em:
· Setor Primário: ligados a atividades de agricultura (lavoura permanente, lavoura temporária, horticultura, etc.), mineração, pesca e silvicultura, pecuária, extrativismo vegetal, caça e obtenção de outros produtos (renováveis ou não).
· Setor Secundário: corresponde ao estágio em que as matérias primas são transformadas em produtos industrializados, na construção civil e geração de energia.
· Setor Terciário: está diretamente ligado à prestação de serviços (nesses estão professores, advogados e profissionais liberais em geral) e comércio em geral. O setor terciário está diretamente ligado ao comércio varejista.
Para ajudar a compreensão dos conceitos, sugiro que vocês assistam ao vídeo abaixo:
Setores da Economia – Brasil Escola, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Z-B4a48MRSA
Agora que já apresentamos o conceito de População Economicamente Ativa e os Setores da Economia onde essa população se encaixa, vamos resolver alguns exercícios.
Exercícios
1 - (UFRGS 2016) - Observe o mapa abaixo. Considere as informações abaixo, contidas no mapa, sobre Mulheres Economicamente Ativas em 2010 no mundo. I - Os países mais ricos têm, proporcionalmente, maior quantidade de mulheres que participam do mercado de trabalho. Quais estão corretas? a)Apenas a I b) Apenas a II c) Apenas I e III d) Apenas II e III e) Todas as alternativas 2 - Analise a distribuição da PEA (População Economicamente Ativa) por setor de atividade e assinale a alternativa que melhor explique seu significado. a) O maior contingente de trabalhadores está no setor primário e secundário. b) O grande contingente de trabalhadores no setor terciário é típico de um país urbanizado, dado que as atividades deste setor são mais intensas em cidades.
3 - Com base na tabela e em seus conhecimentos, marque V (verdadeiro) ou F (falso) nas sentenças a seguir.
Fonte: IBGE. Pesquisa nacional por amostra de domicílio. Rio de Janeiro: IBGE, 2009.
( ) A pequena participação da população economicamente ativa no setor primário indica que as atividades reunidas nesse setor são pouco importantes para o país. ( ) O extrativismo mineral, o vegetal e o animal fazem parte do setor primário da economia. ( ) A maior parte da população economicamente ativa do país trabalha em atividades ligadas ao comércio e à prestação de serviços. ( ) As atividades dos diferentes setores econômicos são independentes, ou seja, uma não depende da outra. ( ) Há mais pessoas trabalhando no setor primário do que no setor secundário.
4 – (UERJ) Na tabela, estão apresentados os percentuais da população brasileira ocupada por atividade econômica em 2009.
De acordo com os dados, 60,9% da população brasileira encontram-se no setor terciário, percentual semelhante ao dos países desenvolvidos. Identifique, também, a região brasileira com maior percentual de população ocupada nos setores primário, secundário e terciário e justifique essa situação.
5 - (UERJ) De acordo com o gráfico, o mercado de trabalho formal (com carteira assinada) no Brasil se ampliou na última década. Cite duas vantagens para os trabalhadores nacionais propiciadas pela carteira assinada e duas vantagens para o governo brasileiro decorrentes da ampliação desse benefício.
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ATIVIDADES DA SEMANA 13/10 ATÉ 16/10
Atividades
da semana de 13/10/2020 a 16/10/2020
Prazo para realização da atividade: 20/10/2020
Não esqueça de colocar seu nome e
série e a data da atividade. As atividades deverão ser realizadas no caderno e
entregues através de fotos ou digitadas. A entrega
e devolutiva acontecerá individualmente através dos seguintes canais: ·
e-mail: mayranepomuceno@prof.educacao.sp.gov.br ·
mensagens pelo WhatsApp: (14) 99648-6699 ·
google classroom. ·
Dúvidas devem ser enviadas via
whatsapp: de
maneira individual, no modo particular, para que a dúvida não se perca em
meio as várias mensagens no grupo da sala de aula. ·
Horário
das 14h00 às 21h00 de segunda a sexta-feira.
TEMA:
A Transição Demográfica
Objetivos
da Atividade: Analisar a dinâmica demográfica
brasileira.
Habilidades da
Atividade: ·
Analisar os diferentes períodos de
crescimento da população brasileira relacionando-os com os processos
históricos correspondentes. ·
Reconhecer e aplicar os conceitos de
crescimento vegetativo, taxa de mortalidade, taxa de natalidade, taxa de
mortalidade infantil e taxa de fecundidade. ·
Analisar
a estrutura etária brasileira identificando em diferentes pirâmides etárias
os períodos de crescimento populacional, assim como os de estabilidade
demográfica.
Atividade: Nesta semana vamos
resolver exercícios do caderno do aluno volume 3. Leia as instruções
abaixo para resolver os exercícios.
Página
56 Tema 2: Dinâmicas
Demográficas – A transição demográfica. Atividade 1 –
Cartografia Pessoal. Preencha os dados
solicitados na tabela para verificar as mudanças na dinâmica de crescimento
populacional em sua família. Pergunte as informações a seus responsáveis,
coloque dados referentes a seus responsáveis, avôs/avós, bisavôs/bisavós (se
possível) e por fim preencha com os seus dados, sinalizando quantos filhos
pretende ter. As questões A deste
exercício não precisa ser respondida. Na questão B você
responderá com suas palavras o que entende por população.
