terça-feira, 15 de dezembro de 2020

GEOGRAFIA

ATIVIDADES DA SEMANA DE 14/12 ATÉ 18/12

Atividades da semana de 14/12/2020 a 18/12/2020

 

Prazo para realização da atividade: 18/12/2020

 

Não esqueça de colocar seu nome e série e a data da atividade.

As atividades deverão ser realizadas no caderno e entregues através de fotos ou digitadas.

A entrega e devolutiva acontecerá individualmente através dos seguintes canais:

·         e-mail: mayranepomuceno@prof.educacao.sp.gov.br

·          mensagens pelo WhatsApp: (14) 99648-6699

·         google classroom.

·         Dúvidas devem ser enviadas via whatsapp: de maneira individual, no modo particular, para que a dúvida não se perca em meio as várias mensagens no grupo da sala de aula.

·         Horário das 14h00 às 21h00 de segunda a sexta-feira.

 

 

TEMA: Semana de Estudos Intensivos.

 

Objetivo da Atividade: Recuperar as atividades que ainda não foram desenvolvidas pelos alunos.

 

Atividade:

 

Nesta semana nossa atividade será focada em garantir que todos os alunos recuperem as atividades que ainda não realizaram.

Aproveite esta semana para colocar em dia as atividades e para tirar todas as dúvidas sobre os conteúdos.

 

Na tabela abaixo estão identificados os alunos por série e bimestre que precisam fazer recuperação na disciplina de Geografia.

Caso seu número de chamada esteja na lista, entre em contato comigo através do whatsapp (14)99648-6699.

 

2º A

Bimestre

Número dos alunos que precisam fazer a recuperação de Geografia

1º bimestre

04

2º bimestre

04, 16, 18, 26 e 28.

3º bimestre

04, 11, 16, 26, 27 e 28.

4º bimestre

08, 11, 14

 

2º B

Bimestre

Número dos alunos que precisam fazer a recuperação de Geografia

1º bimestre

04, 25 e 28.

2º bimestre

03, 04, 10, 15, 16, 21, 22, 25, 27  e 28.

3º bimestre

03, 04, 09, 10, 15, 16, 19, 21, 22, 25, 27 e 28.

4º bimestre

15, 25 e 28.

 

2º C

Bimestre

Número dos alunos que precisam fazer a recuperação de Geografia

1º bimestre

01 e 11.

2º bimestre

01, 03, 08, 11, 18, 19, 23, 25 e 31.

3º bimestre

01, 03, 08, 11, 15, 17, 18, 19, 23 e 31.

4º bimestre

11, 26 e 31.

 

2º D

Bimestre

Número dos alunos que precisam fazer a recuperação de Geografia

1º bimestre

02, 07, 10, 12, 15, 22, 28 e 29.

2º bimestre

01, 02, 07, 10, 11, 12, 15, 21, 22, 28 e 29.

3º bimestre

01, 02, 07, 08, 10, 11, 12, 15, 21, 22, 27, 28 e 29.

4º bimestre

10, 11, 21 e 22.

 

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12

Atividades da semana de 07/12/2020 a 11/12/2020

 

Prazo para realização da atividade: 14/12/2020

 

Não esqueça de colocar seu nome e série e a data da atividade.

As atividades deverão ser realizadas no caderno e entregues através de fotos ou digitadas.

A entrega e devolutiva acontecerá individualmente através dos seguintes canais:

·         e-mail: mayranepomuceno@prof.educacao.sp.gov.br

·          mensagens pelo WhatsApp: (14) 99648-6699

·         google classroom.

·         Dúvidas devem ser enviadas via whatsapp: de maneira individual, no modo particular, para que a dúvida não se perca em meio as várias mensagens no grupo da sala de aula.

·         Horário das 14h00 às 21h00 de segunda a sexta-feira.

 

 

TEMA: Semana de Estudos Intensivos.

 

Objetivo da Atividade: Recuperar as atividades que ainda não foram desenvolvidas pelos alunos.

 

Atividade:

 

Nesta semana nossa atividade será focada em garantir que todos os alunos recuperem as atividades que ainda não realizaram.

Aproveite esta semana para colocar em dia as atividades e para tirar todas as dúvidas sobre os conteúdos.

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12

Atividades da semana de 30/11/2020 a 04/12/2020

 

Prazo para realização da atividade: 08/12/2020

 

Não esqueça de colocar seu nome e série e a data da atividade.

As atividades deverão ser realizadas no caderno e entregues através de fotos ou digitadas.

A entrega e devolutiva acontecerá individualmente através dos seguintes canais:

·         e-mail: mayranepomuceno@prof.educacao.sp.gov.br

·          mensagens pelo WhatsApp: (14) 99648-6699

·         google classroom.

·         Dúvidas devem ser enviadas via whatsapp: de maneira individual, no modo particular, para que a dúvida não se perca em meio as várias mensagens no grupo da sala de aula.

·         Horário das 14h00 às 21h00 de segunda a sexta-feira.

 

 

TEMA: As formas de relevo brasileiro e as funções das classificações.

 

 

Habilidades da Atividade:

 

·         Ler, interpretar e comparar mapas dos diferentes domínios morfoclimáticos e das bacias hidrográficas do Brasil.

 

Atividade:

Leia o texto abaixo e responda as questões.

 

Relevo brasileiro

O relevo apresenta diferentes formações que são consequências das ações de agentes endógenos (resultado da energia do interior do planeta que se manifesta pela dinâmica ou tectônica das placas) e agentes exógenos (associados ao clima da área, como as chuvas, ventos e geleiras, que criam ou dão as formas esculturais ao relevo através de um processo erosivo).

relevo brasileiro tem formação antiga e resulta, principalmente, da sucessão de ciclos climáticos e da ação das forças internas da Terra, como a movimentação das placas tectônicas, as falhas e o vulcanismo.

Existem diferentes classificações do relevo brasileiro, cada uma obedecendo a um critério.

Entre as mais conhecidas estão a realizada em 1940 pelo professor Aroldo Azevedo, que utilizou como critério o nível altimétrico.




Na década de 1950, o professor Aziz Ab´Saber apresentou uma nova classificação, baseando no processo de erosão e sedimentação.




A mais recente classificação do relevo brasileiro é de 1995, elaborada pelo professor do departamento de geografia da Universidade de São Paulo (USP), Jurandyr Ross. Seu trabalho tem como referência o projeto Radambrasil, um levantamento realizado no território brasileiro, entre 1970 e 1985, com um equipamento espacial de radar instalado em avião. Ross considera 28 unidades de relevo, divididas em planaltos, planícies e depressões.




Planaltos, planícies e Depressões

Planaltos São formas de relevo elevadas, com altitudes superiores a 300 metros. Podem ser encontradas em qualquer tipo de estrutura geológica. Nas bacias sedimentares, os planaltos caracterizam-se pela formação de escarpas em áreas de fronteira com as depressões. Formam também as chapadas, extensas superfícies planas de grande altitude. Com 2.995,30 metros, o pico da Neblina é o ponto mais alto do relevo brasileiro.





Pico da Neblina


Depressões São áreas rebaixadas em consequência da erosão, que se formam entre as bacias sedimentares e os escudos cristalinos. Algumas das depressões localizadas às margens de bacias sedimentares são chamadas depressões marginais ou periféricas. Elas estão presentes em grande número no território brasileiro e são de variados tipos, como a depressão da Amazônia Ocidental (terrenos em torno de 200 metros de altitude).





Depressão Sertaneja Setentrional no Estado do Ceará.

 

Planícies São unidades de relevo geologicamente muito recentes. É uma superfície extremamente plana, sua formação ocorre em virtude da sucessiva deposição de material de origem marinha, lacustre ou fluvial em áreas planas. Normalmente, estão localizadas próximas do litoral ou dos cursos dos grandes rios e lagoas, como as planícies da lagoa dos Patos e da lagoa Mirim, no litoral do Rio Grande do Sul.





Lagoa dos Patos – RS.

 

 



Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/relevo-brasileiro.htm

 

Questões:

1 – O relevo brasileiro não apresenta elevadas altitudes. Cerca de 92% do espaço natural do país apresenta altitudes inferiores a 900 metros acima do nível do mar. Isso ocorre porque:

a) Predomina no país a ação dos agentes endógenos.

b) A formação geológica do Brasil é antiga.

c) Ocorrem frequentes terremotos, que aplainam o relevo.

d) A atividade humana atuou no sentido de degradar as formas antigas da superfície.

e) O Brasil localiza-se, em grande parte, nas zonas de encontro entre placas tectônicas.

 

2 - A fotografia a seguir mostra uma rede de drenagem em determinada região brasileira. Observe-a:




Imagem da rede de drenagem no Brasil

Esse tipo de hidrografia, pelas características observadas, é típica do seguinte tipo de relevo:

a)     Planalto    b) Depressão   c) Cordilheira    d) Escarpas      e) Planície

 

3 – O que são escarpas?

 

4 – Observe o mapa “O relevo segundo Aziz Ab’Saber”. De acordo com a divisão de relevo elaborada pelo professor Aziz Ab’Saber nomeie os:

 

a)     Planaltos brasileiros:_________________________________________________

 

b)    Planícies brasileiras: ________________________________________________

 

 

5 -  Observe o mapa abaixo:







a)     Após a leitura do mapa e de sua legenda, quais são as províncias geomorfológicas que formam o Estado de São Paulo?

b)    A área destacada em vermelho no mapa aponta a localização do município de Marília. De acordo com o mapa, o município de Marília faz parte de qual província geomorfológica?

  6 – Observe o mapa “Relevo Brasileiro década 80/90 – profº Jurandyr L. S. Ross” e apartir das informações contidas no mapa, responda:

a)     Quantas formações de planaltos existem no território brasileiro?

b)    Quantas formações de depressão existem no território brasileiro?

Quantas formações de planícies existem no território brasileiro?

ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11

Atividades da semana de 23/11/2020 a 27/11/2020

 

Prazo para realização da atividade: 01/12/2020

 

Não esqueça de colocar seu nome e série e a data da atividade.

As atividades deverão ser realizadas no caderno e entregues através de fotos ou digitadas.

A entrega e devolutiva acontecerá individualmente através dos seguintes canais:

·         e-mail: mayranepomuceno@prof.educacao.sp.gov.br

·          mensagens pelo WhatsApp: (14) 99648-6699

·         google classroom.

·         Dúvidas devem ser enviadas via whatsapp: de maneira individual, no modo particular, para que a dúvida não se perca em meio as várias mensagens no grupo da sala de aula.

·         Horário das 14h00 às 21h00 de segunda a sexta-feira.

 

 

TEMA: A tectônica das placas e o relevo brasileiro.

 

 

Habilidades da Atividade:

 

·         Compreender e interpretar, em textos ou iconografia, formas de atuação geológica da placa sul-americana, identificando suas consequências, notadamente as que justificam a configuração do modelado do relevo brasileiro.

 

·         Identificar hipóteses e evidências que expliquem a configuração do relevo brasileiro por meio de marcas e constatações geológicas decorrentes de distintas eras geológicas.

 

 

Atividade:

 

Para realizar essa atividade você deverá ler o texto abaixo sobre a Placa Sul Americana. Em seguida, você responderá as questões logo abaixo do texto.

 

“O Brasil se move para a esquerda, uma área de atritos”

Por Marco Gonzalez

 

O território brasileiro ocupa a parte central da Placa Tectônica Sul Americana. Esta placa tem 43,6 milhões de km² de área e está localizada entre a Cordilheira dos Andes, à oeste, e a dorsal Mesoatlântica, à leste. 

Praticamente toda a América do Sul se movimenta para oeste a uma velocidade que varia de 27 a 34 mm por ano. Nós mesmos não veremos o Brasil chegar à Cordilheira dos Andes, mas vamos juntos naquela direção.