Páginas
57 e 58
Atividade 2 – Leitura e
Análise de Tabela Nesta atividade você
deverá analisar os dados apresentados na tabela População Brasileira de 1890
a 2010, projeção da população residente para 2020. a)
Após
a análise dos dados responda se há um crescimento acelerado da população
brasileira e justifique sua resposta. b) Nesta questão não calcularemos a
porcentagem de crescimento da população. Você vai utilizar os dados do
período mencionado, por exemplo, entre os anos de 1890 e 1940 e subtrair os
números da população residente para obter o valor de crescimento da
população. Exemplo: 1940: 41.236.315 - 1890: 14.333.915 ___________ 26.902.400
Entre os anos de 1890 e 1940 a
população brasileira aumentou em 26.902.400 habitantes.
c)
A
partir dos números que você encontrará na resposta da questão B, você vai
observar se houve crescimento da população brasileira, se esse crescimento
foi constante ou desacelerou nos últimos anos.
Atividade 3 – Leitura e
Análise de Gráficos e Tabelas
Para responder essa
atividade, retomaremos alguns conceitos demográficos já abordados em outras
atividades. Taxa de fecundidade: é uma média que indica o número de filhos
por mulher em idade de ser mãe (entre 15 e 49 anos). Taxa de natalidade: é o número de nascidos vivos em uma
determinada localidade ao longo de um ano. Taxa de mortalidade: é o número de óbitos anuais em uma
determinada localidade em relação à população absoluta. Taxa de mortalidade infantil: número de óbitos infantis
envolvendo crianças com menos de um ano idade em relação ao número total de
nascidos vivos ao longo de um ano. Esses conceitos auxiliarão nas r4espostas das questões A e B. Para responder as questões C, D, E e F retome o texto sobre as
Pirâmides Etárias, utilizado na atividade da semana de 28/9 a 02/10.
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ATIVIDADES DA SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10
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Atividades da semana de 28/09/2020 a 02/10/2020
Prazo para realização da atividade: 06/10/2020
Não esqueça de colocar seu nome e série e a data da atividade. As atividades deverão ser realizadas no caderno e entregues através de fotos ou digitadas. A entrega e devolutiva acontecerá individualmente através dos seguintes canais: · e-mail: mayranepomuceno@prof.educacao.sp.gov.br · mensagens pelo WhatsApp: (14) 99648-6699 · google classroom. · Dúvidas devem ser enviadas via whatsapp: de maneira individual, no modo particular, para que a dúvida não se perca em meio as várias mensagens no grupo da sala de aula. · Horário das 14h00 às 21h00 de segunda a sexta-feira.
TEMA: A Transição Demográfica
Objetivos da Atividade: Analisar a dinâmica demográfica brasileira.
Habilidades da Atividade: · Analisar os diferentes períodos de crescimento da população brasileira relacionando-os com os processos históricos correspondentes. · Reconhecer e aplicar os conceitos de crescimento vegetativo, taxa de mortalidade, taxa de natalidade, taxa de mortalidade infantil e taxa de fecundidade.
Atividade:
1 - Para realizar essa atividade você deverá acessar o site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, pesquisar os itens e completar a tabela abaixo. Os links de acesso as informações estão logo abaixo da tabela.
https://cidades.ibge.gov.br/brasil/panorama https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/panorama https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/marilia/panorama
Após obter os dados sobre a população brasileira, a população paulista e a população mariliense, observe que na mesma página está disponível a pirâmide etária do Estado de São Paulo. Mas, o que é pirâmide etária? Leia o texto abaixo para compreender esse importante conceito demográfico.
PIRÂMIDES ETÁRIAS Pirâmides etárias são indicadores populacionais que, por meio de gráficos, permitem a análise da dinâmica populacional de um determinado local segundo faixas etárias e de sexo. O uso das pirâmides etárias como indicador social permite o estudo da organização de determinadas sociedades. Esse estudo pode ser feito ao longo dos anos e permite a análise da dinâmica social em um determinado recorte espacial. É também útil na elaboração de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento social e econômico de uma sociedade. As pirâmides refletem, portanto, a evolução demográfica, demonstrando a expansão, declínio ou estabilidade de uma população. Para entender melhor como as pirâmides etárias são capazes de refletir a evolução demográfica, observe a análise a seguir: Ao observarmos as duas pirâmides etárias, podemos fazer uma análise a respeito da evolução da população brasileira em um recorte espacial entre o ano de 2010 e uma projeção para o ano de 2060. A pirâmide de 2010 indica uma alta taxa de natalidade, visto que sua base é larga. Já na projeção para 2060, o cenário muda: a base estreita-se, indicando redução do número de nascimentos. É possível perceber também que a população jovem e adulta (população economicamente ativa) é maior no ano de 2010, estreitando-se na projeção de 2060. Isso deve-se ao fato de que, futuramente, a tendência será reduzir cada vez mais a taxa de natalidade e, consequentemente, diminuir a população economicamente ativa. Para analisar uma Pirâmide Etária você deve levar em consideração os seguintes itens: · Topo: representa a população idosa. · Corpo: representa a população adulta. · Base: representa a população jovem. · Eixo horizontal: corresponde à quantidade de pessoas (em valor absoluto ou em porcentagem). À direita, estão as mulheres. À esquerda, estão os homens. · Eixo vertical: corresponde às faixas de idade.
Pirâmides etárias dos países desenvolvidosOs países desenvolvidos, como Japão, França e Suécia, geralmente apresentam expectativa de vida elevada. Isso ocorre pelo fato de a população possuir melhores condições de vida em relação à saúde e à educação, por exemplo. Nesses países, as taxas de natalidade e de mortalidade são baixas, o que sugere um baixo crescimento vegetativo (diferença entre taxa de natalidade e taxa de mortalidade). As pirâmides desses países apresentam, comumente, bases estreitas, ou seja, o número de jovens é menor. Já seu topo é largo, o que indica maior proporção do número de idosos. Isso permite analisar que, nesses países, há problemas como falta de mão de obra e gastos com programas de assistencialismo para a população envelhecida. Pirâmides etárias dos países subdesenvolvidosOs países subdesenvolvidos estão, geralmente, situados na América Latina, na Ásia e na Oceania. Em decorrência das situações vividas pela maioria de sua população, esses países apresentam baixa expectativa de vida. Nos países subdesenvolvidos, as taxas de natalidade e de mortalidade são elevadas, o que sugere um elevado crescimento vegetativo. As pirâmides etárias de países subdesenvolvidos apresentam, comumente, bases largas, indicando uma grande quantidade de jovens. Já seu topo é estreito, o que representa um menor percentual de idosos. Isso permite analisar que, nesses países, há problemas relacionados às políticas públicas. Além disso, a população necessita de melhor qualidade de vida, de investimentos na área da saúde e educação, de formação profissional e de inserção no mercado de trabalho. Tipos de pirâmides etáriasExistem quatro tipos principais de pirâmides etárias, refletindo a estrutura de diversas sociedades: 1. Pirâmide jovem: apresenta base larga, indicando que a taxa de natalidade é alta, consequentemente, a população representada é jovem. Já o topo é estreito, portanto a população envelhecida não tem elevada expectativa de vida. Países subdesenvolvidos, geralmente, apresentam esse tipo de pirâmide. 2. Pirâmide adulta: apresenta uma base larga com tendência à diminuição, visto que há propensão a uma redução da taxa de natalidade. O topo e o corpo da pirâmide aparecem mais alargados, constatando o aumento da expectativa de vida, e o corpo representa a população economicamente ativa. Países em desenvolvimento, geralmente, apresentam esse tipo de pirâmide. 3. Pirâmide envelhecida: apresenta uma base mais estreita, representando redução das taxas de fecundidade e de natalidade. Já seu topo é mais largo em comparação aos topos das demais pirâmides, indicando redução das taxas de mortalidade e aumento da expectativa de vida. A pirâmide envelhecida demonstra, então, que os países as quais ela representa enfrentam problemas em virtude da pequena proporção da população economicamente ativa e do aumento da população idosa. O elevado número de idosos demanda gastos por parte dos programas assistenciais, pois essa faixa etária encontra-se fora do mercado de trabalho. 4. Pirâmide rejuvenescida: apresenta alargamento nas primeiras faixas da base, indicando aumento dos jovens. Também apresenta o topo mais alargado, indicando melhores expectativa e qualidade de vida. Países desenvolvidos começaram a apresentar esse tipo de pirâmide em decorrência da necessidade de aumentar a mão de obra.
2 – O que são pirâmides etárias?
3 – Qual é a importância de se utilizar pirâmides etárias para compreender as dinâmicas populacionais?
4- (UEA) Analise as pirâmides etárias: Assinale a alternativa correta. a) A população brasileira está tornando-se cada vez mais jovem. b) A população brasileira está envelhecendo ao longo dos anos. c) O número de idosos ultrapassará o de jovens até 2020. d) A estrutura etária da população pouco tem mudado ao longo dos anos. e) A população masculina predomina em relação à feminina. 5 - Sobre a análise das pirâmides etárias, marque V para as proposições verdadeiras e F para as proposições falsas: ( ) O topo das pirâmides representa a população jovem. ( ) O corpo das pirâmides representa a população adulta. ( ) A base das pirâmides representa a população idosa. ( ) No eixo horizontal, as mulheres estão representadas à esquerda, e os homens à direita. Para responder os próximos exercícios consulte o texto da atividade da semana passada. 6 - (UFRR) – O envelhecimento da população está mudando radicalmente as características da população da Europa, onde o número de pessoas com mais de 60 anos deverá chegar, nas próximas décadas, a 30% da população total. Graças aos avanços da medicina e da ciência, a população está cada vez mais velha. Isso ocorre em função do: a) Declínio da taxa de natalidade e aumento da longevidade. b) Aumento da natalidade e diminuição da longevidade. c) Crescimento vegetativo e aumento da taxa de natalidade. d) Aumento da longevidade e do crescimento vegetativo. e) Declínio da taxa de mortalidade e diminuição da longevidade. 7 - - Entende-se por crescimento vegetativo ou natural a: a) entrada de pessoas num país. b) relação entre as taxas de natalidade e mortalidade. c) saída de pessoas de um país. d) entrada de pessoas em um país. e) o número de óbitos.