Cordilheira dos Andes, no lado esquerdo da América do Sul, uma área de atritos litosféricos

(mapa por Carlos A. Arango e foto por Jorge Morales Piderit)


A Placa Sul Americana



Placa Sul Americana se 
move para o oeste desde a divisão do supercontinente Gondwana há 140 milhões de anos. Este movimento continua devido ao impulso no limite divergente (ID) leste junto à Placa Africana e à tensão do cisalhamento basal (CB) relacionado ao fluxo astenosférico. Por outro lado, opõem-se a tal movimento o atrito no limite convergente (AC) oeste junto à Placa de Nazca e a resistência nos Andes (RA) devido à quantidade de massa gerada com a decorrente elevação topográfica.




Esquema de forças atuantes para a movimentação da placa Sul Americana


A Placa Sul Americana é delimitada pela Placa Africana ao leste, pelas Placas Antártica, Scotia e Sandwich ao sul, pelas Placas de Nazca ao oeste e pelas Placas Norte Andina, Caribenha e Norte Americana ao norte. Há ainda nas proximidades outras microplacas (placas com área menor que 1 milhão de km²).




Placa tectônica Sul Americana e vizinhança (adaptado de Alataristarion)


Limite Leste



Dorsal Meso-Atlântica 
separa as Placas Sul Americana e Africana, elevando-se 2 a 3 km acima do fundo do oceano Atlântico. Um vale em sua crista marca o local a partir de onde as duas placas estão se afastando. Esta dorsal se estende por cerca de 16.000 km sinuosamente desde o Oceano Ártico até próximo a ponta sul da África, com atividades vulcânicas e sísmicas em certos pontos. Sua crista é equidistante dos continentes que a ladeiam formando elevações que, por vezes, ultrapassam o nível do mar, criando ilhas ou grupos de ilhas como as dos Açores, Ascensão, Santa Helena e Tristão da Cunha.




Esquema simplificado mostrando as posições da América do Sul e da África há cerca de 135 milhões de anos, à esquerda, e hoje, à direta, com a localização da Dorsal Meso Atlântica de unidades geológicas mais antigas da crosta continental, os crátons
(adaptado de Woudloper)

 

Limite Oeste



Placa de Nazca 
compartilha com a Placa Sul Americana o maior limite convergente do nosso planta através da Cordilheira dos Andes, numa extensão de 7.000 km.




Zonas vulcânicas

 

Nos últimos 70 milhões de anos elas têm convergido, tendo a Placa de Nazca um movimento relativo variável em direção à Sul Americana. Nos períodos mais rápidos, a sua velocidade foi de 100 mm/ano e nos mais lentos a Placa de Nazca tem se movimentado a 50-55 mm/ano. 

 

O choque da Placa de Nazca contra a Sul Americana se dá a uma velocidade de cerca de 79 mm por ano. O efeito dessa colisão deforma a borda da Placa Sul Americana causando dobramento das rochas, aumentando a espessura vertical da litosfera na zona de colisão e, assim, moldando a Cordilheira dos Andes.

Provavelmente a maior 
largura da Cordilheira dos Andes no Peru e na Bolívia (quando comparada com a largura no Chile e na Argentina) se deve a uma subducção no norte mais rápida do que no sul. 

De qualquer forma, esta convergência ainda hoje acontece fazendo com que a Cordilheira dos Andes abrigue mais de 200 vulcões potencialmente ativos. A Placa de Nazca, em subducção abaixo da Placa Sul Americana, causa dilatação crustal e, através de rochas sedimentares paleozoicas, comprime e forma a dobra e o cinturão de pressão. São formados 4 zonas vulcânicas andinas: Norte, Central, Sul e Austral. Esta última próxima ao limite da Placa Sul Americana com a Placa Antártica.

 

Terremotos e vulcões no Brasil



Os terremotos brasileiros, por estarmos na porção central da Placa Sul Americana, são tipicamente do tipo 
intraplaca, em geral, de pequena intensidade.

Enquanto, no Chile, 
tremores de magnitude 5,0 na escala Richter se repetem quase semanalmente, no Brasil eles acontecem aproximadamente a cada 5 anos. Os sismos de intensidade 6,0 só são sentidos por aqui a cada 50 anos em média. O terremoto brasileiro mais intenso aconteceu em 31/01/1955, na Serra do Tombador, em Mato Grosso. Teve magnitude 6,2 mas não causou danos por ter ocorrido em região desabitada. O segundo maior, com magnitude 6,1, aconteceu no mar cerca de um mês após, em 28/02/1955, na costa do Espírito Santo.

Os portugueses, quando da descoberta do Brasil, podem não ter sentido tremores ao pisar em terra firme, mas, se tivessem algum conhecimento a respeito, teriam levado um susto ao avistar o Pico do Cabuji, no Rio Grande do Norte. Ele é reconhecido como um 
neck (uma formação geológica de origem vulcânica, em forma de cone truncado São originados pela solidificação do magma dentro da garganta de um vulcão ativo
) de 19,7 milhões de anos que registra o magmatismo continental brasileiro. 




Pico Cabuji, Rio Grande do Norte (por Patrick)

Em média, a cada ano, 60 erupções vulcânicas acontecem no nosso planeta. São contabilizados cerca de 1.500 vulcões atualmente no mundo, sendo que pouco mais de 600 estiveram ativos nos últimos 10.000 anos. Para nossa tranquilidade, apenas 5% dos vulcões não se localizam nas bordas de placas tectônicas. E, para que essas exceções aconteçam, é preciso que o manto terrestre abrigue um ponto quente (hot spot), local onde o magma concentrado consegue subir à superfície através de alguma brecha, como ocorre nas ilhas do Havaí.

O Brasil, ainda bem, possui somente vulcões extintos, mas tem 
o maior e mais antigo da Terra, com idade estimada em 1,85 bilhão de anos. Ele está localizado na província aurífera do Tapajós, no Pará, entre os rios Tapajós e Jamanxim. Apresenta uma caldeira de 22 km e pertence ao grupo dos vulcões constituídos por magma rico em sílica, que geralmente produz complexos vulcânicos de maiores dimensões. Sua erupção foi um evento catastrófico com derrame de lava e cinza que alcançou centenas de metros de espessura, mas, felizmente, tudo isso aconteceu no Paleoproterozoico.

Questões

1 – Qual é o tamanho da Placa Sul Americana? Quais placas tectônicas fazem limite com a Placa Sul Americana? Em que direção e em qual velocidade a Placa Sul Americana se movimenta?

2 – A formação da Dorsal Meso-atlântica é consequência do afastamento das placas Sul Americana e Africana. Qual é o tamanho da Dorsal Meso-atlântica? Nesta região existe atividade sísmica e vulcânicas? Quais as consequências das atividades vulcânicas ao longo da Dorsal Meso-atlântica?

3 – Descreva como se dá o choque entre a Placa Sul Americana e a Placa de Nazca e quais são as consequências deste choque.

4 – No Brasil existem vulcões? Quais são os vulcões existentes no território brasileiro? Informe a idade de cada um desses vulcões, onde eles se localizam e se estão ativos.

ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11

PREZADO ALUNO, 

APLICAÇÃO  DA AVALIAÇÃO  PROCESSUAL,  TERÁ  INICIO , EM 13/11 ATÉ  23/11/2020,SERÁ  ON LINE.
INFORMAMOS DA OBRIGATORIEDADE DA REALIZAÇÃO  DA REFERIDA AVALIAÇÃO, PARA EFEITO DE  MÉDIA  FINAL DO ANO LETIVO DE 2020.
💢A AVALIAÇÃO  CONSTITUE DE 26 QUESTÕES  DE PORTUGUÊS  E 26 DE MATEMÁTICA 
💢SIGA  AS INSTRUÇÕES  PASSO A PASSO PARA ACESSAR A AVALIAÇÃO:
💢ENTRAR NA SED-SECRETARIA ESCOLAR DIGITAL 
https://sed.educacao.sp.gov.br/
PREENCHA OS DADOS DE LOGIN E SENHA 
LOGIN: (NÚMERO  RA)
SENHA: DATA DE NASCIMENTO ( Se não mudou)
NO MENU, SELECIONE AS  OPÇOES:
💢  PEDAGÓGICO 
💢PLATAFORMA  CAED
CLIQUE EM CADERNO 
DE ATIVIDADES  DE PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
CLIQUE EM INICIAR,LEIA COM ATENÇÃO AS QUESTÕES,  ESCOLHA A RESPOSTA CORRETA, CLIQUE EM PRÓXIMO 
CHEGANDO NA ÚLTIMA QUESTÃO,  CLIQUE EM FINALIZAR. APÓS FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR  A PROVA.
APÓS  O INÍCIO  DA AVALIAÇÃO   O ALUNO PODERÁ  FINALIZAR EM ATÉ  48 HORAS CORRIDAS.
O ALUNO QUE NÃO  DISPOR DE RECURSOS  TECNOLÓGICOS,  PODERÁ  FAZER  A AVALIAÇÃO  NA ESCOLA,  NO HORÁRIO  DAS 8:00 ÀS 20: 00 HORAS  , COM OS COORDENADORES BENILTON  OU EDUARDO  SEGUINDO O PROTOCOLO DE SEGURANÇA CONTRA O COVID 
FONE ESCOLA: 3425-3044
3425-2107

OU PODERÁ  REALIZAR A AVALIAÇÃO  PELO APLICATIVO  CAED:
ABRIR O PLAY STORE GOOGLE
PESQUISAR  APLICATIVO:
💢CADERNOS DE ATIVIDADES DE SÃO  PAULO( CAED-UFJF)
CLIQUE  EM ENTRAR
DIGITAR RA E SENHA
APARECERÁ  AS OPÇÕES  DE AVALIAÇÃO  PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
LEIA COM ATENÇÃO , MARCANDO  UMA RESPOSTA
O TEMPO SERÁ  DE 48 HORAS  , PARA RESPONDER ÀS  QUESTÕES,  APÓS  TER  INICIADO O TESTE.
FINALIZAR
APÓS  FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR A PROVA.
CASO VOCÊ  TENHA QUALQUER DÚVIDA,  PEÇA  AJUDA AO SEU PROFESSOR 

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ALUNOS: NÃO DEIXE PARA ÚLTIMA  HORA , REALIZE O QUANTO ANTES A AVALIAÇÃO   ...
FAÇA  COM ATENÇÃO,  BOA PROVA

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-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas:

https://www.youtube.com/watch?v=j389erhv-QY

https://www.youtube.com/watch?v=oB6uaAx4Tek

ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11

Atividades da semana de 09/11/2020 a 13/11/2020

 

Prazo para realização da atividade: 18/11/2020

 

Não esqueça de colocar seu nome e série e a data da atividade.

As atividades deverão ser realizadas no caderno e entregues através de fotos ou digitadas.

A entrega e devolutiva acontecerá individualmente através dos seguintes canais:

·         e-mail: mayranepomuceno@prof.educacao.sp.gov.br

·          mensagens pelo WhatsApp: (14) 99648-6699

·         google classroom.

·         Dúvidas devem ser enviadas via whatsapp: de maneira individual, no modo particular, para que a dúvida não se perca em meio as várias mensagens no grupo da sala de aula.

·         Horário das 14h00 às 21h00 de segunda a sexta-feira.

 

 

TEMA: A tectônica das placas e o relevo brasileiro.

 

 

Habilidades da Atividade:

 

·         Compreender e interpretar, em textos ou iconografia, formas de atuação geológica da placa sul-americana, identificando suas consequências, notadamente as que justificam a configuração do modelado do relevo brasileiro.

 

·         Identificar hipóteses e evidências que expliquem a configuração do relevo brasileiro por meio de marcas e constatações geológicas decorrentes de distintas eras geológicas.