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Atividades da semana de 21/09/2020 a 25/09/2020
Prazo para realização da atividade: 29/09/2020
Não esqueça de colocar seu nome e série e a data da atividade. As atividades deverão ser realizadas no caderno e entregues através de fotos ou digitadas. A entrega e devolutiva acontecerá individualmente através dos seguintes canais: · e-mail: mayranepomuceno@prof.educacao.sp.gov.br · mensagens pelo WhatsApp: (14) 99648-6699 · google classroom. · Dúvidas devem ser enviadas via whatsapp: de maneira individual, no modo particular, para que a dúvida não se perca em meio as várias mensagens no grupo da sala de aula. · Horário das 14h00 às 21h00 de segunda a sexta-feira.
TEMA: A Transição Demográfica
Objetivos da Atividade: Analisar a dinâmica demográfica brasileira.
Habilidades da Atividade: · Analisar os diferentes períodos de crescimento da população brasileira relacionando-os com os processos históricos correspondentes. · Reconhecer e aplicar os conceitos de crescimento vegetativo, taxa de mortalidade, taxa de natalidade, taxa de mortalidade infantil e taxa de fecundidade.
Atividade:
Após conhecermos as matrizes culturais que formaram a população brasileira, com enfoque especial nos três grupos étnicos que compuseram a base da população brasileira: indígenas, portugueses e os africanos (devemos lembrar também da contribuição dos imigrantes italianos, japoneses, alemães, árabes, chineses, etc.... – que será discutida ao longo das próximas atividades), vamos nos aprofundar nas dinâmicas que possibilitaram o crescimento da população brasileira, sempre levando em consideração os aspectos de ocupação territorial e ciclos econômicos que estudamos ao longo do ano; todos estes aspectos se influenciam continuamente. Vamos partir do conceito de DEMOGRAFIA.
DEMOGRAFIA: substantivo feminino. Ciência que investiga as populações humanas (em aspectos como natalidade, produção econômica, migração, distribuição étnica etc.) sob uma perspectiva quantitativa.
Quando falamos em DEMOGRAFIA estamos falando no estudo das populações de um determinado local. No nosso caso, estudaremos a população brasileira.
Façamos a leitura do texto a seguir:
Formação da População BrasileiraHistoricamente, o povoamento do Brasil esteve ligado à expansão marítima europeia e ao tráfico de escravos africanos que isso demandou. Entretanto, com a proibição do tráfico negreiro em 1850, inicia-se a escassez de escravos para trabalharem na lavoura. Esse fato deu início a outros tipos de migração e imigração. Em 1930 teve início no Brasil um intenso processo de industrialização e urbanização, do qual o sudeste fora a região mais afetada por ter se envolvido precocemente no processo de industrialização. Por esse motivo, tornou-se a populosa região do país. Nos anos 50 é a vez do desenvolvimento urbano, quando cada vez mais pessoas deixam os campos para trabalharem nas cidades, sobretudo na região sudeste. Os principais fatores foram a industrialização e a construção de Brasília na região centro-oeste a partir da década de 60. Nas cidades existiam melhores condições de vida, como saúde e saneamento básico e, consequentemente, temos o enfraquecimento da taxa de mortalidade. As novas qualidades urbanas e a revolução no campo da medicina geraram um alto crescimento vegetativo. Ou seja, a diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade da população. Importante lembrar que na década de 60, temos o advento da pílula anticoncepcional, a vida urbana e a entrada da mulher no mercado de trabalho. Esses fatores levaram a diminuição da taxa de natalidade no país. Podemos notar que a dinâmica demográfica do Brasil incidiu por transformações durante as últimas décadas. Observamos o decaimento da taxa de crescimento da população entre as décadas antecedentes a década de 1970. Conferimos esse decaimento a uma redução acelerada da taxa de fecundidade, fenômeno esse notado em todas as regiões brasileiras, urbanas e rurais. A pirâmide etária brasileira, que possuía uma base larga e o topo estreito, apregoando a superioridade de crianças e jovens, recentemente apresenta características de equilíbrio. Ou seja, enquanto a população idosa (65 e mais anos de idade) acrescentará a taxas elevadas, de 2 % a 4% ao ano; a população jovem irá a diminuir. Conforme projeções da ONU, de 3,1%, em 1970, a população idosa brasileira passará a aproximadamente 19% até 2050. Fonte: https://www.todamateria.com.br/populacao-brasileira/ A dinâmica demográfica brasileira é acompanhada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, o principal provedor de dados e informações do País, que atendem às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal. O IBGE oferece uma visão completa e atual do País, através do desempenho de suas principais funções: · Produção e análise de informações estatísticas; · Coordenação e consolidação das informações estatísticas; · Produção e análise de informações geográficas; · Coordenação e consolidação das informações geográficas; · Estruturação e implantação de um sistema da informações ambientais; · Documentação e disseminação de informações; · Coordenação dos sistemas estatístico e cartográfico nacionais.