 

 

Atividade:

Nesta semana retomaremos um assunto que foi trabalhado na 1ª série do Ensino Médio, ao estudarmos as dinâmicas de formação da crosta terrestre: vamos falar sobre a tectônica das placas e a formação do relevo brasileiro.

 

Placas Tectônicas

Placas tectônicas são grandes blocos rochosos semirrígidos que compõem a crosta terrestre. A Terra divide-se em quatorze principais placas tectônicas, as quais se movimentam sobre o manto de forma lenta e contínua, podendo aproximar-se ou se afastar umas das outras.

movimentação das placas resulta na formação de montanhas, fossas oceânicas, atividades vulcânicas, terremotos e tsunamis.

 

Teoria das Placas Tectônicas

 

Em 1913, Alfred Wegener apresentou a Teoria da Deriva Continental, que afirma que, há milhões de anos, as massas de Terra formavam um único supercontinente, chamado Pangeia. Essa teoria foi confirmada por sua sucessora, a chamada Teoria das Placas Tectônicas.

A Teoria das Placas tectônicas parte do pressuposto de que a crosta terrestre está dividida em grandes blocos semirrígidos, ou seja, em placas que abrangem os continentes e o fundo oceânico. Essas placas movimentam-se sobre o magma, impulsionadas por forças vindas do no interior da Terra. Portanto, a superfície terrestre não é uma placa imóvel, como era falado no passado.



 


 

Mapa mental das Placas Tectônicas





 

 


O mundo é dividido em 52 placas tectônicas, sendo 14 principais e 38 menores.

 

Movimentos das placas tectônicas

 

A movimentação das placas é lenta, contínua e ocorre no limite entre elas. Esse deslocamento leva bastante tempo e é responsável por diversas transformações e fenômenos que ocorrem na crosta terrestre, como a formação de montanhas e vulcões, terremotos e aglutinação ou separação dos continentes.

Os movimentos das placas tectônicas podem ser laterais, de afastamento e de colisão.

Limites das placas tectônicas

 

Limites das placas tectônicas correspondem às zonas de encontro entre as placas, ou seja, são as fronteiras ou margens das placas, nas quais ocorre intensa movimentação, como atividades sísmicas e vulcanismo.

1) Limite divergente

No movimento divergente, as placas afastam-se umas das outras, formando fendas e rachaduras na crosta terrestre. Assim, quando ocorre o movimento das correntes convectivas ascendentes, o magma do interior da Terra atravessa as fendas, sendo levado para a superfície. O magma, então, resfria-se e é acrescentado às bordas das placas, que aumentam de tamanho.

A separação das placas oceânicas dá origem a dorsais mesoceânicas (cadeias montanhosas submersas no oceano), que provocam expansão do fundo oceânico, originando terremotos e vulcões. Já a separação das placas continentais pode originar terremotos e formar vulcões e vales em rifte (regiões em que a crosta terrestre sofre uma fratura, provocando afastamento das porções vizinhas da superfície terrestre), como aqueles encontrados no Golfo da Califórnia.



No movimento divergente, as placas tectônicas afastam-se umas das outras.

 

2) Limite convergente

 

No movimento convergente, as placas aproximam-se e chocam-se umas contra as outras. Quando o movimento convergente ocorre entre uma placa oceânica e uma placa continental, a primeira retorna ao manto, enquanto a segunda enruga-se, formando dobras. Isso ocorre porque as rochas das placas oceânicas são mais densas que as rochas das placas continentais.

Quando ocorre um choque entre duas placas oceânicas, apenas uma das placas afundará, no caso, a mais densa entre as duas.

Quando o choque ocorre entre duas placas continentais, não há afundamento das placas, visto que a densidade das duas é a mesma, logo, ambas sofrem dobramento. Um exemplo desse tipo de choque foi o que ocorreu entre as placas Sul-Americana e a Placa de Nazca, que deu origem à Cordilheira dos Andes.




No movimento convergente, as placas tectônicas aproximam-se e chocam-se umas com as outras.

 

3) Limite transformante

 

No movimento transformante, as placas deslizam umas em relação as outras, provocando rachaduras na região de contato entre as placas. Nesse movimento, não há destruição nem criação de placas, podendo, em alguns casos, originar falhas.

Um grande exemplo de movimento transformante ocorreu entre a Placa do Pacífico e a Placa Norte-América, resultando na falha de San Andres, no estado da Califórnia, nos Estados Unidos.




No movimento transformante, as placas tectônicas deslizam umas em relação as outras.

 

Placas no Brasil

 

Brasil situa-se no centro da Placa Sul-Americana, que possui uma área de 43,6 milhões de quilômetros quadrados e, aproximadamente, 200 quilômetros de espessura. Essa placa move-se para o oeste, afastando-se da Dorsal Mesoatlântica e aproximando-se das Placas de Nazca e do Pacífico.

Por estar localizado exatamente no centro da Placa Sul-Americana, o Brasil quase não sofre grandes abalos. Há no país ocorrências de sismos de pequena magnitude, decorrentes do desgaste da placa.

 

Atividade

Após a leitura dos textos acima, responda as questões:

1 – O que são placas tectônicas?

2 – Por que as placas tectônicas se movimentam? Quais são os três tipos de movimentos realizados pelas placas tectônicas e quais são suas consequências?

3 – Observe o mapa com a distribuição das placas tectônicas presente no texto. Localize o Brasil e responda:

a)     O Brasil está localizado em qual placa tectônica?

b)    Ocorrem abalos sísmicos no Brasil constantemente, mas de baixa intensidade? O que justifica a ocorrência desses abalos sísmicos no território brasileiro, já que ele está localizado no meio da placa tectônica?

4 - tsunami que matou, em dezembro de 2004, muitos milhares de habitantes de países banhados pelo Oceano Índico já estava quase esquecido quando, em final de maio de 2006, um forte tremor de terras na ilha de Java (Indonésia) fez novas vítimas, que chegam a cerca de 5 mil mortos. Os dois fenômenos, tsunamis e terremotos:

 

a) estão relacionados às estruturas geológicas cristalinas, predominantes na região.

b) representam ocorrência comum nas regiões situadas no centro de uma placa tectônica.

c) resultam dos desequilíbrios geotérmicos que ocorrem no núcleo, parte central da Terra.

d) demonstram que os epicentros, locais de formação dos tremores, estão concentrados no hemisfério Sul.

e) têm origens semelhantes, pois ocorrem devido à movimentação das placas tectônicas.

 

5 - A teoria da “tectônica de placas”, hoje mais do que comprovada empiricamente, explica fenômenos como vulcões, terremotos e tsunamis. Segundo essa teoria, as placas tectônicas:

 

a) atritam entre si nas extremidades da Terra, derretendo as calotas polares.

b) movem-se porque flutuam debaixo dos solos dos oceanos, causando abalos no continente.

c) deslizam sobre o magma do interior da Terra e chocam-se em alguns pontos da crosta.

d) movimentam-se em conjunto, desenvolvendo abalos sísmicos coordenados e previsíveis.

e) encostam uma na outra e bloqueiam seu movimento natural, causando abalos nos mares.

 

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11

tividades da semana de 03/11/2020 a 06/11/2020

 

Prazo para realização da atividade: 11/11/2020

 

Não esqueça de colocar seu nome e série e a data da atividade.

As atividades deverão ser realizadas no caderno e entregues através de fotos ou digitadas.

A entrega e devolutiva acontecerá individualmente através dos seguintes canais:

·         e-mail: mayranepomuceno@prof.educacao.sp.gov.br

·          mensagens pelo WhatsApp: (14) 99648-6699

·         google classroom.

·         Dúvidas devem ser enviadas via whatsapp: de maneira individual, no modo particular, para que a dúvida não se perca em meio as várias mensagens no grupo da sala de aula.

·         Horário das 14h00 às 21h00 de segunda a sexta-feira.

 

 

TEMA: Dinâmicas sociais:

·         O trabalho e o mercado de trabalho.

·         A segregação socioespacial e a segregação social.

 

Objetivos da Atividade: Analisar a inserção da população brasileira no mercado de trabalho.

 

Habilidades da Atividade:

·         Analisar a situação das famílias brasileiras com relação à distribuição de renda e inserção no mercado de trabalho formal.

·         Ler, interpretar e comparar mapas relativos aos índices de pobreza e exclusão no Brasil.

·         Identificar referenciais que possibilitem constatar diferentes formas de exclusão socioespacial no Brasil.

·         Ler, interpretar e comparar mapas relativos aos índices de pobreza e exclusão no Brasil.

 

 

 

Atividade:

Nesta semana daremos continuidade a questão das dinâmicas populacionais relacionadas a sua participação no mercado de trabalho e a problemática da desigualdade social.

Para a realização da atividade, leia a matéria abaixo:

 

“Desigualdade Social: um problema sistêmico e urgente”

desigualdade social é um tema presente desde a escola, quando se colocavam as diferenças econômicas e de tratamento na sociedade, até a faculdade, onde se aprofundam os conhecimentos sobre a área. Mas, afinal, o que é e como surge a desigualdade? Vamos tentar explicar um pouco das origens desse mal existente desde os primórdios da humanidade.

O que é desigualdade social?

A desigualdade social é um processo existente dentro das relações da sociedade, presente em todos os países do mundo. Faz parte das relações sociais, pois determina um lugar aos desiguais, seja por questões econômicas, de gênero, de cor, de crença, de círculo ou grupo social. Essa forma de desigualdade prejudica e limita o status social dessas pessoas, além de seu acesso a direitos básicos, como: acesso à educação e saúde de qualidade, direito à propriedade, direito ao trabalho, direito à moradia, ter boas condições de transporte e locomoção, entre outros.

Sociedades em que as pessoas são diferentes, optam por vestir roupas de determinado jeito ou viver sua vida de maneiras diferentes não são formas de desigualdade. O fenômeno da desigualdade se manifesta no acesso aos direitos, como dito anteriormente, mas principalmente no acesso a oportunidades. De acordo com Rosseau, a desigualdade tende a se acumular.

Logo, determinados grupos de pessoas de classes sociais e econômicas mais favorecidas têm acesso a boas escolas, boas faculdades e, consequentemente, a bons empregos. Ou seja, vivem, convivem e crescem num meio social que lhe está disponível.

É um ciclo vicioso: esses grupos se mantêm com seus privilégios e num círculo restrito, relacionando-se social e economicamente por gerações a fio. A grande questão é: o que fazem aqueles que estão à margem dessa bolha social?

Perpetuação da desigualdade

As pessoas que são marginalizadas sofrem os maus efeitos da existência dessas bolhas sociais e econômicas, sem lhes ser concedidas oportunidades de vida, de estudo e de crescimento profissional da mesma maneira que às outras pessoas. Nesse sentido, quem é de uma família pobre tem menos probabilidade de ter uma excelente educação e instrução; assim, com baixo nível de escolaridade, terão destinados a si certos empregos sem grande prestígio social e com uma remuneração modesta, mantendo seu status social intacto.

Por essa razão, a meritocracia é um mito: não há como clamar que uma classe social alcança bons feitos por mérito, frente a outra que sequer consegue acessar as mesmas oportunidades. Um princípio do direito prega em tratar os iguais como iguais e os desiguais como desiguais, com o intuito de reconhecer como a força das vivências, dos locais de origens e da vida social tendem a se manter os mesmos por décadas.

Como surge a desigualdade social?

Vários teóricos e pensadores buscam entender esse fenômeno, que assola boa parte dos países do mundo até hoje. Boa parte deles, em suas teorias, culpa a existência da desigualdade social num vértice em comum: a concentração do dinheiro, ou seja, a má distribuição de renda. Sendo a desigualdade social o fruto da concentração de dinheiro e poder a uma parte muito pequena da população, o que resta à grande parcela da sociedade é dividir o restante.