Ao longo do texto foram apresentados conceitos demográficos muito importantes, presentes em todos os vestibulares e no ENEM. Para conhecer e compreender melhor esses conceitos, é muito importante a leitura e a anotação de seu significado em seu caderno: População absoluta: é o número total de pessoas que habitam um determinado lugar. População relativa ou densidade demográfica: é o número de pessoas que habitam um lugar por unidade de medida de área. Por exemplo: a população de uma região é de 12 hab/km², o que significa que, em média, existem doze habitantes para cada quilômetro quadrado dentro da referida região. Superpopulação ou superpovoamento: é quando o número de pessoas é muito grande em relação às condições estruturais e econômicas de um país. Um país com elevada população absoluta ou com uma densidade demográfica acentuada não necessariamente é superpovoado, a exemplo de muitos países europeus. Bangladesh, por exemplo, representa um país superpovoado, pois boa parte de sua população sofre com as carências econômicas e sociais. Taxa de fecundidade: é uma média que indica o número de filhos por mulher em idade de ser mãe (entre 15 e 49 anos). Taxa de natalidade: é o número de nascidos vivos em uma determinada localidade ao longo de um ano. Taxa de mortalidade: é o número de óbitos anuais em uma determinada localidade em relação à população absoluta. Taxa de mortalidade infantil: número de óbitos infantis envolvendo crianças com menos de um ano idade em relação ao número total de nascidos vivos ao longo de um ano. Taxa de crescimento vegetativo ou natural: é a diferença entre as taxas de natalidade e mortalidade, representando o quanto uma população aumentou sem considerar a entrada de migrantes. Saldo migratório: é a diferença entre os migrantes (pessoas de outras localidades que passaram a residir no local em questão) e o número de imigrantes (pessoas que mudaram para outros lugares). Crescimento absoluto ou demográfico: é o crescimento total da população, resultante da soma entre crescimento vegetativo e o saldo migratório. População Economicamente Ativa: para o IBGE, é o número de pessoas que possuem alguma atividade remunerada (ou doméstica não remunerada) ou que não possuem ocupação, mas que estão à procura de tal. Não envolve crianças e idosos. Esperança ou Expectativa de Vida: é um cálculo estatístico que diz a média de idade máxima em que vive a população. A expectativa de vida ao nascer representa o tempo esperado de vida restante à população nascida em um determinado ano. Conceitos sobre migrações Migrações externas: são as migrações realizadas pela população de diferentes países. Migrações internas: são as migrações realizadas entre as regiões ou unidades federativas de um dado território. Êxodo rural ou migração campo-cidade: migração em massa da população do campo para as cidades. Êxodo urbano ou migração cidade-campo: migração em massa da população das cidades para o meio rural. Migração cidade-cidade: migração em massa da população de uma cidade ou conjunto de cidades para outras. Migração pendular: migração diária e/ou rotineira realizada pela população envolvendo, geralmente, pequenas e médias distâncias. Exemplo: ir e voltar da escola. Migração sazonal: migrações temporárias durante um ano ou período ligeiramente menor, geralmente realizadas por razões econômicas, políticas ou sociais. Metropolização: migração em massa da população do campo e de pequenas e médias cidades para as metrópoles de um dado país. Desmetropolização: desconcentração da população de um país das metrópoles para as pequenas e médias cidades. Exercícios 1 - (Vunesp) Embora o Brasil esteja colocado entre os países mais populosos do mundo, quando se relaciona sua população total com a área do país obtém-se um número relativamente baixo. A essa relação de população x área, damos o nome de: a) Taxa de crescimento. b) Índice de desenvolvimento. c) Densidade demográfica. d) Taxa de natalidade. e) Taxa de fertilidade. 2 - (ENEM) O quadro abaixo nos mostra a taxa de crescimento natural da população brasileira no século XX: Analisando os dados, podemos caracterizar o período entre: a) 1920 e 1960, como de crescimento do planejamento familiar. b) 1950 e 1970, como de nítida explosão demográfica. c) 1960 e 1980, como de crescimento da taxa de fertilidade. d) 1970 e 1990, como de decréscimo da densidade demográfica. e) 1980 e 2000, como de estabilização do crescimento demográfico.
O próximo exercício foi retirado do caderno laranja, entregue junto com o caderno do aluno volume 3, trata-se da questão nº 28, localizada na página 11 do referido caderno. (ENEM 2002) Em reportagem sobre crescimento da população brasileira, uma revista de divulgação científica publicou tabela com a participação relativa de grupos etários na população brasileira, no período de 1970 a 2050 (projeção), em três faixas de idade: abaixo de 15 anos; entre 15 e 65 anos; e acima de 65 anos. Admitindo-se que o título da reportagem se refira ao grupo etário cuja população cresceu sempre, ao longo do período registrado, um título adequado poderia ser: a) “O Brasil de fraldas”. b) “Brasil: ainda um país adolescente”. c) “O Brasil chega à idade adulta”. d) “O Brasil troca a escola pela fábrica”. e) “O Brasil de cabelos brancos”.