Algumas das causas da desigualdade social

·      Má distribuição de renda – e concentração do poder;

·      Má administração de recursos – principalmente públicos;

·      Lógica de mercado do sistema capitalista – quanto mais lucro para as empresas e os donos de empresa, melhor;

·      Falta de investimento nas áreas sociais, em cultura, em assistência a populações mais carentes, em saúde, educação;

·      Falta de oportunidade de trabalho.

Em quais âmbitos a desigualdade social pode se manifestar?

Existem diversas formas de desigualdade quando se fala em desigualdade social. Ora, o que é social permeia todos os âmbitos da vida de uma pessoa. Entenda alguns deles:

Desigualdade de gênero

Uma pauta muito discutida desde o início do século XXI. Ela se manifesta na discriminação de oportunidades, de tratamento, de direitos, de liberdade. Por vezes, no sistema patriarcal, mulheres recebem salários mais baixos que um homem, mesmo fazendo o mesmo trabalho, com o mesmo grau de ensino e cumprindo os mesmos horários – na esfera pública, também é discutida a representatividade da mulher em cargos de poder e na política.

Desigualdade racial

O Brasil, ao contrário do mito, não é uma democracia racial. A desigualdade começa já na discussão de oportunidades: onde as pessoas negras moram e crescem hoje? Como herança da escravidão, 72% dos moradores de favela são negros. Sete em cada dez casas que recebem o benefício do Bolsa Família são chefiadas por negros, segundo dados do estudo Retrato das desigualdades de gênero e raça, do Ipea.

Além disso, o analfabetismo é duas vezes maior entre negros do que entre brancos. Em segundo lugar, há preconceito e discriminação racial em diversos âmbitos ainda: diz-se que racismo é estrutural e reproduzido pela sociedade a fim de excluí-los dos círculos sociais. Os jornais, a televisão e os filmes, por exemplo, também reproduzem e ajudam a perpetuar essa lógica.

Desigualdade de classes

Dependendo o autor, a explicação desse tipo de desigualdade será diferente. Mas, basicamente, sempre levará em conta a ocupação profissional, a escolaridade, a riqueza, os bens, a renda das pessoas. O sociólogo Max Weber acredita que as classes sociais estão ligadas aos privilégios e prestígios, sendo uma forma de estratificação social. Acredita que essas classes tendem a se manter estáveis ao longo de gerações, reproduzindo a desigualdade com as classes inferiores. Já Karl Marx, entende que existem duas grandes classes: a trabalhadora (proletariado) e os capitalistas (burguesia). Enquanto os trabalhadores se importam em sobreviver, os capitalistas se preocupam com o lucro. E, assim, criam as desigualdades e os conflitos sociais, como a opressão e a exploração.

A desigualdade social no Brasil

De acordo com o estudo liberado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a concentração de renda aumentou em 2018 no país. Os dados mostram que o rendimento mensal dos 1% mais ricos do país é quase 34 vezes maior do que o rendimento da metade mais pobre da população.

Ainda, o estudo mostrou que a renda dos 5% mais pobres caiu em 3%, enquanto a renda dos 1% mais ricos aumentou em 8%. Assim, o Índice de Gini – instrumento utilizado para medir a desigualdade no Brasil – voltou a subir. Em 2018, alcançou o número de 0,509. Vale lembrar que o índice varia de zero a um. Quanto mais próximo de um, pior é a distribuição de renda no país.

Fonte: https://www.politize.com.br/desigualdade-social/?

 

Exercícios

1 – Após a leitura da matéria, explique com as suas palavras o que é desigualdade social e como ela se manifesta na sociedade.

2 – Analise o gráfico sobre a Renda per capta por região brasileira:




De acordo com os dados apresentados pelo gráfico, é possível concluir verdadeiramente que:

a)    Há distribuição igualitária de renda per capta entre as regiões brasileiras.

b)    A região sudeste apresenta a maior renda per capta entre as regiões brasileiras.

c)    A região centro-oeste possui a maior renda per capta entre as regiões brasileiras devido à forte presença do agronegócio.

d)    A região nordeste possui a menor renda per capta entre as regiões brasileiras pois a região menos populosa.

3 – Analise a tabela e o mapa:





4 - "A estimativa do Banco Mundial é que cerca de 5,4 milhões de brasileiros atinjam a extrema pobreza, chegando ao total de 14,7 milhões de pessoas até o fim de 2020, ou 7% da população."

Os momentos de crise como a pandemia causada pelo coronavírus atingem de modo mais evidente aos mais pobres. Um dos fatores indicativos para definir a pobreza extrema está relacionado com a segurança alimentar. O indicador de segurança alimentar é referente ao (à):

a) segurança nos transportes de insumos agrícolas.
b) acesso físico e econômico à alimentação saudável e adequada.
c) condições para a reabertura do comércio de alimentos.
d) limpeza de produtos comprados em mercados para a eliminação do coronavírus.

 

5 – Analise o mapa sobre a coleta de esgoto no Brasil:

 



 

O saneamento básico é um dos maiores problemas de saúde em todo mundo. Segundo a ONU, "o direito à água potável e ao saneamento básico é um direito humano essencial para o pleno desfrute da vida e de todos os direitos humanos.”

No Brasil, 48% da população não possui sistema de coleta de esgoto. Isso impacta em diversos índices relacionados à saúde pública e é uma marca da desigualdade na sociedade Brasileira.

Pode-se afirmar que:

a) os impactos na saúde causados pela ausência de coleta de esgoto afetam a população mais rica e a mais pobre da mesma maneira.
b) as populações dos grandes centros urbanos sofrem igualmente com a falta de coleta de esgoto.
c) menos de 20% da população do Piauí possui serviço de coleta de esgoto.
d) na região Sudeste mais de 60% da população possui serviço de coleta de esgoto.

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10

Atividades da semana de 26/10/2020 a 30/10/2020

 

Prazo para realização da atividade: 03/11/2020

 

Não esqueça de colocar seu nome e série e a data da atividade.

As atividades deverão ser realizadas no caderno e entregues através de fotos ou digitadas.

A entrega e devolutiva acontecerá individualmente através dos seguintes canais:

·         e-mail: mayranepomuceno@prof.educacao.sp.gov.br

·          mensagens pelo WhatsApp: (14) 99648-6699

·         google classroom.

·         Dúvidas devem ser enviadas via whatsapp: de maneira individual, no modo particular, para que a dúvida não se perca em meio as várias mensagens no grupo da sala de aula.

·         Horário das 14h00 às 21h00 de segunda a sexta-feira.

 

 

TEMA: Dinâmicas sociais:

·         O trabalho e o mercado de trabalho.

·         A segregação socioespacial e a segregação social.

 

Objetivos da Atividade: Analisar a inserção da população brasileira no mercado de trabalho.

 

Habilidades da Atividade:

·         Reconhecer e aplicar o conceito de População Economicamente Ativa (PEA).

·         Identificar os diferentes setores da economia.

·         Analisar a situação das famílias brasileiras com relação à distribuição de renda e inserção no mercado de trabalho formal.

·         Analisar a situação das mulheres no mercado de trabalho brasileiro.

·         Ler, interpretar e comparar mapas relativos aos índices de pobreza e exclusão no Brasil.

·         Identificar referenciais que possibilitem constatar diferentes formas de exclusão socioespacial no Brasil.

·         Ler, interpretar e comparar mapas relativos aos índices de pobreza e exclusão no Brasil.

 

 

 

Atividade:

Nesta semana daremos continuidade a questão das dinâmicas populacionais relacionadas a sua participação no mercado de trabalho. Retomaremos o conceito de População Economicamente Ativa – PEA (abordado na semana anterior) e trataremos da questão da segregação e exclusão social, relacionando-as ao mercado de trabalho.

 

Você deverá copiar a pergunta e a alternativa que julgar conter a resposta correta.

1 – Analise o gráfico e o texto abaixo:




A distribuição da População Economicamente Ativa (PEA) por setores de atividades econômicas (primário, secundário e terciário) pode fornecer dados interessantes sobre o desenvolvimento de um país. A distribuição não é uniforme e imutável, ela se altera, em função das especificidades econômicas e sociais de cada país. No Brasil, a distribuição da PEA por setores de atividades mostra que:

a)      A maior parte da PEA encontra-se no setor primário, evidenciando o caráter agroexportador da economia brasileira.

b)      A PEA alocada no setor secundário ultrapassa os 50% do seu total, indicando que o Brasil é, efetivamente, um país industrializado.

c)      O setor terciário, por concentrar atividades extrativistas e de mineração, vem se destacando como principal setor empregador do Brasil.

d)      O setor terciário é onde se encontra a maior parte da PEA, revelando a crescente importância desse setor na economia brasileira.

e)      O rápido processo de urbanização ocorrido a partir da segunda metade do século XX tornou o setor secundário o maior empregador brasileiro.

 

 2 – Sobre a População Economicamente Ativa (PEA), analise as afirmativas a seguir.

I.              É considerada PEA o conjunto de trabalhadores que participa da economia formal e informal.

II.            Os desempregados fazem parte da PEA por estarem apenas temporariamente desocupados.

III.           Os elevados índices de subemprego rebaixam o percentual da PEA no conjunto total da população.

Assinale:

a)      Se somente a afirmativa I estiver correta.

b)      Se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.

c)      Se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.

d)      Se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

e)      Se todas as afirmativas estiverem corretas.

 

3 – Analise o gráfico comparativo sobre a participação de mulheres e homens no mercado de trabalho.




 

A partir dos dados apresentados, responda:

a)    Entre os anos de 2009 e 2013 houve aumento ou diminuição da participação de mulheres em postos de trabalho formais? Quais os principais postos de trabalho ocupados por mulheres?

b)    Entre os anos de 2009 e 2013 houve aumento ou diminuição da participação de homens em postos de trabalho formais? Quais os principais postos de trabalho ocupados por homens?

c)    Agora compare os dados sobre remuneração de mulheres e homens no mercado de trabalho e responda, há equidade entre os salários de mulheres e homens? De quanto é a diferença entre as faixas salariais pagas a mulheres e homens no mercado de trabalho?




 

4 - Acompanhe o gráfico:




O gráfico acima demonstra um forte desequilíbrio entre os salários recebidos por homens e mulheres.

O mesmo estudo ainda afirma que apesar das mulheres ganharem menos que os homens trabalham mais: 54,4 horas semanais, contra 51,4, dos homens.

Segundo o IBGE, essa diferença se deve a dois fatores principais:

a)    1 - A responsabilização das mulheres sobre o trabalho doméstico que as obrigam a assumir empregos com horários mais flexíveis para que possam conciliar as tarefas.

b)    2 - O preconceito contra a mulher refletido nas contratações para cargos de chefia e gerência.

Esses estudos evidenciam que no Brasil ainda há uma forte desigualdade:

a) de gênero     b) de religiosa   c) racial    d) jurídica

 

5 – Agora assista ao vídeo “Pesquisadora comenta os resultados do estudo sobre gênero e raça no Brasil” e anote os principais resultados da pesquisa sobre a participação feminina no mercado de trabalho. Em seguida, dê sua opinião sobre essa problemática e aponte possíveis soluções que poderiam ser adotadas para acabar com o problema da desigualdade no mercado de trabalho.

O vídeo está disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=yXh2Iv8UAqE

 

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10

Atividades da semana de 19/10/2020 a 23/10/2020

 

Prazo para realização da atividade: 26/10/2020

 

Não esqueça de colocar seu nome e série e a data da atividade.

As atividades deverão ser realizadas no caderno e entregues através de fotos ou digitadas.

A entrega e devolutiva acontecerá individualmente através dos seguintes canais:

·         e-mail: mayranepomuceno@prof.educacao.sp.gov.br

·          mensagens pelo WhatsApp: (14) 99648-6699

·         google classroom.

·         Dúvidas devem ser enviadas via whatsapp: de maneira individual, no modo particular, para que a dúvida não se perca em meio as várias mensagens no grupo da sala de aula.

·         Horário das 14h00 às 21h00 de segunda a sexta-feira.

 

 

TEMA: Dinâmicas sociais: O trabalho e o mercado de trabalho.

 

Objetivos da Atividade: Analisar a inserção da população brasileira no mercado de trabalho.

 

Habilidades da Atividade:

·         Reconhecer e aplicar o conceito de População Economicamente Ativa (PEA).

·         Identificar os diferentes setores da economia.

·         Analisar a situação das famílias brasileiras com relação à distribuição de renda e inserção no mercado de trabalho formal.

·         Analisar a situação das mulheres no mercado de trabalho brasileiro.

·         Ler, interpretar e comparar mapas relativos aos índices de pobreza e exclusão no Brasil.

 

 

Atividade:

Dando continuidade aos nossos estudos sobre as dinâmicas demográficas brasileiras, nesta semana vamos falar sobre a população brasileira e sua participação no mercado de trabalho.

Para compreendermos como se estabelece a participação da população no mercado de trabalho, vamos utilizar o conceito de POPULAÇÃO ECONOMICAMENTE ATIVA – PEA.

 

 

 

 

 

 

 


Anotem o conceito no caderno

 

 

 

 

·         População economicamente ativa – PEA: é um conceito elaborado para designar a população que está inserida no mercado de trabalho ou que, de certa forma, está procurando se inserir nele para exercer algum tipo de atividade remunerada.

 

·         De acordo com a classificação do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), as trabalhadores ocupados podem ser classificados em: Empregados; Autônomos; Empregadores; E trabalhadores não remunerados.

 

 

·         Nos países subdesenvolvidos, o índice inclui os indivíduos que possuem entre 10 e 60 anos, já nos países desenvolvidos geralmente considera-se apenas aquele que possui mais de 15 anos de idade.

 

·         População Economicamente Inativa – PEI: inclui parte da população que está desempregada e que não busca empregos, como crianças menores que 10 anos, estudantes que não trabalham, donas de casa que exercem apenas funções domésticas não remuneradas, aposentados. 

 

Para ajudar a compreensão dos conceitos, sugiro que vocês assistam ao vídeo abaixo:

 

População Economicamente Ativa – Brasil Escola, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Fop6uXmf5FI

 

 

A população economicamente ativa – PEA está distribuída nos chamados setores da economia. Estes setores, por sua vez, se dividem em:

 

·         Setor Primário: ligados a atividades de agricultura (lavoura permanente, lavoura temporária, horticultura, etc.), mineração, pesca e silvicultura, pecuária, extrativismo vegetal, caça e obtenção de outros produtos (renováveis ou não).

 

·         Setor Secundário: corresponde ao estágio em que as matérias primas são transformadas em produtos industrializados, na construção civil e geração de energia.

 

·         Setor Terciário: está diretamente ligado à prestação de serviços (nesses estão professores, advogados e profissionais liberais em geral) e comércio em geral. O setor terciário está diretamente ligado ao comércio varejista.

 

 

Para ajudar a compreensão dos conceitos, sugiro que vocês assistam ao vídeo abaixo:

 

Setores da Economia – Brasil Escola, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Z-B4a48MRSA

 

Agora que já apresentamos o conceito de População Economicamente Ativa e os Setores da Economia onde essa população se encaixa, vamos resolver alguns exercícios.

 

Exercícios

 

1 - (UFRGS 2016) - Observe o mapa abaixo.




Considere as informações abaixo, contidas no mapa, sobre Mulheres Economicamente Ativas em 2010 no mundo.

I - Os países mais ricos têm, proporcionalmente, maior quantidade de mulheres que participam do mercado de trabalho.
II - O mapa mostra que a participação da mulher nas atividades econômicas está presente na maior parte dos países.
III - Os países considerados menos desenvolvidos possuem a maior participação relativa das mulheres na população economicamente ativa.

Quais estão corretas?

a)Apenas a I     b) Apenas a II     c) Apenas I e III   d) Apenas II e III   e) Todas as alternativas

2 - Analise a distribuição da PEA (População Economicamente Ativa) por setor de atividade e assinale a alternativa que melhor explique seu significado.




a) O maior contingente de trabalhadores está no setor primário e secundário.

b) O grande contingente de trabalhadores no setor terciário é típico de um país urbanizado, dado que as atividades deste setor são mais intensas em cidades.

 

3 - Com base na tabela e em seus conhecimentos, marque V (verdadeiro) ou F (falso) nas sentenças a seguir.

 

Participação da população economicamente ativa por setor da economia (2009)

 

Setor da economia

Número de pessoas que trabalha em cada setor (%)

Primário

17,0

Secundário

22,1

Terciário

60,9

 

Fonte: IBGE. Pesquisa nacional por amostra de domicílio. Rio de Janeiro: IBGE, 2009.

 

(     ) A pequena participação da população economicamente ativa no setor primário indica que as atividades reunidas nesse setor são pouco importantes para o país.

(    ) O extrativismo mineral, o vegetal e o animal fazem parte do setor primário da economia.

(    ) A maior parte da população economicamente ativa do país trabalha em atividades ligadas ao comércio e à prestação de serviços.

(   ) As atividades dos diferentes setores econômicos são independentes, ou seja, uma não depende da outra.

(    ) Há mais pessoas trabalhando no setor primário do que no setor secundário.

 

4 – (UERJ) Na tabela, estão apresentados os percentuais da população brasileira ocupada por atividade econômica em 2009.

 



De acordo com os dados, 60,9% da população brasileira encontram-se no setor terciário, percentual semelhante ao dos países desenvolvidos.

Identifique, também, a região brasileira com maior percentual de população ocupada nos setores primário, secundário e terciário e justifique essa situação.

 

(UERJ)




De acordo com o gráfico, o mercado de trabalho formal (com carteira assinada) no Brasil se ampliou na última década.

Cite duas vantagens para os trabalhadores nacionais propiciadas pela carteira assinada e duas vantagens para o governo brasileiro decorrentes da ampliação desse benefício.

 

 

ATIVIDADES DA SEMANA 13/10 ATÉ 16/10

Atividades da semana de 13/10/2020 a 16/10/2020

 

Prazo para realização da atividade: 20/10/2020

 

Não esqueça de colocar seu nome e série e a data da atividade.

As atividades deverão ser realizadas no caderno e entregues através de fotos ou digitadas.

A entrega e devolutiva acontecerá individualmente através dos seguintes canais:

·         e-mail: mayranepomuceno@prof.educacao.sp.gov.br

·          mensagens pelo WhatsApp: (14) 99648-6699

·         google classroom.

·         Dúvidas devem ser enviadas via whatsapp: de maneira individual, no modo particular, para que a dúvida não se perca em meio as várias mensagens no grupo da sala de aula.

·         Horário das 14h00 às 21h00 de segunda a sexta-feira.

 

 

TEMA: A Transição Demográfica

 

Objetivos da Atividade: Analisar a dinâmica demográfica brasileira.

 

Habilidades da Atividade:

·         Analisar os diferentes períodos de crescimento da população brasileira relacionando-os com os processos históricos correspondentes.

·         Reconhecer e aplicar os conceitos de crescimento vegetativo, taxa de mortalidade, taxa de natalidade, taxa de mortalidade infantil e taxa de fecundidade.

·         Analisar a estrutura etária brasileira identificando em diferentes pirâmides etárias os períodos de crescimento populacional, assim como os de estabilidade demográfica.

 

 

Atividade:

Nesta semana vamos resolver exercícios do caderno do aluno volume 3.

Leia as instruções abaixo para resolver os exercícios.

 

Página 56

Tema 2: Dinâmicas Demográficas – A transição demográfica.

Atividade 1 – Cartografia Pessoal.

Preencha os dados solicitados na tabela para verificar as mudanças na dinâmica de crescimento populacional em sua família. Pergunte as informações a seus responsáveis, coloque dados referentes a seus responsáveis, avôs/avós, bisavôs/bisavós (se possível) e por fim preencha com os seus dados, sinalizando quantos filhos pretende ter.

As questões A deste exercício não precisa ser respondida.

Na questão B você responderá com suas palavras o que entende por população.

 

Páginas 57 e 58

 

Atividade 2 – Leitura e Análise de Tabela

Nesta atividade você deverá analisar os dados apresentados na tabela População Brasileira de 1890 a 2010, projeção da população residente para 2020.

a)     Após a análise dos dados responda se há um crescimento acelerado da população brasileira e justifique sua resposta.

b)    Nesta questão não calcularemos a porcentagem de crescimento da população. Você vai utilizar os dados do período mencionado, por exemplo, entre os anos de 1890 e 1940 e subtrair os números da população residente para obter o valor de crescimento da população.

Exemplo:

1940:       41.236.315

           -

1890:      14.333.915

              ___________

              26.902.400

 

Entre os anos de 1890 e 1940 a população brasileira aumentou em 26.902.400 habitantes.

 

c)     A partir dos números que você encontrará na resposta da questão B, você vai observar se houve crescimento da população brasileira, se esse crescimento foi constante ou desacelerou nos últimos anos.

 

Atividade 3 – Leitura e Análise de Gráficos e Tabelas

 

Para responder essa atividade, retomaremos alguns conceitos demográficos já abordados em outras atividades.

Taxa de fecundidade: é uma média que indica o número de filhos por mulher em idade de ser mãe (entre 15 e 49 anos).

Taxa de natalidade: é o número de nascidos vivos em uma determinada localidade ao longo de um ano.

Taxa de mortalidade: é o número de óbitos anuais em uma determinada localidade em relação à população absoluta.

Taxa de mortalidade infantil: número de óbitos infantis envolvendo crianças com menos de um ano idade em relação ao número total de nascidos vivos ao longo de um ano.

Esses conceitos auxiliarão nas r4espostas das questões A e B.

Para responder as questões C, D, E e F retome o texto sobre as Pirâmides Etárias, utilizado na atividade da semana de 28/9 a 02/10.

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10

 

 

Atividades da semana de 28/09/2020 a 02/10/2020

 

Prazo para realização da atividade: 06/10/2020

 

Não esqueça de colocar seu nome e série e a data da atividade.

As atividades deverão ser realizadas no caderno e entregues através de fotos ou digitadas.

A entrega e devolutiva acontecerá individualmente através dos seguintes canais:

·         e-mail: mayranepomuceno@prof.educacao.sp.gov.br

·          mensagens pelo WhatsApp: (14) 99648-6699

·         google classroom.

·         Dúvidas devem ser enviadas via whatsapp: de maneira individual, no modo particular, para que a dúvida não se perca em meio as várias mensagens no grupo da sala de aula.

·         Horário das 14h00 às 21h00 de segunda a sexta-feira.

 

 

TEMA: A Transição Demográfica

 

Objetivos da Atividade: Analisar a dinâmica demográfica brasileira.

 

Habilidades da Atividade:

·         Analisar os diferentes períodos de crescimento da população brasileira relacionando-os com os processos históricos correspondentes.

·         Reconhecer e aplicar os conceitos de crescimento vegetativo, taxa de mortalidade, taxa de natalidade, taxa de mortalidade infantil e taxa de fecundidade.

 

 

Atividade:

 

1 - Para realizar essa atividade você deverá acessar o site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, pesquisar os itens e completar a tabela abaixo. Os links de acesso as informações estão logo abaixo da tabela.

 

Brasil

Estado de São Paulo

Marília

Área Territorial (2019)

 

 

 

População total (2020)

 

 

 

Densidade demográfica (2010)

 

 

 

Fecundidade

 

Dados não disponíveis

Dados não disponíveis

Mortalidade Infantil

 

Dados não disponíveis

 

PIB per capta

 

 

 

Índice de Desenvolvimento Humano – IDH

 

 

 

 

https://cidades.ibge.gov.br/brasil/panorama

https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/panorama

https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/marilia/panorama

 

Após obter os dados sobre a população brasileira, a população paulista e a população mariliense, observe que na mesma página está disponível a pirâmide etária do Estado de São Paulo. Mas, o que é pirâmide etária?