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Atividades da semana de 14/09/2020 a 18/09/2020
Prazo para realização
da atividade: 22/09/2020
Não esqueça de colocar
seu nome e série e a data da atividade.
As atividades deverão ser realizadas no caderno e
entregues através de fotos ou digitadas.
A
entrega e devolutiva acontecerá individualmente através dos seguintes canais:
·
mensagens pelo WhatsApp: (14) 99648-6699
·
google classroom.
·
Dúvidas devem ser enviadas via
whatsapp: de
maneira individual, no modo particular, para que a dúvida não se perca em
meio as várias mensagens no grupo da sala de aula.
·
Horário
das 14h00 às 21h00 de segunda a sexta-feira.
TEMA 3: Dinâmicas demográficas e
Matrizes Culturais do Brasil.
Objetivos da Atividade: Analisar a
formação étnico-racial da população brasileira.
Habilidades
da Atividade:
·
Associar
as manifestações culturais dos diferentes grupos étnicos que compõem a matriz
brasileira do presente aos processos históricos de sua formação cultural.
·
Identificar
elementos culturais representativos das diferentes matrizes étnicas
brasileiras.
·
Diferenciar
os conceitos de etnia e raça.
·
Analisar
criticamente dados e informações disponibilizados pelo IBGE acerca da
composição étnica brasileira.
Nesta
semana daremos continuidade à discussão sobre a formação étnico-racial do
Brasil. Para realizar as atividades e retomar alguns conceitos importantes
você pode revisitar os textos sobre raça e etnia e o vídeo sobre racismo
estrutural, disponíveis na atividade da semana passada.
Exercícios
1
- A respeito dos conceitos de raça e etnia, avalie as proposições a seguir:
I)
No que diz respeito aos seres humanos, o termo raça não pode ser avaliado em
seu sentido biológico, tendo em vista que, nesse aspecto, só existe a raça humana.
II)
Raça e etnia referem-se à constituição física de uma determinada população.
Os europeus nórdicos, australianos e estadunidenses pertencem a uma
mesma raça, pois possuem características físicas semelhantes, como cor da
pele, cabelo e olhos.
III)
Quando se utiliza o termo raça para se referir a uma ou mais populações
humanas, deve-se estar atento, pois o enfoque, nesses casos, é o aspecto
sociocultural para diferenciar os grupos populacionais por características
físicas e históricas.
IV)
O termo raça tem origem biológica, diferentemente do termo etnia, que tem
origem biológica, religiosa e cultural.
V)
O termo etnia corresponde aos indivíduos que se diferenciam por sua
especificidade sociocultural, refletida principalmente na língua, religião e
maneiras de agir.
Estão
corretas as alternativas:
a)
I, II e V. b) II, IV e V. c) I, II e IV. d) I, III e V. e) I, III, IV e V.
2 - O Brasil é conhecido por ser um país
multiétnico. São colocados como os principais elementos formadores da nação
brasileira:
a)
Portugueses, os africanos e os imigrantes árabes, japoneses,
italianos e alemães.
b)
Imigrantes italianos, africanos e os imigrantes árabes.
c)
Indígenas, imigrantes árabes e os imigrantes japoneses e italianos.
d) Os
nativos brasileiros – os indígenas, os europeus brancos e os africanos, povo
que aqui foi escravizado.
e) Os
africanos negros escravizados, os europeus – essencialmente italianos,
holandeses e alemães – e os imigrantes árabes.
3 - Uma população, com origem
comum, sustentou a economia do país durante vários anos por meio de
seu trabalho, embora tenha sido trazida à força para o
Brasil . Boa parte de nossa cultura, práticas sociais, religiões,
tradições e costumes está associada a valores oriundos desse povo.
O fragmento acima faz referência a
que elemento étnico constituinte da população brasileira?
a) Imigrantes árabes. b) Africanos c) Imigrantes japoneses.
d) Indígenas. e) Alemães e italianos.
Agora leia o
texto abaixo sobre as comunidades quilombolas. O texto foi extraído do site
da Fundação Palmares.
Informações Quilombolas
Conforme o art. 2º do Decreto nº 4.887, de
20 de novembro de 2003, “consideram-se remanescentes das comunidades dos
quilombos, para os fins deste Decreto, os grupos étnico-raciais, segundo
critérios de auto-atribuição, com trajetória histórica própria, dotados de
relações territoriais específicas, com presunção de ancestralidade negra
relacionada com a resistência à opressão histórica sofrida.”
São, de modo geral, comunidades oriundas
daquelas que resistiram à brutalidade do regime escravocrata e se rebelaram
frente a quem acreditava serem eles sua propriedade.
As comunidades remanescentes de quilombo se
adaptaram a viver em regiões por vezes hostis. Porém, mantendo suas tradições
culturais, aprenderam a tirar seu sustento dos recursos naturais disponíveis
ao mesmo tempo em que se tornaram diretamente responsáveis por sua
preservação, interagindo com outros povos e comunidades tradicionais tanto
quanto com a sociedade envolvente. Seus membros são agricultores,
seringueiros, pescadores, extrativistas e, dentre outras, desenvolvem
atividades de turismo de base comunitária em seus territórios, pelos quais
continuam a lutar.