Leia o texto abaixo para compreender esse importante conceito demográfico.

 

PIRÂMIDES ETÁRIAS

Pirâmides etárias são indicadores populacionais que, por meio de gráficos, permitem a análise da dinâmica populacional de um determinado local segundo   faixas etárias e de sexo.

O uso das pirâmides etárias como indicador social permite o estudo da organização de determinadas sociedades. Esse estudo pode ser feito ao longo dos anos e permite a análise da dinâmica social em um determinado recorte espacial. É também útil na elaboração de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento social e econômico de uma sociedade. As pirâmides refletem, portanto, a evolução demográfica, demonstrando a expansão, declínio ou estabilidade de uma população.

Para entender melhor como as pirâmides etárias são capazes de refletir a evolução demográfica, observe a análise a seguir:




Ao observarmos as duas pirâmides etárias, podemos fazer uma análise a respeito da evolução da população brasileira em um recorte espacial entre o ano de 2010 e uma projeção para o ano de 2060. A pirâmide de 2010 indica uma alta taxa de natalidade, visto que sua base é larga. Já na projeção para 2060, o cenário muda: a base estreita-se, indicando redução do número de nascimentos.

É possível perceber também que a população jovem e adulta (população economicamente ativa) é maior no ano de 2010, estreitando-se na projeção de 2060. Isso deve-se ao fato de que, futuramente, a tendência será reduzir cada vez mais a taxa de natalidade e, consequentemente, diminuir a população economicamente ativa.

Para analisar uma Pirâmide Etária você deve levar em consideração os seguintes itens:

·         Topo: representa a população idosa.

·         Corpo: representa a população adulta.

·         Base: representa a população jovem.

·         Eixo horizontal: corresponde à quantidade de pessoas (em valor absoluto ou em porcentagem). À direita, estão as mulheres. À esquerda, estão os homens.

·         Eixo vertical: corresponde às faixas de idade.

 

Pirâmides etárias dos países desenvolvidos

Os países desenvolvidos, como Japão, França e Suécia, geralmente apresentam expectativa de vida elevada. Isso ocorre pelo fato de a população possuir melhores condições de vida em relação à saúde e à educação, por exemplo. Nesses países, as taxas de natalidade e de mortalidade são baixas, o que sugere um baixo crescimento vegetativo (diferença entre taxa de natalidade e taxa de mortalidade).

As pirâmides desses países apresentam, comumente, bases estreitas, ou seja, o número de jovens é menor. Já seu topo é largo, o que indica maior proporção do número de idosos. Isso permite analisar que, nesses países, há problemas como falta de mão de obra e gastos com programas de assistencialismo para a população envelhecida.

Pirâmides etárias dos países subdesenvolvidos

Os países subdesenvolvidos estão, geralmente, situados na América Latina, na Ásia e na Oceania. Em decorrência das situações vividas pela maioria de sua população, esses países apresentam baixa expectativa de vida. Nos países subdesenvolvidos, as taxas de natalidade e de mortalidade são elevadas, o que sugere um elevado crescimento vegetativo.

As pirâmides etárias de países subdesenvolvidos apresentam, comumente, bases largas, indicando uma grande quantidade de jovens. Já seu topo é estreito, o que representa um menor   percentual de idosos. Isso permite analisar que, nesses países, há problemas relacionados às políticas públicas. Além disso, a população necessita de melhor qualidade de vida, de investimentos na área da saúde e educação, de formação profissional e de inserção no mercado de trabalho.

Tipos de pirâmides etárias

Existem quatro tipos principais de pirâmides etárias, refletindo a estrutura de diversas sociedades:

1.     Pirâmide jovem: apresenta base larga, indicando que a taxa de natalidade é alta, consequentemente, a população representada é jovem. Já o topo é estreito, portanto a população envelhecida não tem elevada expectativa de vida. Países subdesenvolvidos, geralmente, apresentam esse tipo de pirâmide.

2.     Pirâmide adulta: apresenta uma base larga com tendência à diminuição, visto que há propensão a uma redução da taxa de natalidade. O topo e o corpo da pirâmide aparecem mais alargados, constatando o aumento da expectativa de vida, e o corpo representa a população economicamente ativa. Países em desenvolvimento, geralmente, apresentam esse tipo de pirâmide.

3.    Pirâmide envelhecida: apresenta uma base mais estreita, representando redução das taxas de fecundidade e de natalidade. Já seu topo é mais largo em comparação aos topos das demais pirâmides, indicando redução das taxas de mortalidade e aumento da expectativa de vida. A pirâmide envelhecida demonstra, então, que os países as quais ela representa enfrentam problemas em virtude da pequena proporção da população economicamente ativa e do aumento da população idosa. O elevado número de idosos demanda gastos por parte dos programas assistenciais, pois essa faixa etária encontra-se fora do mercado de trabalho.

4.   Pirâmide rejuvenescida: apresenta alargamento nas primeiras faixas da base, indicando aumento dos jovens. Também apresenta o topo mais alargado, indicando melhores expectativa e qualidade de vida. Países desenvolvidos começaram a apresentar esse tipo de pirâmide em decorrência da necessidade de aumentar a mão de obra.

 

 

 

2 – O que são pirâmides etárias?

 

3 – Qual é a importância de se utilizar pirâmides etárias para compreender as dinâmicas populacionais?

 

4- (UEA) Analise as pirâmides etárias:




Assinale a alternativa correta.

a) A população brasileira está tornando-se cada vez mais jovem.

b) A população brasileira está envelhecendo ao longo dos anos.

c) O número de idosos ultrapassará o de jovens até 2020.

d) A estrutura etária da população pouco tem mudado ao longo dos anos.

e) A população masculina predomina em relação à feminina.

5 - Sobre a análise das pirâmides etárias, marque V para as proposições verdadeiras e F para as proposições falsas:

(    ) O topo das pirâmides representa a população jovem.

(    ) O corpo das pirâmides representa a população adulta.

(    ) A base das pirâmides representa a população idosa.

(    ) No eixo horizontal, as mulheres estão representadas à esquerda, e os homens à direita.

Para responder os próximos exercícios consulte o texto da atividade da semana passada.

6 - (UFRR) – O envelhecimento da população está mudando radicalmente as características da população da Europa, onde o número de pessoas com mais de 60 anos deverá chegar, nas próximas décadas, a 30% da população total. Graças aos avanços da medicina e da ciência, a população está cada vez mais velha. Isso ocorre em função do:

a) Declínio da taxa de natalidade e aumento da longevidade.

b) Aumento da natalidade e diminuição da longevidade.

c) Crescimento vegetativo e aumento da taxa de natalidade.

d) Aumento da longevidade e do crescimento vegetativo.

e) Declínio da taxa de mortalidade e diminuição da longevidade.

7 - - Entende-se por crescimento vegetativo ou natural a:

a) entrada de pessoas num país.

b) relação entre as taxas de natalidade e mortalidade.

c) saída de pessoas de um país.

d) entrada de pessoas em um país.

e) o número de óbitos.

 

ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09  

 

Atividades da semana de 21/09/2020 a 25/09/2020

 

Prazo para realização da atividade: 29/09/2020

 

Não esqueça de colocar seu nome e série e a data da atividade.

As atividades deverão ser realizadas no caderno e entregues através de fotos ou digitadas.

A entrega e devolutiva acontecerá individualmente através dos seguintes canais:

·         e-mail: mayranepomuceno@prof.educacao.sp.gov.br

·          mensagens pelo WhatsApp: (14) 99648-6699

·         google classroom.

·         Dúvidas devem ser enviadas via whatsapp: de maneira individual, no modo particular, para que a dúvida não se perca em meio as várias mensagens no grupo da sala de aula.

·         Horário das 14h00 às 21h00 de segunda a sexta-feira.

 

 

TEMA: A Transição Demográfica

 

Objetivos da Atividade: Analisar a dinâmica demográfica brasileira.

 

Habilidades da Atividade:

·         Analisar os diferentes períodos de crescimento da população brasileira relacionando-os com os processos históricos correspondentes.

·         Reconhecer e aplicar os conceitos de crescimento vegetativo, taxa de mortalidade, taxa de natalidade, taxa de mortalidade infantil e taxa de fecundidade.

 

 

Atividade:

 

Após conhecermos as matrizes culturais que formaram a população brasileira, com enfoque especial nos três grupos étnicos que compuseram a base da população brasileira: indígenas, portugueses e os africanos (devemos lembrar também da contribuição dos imigrantes italianos, japoneses, alemães, árabes, chineses, etc.... – que será discutida ao longo das próximas atividades), vamos nos aprofundar nas dinâmicas que possibilitaram o crescimento da população brasileira, sempre levando em consideração os aspectos de ocupação territorial e ciclos econômicos que estudamos ao longo do ano; todos estes aspectos se influenciam continuamente.

Vamos partir do conceito de DEMOGRAFIA.

 

DEMOGRAFIA: substantivo feminino. Ciência que investiga as populações humanas (em aspectos como natalidade, produção econômica, migração, distribuição étnica etc.) sob uma perspectiva quantitativa.

 

Quando falamos em DEMOGRAFIA estamos falando no estudo das populações de um determinado local. No nosso caso, estudaremos a população brasileira.

 

Façamos a leitura do texto a seguir:

 

Formação da População Brasileira

 

Historicamente, o povoamento do Brasil esteve ligado à expansão marítima europeia e ao tráfico de escravos africanos que isso demandou. Entretanto, com a proibição do tráfico negreiro em 1850, inicia-se a escassez de escravos para trabalharem na lavoura. Esse fato deu início a outros tipos de migração e imigração.

Em 1930 teve início no Brasil um intenso processo de industrialização e urbanização, do qual o sudeste fora a região mais afetada por ter se envolvido precocemente no processo de industrialização. Por esse motivo, tornou-se a populosa região do país.

Nos anos 50 é a vez do desenvolvimento urbano, quando cada vez mais pessoas deixam os campos para trabalharem nas cidades, sobretudo na região sudeste. Os principais fatores foram a industrialização e a construção de Brasília na região centro-oeste a partir da década de 60.

Nas cidades existiam melhores condições de vida, como saúde e saneamento básico e, consequentemente, temos o enfraquecimento da taxa de mortalidade. As novas qualidades urbanas e a revolução no campo da medicina geraram um alto crescimento vegetativo. Ou seja, a diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade da população.

Importante lembrar que na década de 60, temos o advento da pílula anticoncepcional, a vida urbana e a entrada da mulher no mercado de trabalho. Esses fatores levaram a diminuição da taxa de natalidade no país.

Podemos notar que a dinâmica demográfica do Brasil incidiu por transformações durante as últimas décadas. Observamos o decaimento da taxa de crescimento da população entre as décadas antecedentes a década de 1970. Conferimos esse decaimento a uma redução acelerada da taxa de fecundidade, fenômeno esse notado em todas as regiões brasileiras, urbanas e rurais.

pirâmide etária brasileira, que possuía uma base larga e o topo estreito, apregoando a superioridade de crianças e jovens, recentemente apresenta características de equilíbrio. Ou seja, enquanto a população idosa (65 e mais anos de idade) acrescentará a taxas elevadas, de 2 % a 4% ao ano; a população jovem irá a diminuir. Conforme projeções da ONU, de 3,1%, em 1970, a população idosa brasileira passará a aproximadamente 19% até 2050.

Fonte: https://www.todamateria.com.br/populacao-brasileira/

A dinâmica demográfica brasileira é acompanhada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, o principal provedor de dados e informações do País, que atendem às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal. O IBGE oferece uma visão completa e atual do País, através do desempenho de suas principais funções:

·       Produção e análise de informações estatísticas;

·       Coordenação e consolidação das informações estatísticas;

·       Produção e análise de informações geográficas;

·       Coordenação e consolidação das informações geográficas;

·       Estruturação e implantação de um sistema da informações ambientais;

·       Documentação e disseminação de informações;

·       Coordenação dos sistemas estatístico e cartográfico nacionais.