Embora a maioria esmagadora encontrem-se na
zona rural, também existem quilombos em áreas urbanas e peri-urbanas.
Em
algumas regiões do país, as comunidades quilombolas, mesmo aquelas já
certificadas, são conhecidas e se autodefinem de outras maneiras: como terras
de preto, terras de santo, comunidade negra rural ou, ainda, pelo nome da
própria comunidade (Gorutubanos, Kalunga, Negros do Riacho, etc.).
De todo modo, temos que comunidade
remanescente de quilombo é um conceito político-jurídico que tenta dar conta
de uma realidade extremamente complexa e diversa, que implica na valorização
de nossa memória e no reconhecimento da dívida histórica e presente que o
Estado brasileiro tem com a população negra.
O INCRA - Instituto Nacional
de Colonização e Reforma Agrária é uma autarquia federal da Administração
Pública brasileira. Foi criado pelo decreto nº 1 110, de 9 de julho de 1970,
com a missão prioritária de realizar a reforma agrária, manter o cadastro
nacional de imóveis rurais e administrar as terras públicas da União. O INCRA
é o órgão responsável pela demarcação das terras quilombolas e indígenas. Se
observarmos este mapa, verificamos que a maior parte das terras quilombolas
existentes no Brasil não são reconhecidas legalmente, a maioria aguarda
processo de reconhecimento e demarcação, assim como acontece com as terras
dos povos indígenas brasileiros. A demarcação destas terras esbarra no
interesse de especulação fundiária e no avanço dos latifúndios
agroexportadores.
4 – O que
são comunidades quilombolas? Como essas comunidades se organizam para
manterem suas tradições?
5 - Analise o mapa “Número de comunidades
remanescentes de Quilombos por Estado”. Após a leitura do mapa divida as
comunidades quilombolas por região do Brasil. Após esta divisão, aponte
elementos que possam justificar a maior presença de comunidades quilombolas
na região nordeste.
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/09 ATÉ 11/09
Atividades da semana de 08/09/2020 a 11/09/2020
Prazo para realização da atividade: 15/09/2020
Não esqueça de colocar seu nome e série e a data da atividade.
As atividades deverão ser realizadas no caderno e entregues através de fotos ou digitadas.
A entrega e devolutiva acontecerá individualmente através dos seguintes canais:
· mensagens pelo WhatsApp: (14) 99648-6699
· google classroom.
· Dúvidas devem ser enviadas via whatsapp: de maneira individual, no modo particular, para que a dúvida não se perca em meio as várias mensagens no grupo da sala de aula.
· Horário das 14h00 às 21h00 de segunda a sexta-feira.
TEMA 3: Dinâmicas demográficas e Matrizes Culturais do Brasil.
Objetivos da Atividade: Analisar a formação étnico-racial da população brasileira.
Habilidades da Atividade:
· Associar as manifestações culturais dos diferentes grupos étnicos que compõem a matriz brasileira do presente aos processos históricos de sua formação cultural.
· Identificar elementos culturais representativos das diferentes matrizes étnicas brasileiras.
· Diferenciar os conceitos de etnia e raça.
· Analisar criticamente dados e informações disponibilizados pelo IBGE acerca da composição étnica brasileira.
Ao longo dos últimos meses temos estudado a dinâmica econômica que influenciou a ocupação do território brasileiro. A partir de agora, nossas atividades abordarão a questão da formação da população brasileira através do viés étnico-racial: quem são os brasileiros?
Começaremos nossa atividade com a leitura da música “Sob o mesmo Céu” do músico brasileiro Lenine.
1 – Após a leitura da letra da música, identifique os povos que o autor aponta como formadores do povo brasileiro.
A formação do povo brasileiro é resultado de um processo iniciado há mais de 500 anos. A raiz da formação do povo brasileiro, ou seja, a nossa matriz cultural é muito diversificada. Compreendam que ao falarmos de matrizes culturais, isso significa que estamos falando do conjunto dos hábitos sociais e religiosos, das manifestações intelectuais e artísticas, que caracterizam uma sociedade. As principais matrizes culturais do Brasil que são o índio, o negro africano e o branco europeu. Além da contribuição dos imigrantes que chegaram ao país ao longo dos séculos XIX e nas primeiras décadas do século XX. (Caderno do professor, volume 3)
Para compreendermos a diversidade da matriz cultural brasileira, vamos assistir os vídeos abaixo:
Agora leia os textos abaixo:
Composição étnica do Brasil
O Brasil, como se sabe, é um país com uma grande diversidade étnica, ou seja, apresenta uma elevada variedade de raças e etnias. Nesse caso, o termo “raça” não é compreendido em seu sentido biológico, mas sim em seus aspectos socioculturais de modo a diferenciar os grupos populacionais por características físicas externas, geralmente a cor e outros aspectos. Já o termo “etnia” costuma definir as populações com base também em suas diferenciações culturais e linguísticas, envolvendo também tradições, religiões e outros elementos.