 

Ao longo do texto foram apresentados conceitos demográficos muito importantes, presentes em todos os vestibulares e no ENEM. Para conhecer e compreender melhor esses conceitos, é muito importante a leitura e a anotação de seu significado em seu caderno:

População absoluta: é o número total de pessoas que habitam um determinado lugar.

População relativa ou densidade demográfica: é o número de pessoas que habitam um lugar por unidade de medida de área. Por exemplo: a população de uma região é de 12 hab/km², o que significa que, em média, existem doze habitantes para cada quilômetro quadrado dentro da referida região.

Superpopulação ou superpovoamento: é quando o número de pessoas é muito grande em relação às condições estruturais e econômicas de um país. Um país com elevada população absoluta ou com uma densidade demográfica acentuada não necessariamente é superpovoado, a exemplo de muitos países europeus. Bangladesh, por exemplo, representa um país superpovoado, pois boa parte de sua população sofre com as carências econômicas e sociais.

Taxa de fecundidade: é uma média que indica o número de filhos por mulher em idade de ser mãe (entre 15 e 49 anos).

Taxa de natalidade: é o número de nascidos vivos em uma determinada localidade ao longo de um ano.

Taxa de mortalidade: é o número de óbitos anuais em uma determinada localidade em relação à população absoluta.

Taxa de mortalidade infantil: número de óbitos infantis envolvendo crianças com menos de um ano idade em relação ao número total de nascidos vivos ao longo de um ano.

Taxa de crescimento vegetativo ou natural: é a diferença entre as taxas de natalidade e mortalidade, representando o quanto uma população aumentou sem considerar a entrada de migrantes.

Saldo migratório: é a diferença entre os migrantes (pessoas de outras localidades que passaram a residir no local em questão) e o número de imigrantes (pessoas que mudaram para outros lugares).

Crescimento absoluto ou demográfico: é o crescimento total da população, resultante da soma entre crescimento vegetativo e o saldo migratório.

População Economicamente Ativa: para o IBGE, é o número de pessoas que possuem alguma atividade remunerada (ou doméstica não remunerada) ou que não possuem ocupação, mas que estão à procura de tal. Não envolve crianças e idosos.

Esperança ou Expectativa de Vida: é um cálculo estatístico que diz a média de idade máxima em que vive a população. A expectativa de vida ao nascer representa o tempo esperado de vida restante à população nascida em um determinado ano.

Conceitos sobre migrações

Migrações externas: são as migrações realizadas pela população de diferentes países.

Migrações internas: são as migrações realizadas entre as regiões ou unidades federativas de um dado território.

Êxodo rural ou migração campo-cidade: migração em massa da população do campo para as cidades.

Êxodo urbano ou migração cidade-campo: migração em massa da população das cidades para o meio rural.

Migração cidade-cidade: migração em massa da população de uma cidade ou conjunto de cidades para outras.

Migração pendular: migração diária e/ou rotineira realizada pela população envolvendo, geralmente, pequenas e médias distâncias. Exemplo: ir e voltar da escola.

Migração sazonal: migrações temporárias durante um ano ou período ligeiramente menor, geralmente realizadas por razões econômicas, políticas ou sociais.

Metropolização: migração em massa da população do campo e de pequenas e médias cidades para as metrópoles de um dado país.

Desmetropolização: desconcentração da população de um país das metrópoles para as pequenas e médias cidades.

Exercícios

1 - (Vunesp) Embora o Brasil esteja colocado entre os países mais populosos do mundo, quando se relaciona sua população total com a área do país obtém-se um número relativamente baixo. A essa relação de população x área, damos o nome de:

a) Taxa de crescimento.                 b) Índice de desenvolvimento.

c) Densidade demográfica.            d) Taxa de natalidade.       e) Taxa de fertilidade.

2 - (ENEM) O quadro abaixo nos mostra a taxa de crescimento natural da população brasileira no século XX:




Analisando os dados, podemos caracterizar o período entre:

a) 1920 e 1960, como de crescimento do planejamento familiar.

b) 1950 e 1970, como de nítida explosão demográfica.

c) 1960 e 1980, como de crescimento da taxa de fertilidade.

d) 1970 e 1990, como de decréscimo da densidade demográfica.

e) 1980 e 2000, como de estabilização do crescimento demográfico.

 

O próximo exercício foi retirado do caderno laranja, entregue junto com o caderno do aluno volume 3, trata-se da questão nº 28, localizada na página 11 do referido caderno.

(ENEM 2002) Em reportagem sobre crescimento da população brasileira, uma revista de divulgação científica publicou tabela com a participação relativa de grupos etários na população brasileira, no período de 1970 a 2050 (projeção), em três faixas de idade: abaixo de 15 anos; entre 15 e 65 anos; e acima de 65 anos.




Admitindo-se que o título da reportagem se refira ao grupo etário cuja população cresceu sempre, ao longo do período registrado, um título adequado poderia ser:

a)     “O Brasil de fraldas”.

b)    “Brasil: ainda um país adolescente”.

c)     “O Brasil chega à idade adulta”.

d)    “O Brasil troca a escola pela fábrica”.

e)     “O Brasil de cabelos brancos”.

 

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 14/09  ATÉ  18/09


Atividades da semana de 14/09/2020 a 18/09/2020

Prazo para realização da atividade: 22/09/2020

Não esqueça de colocar seu nome e série e a data da atividade.
As atividades deverão ser realizadas no caderno e entregues através de fotos ou digitadas.
A entrega e devolutiva acontecerá individualmente através dos seguintes canais:
·         e-mail: mayranepomuceno@prof.educacao.sp.gov.br
·          mensagens pelo WhatsApp: (14) 99648-6699
·         google classroom.
·         Dúvidas devem ser enviadas via whatsapp: de maneira individual, no modo particular, para que a dúvida não se perca em meio as várias mensagens no grupo da sala de aula.
·         Horário das 14h00 às 21h00 de segunda a sexta-feira.


TEMA 3: Dinâmicas demográficas e Matrizes Culturais do Brasil.

Objetivos da Atividade: Analisar a formação étnico-racial da população brasileira.

Habilidades da Atividade:
·         Associar as manifestações culturais dos diferentes grupos étnicos que compõem a matriz brasileira do presente aos processos históricos de sua formação cultural.
·         Identificar elementos culturais representativos das diferentes matrizes étnicas brasileiras.
·         Diferenciar os conceitos de etnia e raça.
·         Analisar criticamente dados e informações disponibilizados pelo IBGE acerca da composição étnica brasileira.

Nesta semana daremos continuidade à discussão sobre a formação étnico-racial do Brasil. Para realizar as atividades e retomar alguns conceitos importantes você pode revisitar os textos sobre raça e etnia e o vídeo sobre racismo estrutural, disponíveis na atividade da semana passada.

Exercícios
1 - A respeito dos conceitos de raça etnia, avalie as proposições a seguir:
I) No que diz respeito aos seres humanos, o termo raça não pode ser avaliado em seu sentido biológico, tendo em vista que, nesse aspecto, só existe a raça humana.
II) Raça e etnia referem-se à constituição física de uma determinada população. Os europeus nórdicos, australianos e estadunidenses pertencem a uma mesma raça, pois possuem características físicas semelhantes, como cor da pele, cabelo e olhos.
III) Quando se utiliza o termo raça para se referir a uma ou mais populações humanas, deve-se estar atento, pois o enfoque, nesses casos, é o aspecto sociocultural para diferenciar os grupos populacionais por características físicas e históricas.
IV) O termo raça tem origem biológica, diferentemente do termo etnia, que tem origem biológica, religiosa e cultural.
V) O termo etnia corresponde aos indivíduos que se diferenciam por sua especificidade sociocultural, refletida principalmente na língua, religião e maneiras de agir.
Estão corretas as alternativas:
a) I, II e V.          b) II, IV e V.     c) I, II e IV.      d) I, III e V.     e) I, III, IV e V.
2 - O Brasil é conhecido por ser um país multiétnico. São colocados como os principais elementos formadores da nação brasileira:
a) Portugueses, os africanos e os imigrantes árabes, japoneses, italianos e alemães.
b) Imigrantes italianos, africanos e os imigrantes árabes.
c) Indígenas, imigrantes árabes e os imigrantes japoneses e italianos.
d) Os nativos brasileiros – os indígenas, os europeus brancos e os africanos, povo que aqui foi escravizado.
e) Os africanos negros escravizados, os europeus – essencialmente italianos, holandeses e alemães –  e os imigrantes árabes.
3 - Uma população, com origem comum, sustentou a economia do país durante vários anos por meio de seu trabalho, embora tenha sido trazida à força para o Brasil . Boa parte de nossa cultura, práticas sociais, religiões, tradições e costumes está associada a valores oriundos desse povo.
O fragmento acima faz referência a que elemento étnico constituinte da população brasileira?
a) Imigrantes árabes.        b) Africanos                 c) Imigrantes japoneses.   
d) Indígenas.                     e) Alemães e italianos.

Agora leia o texto abaixo sobre as comunidades quilombolas. O texto foi extraído do site da Fundação Palmares.

Informações Quilombolas

Conforme o art. 2º do Decreto nº 4.887, de 20 de novembro de 2003, “consideram-se remanescentes das comunidades dos quilombos, para os fins deste Decreto, os grupos étnico-raciais, segundo critérios de auto-atribuição, com trajetória histórica própria, dotados de relações territoriais específicas, com presunção de ancestralidade negra relacionada com a resistência à opressão histórica sofrida.”
São, de modo geral, comunidades oriundas daquelas que resistiram à brutalidade do regime escravocrata e se rebelaram frente a quem acreditava serem eles sua propriedade.
As comunidades remanescentes de quilombo se adaptaram a viver em regiões por vezes hostis. Porém, mantendo suas tradições culturais, aprenderam a tirar seu sustento dos recursos naturais disponíveis ao mesmo tempo em que se tornaram diretamente responsáveis por sua preservação, interagindo com outros povos e comunidades tradicionais tanto quanto com a sociedade envolvente. Seus membros são agricultores, seringueiros, pescadores, extrativistas e, dentre outras, desenvolvem atividades de turismo de base comunitária em seus territórios, pelos quais continuam a lutar.
Embora a maioria esmagadora encontrem-se na zona rural, também existem quilombos em áreas urbanas e peri-urbanas.
Em algumas regiões do país, as comunidades quilombolas, mesmo aquelas já certificadas, são conhecidas e se autodefinem de outras maneiras: como terras de preto, terras de santo, comunidade negra rural ou, ainda, pelo nome da própria comunidade (Gorutubanos, Kalunga, Negros do Riacho, etc.).
De todo modo, temos que comunidade remanescente de quilombo é um conceito político-jurídico que tenta dar conta de uma realidade extremamente complexa e diversa, que implica na valorização de nossa memória e no reconhecimento da dívida histórica e presente que o Estado brasileiro tem com a população negra.



O INCRA - Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária é uma autarquia federal da Administração Pública brasileira. Foi criado pelo decreto nº 1 110, de 9 de julho de 1970, com a missão prioritária de realizar a reforma agrária, manter o cadastro nacional de imóveis rurais e administrar as terras públicas da União. O INCRA é o órgão responsável pela demarcação das terras quilombolas e indígenas. Se observarmos este mapa, verificamos que a maior parte das terras quilombolas existentes no Brasil não são reconhecidas legalmente, a maioria aguarda processo de reconhecimento e demarcação, assim como acontece com as terras dos povos indígenas brasileiros. A demarcação destas terras esbarra no interesse de especulação fundiária e no avanço dos latifúndios agroexportadores.

4 – O que são comunidades quilombolas? Como essas comunidades se organizam para manterem suas tradições?
5 -  Analise o mapa “Número de comunidades remanescentes de Quilombos por Estado”. Após a leitura do mapa divida as comunidades quilombolas por região do Brasil. Após esta divisão, aponte elementos que possam justificar a maior presença de comunidades quilombolas na região nordeste.



ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/09  ATÉ  11/09

Atividades da semana de 08/09/2020 a 11/09/2020

Prazo para realização da atividade: 15/09/2020

Não esqueça de colocar seu nome e série e a data da atividade.
As atividades deverão ser realizadas no caderno e entregues através de fotos ou digitadas.
A entrega e devolutiva acontecerá individualmente através dos seguintes canais:
·         e-mail: mayranepomuceno@prof.educacao.sp.gov.br
·          mensagens pelo WhatsApp: (14) 99648-6699
·         google classroom.
·         Dúvidas devem ser enviadas via whatsapp: de maneira individual, no modo particular, para que a dúvida não se perca em meio as várias mensagens no grupo da sala de aula.
·         Horário das 14h00 às 21h00 de segunda a sexta-feira.


TEMA 3: Dinâmicas demográficas e Matrizes Culturais do Brasil.

Objetivos da Atividade: Analisar a formação étnico-racial da população brasileira.

Habilidades da Atividade:
·         Associar as manifestações culturais dos diferentes grupos étnicos que compõem a matriz brasileira do presente aos processos históricos de sua formação cultural.
·         Identificar elementos culturais representativos das diferentes matrizes étnicas brasileiras.
·         Diferenciar os conceitos de etnia e raça.
·         Analisar criticamente dados e informações disponibilizados pelo IBGE acerca da composição étnica brasileira.


Ao longo dos últimos meses temos estudado a dinâmica econômica que influenciou a ocupação do território brasileiro. A partir de agora, nossas atividades abordarão a questão da formação da população brasileira através do viés étnico-racial: quem são os brasileiros?
Começaremos nossa atividade com a leitura da música “Sob o mesmo Céu” do músico brasileiro Lenine.

Sob o Mesmo Céu

Lenine

Sob o mesmo céu
Cada cidade é uma aldeia
Uma pessoa!
Um sonho, uma nação
Sob o mesmo céu
Meu coração
Não tem fronteiras
Nem relógio, nem bandeira
Só o ritmo
De uma canção maior...
A gente vem
Do tambor do Índio
A gente vem de Portugal
Vem do batuque negro
A gente vem
Do interior e da capital
A gente vem
Do fundo da floresta
Da selva urbana
Dos arranha-céus
A gente vem do pampa
Vem do cerrado
Vem da megalópole
Vem do Pantanal
A gente vem de trem
Vem de galope
De navio, de avião
Motocicleta
A gente vem a nado
A gente vem do samba
Do forró
A gente veio do futuro
Conhecer nosso passado...
Brasil!
Com quantos Brasis
Se faz um Brasil?
Com quantos Brasis
Se faz um país?
Chamado Brasil!
A gente vem
Do rap, da favela
A gente vem
Do centro do subúrbio
Da periferia, eh!
A gente vem
Da maré, das palafitas
Vem dos Orixás da Bahia
A gente traz um desejo
De alegria e de paz
E digo mais:
A gente tem a honra
De estar ao seu lado
A gente veio do futuro
Conhecer nosso passado...
Brasil!
Com quantos Brasis
Se faz um Brasil?
Com quantos Brasis
Se faz um país?
Chamado Brasil!...(2x)
Sob o mesmo céu
Cada cidade é uma aldeia
Uma pessoa!
Um sonho, uma nação
Sob o mesmo céu
Meu coração
Não tem fronteiras
Nem relógios, nem bandeiras
Só ritmo de uma canção
Maior!
A gente vem
Do tambor do Índio
A gente vem de Portugal
Vem do batuque negro
A gente vem
Do interior e da capital

A gente vem
Do fundo da floresta
Da selva urbana
Dos arranha-céus
A gente vem do pampa
Vem do cerrado
Vem da megalópole
Vem do Pantanal
A gente vem de trem
Vem de galope
De navio, de avião
Motocicleta
A gente vem a nado
A gente vem do samba
Do forró
A gente veio do futuro
Conhecer nosso passado...
Brasil!
Com quantos Brasis
Se faz um Brasil?
Com quantos Brasis
Se faz um país?
Chamado Brasil!
A gente veio do futuro
Conhecer nosso passado!
Brasil!
Com quantos Brasis
Se faz um Brasil?
Com quantos Brasis
Se faz um país?
Chamado Brasil!
A gente veio do futuro
Conhecer nosso passado!
Brasil!
Com quantos Brasis
Se faz um Brasil?
Com quantos Brasis
Se faz um país?
Chamado Brasil!...(2x)
A gente veio do futuro!
Para ouvir a música acesse o víedo: https://www.youtube.com/watch?v=xv26Lm8Y8KU
1 – Após a leitura da letra da música, identifique os povos que o autor aponta como formadores do povo brasileiro.
A formação do povo brasileiro é resultado de um processo iniciado há mais de 500 anos. A raiz da formação do povo brasileiro, ou seja, a nossa matriz cultural é muito diversificada. Compreendam que ao falarmos de matrizes culturais, isso significa que estamos falando do conjunto dos hábitos sociais e religiosos, das manifestações intelectuais e artísticas, que caracterizam uma sociedade. As principais matrizes culturais do Brasil que são o índio, o negro africano e o branco europeu. Além da contribuição dos imigrantes que chegaram ao país ao longo dos séculos XIX e nas primeiras décadas do século XX. (Caderno do professor, volume 3)

Para compreendermos a diversidade da matriz cultural brasileira, vamos assistir os vídeos abaixo:
A diversidade étnico-racial brasileira: https://www.youtube.com/watch?v=tOwq1WYYkQg

Diversidade étnico-racial: https://www.youtube.com/watch?v=_S7BGkp2cSw

Agora leia os textos abaixo:

Composição étnica do Brasil

O Brasil, como se sabe, é um país com uma grande diversidade étnica, ou seja, apresenta uma elevada variedade de raças e etnias. Nesse caso, o termo “raça” não é compreendido em seu sentido biológico, mas sim em seus aspectos socioculturais de modo a diferenciar os grupos populacionais por características físicas externas, geralmente a cor e outros aspectos. Já o termo “etnia” costuma definir as populações com base também em suas diferenciações culturais e linguísticas, envolvendo também tradições, religiões e outros elementos.
Há, dessa forma, uma incontável variedade de tipos que definem a composição étnica do Brasil. Por exemplo, só de indígenas, segundo dados do IBGE, existem cerca de 305 etnias que pronunciam mais de 270 idiomas. Esse número é acrescido às diferentes ramificações de povos europeus, africanos, asiáticos e tantos outros que descenderam dos povos que migraram para o país durante o seu período histórico pós-descobrimento.
De um modo geral, podemos dizer que a composição étnica brasileira é basicamente oriunda de três grandes e principais grupos étnicos: os indígenas, os africanos e os europeus. Os índios formam os agrupamentos descendentes daqueles que aqui habitavam antes do período do descobrimento efetuado pelos portugueses. Com a invasão dos europeus, boa parte dos grupos indígenas foi dizimada, de modo que várias de suas etnias foram erradicadas.
Já os negros africanos compõem o grupo dos povos que foram trazidos à força da África e que aqui foram escravizados, sustentando a economia do país durante vários anos por meio de seu trabalho. Boa parte de nossa cultura, práticas sociais, religiões, tradições e costumes está associada a valores oriundos desses povos. Dentre as etnias africanas que vieram para o Brasil, destacam-se os bantos, os sudaneses e outras populações.
Já os povos europeus que vieram para o Brasil basicamente se formaram de populações portuguesas, além de grupos franceses, holandeses, italianos, espanhóis e outros, que configuraram a matriz étnica predominante no país, segundo vários estudos.
Há de se registrar também a miscigenação dessas diferentes composições étnicas que habitam o Brasil. Por miscigenação entende-se a mistura das diversas etnias, que deu origem a novas populações que resguardaram traços físicos e também culturais de ambas as suas matrizes.
A miscigenação entre brancos e negros originou os povos chamados de mulatos. Já da mistura entre índios e brancos surgiram os mamelucos, considerados como os primeiros brasileiros no período após o descobrimento. Já a miscigenação entre índios e negros deu origem aos cafuzos.
Mas é claro que essa divisão é apenas uma visão simplista, pois é impossível dizer que apenas essas etnias formam a população brasileira, conforme o “mito das três raças” e suas derivações. Na verdade, existem centenas ou talvez milhares de agrupamentos diferentes ao longo do território brasileiro, de modo que qualquer classificação sempre restringirá a um certo limite algo que é muito mais amplo.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) classifica a população brasileira com base em cinco tipos diferentes de raças: os brancos, os negros, os pardos, os amarelos e os indígenas, cuja distribuição podemos observar no quadro a seguir, elaborado com base em informações obtidas pelo Censo Demográfico de 2010:


População brasileira por cor ou raça, de acordo com o Censo de 2010

2 – Observe as imagens abaixo:
 
a)      O que você entende por matrizes culturais do Brasil?
b)      O que as imagens A, B e C retratam? Quais são as influências desses povos para o Brasil?
c)      Você considera importante a valorização da diversidade cultural? Justifique sua resposta.
3 – O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE classifica a população brasileira em cinco grupos diferentes. Observe a tabela ao final do texto e indique qual grupo possui o maior número de pessoas que se autodeclaram pertencentes a ele.

Agora observe o mapa abaixo e identifique em qual região brasileira encontramos a maior porcentagem de pessoas que se autodeclaram pertencentes ao grupo étnico que você identificou na resposta acima.


O Conceito de Raça 

conceito de raça é altamente complexo e objeto de grandes estudos sociológicos. O uso por parte do senso comum dessa forma de categorização perpetuou a ideia de que os grupos humanos são divididos de acordo com características biológicas.
As teorias sobre as diferentes raças humanas surgiram inicialmente no final do século XVIII e início do século XIX, tendo como autor principal Joseph Arthur de Gobineau (1816-1882) – o “pai do racismo moderno” –, filósofo francês e principal defensor da ideia de superioridade da raça branca. Desde então, vários trabalhos derivados da ideia de raças diferentes entre a espécie humana foram concebidos, de modo que, enquanto alguns autores distinguiram quatro ou cinco raças, outros chegaram a especificar mais de 20.
As teorias raciais surgiram como forma de tentar justificar a ordem social que surgia à medida que países europeus tornavam-se nações imperialistas, submetendo outros territórios e suas populações ao seu domínio. O conceito foi amplamente adotado em todo o mundo até o período da Segunda Guerra Mundial, quando o surgimento da ameaça nazista elevou a proporções astronômicas o preconceito e o ódio em relação a grupos humanos específicos.
Os trabalhos científicos que abordaram as diferenciações entre grupos humanos mostraram que, apesar das diferenças fenotípicas (cor dos olhos, da pele, cabelos etc.), as diferenças genéticas que existiam entre grupos de características físicas semelhantes eram praticamente as mesmas quando comparadas com as diferenças genéticas entre grupos de características físicas diferentes. Portanto, em termos biológicos, não existem “raças” com contorno definido, apenas um grande número de variações físicas entre os seres humanos.
4 – De acordo com o texto e os vídeos exibidos acima, é correto a separação dos grupos humanos em raças? Quais motivações sustentaram tal divisão racial da população?

Para compreender o que é racismo e racismo estrutural assista o vídeo do professor universitário, filósofo e advogado Silvio Luiz de Almeida:
O que é racismo estrutural: https://www.youtube.com/watch?v=PD4Ew5DIGrU
Resuma, com suas palavras, o que você compreendeu por racismo estrutural.

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