Há, dessa forma, uma incontável variedade de tipos que definem a composição étnica do Brasil. Por exemplo, só de indígenas, segundo dados do IBGE, existem cerca de 305 etnias que pronunciam mais de 270 idiomas. Esse número é acrescido às diferentes ramificações de povos europeus, africanos, asiáticos e tantos outros que descenderam dos povos que migraram para o país durante o seu período histórico pós-descobrimento.
De um modo geral, podemos dizer que a composição étnica brasileira é basicamente oriunda de três grandes e principais grupos étnicos: os indígenas, os africanos e os europeus. Os índios formam os agrupamentos descendentes daqueles que aqui habitavam antes do período do descobrimento efetuado pelos portugueses. Com a invasão dos europeus, boa parte dos grupos indígenas foi dizimada, de modo que várias de suas etnias foram erradicadas.
Já os negros africanos compõem o grupo dos povos que foram trazidos à força da África e que aqui foram escravizados, sustentando a economia do país durante vários anos por meio de seu trabalho. Boa parte de nossa cultura, práticas sociais, religiões, tradições e costumes está associada a valores oriundos desses povos. Dentre as etnias africanas que vieram para o Brasil, destacam-se os bantos, os sudaneses e outras populações.
Já os povos europeus que vieram para o Brasil basicamente se formaram de populações portuguesas, além de grupos franceses, holandeses, italianos, espanhóis e outros, que configuraram a matriz étnica predominante no país, segundo vários estudos.
Há de se registrar também a miscigenação dessas diferentes composições étnicas que habitam o Brasil. Por miscigenação entende-se a mistura das diversas etnias, que deu origem a novas populações que resguardaram traços físicos e também culturais de ambas as suas matrizes.
A miscigenação entre brancos e negros originou os povos chamados de mulatos. Já da mistura entre índios e brancos surgiram os mamelucos, considerados como os primeiros brasileiros no período após o descobrimento. Já a miscigenação entre índios e negros deu origem aos cafuzos.
Mas é claro que essa divisão é apenas uma visão simplista, pois é impossível dizer que apenas essas etnias formam a população brasileira, conforme o “mito das três raças” e suas derivações. Na verdade, existem centenas ou talvez milhares de agrupamentos diferentes ao longo do território brasileiro, de modo que qualquer classificação sempre restringirá a um certo limite algo que é muito mais amplo.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) classifica a população brasileira com base em cinco tipos diferentes de raças: os brancos, os negros, os pardos, os amarelos e os indígenas, cuja distribuição podemos observar no quadro a seguir, elaborado com base em informações obtidas pelo Censo Demográfico de 2010:
População brasileira por cor ou raça, de acordo com o Censo de 2010
2 – Observe as imagens abaixo:
a) O que você entende por matrizes culturais do Brasil?
b) O que as imagens A, B e C retratam? Quais são as influências desses povos para o Brasil?
c) Você considera importante a valorização da diversidade cultural? Justifique sua resposta.
3 – O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE classifica a população brasileira em cinco grupos diferentes. Observe a tabela ao final do texto e indique qual grupo possui o maior número de pessoas que se autodeclaram pertencentes a ele.
Agora observe o mapa abaixo e identifique em qual região brasileira encontramos a maior porcentagem de pessoas que se autodeclaram pertencentes ao grupo étnico que você identificou na resposta acima.
O Conceito de Raça
O conceito de raça é altamente complexo e objeto de grandes estudos sociológicos. O uso por parte do senso comum dessa forma de categorização perpetuou a ideia de que os grupos humanos são divididos de acordo com características biológicas.
As teorias sobre as diferentes raças humanas surgiram inicialmente no final do século XVIII e início do século XIX, tendo como autor principal Joseph Arthur de Gobineau (1816-1882) – o “pai do racismo moderno” –, filósofo francês e principal defensor da ideia de superioridade da raça branca. Desde então, vários trabalhos derivados da ideia de raças diferentes entre a espécie humana foram concebidos, de modo que, enquanto alguns autores distinguiram quatro ou cinco raças, outros chegaram a especificar mais de 20.
As teorias raciais surgiram como forma de tentar justificar a ordem social que surgia à medida que países europeus tornavam-se nações imperialistas, submetendo outros territórios e suas populações ao seu domínio. O conceito foi amplamente adotado em todo o mundo até o período da Segunda Guerra Mundial, quando o surgimento da ameaça nazista elevou a proporções astronômicas o preconceito e o ódio em relação a grupos humanos específicos.
Os trabalhos científicos que abordaram as diferenciações entre grupos humanos mostraram que, apesar das diferenças fenotípicas (cor dos olhos, da pele, cabelos etc.), as diferenças genéticas que existiam entre grupos de características físicas semelhantes eram praticamente as mesmas quando comparadas com as diferenças genéticas entre grupos de características físicas diferentes. Portanto, em termos biológicos, não existem “raças” com contorno definido, apenas um grande número de variações físicas entre os seres humanos.
4 – De acordo com o texto e os vídeos exibidos acima, é correto a separação dos grupos humanos em raças? Quais motivações sustentaram tal divisão racial da população?
Para compreender o que é racismo e racismo estrutural assista o vídeo do professor universitário, filósofo e advogado Silvio Luiz de Almeida:
Resuma, com suas palavras, o que você compreendeu por racismo estrutural.
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